sexta-feira, 26/04/2024

ASSOCIE-SE

NDD lança averbação eletrônica de seguro de carga com cálculo de CO2

A NDD, empresa brasileira de tecnologia com presença em 35 países e com forte atuação nos setores de transporte, logística e fiscal, acaba de lançar a plataforma NDD Averba que traz diversos avanços para o mercado de averbação eletrônica do seguro de transporte de cargas. Essa etapa é um procedimento obrigatório para todos os tipos de transportes realizados no território nacional, conforme determinação legais, entre elas, a portaria 247 da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Hoje, o mercado de transporte de cargas movimenta a média anual de R$ 401 bilhões (equivale a 6,8% do PIB ), segundo dados da CNT.

Segundo Thiago Marques, head de Insurtech Innovation da NDD, o segmento securitário especializado em transporte de cargas busca avanços e novas possibilidades tecnológicas. “A partir da infraestrutura tecnológica reconhecida por mais de 20.000 clientes no Brasil e no mundo, foi criada a plataforma NDD Averba com diversas funcionalidades inéditas, sendo a primeira plataforma de averbação eletrônica do mercado que consiste todos os ramos de transporte e faturamento de forma integrada, além de realizar de forma simples e prática a gestão de todas as apólices em um único sistema, com relatórios e dashboards em tempo real.

Através de sua arquitetura exclusiva o NDD Averba proporciona segurança de dados e alta disponibilidade, tornando a experiência das seguradoras e corretores muito mais acessível e prática para os transportadores e embarcadores, com facilidade de integração e agilidade nos processos de fim a fim, como embarque facilitado e processo de gestão otimizado em uma única caixa postal, tudo em tempo real.

Além disso, a solução NDD Averba traz uma funcionalidade que possibilita o cálculo do CO2 emitido durante um determinado trajeto e direciona para que as transportadoras possam compensar o meio ambiente com base no tipo de veículo utilizado e o trajeto percorrido. “É uma informação muito rica que estará disponível de forma fácil e rápida para transportadoras de forma inédita no setor. “É uma função pioneira no Brasil que incentiva projetos de ESG sem custo adicional para o mercado”. Para além do inventário, a NDD também viabiliza a compensação das emissões de gases de efeito estufa através do Green Carbon, iniciativa que simplifica e otimiza a compensação ao promover o plantio de árvores em áreas de manejo florestal na região da Serra Catarinense.

O executivo destaca ainda que o NDD Averba é uma tecnologia intuitiva, robusta e que apresenta possibilidade de gestão a todos os envolvidos   através de dados analíticos da operação, além de alertas que proporcionam uma relação colaborativa entre todos os envolvidos favorecendo o relacionamento e melhoria dos processos de negócios que vão desde a averbação multiway já preparada para o processo RCV, faturamento e gestão online de relatórios, considerado um grande diferencial para o mercado securitário“.

Mercado de seguros de transporte relata avanços

A velocidade recorde do processo para a averbação eletrônica é um dos grandes destaques para Kelly Cristina Arima, Gerente de Subscrição Transportes da Tókio Marine Seguradora. Além disso, a criação e a utilização de apenas uma caixa postal e a autonomia que a tecnologia oferece à seguradora para realizar alterações em relação às apólices são os principais diferenciais que surpreenderam positivamente. A gestão como um todo da plataforma apresentou vários avanços. “A função do “Embarque Esporádico” é hoje uma grande necessidade do mercado, de forma inédita será atendida pelo NDD Averba, possibilitando a aprovação da solicitação pela seguradora, realização do cálculo do seguro e ajustes à precificação”.

A coordenadora de Operações da Ezze Seguros, Aline Ellen Silva, destacou que o mercado necessitava há anos de uma nova solução mais completa e atual sobre averbação eletrônica. Para ela, a tecnologia traz diversas inovações, assim como a possibilidade de averbação eletrônica para todos os tipos de transporte, sendo que a averbação internacional é fundamental para os negócios da companhia. “A integração da tecnologia feita de forma online e rápida e a possibilidade de união de todas as informações em um só ambiente,pode até proporcionar redução de custos na operação, destacou ela.

O CEO da Matrix Cargo, Rafael Mansur, destacou que todas as informações do seguro de transporte ficam apenas em uma base, além da facilidade de integração com os sistemas das seguradoras e adaptavél ao cenário de cada negócio. Para ele, inicialmente, é possível afirmar que é a solução mais completa que já viu, além da possibilidade que oferece às transportadoras, para calcular e compensar a quantidade de CO2 emitido durante um determinado trajeto.

A NDD TECH

Em 2004, a NDD TECH surgiu em Lages (SC) com o atendimento a importantes indústrias estrangeiras, com atuação no território nacional e que precisavam de avanços em relação à gestão e troca de documentos de forma digitalizada.

A NDD conquistou importante participação nos grupos que tratam da transformação tecnológica dos documentos fiscais perante o Governo Federal, desde a implantação da nota fiscal eletrônica, que se tornou obrigatória em 2009.

Com isso, naquela época, ofereceu know how tecnológico para milhares de empresas no Brasil, principalmente nos setores de medicamentos, bebidas, alimentos, varejo, combustível, entre outros.  A sua expertise comprovada em gestão de documentos fiscais e digitalização também contribuiu para importantes avanços da logística brasileira. Após 19 anos de atuação, a NDD desenhou seu modelo de negócio com três importantes especialidades: logística, gestão e processamento de documentos fiscais eletrônicos, e soluções para gerenciamento de impressão e outros dispositivos. Com atuação em 35 países, possui escritórios próprios no Brasil, Espanha, Estados Unidos e México para atender cerca de 20 mil empresas. Mais informações em www.ndd.tech

Fotos: Divulgação

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias