sexta-feira, 26/04/2024

ASSOCIE-SE

Cada vez melhor na foto

Em que área as empresas do setor dedicam maior atenção para terem eficiência logística e excelência na gestão dos resultados? Se você respondeu serviço ao cliente, acertou. Mas se optou por distribuição nacional, da mesma forma cravou certeiro, pois 52% delas miram o cliente, ao passo que outras 50% debruçam-se sobre o transporte.

A IV Pesquisa Perfil do Profissional de Logistica, estudo inédito realizado pela Abralog, a Associação Brasileira de Logística, encontrou resultados como estes ao tabular quase 1.000 questionários respondidos por quem trabalha no meio.

“É um trabalho de enorme valia que a cada ano nos deixa orgulhosos, pois estamos conhecendo cada vez mais quem faz a logística do Brasil”, diz Pedro Francisco Moreira, presidente da entidade. “Estamos colecionando retratos, montando cenários. Hoje, como a pesquisa revela, a logística já tem status de ator principal – o nível hieráquico do principal executivo é formado por presidentes (24%), diretores (36%) e gerentes ( 21%)”, anima-se.

A pesquisa é resultado de parceria com a Fundação Vanzolini, Fatec, Universidade Cruzeiro do Sul e Senai SP. O coordenador da pesquisa é Fabiano Stringher, professor da Vanzolini. Para ele, desde o início no comando do estudo, “os resultados servem como base para a criação de programas de educação, cursos e eventos que atinjam esses profissionais e que necessitam saber como satisfazer suas necessidades e seus interesses”, diz ele.

Os grandes números do levantamento:

Status: alta gerência predomina na pesquisa – 24% gerentes, 9% diretores e 2% presidentes

Público jovem: 48% dos respondentes tem entre 27 e 40 anos

Tempo de carreira:  43% tem trajetória de mais de 10 anos

Experiência internacional: de cada 5 profissionais, um tem vivência no Exterior

Formação acadêmica recente: pós-graduação (44%), doutorado (7%) conquista do diploma superior (39%)

Área de conhecimento: 56% para logística, 11% engenharia, 22% administração

Idioma: ingês, 46%, espanhol, 32%

A última edição da pesquisa Pesquisa Perfil do Profissional de Logística (4ª edição, versão 2013, pode ser baixada aqui. O levantamento é inédito no segmento e apresenta detalhes sobre o setor profissional que mais cresce no País. O levantamento é uma parceria com as instituições Fundação Vanzolini, Fatec, Senai e Universidade Cruzeiro do Sul. Os resultados foram divulgados durante a XVII Conferência Nacional de Logística, de 17 a 19 de setembro, em São Paulo.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias