sábado, 27/04/2024

ASSOCIE-SE

“ESG, sua licença para operar no Planeta”

A abertura da I Semana ESG Abralog, de 3 a 5 de outubro, em São Paulo, será realizada por Hugo Bethlem, presidente do Capitalismo Consciente Brasil, com a palestra “Praticar o ESG, sua licença para operar no planeta”. Nela, Bethlem vai apresentar “uma visão de como as empresas podem e devem aplicar e viver os pilares ESG, para que gerem impacto positivo ambiental e social, a começar pela sua Governança, Propósito e Valores”, disse ao Portal Abralog.

Hugo Bethlem, porém, alerta: antes de poder praticar os pilares ESG, é necessária uma repactuação societária. E pergunta: “Será que focamos apenas na maximização dos lucros e retornos de curto prazo ou pensamos em focar no propósito de longo prazo, gerando riqueza e bem-estar a todos os stakeholders, enquanto maximizamos o retorno justo e possível para acionistas?”.

Ele mesmo responde: “Se a resposta for a primeira, sinto muito informar, mas ESG não é para a sua empresa. Mas, se for a segunda, estão abertas as oportunidades de sair da Intenção para a Ação”.

Assim, segundo o especialista, se a empresa foca no longo prazo e busca alinhar todos os stakeholders em seu propósito, deve usar os pilares do ESG como a sua licença para operar em nosso planeta. “Por isso, nossos trabalhos vão exigir cada vez mais pessoas que pensem e agem de acordo com os pilares do ESG, não apenas para defender os seus interesses, mas para mobilizar toda a empresa nessa direção e buscar gerar um impacto positivo”, explicou.

“Por sorte, as novas gerações já vêm com essa mentalidade do propósito e valores e tomarão a maioria das suas decisões baseadas nos pilares do ESG. Enquanto isso, irá se ‘aposentar’ uma pessoa que não acreditava nisso. Um processo irreversível. O negócio dos negócios são as pessoas, que dependem de recursos naturais finitos, como água potável, comida saudável e ar respirável, e uma remuneração justa que permita que ela sustente os seus entes queridos, garantindo a sua dignidade”, completa.

Visitas: ESG por quem pratica

O primeiro dia será dedicado a apresentações e debates. O segundo e terceiro dia, quarta e quinta-feira, vão mostrar, por meio de visitas, o que estão fazendo empresas avançadas em ESG, todas elas associadas da Abralog.

Na quarta, 4 de outubro de 2023, duas visitas: Grupo Kion, em Indaiatuba, pela manhã, e, após o almoço, Leroy Merlin, em seu CD de Cajamar. O deslocamento será em ônibus e o número de pessoas, portanto, é limitado e por ordem de inscrição.

No último dia da I Semana ESG Abralog, 5 de outubro de 2023, a caravana de associados estará pela manhã no CD Anhanguera do Carrefour – após o almoço, o grupo seguirá para visitar nossa associada Gol, no aeroporto de Congonhas, última ação do evento.

Informações: [email protected].

Foto: Divulgação

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias