quinta-feira, 02/05/2024

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Softrack, nova associada, quer caminho internacional e ser primeira em sua área

A Softtrack, empresa especializada em gestão de frotas por telemetria, concedeu entrevista ao Portal Abralog por ocasião de sua filiação à Associação Brasileira de Logística. Nesta entrevista, Menotti Franceschini, seu co-fundador e CEO, fala da história da empresa, suas soluções inovadoras, os desafios da intralogística no Brasil e os planos ambiciosos de expansão.

A Softrack se destaca pelo uso de tecnologias de ponta e pela visão clara de que a tecnologia é vital para o sucesso de qualquer organização. Menotti acumula 25 anos de trajetória nacional e internacional nas áreas de Logística, Fiscal, Tax, Comércio Exterior, Jurídica, ERP e Startups.

Fale um pouco da história da Softrack, o que ela faz, porque foi criada, quando? 

A Softrack é uma empresa que começou dentro de outra empresa que se chamava Softway, que atuava em tecnologia para comércio exterior. Sempre tivemos um mindset para inovações e, por isso, tínhamos uma área dentro da Softway que trabalhava com novas oportunidades.

Em determinado momento, fizemos um processo de busca de ideias com os colaboradores para projetos de inovação, e nas iniciativas que fossem selecionadas e dessem certo, os colaboradores teriam participação na empresa que seria fundada. Desta forma, nasceu a Softrack – a partir de um projeto de inovação de intraempreendedorismo, buscando ideias dos funcionários.

O plano inicial era de um projeto de utilização de telemetria para redução de fraudes na parte de abastecimento de combustíveis. A partir daí, fomos nos ajustando e nos adaptando, até que nos últimos 10 anos nos consolidamos no mercado de gestão de frotas por telemetria para empilhadeiras e logística interna. Em 2013, a Softrack separou-se da Softway e os funcionários envolvidos no projeto tornaram-se sócios da empresa. Basicamente, o DNA de inovação foi o que deu origem à Softrack.

Tecnologia é vital; como isso é encarado? 

Hoje uma das coisas mais claras que temos em mente é que a tecnologia é vital – tanto no lado pessoal quanto profissional, é essencial. Sem ela, as empresas deixam de aproveitar oportunidades ou perdem eficiência e logo acabam por serem substituídas por outras que a utilizam. Nesta ótica, a Softrack, desde sua origem, utiliza inovações e tecnologias de ponta para o desenvolvimento de seus produtos e soluções de telemetria para gestão de frotas internas. Tanto que, há mais de 10 anos, quando a empresa começou, já tínhamos como conceito-chave o IoT (Internet of Things), antes mesmo do conceito original ter sido criado. Sendo assim, consideramos a tecnologia como um fator essencial e chave para o sucesso de qualquer organização.

É preciso manter a equipe atualizada, num setor com esse da intralogística

Trata-se de setor muito concorrido, qual é a estratégia da empresa nesse sentido? Para nós é essencial que a empresa e os colaboradores estejam sempre atualizados e se atualizando. Para isso, a empresa conta com processos de atualização e contato constante com novas tecnologias, e possui uma área de inovação que está sempre antenada em novas oportunidades para seguirmos inovando e aprimorando a relação com nossos clientes.

Além disso, constantemente, auxiliamos nossos parceiros e clientes a conhecerem as novidades e estarem treinados em nossa plataforma, pois não adianta desenvolvermos uma inovação que não chegue ao cliente final ou que ele não saiba como utilizá-la. Esse é um ponto chave tanto para nós como empresa quanto para os serviços e produtos que oferecemos para o mercado. Contamos com uma estrutura forte de treinamento para ajudar nossos clientes a explorar ao máximo a tecnologia que disponibilizamos, principalmente, considerando o mundo de logística e intralogística.

Por que a Softrack veio para a Abralog? 

Acreditamos no poder de compartilhar e trocar informações para crescer como empresa. Assim, aprendemos e também podemos contribuir com essas associações, já que entendemos a força do networking. Nessa ótica, a Abralog é uma ferramenta para estarmos sempre conectados às novidades do mercado de logística e também às novas tecnologias. Para nós, é importante estarmos nesse ecossistema, ainda mais que muitos de nossos clientes fazem parte dele.

O que a empresa espera ser ao final desta década? 

Menotti Franceschini

A Softrack está em um momento especial, passando por um processo de grande investimento. Aproveitando a curva de adoção de tecnologias, necessidade de segurança e otimização de custos nas operações logísticas, estamos em franco crescimento e temos um plano claro de multiplicar por 4 a empresa até 2026 e até o fim da década, ser a empresa líder mundial na área em que atuamos – gestão de frotas e equipamentos por telemetria, incluindo empilhadeiras e outros equipamentos de movimentação, como pontes rolantes, pontes elevatórias e plataformas elevatórias.

Também estamos iniciando nosso processo de internacionalização, já somos líderes no Brasil e agora estamos consolidando e levando nossa tecnologia para o México e outros países da América Latina. Temos como objetivo, até o fim da década, ser a principal empresa do nosso segmento no mundo com operações nos mercados norte-americano e europeu. Nosso plano estratégico foi criado para suportar esse grande projeto de oportunidade, tanto para nós quanto para nossos parceiros e clientes.

Como é fazer logística no País? 

Como a empresa encara as dificuldades desse desafio? Acredito que trabalhar com logística no Brasil seja uma arte. Em várias áreas que trabalhamos, percebemos que os profissionais acabam tendo que gerenciar e ter múltiplos conhecimentos de fora do seu setor de atuação. Isso quer dizer que, muitas vezes, um profissional de logística não irá cuidar apenas da logística, ele terá que ter conhecimentos fiscais, tributários e de segurança para efetivamente realizar seu trabalho.

Para mim, toda a complexidade que temos aqui no Brasil acaba sendo uma grande oportunidade para os profissionais de logística, que estão cada vez mais ocupando posições estratégicas nas empresas – dada a importância da logística nas organizações e como o profissional acaba sendo um celeiro de grandes talentos, seguindo aquela velha história que “um mar calmo não faz bons marinheiros”. Entendo que essa seja uma grande metáfora para o Brasil: como nosso mar não é calmo, os profissionais brasileiros acabam tendo excelentes oportunidades e se destacam em qualquer empresa multinacional e em operações fora do País. Essa dificuldade acaba por trazer muitas oportunidades para as empresas operarem com logística e para os profissionais que atuam nesta área.

Como a Softrack se adapta aos pilares ESG? 

Para nós, a ESG é um tema fundamental, de grande importância e que faz parte do nosso negócio, principalmente, na questão de segurança e de sustentabilidade das operações de nossos clientes. Quando se opera as empilhadeiras e pontes rolantes com nossas soluções, os clientes acabam tendo muito mais segurança para os principais ativos de qualquer organização: as pessoas.

Um exemplo claro disso foi um trabalho que fizemos este ano com uma empresa de análise de riscos, que testou uma empilhadeira em operação sem o nosso sistema e, em seguida, testou a mesma empilhadeira em operação com o nosso sistema. O resultado foi nada mais, nada menos que cerca de 98% de redução de riscos com a adoção da solução. Como sempre falo por aqui: isso é ESG em nossas veias, pois de fato estamos evitando acidentes e ajudando a salvar vidas.

Quais as soluções que a Softrack apresenta ao mercado? 

Contamos com um sistema completo de soluções inovadoras que utilizam tecnologias de ponta, como IoT, Cloud, Big Data, IA e automatização – essa é a base que utilizamos para levar nossas soluções de gestão de frotas por telemetria. Basicamente, auxiliamos empresas a terem operações intralogísticas mais seguras através da adoção de checklists eletrônicos já integrados aos equipamentos e normas NR-12 e NR-11.

Utilizando nossa telemetria, uma empresa poderá fazer uma gestão melhor da utilização das empilhadeiras, capacitação dos operadores, sensores de impacto, identificação de áreas da operação que precisam ser remodeladas e utilização adequada dos equipamentos para sua real função – essas são algumas das análises que nosso sistema acaba fazendo para auxiliar o cliente a otimizar sua parte de custos logísticos.

Na parte de segurança, além da redução dos riscos de acidente em até 98%, nossos clientes também estão obtendo de 20 a 40% de redução do custo logístico por meio de nossa tecnologia, apresentando um retorno sobre o investimento forte, que permite sustentar nosso crescimento nesse período. Estamos agregando um valor elevado para os clientes, principalmente, nas áreas de segurança e otimização logística feita através de nossa solução, que é composta por um hardware de tecnologia 100% brasileira e desenvolvido por nós e um software que atua na nuvem por meio de um portal que permite acessar as análises e os indicadores.

Fotos: Divulgação

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