sábado, 27/04/2024

ASSOCIE-SE

5 erros da logística que podem arruinar as vendas durante a Black Friday

A Black Friday tem se tornado uma das datas mais significativas no calendário comercial de todas as marcas. Seja num pequeno comércio ou numa grande empresa, a logística é um dos setores que garante a satisfação dos clientes durante o período. Mas, alguns erros podem afetar negativamente o desempenho da cadeia de suprimentos, por isso, é importante identificá-los e implementar soluções adequadas para minimizar os riscos e maximizar a eficiência de a linha de produção.

A Invent Smart Intralogistics Solutions, empresa especializada em automação de processos logísticos, destaca os cinco principais erros da logística:

  • 1. Falta de planejamento: A falta de planejamento pode levar a atrasos na entrega, estoques inadequados e outras falhas na cadeia de suprimentos. É importante ter um planejamento adequado que leve em consideração variações sazonais, demanda do mercado e outros fatores.
  • 2. Falhas na comunicação: A comunicação inadequada pode levar a erros na entrega, perda de produtos e outros problemas. É importante garantir que todos os membros da cadeia de suprimentos estejam bem informados e se comuniquem regularmente.
  • 3. Problemas com o estoque: Problemas de estoque, como excesso ou falta de estoque, podem afetar a eficiência da cadeia de suprimentos. É importante ter uma estratégia de gerenciamento de estoque adequada que leve em consideração a demanda do mercado, a previsão de vendas e outras variáveis.
  • 4. Falta de flexibilidade: A falta de flexibilidade pode levar a atrasos na entrega e problemas com a disponibilidade do produto. É importante ter uma estratégia de cadeia de suprimentos flexível que possa se adaptar rapidamente a mudanças nas condições do mercado.
  • 5. Problemas de qualidade: Problemas de qualidade com produtos ou serviços podem afetar a satisfação do cliente e a reputação da empresa. É importante ter um processo de garantia de qualidade adequado que garanta a qualidade dos produtos e serviços em todas as etapas da cadeia de suprimentos.

Segundo o porta-voz da empresa, Augusto Ghiraldello, prever as perdas logísticas no e-commerce pode ser um desafio, mas com as estratégias certas e a tecnologia adequada, é possível minimizar os riscos e garantir uma experiência positiva para o cliente.

Aqui ele compartilha algumas delas:

  • 1. Analisar o histórico de perdas: Analisar o histórico de perdas pode ajudar a identificar padrões e tendências, como o tipo de produto ou a região geográfica mais afetada. Isso pode ajudar a tomar medidas preventivas para minimizar as perdas.
  • 2. Monitorar o desempenho da logística: Monitorar o desempenho da logística pode ajudar a identificar problemas e a tomar medidas preventivas. Isso pode incluir a monitoração de entregas atrasadas, produtos danificados ou perdidos.
  • 3. Usar tecnologia de rastreamento: A tecnologia de rastreamento, como códigos de barras e RFID, pode ajudar a monitorar o movimento de produtos na cadeia de suprimentos e identificar problemas, como produtos que foram perdidos ou roubados.
  • 4. Investir em segurança: A segurança é um fator crítico na logística, especialmente no e-commerce. Investir em segurança, como câmeras de vigilância, alarmes e escolta armada, pode ajudar a minimizar as perdas por roubo ou furto.
  • 5. Capacitar a equipe: A capacitação da equipe pode ajudar a minimizar as perdas logísticas. A equipe deve ser treinada para identificar problemas e tomar medidas preventivas, como embalagem adequada e manuseio adequado dos produtos.

As micro empresas também podem cometer erros na logística interna. Embora possam ter uma estrutura mais simples, ainda há muitas etapas envolvidas no gerenciamento, desde o recebimento de mercadorias até a entrega ao cliente final. Alguns erros comuns que podem cometer incluem:

  • 1. Falta de planejamento: a falta de um planejamento adequado pode levar a problemas como atrasos na entrega de produtos, falta de estoque, perda de vendas e custos mais elevados.
  • 2. Falta de controle de estoque: se a empresa não tiver um controle efetivo do estoque, corre o risco de não ter produtos suficientes para atender a demanda dos clientes, ou ter um excesso de estoque, o que pode gerar custos desnecessários.
  • 3. Problemas na armazenagem: uma armazenagem inadequada pode causar danos aos produtos, perda de mercadorias ou dificuldades na localização dos itens.
  • 4. Falta de embalagem adequada: a falta de uma embalagem adequada pode levar a danos nos produtos durante o transporte ou armazenagem.
  • 5. Falta de treinamento de funcionários: a falta de treinamento dos funcionários pode levar a erros no manuseio e na armazenagem de produtos, o que pode resultar em perda de mercadorias ou atrasos na entrega.
  • 6. Falta de tecnologia: a falta de tecnologia adequada pode dificultar a gestão da logística interna, aumentando os custos e o tempo necessário para a realização das atividades.

“Por isso, é fundamental que as micro empresas tenham uma gestão eficiente da logística interna, para garantir a satisfação dos clientes, reduzir custos e aumentar a eficiência operacional”, finaliza Augusto Ghiraldello.

Fonte: Logweb

Foto: @invent_intralog

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias