domingo, 28/04/2024

ASSOCIE-SE

Abralog anuncia Comitê de IA na entrega de seu prêmio de logística

Na maior e mais concorrida das solenidades de final de ano, quando entrega seu tradicional prêmio de logísticahttps://www.abralog.com.br/noticias/vencedores-do-premio-abralog/https://www.abralog.com.br/noticias/vencedores-do-premio-abralog/, a Abralog anunciou a criação, em janeiro, de seu novo comitê, Inteligência Artificial, conforme informou o presidente da entidade, Pedro Moreira. “Trata-se de uma das mais formidáveis ferramentas de conhecimento que a Humanidade já viu”, afirmou. O novo núcleo de geração de conteúdo vai se juntar a oito comitês: Logística Farmacêutica, Real Estate, Cadeia do Frio, RH e Pessoas, E-commerce, Intralogística, Inovação e Automação e Jurídico.

Ele ainda antecipou que o Prêmio Abralog de Logística, que neste ano comemorou 20 anos, deverá ter mais categorias – o público que se inscreve às oito categorias da láurea, questiona a criação de disputas em áreas específicas, como E-commerce, Real Estate e intralogística, lembrou o presidente da associação.

Em seu discurso, Pedro Moreira afirmou que a entidade teve mais um ano extraordinário, que se iniciou, em março, com a Conferência Nacional de Logística, que depois prosseguiu com a conquista de dezenas de novos associados, e com o início de funcionamento de novos comitês, entre eles Intralogística, Inovação e Tecnologia, Jurídico, e o Núcleo Abralog-Estados Unidos, em Miami, instalado em nossa sócia-apoiadora, Invent Smart Solutions. 

Internacionalização

“Foi o nosso primeiro passo internacional, o início, quem sabe de uma firme internacionalização da entidade, mas temos os pés no chão – vamos devagar, montando aos poucos a troca de conhecimentos, a busca de melhores práticas e auxiliando nossas empresas associadas que queiram lançar lá sua base. Nessa direção, temos mantido estreito relacionamento com associações internacionais coirmãs: Associação Francesa de Logística, Associação Alemã de Logística e mais recentemente, Associação Europeia de Logística”, regisdtrou.

Outro ponto alto citado foi a criação, em junho, do Conselho Estratégico ESG Abralog. “Quatro meses depois ousamos fazer a I Semana ESG Abralog, que podemos considerar um marco, pois simbolicamente colocou a logística brasileira na jornada Ambiental, Social e de Governança”. Segundo Moreira, ano que vem tem mais – “queremos dobrar de tamanho, para 500 inscritos; faremos ajustes no formato, para melhor absorção das atividades. 

Por fim, destacou a agenda institucional da Abralog, que acompanhou questões cruciais para a logística brasileira, como Reforma Tributária, e no momento as articulações para a derrubada do veto presidencial à desoneração da folha. A Abralog também segue os desdobramentos provocados pela derrubada, pelo STF, de artigos da Lei dos Motoristas que resultam em aumentos de custos e perda de produtividade. “Alinhados à CNT, defendemos a não elevação em 12% do teor de biodiesel no diesel, que trará impactos como aumento de custos, maior consumo e desgaste do motor”. 

Intermodal 2024

Hermano Pinto Junior, Diretor de Portfólio da informa Markets, explicou como será a Intermodal South America 2024, que será realizada  de 5 a 7 de março, no São Paulo Expo. Trata-se do  maior e mais completo evento para os setores de logística, intralogística, tecnologia, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina. Abrangendo todos os modais de transporte, o evento oferece soluções para a cadeia logística, de ponta a ponta. Lá a Abralog realizará a XXVII CONFERÊNCIA NACIONAL DE LOGÍSTICA, a CNL, maior evento da entidade e o mais tradicional do segmento. Hermano Pinto Junior citou números da Intermodal 2024: agora será quatro pavilhões, 550 marcas expositoras, 40 mil m2 de área de exposição, o que a torna o principal evento de logística da Américas, e o segunda maior no mundo. É esperado púbico de 43 mil pessoas nos três dias do evento.

Hermano Pinto Junior

A Abralog homenageou os 30 anos da Autotrac, empresa pioneira em rastreamento no País. Adilson Mota, consultor técnico da empresa, disse que 2023 foi um ano difícil, mas está otimista em relação a 2024 nos reserva. A esperança, segundo ele, é a de que seja ano de crescimento real, impulsionando a logística para novos patamares de eficiência e sustentabilidade.

Adilson Mota

Para o consultor, o grande desafio para para aqueles que consomem transporte, ou são profissionais do setor, está em integrar todas essas tecnologias de forma coesa. “Como fazer com que essas inovações conversem entre si? Essa é a pergunta que buscamos responder, pois a integração eficaz dessas tecnologias é essencial para impulsionar a eficiência e a qualidade no transporte”.

Ele disse que a Autotrac enxerga o novo ano como busca por soluções que permitam que todas essas tecnologias se conectem em um único aparelho. “Queremos proporcionar aos motoristas a capacidade de acessar e compartilhar facilmente todas as informações necessárias para otimizar suas operações. Acreditamos que, ao superar esse desafio da integração, estaremos contribuindo significativamente para o avanço da logística, tornando-a mais inteligente, eficiente e sustentável”.

Outra homenagem foi feita a Marcelo Fontana, Publisher da Editora OTM. Ele não pode comparecer e foi representado pela Jornalista Valéria Bursztein. Diz a placa concedida ao editor: “Homenagem da Associação Brasileira de Logística pela jornada de divulgação e incentivo à logística, mobilidade urbana e transporte brasileiros, uma brilhante caminhada na qual se destacam vários títulos, entre eles o da lendária Revista Transporte Moderno, com seus 60 anos de existência. Marcelo Fontana divulga há décadas a logística e o transporte brasileiros.

Marcelo Fontana


Vander Costa, presidente do Sistema CNT
, tinha presença prevista para o evento, mas, negociações importantes, entre elas as que envolvem a votação da desoneração da folha,  impediram sua vinda. Ele, no entanto enviou ofício ao Presidente Pedro Moreira: “Gostaria de estar presente para compartilhar com os amigos da Associação as conquistas deste ano… Peço que compreenda e que envie a todos os associados da Abralog as minhas saudações e meu abraço fraternal… Não deixemos de celebrar e de valorizar os resultados e as conquistas que tivemos. Nesse contexto, levo a todos os homenageados nesta noite com o Prêmio Abralog de Logística as minhas congratulações… E a todos os associados os meus agradecimentos pela parceria durante o ano”.

Hugo Yoshizaki, coordenador da Banca Julgadora do Prêmio Abralog, ao comentar os trabalhos escritos na edição 2023, falou que o número de participantes continua aumentando e que o nível dos trabalhos tem tornado o trabalho da Banca mais difícil. 

Hugo Yoshizaki

O professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo abordou diversos temas relevantes para a logística,  como a importância da descarbonização, que vai além do transporte, pois abrange atividades relacionadas aos armazéns e outras operações logísticas. 

Destacou que a transição energética na logística é inevitável, com foco especial na logística urbana e na logística de longo curso.

Ao mencionar as discussões sobre intermodalidade e multimodalidade iniciadas pela Abralog há duas décadas, o professor enfatizou o impacto significativo desses conceitos na redução das emissões, especialmente no transporte de longo curso. Deu o exemplo do transporte de grãos, quando adotada a multimodalidade – pode resultar em uma redução substancial de emissões, variando de 20% a 60% , dependendo da distância do terminal de grãos à ferrovia.

Outro ponto destacado foi a importância da cabotagem, solução antiga, mas altamente eficaz, por ser capaz de reduzir até 90% das emissões no longo curso. 

Hugo Yoshizaki acredita ser vital investimentos na eletrificação urbana, especialmente considerando que 80% da população brasileira reside em cidades. A eletrificação na entrega urbana é essencial para atingir metas de descarbonização, apontou.

Por fim, o professor mencionou as entregas noturnas como uma prática inovadora capaz de reduzir em até 40% as emissões em cidades congestionadas, como São Paulo. Ele ressaltou que os números e soluções apresentados estão documentados, representando um conhecimento acumulado ao longo do tempo na busca por práticas mais sustentáveis na logística. Essa documentação valida a necessidade de promover e adotar tais práticas para impulsionar uma logística mais eficiente e ambientalmente responsável.

A recuperação do setor aéreo, após período crítico durante a pandemia, foi abordada por dois diretores da Gollog, Eduardo Calderon, VP Abralog e Diretor do CCO e Engenharia da Gol Linhas Aéreas, e Rafael Matau, Diretor-executivo de Cargas da Gollog. Ao falar da pandemia, Calderon lembrou antes dela a empresa voava em torno de 750 voos por dia,  o que foi interrompido drasticamente. Hoje, no entanto, segundo o Direto da Gol, “estamos mais ou menos dentro da malha que a gente voava anteriormente”. 

Eduardo Calderon explicou o empenho ESG da empresa, com boas perspectivas pela frente  – a Gol participa ativamente do Conselho Estratégico ESG da Abralog,  “Já recebemos nossa 42ª aeronave Max, avião que consome 15% menos combustível e, consequentemente, 15% menos de emissão. Em andamento, também na companhia aérea, projetos de compensação de carbono e de eficiência energética, este com estimativa de redução de 4% do consumo. “Estamos com agenda forte para neutralizar as emissões de carbono”, afirmou. 

Já para Rafael Matau, Direto-executivo de Cargas da Gollog, 2023 foi um ano especial para a companhia. “No mês passado atingimos a liderança em carga aérea paletizada no Brasil. É um ano de muitas conquistas”, concluiu.

Passagem aérea de cortesia

Com o final da pandemia e retomada do aérea, voltou também a tradição de em todo final de Prêmio Abralog, que encerra as atividades do ano, de a Gollog sortear passagem aérea para associados presentes ao evento. Ganhou o  sorteio Igor Uliana, Chief Technology and Innovation Office da Invent Smart Intralogistics Solutions, empresa vencedora da Categoria Automação e Tecnologia da Informação.  Na foto, da esquerda para a direita, Eduardo Calderon, Igor Uliana, Rafael Matau e Pedro Moreira.

Sorteio Gollog


Fotos:
Rafael Luvizetto

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias