domingo, 28/04/2024

ASSOCIE-SE

Imediato Nexway impulsiona descarbonização ao integrar Iniciativa Laneshift

A Imediato Nexway, associada Abralog, participa da Iniciativa Laneshift, um projeto destinado a veículos de carga com zero emissão, lançado no final de novembro, em Curitiba. Esta iniciativa, co-liderada pela The Climate Pledge e a C40 Cities, visa apoiar a descarbonização do transporte de carga em seis cidades da América Latina, incluindo Curitiba, Rio de Janeiro, Quito, Medellín, Bogotá e Cidade do México.

Rodrigo Mataraia, ao centro, na foto, consultor da Imediato Nexway e sócio da MaPP Consultoria, representou a empresa no evento de lançamento da Iniciativa Laneshift. Ele destacou o papel da Imediato Nexway nesse contexto, salientando que a empresa opera nas cidades foco do Laneshift no Brasil, como Rio de Janeiro e Curitiba.

Especificamente em Curitiba, onde ocorreu o evento Laneshift, a Imediato Nexway possui uma significativa operação de distribuição urbana. A empresa é pioneira junto com a Ambev nesse compromisso, com iniciativas concretas de redução de descarbonização nas operações. Já estão em atividade na cidade veículos elétricos de entrega, além de haver planos estratégicos para a substituição progressiva das frotas a combustão por frotas elétricas nos próximos anos.

A empresa se destaca no combate às emissões de carbono no transporte rodoviário de carga por meio de diversas iniciativas. “Além da substituição planejada dos veículos por modelos elétricos, a Imediato Nexway mantém uma frota com idade média reduzida, investe na manutenção eficiente dos caminhões e oferece treinamento aos motoristas para práticas de direção mais econômicas e sustentáveis. Também gerencia adequadamente pneus e resíduos, estabelece metas ambientais e promove treinamentos para lideranças visando à mudança cultural para a geração de valor sustentável”, comenta Mataraia.

A Imediato Nexway foi convidada a integrar a iniciativa Laneshift juntamente com a Ambev por ser uma das maiores empresas presentes nas cidades envolvidas no projeto. Em Curitiba, onde o evento G40 ocorreu, tanto a Imediato Nexway como a Ambev possuem operações.

A estrutura da Imediato Nexway em Curitiba, em colaboração com a Ambev, inclui cerca de 80 veículos, sendo 6 elétricos e 15 vans para entregas. Essa presença, estabelecida há mais de 12 anos, abrange toda a região metropolitana de Curitiba e algumas cidades vizinhas, realizando aproximadamente 1.500 entregas por dia.

Um aspecto crucial é o treinamento oferecido aos motoristas, que resulta em uma direção 10% mais econômica e, consequentemente, menos poluente. Esses motoristas são treinados anualmente para direção econômica e defensiva pela empresa Fabet. “O treinamento abrange técnicas como troca de marchas, uso adequado do freio motor e aceleração correta. Comprovadamente, os motoristas treinados passam a ter uma direção mais eficiente, refletindo em ganhos significativos ao longo do ano para a empresa”, afirma Mataraia.

Em sua visão de futuro, a Imediato Nexway está se reestruturando para uma abordagem mais ampla em ESG (Ambiental, Social e Governança), visando tornar-se uma referência mundial em Logística e Transporte de Cargas dentro desses parâmetros.

Fotos: Divulgação

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias