sábado, 27/04/2024

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Entregas mais velozes na Black Friday: uma das alavancas de vendas da C&A na data

A C&A apostou na velocidade de entrega para alavancar as vendas durante a Black Friday 2022. A estratégia passou pelo investimento no sistema de gerenciamento de armazém (WMS) Manhattan Active® Warehouse Management. A tecnologia já ajudou a proporcionar uma temporada com taxa de 98% de entregas dentro do prazo em 2021 e deu suporte também às operações em 2022. “O investimento na infraestrutura e nas tecnologias de melhor disponibilidade de estoque e melhor abastecimento de lojas foram cruciais para suportar o modelo de ship from store e a venda por WhatsApp,  atendendo melhor os nossos clientes”, explica Marcel Modesto, head de supply chain da C&A. No ano passado, o e-commerce brasileiro faturou R$ 5,419 bilhões na Black Friday, 5,8% a mais do que o registrado em 2020, segundo levantamento da Neotrust. A expectativa para este ano é de um aumento ainda maior.

A tecnologia por trás da entrega super expressa

O WMS desenvolvido pela Manhattan Associates, multinacional com soluções para a cadeia de suprimentos, também teve papel crucial no sucesso da entrega super expressa da C&A, lançada inicialmente na capital paulista e expandida para a região metropolitana. Desde abril deste ano, o cliente tem a opção de receber o produto comprado em até duas horas depois de realizar o pedido. Segundo Marcel, três pontos foram essenciais para que o processo funcionasse corretamente: o sistema WMS, o operador logístico e um modelo de transportadora dedicado. “O fato de nós conseguirmos parametrizar o nosso WMS com tamanha facilidade nos permitiu criar uma jornada dentro da operação em que a partir do momento que caísse um pedido com entrega em até duas horas, esse processo fosse priorizado dentro de todas as outras demandas, para que conseguíssemos em 25 minutos ter o pedido disponibilizado para o transportador”.

Para Marco Beczkowski, diretor de Vendas e CS da Manhattan Associates Brasil, o fato de o WMS da Manhattan ser criado inteiramente a partir de microsserviços, trouxe um novo nível de velocidade, adaptabilidade e facilidade de uso da cadeia de suprimentos. “As empresas do varejo precisam de ferramentas de execução unificada que combinem toda demanda, fornecimento, mão de obra, organização do estoque e automação em um instrumento de precisão, em todas as instalações da rede, independentemente do tamanho físico, velocidade ou volume”, explica.

Devolução omnicanal: como a C&A resolveu o problema da reversa

Conectada com a entrega mais veloz, a nova forma de devolução também faz parte da estratégia de omnicanalidade da empresa. Hoje, o cliente pode comprar online e, se precisar, realizar a devolução direto na loja física, resolvendo um dos principais problemas da logística brasileira: a reversa.

“No passado o cliente recebia um código de postagem, tinha que se dirigir até uma agência dos Correios. Esse produto era postado para vir até o nosso centro de distribuição em São Paulo, onde fazíamos a avaliação dele para que, então, o cliente começasse uma outra jornada, que era a jornada do reembolso”, conta Marcel.

Com a preparação das lojas para receber a devolução,  o consumidor pode se dirigir até a loja mais próxima e contar com o processo de reembolso mais ágil. “Isso não só trouxe para o cliente uma jornada muito mais tranquila, como também tem o seu processo de reembolso muito mais rápido”.

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