quarta-feira, 21/02/2024

ASSOCIE-SE

GPA abre inscrições para programa de estágio exclusivo para pessoas negras

GPA é associada Abralog

Com o objetivo de ampliar a equidade racial no mercado de trabalho, o GPA, um dos maiores grupos de varejo alimentar do Brasil, abre inscrições para o programa de estágio 2023 exclusivo para pessoas negras. É o segundo ano consecutivo que a empresa afirma seu compromisso com a diversidade em um programa com vagas afirmativas.

Os interessados podem se inscrever até 13/11, pelo site de 99 Jobs. Para participar, o(a) candidato(a) precisa se autodeclarar negro(a) e ter previsão de formatura entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024 em diversos cursos de formação superior, além de ter disponibilidade para estagiar nos períodos da manhã e tarde. Neste ano, a empresa está oferecendo 26 vagas para atuação na sede do GPA em São Paulo e uma para o CD da companhia em Osasco. Atualmente, 55% dos colaboradores se declaram negros na companhia e 40% ocupam cargos de liderança dentro da companhia.

A turma de estagiários de 2022 percorreu uma trilha de desenvolvimento comportamental embasada nas competências do GPA, além de módulos complementares focados no empoderamento racial, realizados por uma consultoria especializada no tema.

“Ficamos muito felizes por promover ações afirmativas que tornam o ambiente corporativo mais igualitário, especialmente para aqueles que estão iniciando sua trajetória profissional. A excelente receptividade do nosso primeiro programa de estágio com vagas afirmativas permitiu que continuássemos investindo nessa iniciativa também no próximo ano. A diversidade é um dos nossos pilares estratégicos e traz uma pluralidade de visões de mundo, fundamental para o desenvolvimento dos negócios”, afirma Mirella Gomiero, Diretora Executiva de Recursos Humanos e Sustentabilidade do GPA.

Diversidade

Para contribuir com a ampliação desses índices, no ano passado foi criado o “Programa de Desenvolvimento para Negros e Negras”, em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares, destinado aos profissionais das lojas e sedes administrativas, exceto gerentes e superiores que já contam com programa próprio de liderança. Entre os assuntos principais abordados, estão temas relacionados ao racismo e sociedade, autoestima e marca pessoal, educação financeira, comunicação empresarial e liderança.

Desde 2018, a empresa conta com o grupo de afinidade o GPA Madiba, que lidera e fomenta iniciativas sobre conscientização e sensibilização em relação à equidade racial na companhia.

O GPA ainda integra a Coalização Empresarial pela Equidade Racial e de Gênero, Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, Movimento Ar e, também, o Movimento pela Equidade Racial (MOVER), promovendo a conscientização sobre o tema e o combate ao racismo.

Foto: Maria Julia Leal Reis, Hugo Luis da Silva Costa e Tamile Coutinho Galdino, participantes do programa de estágio 2022 / Divulgação

Abralog faz bem para sua logística.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias