quarta-feira, 22/05/2024

ASSOCIE-SE

Comitê Cadeia do Frio encerra ano com análise na jornada Supply Chain

Inteligência Artificial, Machine Learning, Reforma Tributária, Automação e Digitalização, Omnicanalidade, Gestão de Abastecimento, Logística Verde e Lei dos Motoristas/Carta DDR foram alguns dos assuntos tratados na última reunião do ano do Comitê Cadeia do Frio Abralog, na quarta-feira, 16 de novembro de 2023, em transmissão via web.

O tema “Jornada Supply Chain: desde a malha logística até a gestão de operações”, apresentado por Leonardo Benitez, sócio-diretor da Connexxion Consulting, empresa filiada à Abralog, serviu como pano de fundo para que Benitez fizesse uma avaliação sobre os principais assuntos discutidos durante 2023.

Assim, ele abordou a Inteligência Artificial (Antes de 20 anos não haverá substituição de tarefas feitas por humanos, afirmou. Até lá, comentou, há que se formular primeiro um beabá de Dados). Leonardo Benitez falou também dos impactos da Reforma Tributária, que para ele não serão poucos – disse ver como tendência o fim da Guerra Fiscal na logística. A Lei dos Motoristas e a carta DDR, mudança ocorrida no seguro de carga, foram outra abordagem que Benitez trouxe como preocupação crescente no setor.

Em pouco menos de uma hora de palestra, o sócio-diretor da Connexxion Consulting comentou ainda Planejamento Logístico, desde o nível mais estratégico até o nível mais operacional, citando boas práticas, insights verificados em projetos e resultados neles verificados. Foram vários subtemas: malha logística, planejamento tático de transportes, projetos de layout e automação, torre de controle, governança, dentre outros.

A análise feita por Leonardo Benitez mostra que ao longo de dezenas de projetos “percebe-se iniciativas sempre isoladas (sem pensar no supply como um todo), com baixa utilização de tecnologia, bases de dados frágeis para análises, e principalmente o desconhecimento da quantidade de oportunidades que ficam “escondidas”, diz ele.

A última reunião do Comitê Cadeia do Frio foi moderada por Ozoni Argenton Junior, um dos coordenadores do núcleo. A apresentação de Leonardo Benitez está disponível para os participantes da live. Solicite pelo email [email protected].

Fotos: Divulgação

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias