quarta-feira, 01/05/2024

ASSOCIE-SE

Vencedores do Prêmio Abralog

Estes são os ganhadores do XX Prêmio Abralog de Logística, anunciados na noite de 13.12.2023, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, FIESP, durante as festividades de final de ano da Associação Brasileira de Logística:

Categoria Sistemas de Movimentação, Armazenagem e Embalagem 

Vencedor
GRU Airport
“A evolução do aeroporto em cargas pós-concessão” 

Detentora da concessão do GRU Airport desde 2012 por um período de 20 anos, a empresa fez uma série de investimentos no terminal de cargas (TECA), e na criação de malha aérea cargueira, aumentando seu Market Share e se tornando um dos principais HUBs de carga aérea internacional, tanto em importação como em exportação. O TECA GRU é o maior complexo logístico aeroportuário do Brasil e desempenha um importante papel logístico, interligando 34 países, todas as capitais e as principais cidades brasileiras, por meio de mais de 720 voos diários, operados por 40 empresas aéreas nacionais e internacionais.

Professor-doutor Manoel Reis, FGV; Marcelo Gorri Mazzali GRU Airport; e Simone Santos, conselheira Abralog e sócia da Binswanger SDS

Categoria Colaboração e Parcerias em Logística

Vencedora
Nexway – Ambev
”Maximizando a utilização de ativos ociosos através da sinergia colaborativa”

O projeto da Nexway, que é a empresa de logística da Ambev, tinha o objetivo de buscar sinergias no mercado para maximizar a produtividade dos ativos da cervejaria. O trabalho ocorreu em três frentes, sendo a primeira a oferta de fretes com caminhões ociosos da Ambev, devido à sazonalidade do segmento de bebidas. O segundo modelo foi o atendimento com fretes colaborativos, onde explorou-se sinergias entre malhas logísticas da Ambev e outras indústrias, conectando uma perna vazia com uma demanda. Por fim, fizemos o compartilhamento temporário de frotas com uma empresa que possuía sazonalidade de demanda inversa a da Ambev. Em 2023 a Nexway realizou mais de 3.000 viagens colaborativas, gerando uma receita superior a 30 milhões de reais ao seu ecossistema de transportes, impulsionando o resultado da Ambev e a lucratividade de seus operadores logísticos parceiros. Houve ganhos também de ESG, dado que com a otimização da malha, os veículos retirados das estradas reduziram a emissão de mais de 150 toneladas de dióxido de carbono (CO2).

Tatiane Zaramelli, MDS Group; Bruno Almeida, New Venture Manager da Nexway; e Ramon Alcaraz, VP Abralog e CEO da JSL

Categoria Multimodalidade

Vencedora
Tecmar Transportes
“Projeto de multimodalidade no transporte de carga fracionada”

O Projeto foi concebido com o objetivo de viabilizar, em âmbito nacional, o transporte eficiente de cargas fracionadas por meio da multimodalidade. A partir do segundo semestre de 2022, a Tecmar e a Log-In uniram forças para implementar esse projeto inovador, que busca de forma coordenada e integrada otimizar a eficiência, reduzir custos e elevar a confiabilidade da logística de transporte. No período de 12 meses (julho de 2022 a junho de 2023) o volume transportado por cabotagem foi de 1.190 contêineres. Antes disso, 100% das cargas eram transportadas via modal rodoviário. Considerando a cabotagem em comparação ao rodoviário, evitou-se a emissão de 2.380 t de CO2, equivalente ao plantio de cerca de 17.000 árvores.

Kelly Lima, gerente Comercial da Informa Markets; Maurício Alvarenga, Diretor-executivo da Tecmar; Felipe Gurgel, Diretor Comercial da Log-In Logística; e Marcello Sanaiote, VP Abralog e Diretor-executivo da Fermix

Categoria: Logística 4.0, Tecnologias Disruptivas e E-business

Vencedora
YPÊ
“Centro de Distribuição 4.0” 

Automatizar integralmente o principal Centro de Distribuição da Ypê, em Amparo-SP, implementando a tecnologia 4.0 em todas as etapas internas, não foi tarefa fácil diante de um cenário terrível como a Covid 19, além de dificuldades como variação cambial, falta de tecnologia similar no Brasil, revitalização do CD em operação, e carência de mão-de-obra qualificada. O projeto consolidou a Ypê como um dos CDs mais tecnológicos da América Latina, trazendo benefícios como a operação 100% autônoma. A equipe responsável pela obra, composta por 30 colaboradores, utilizou metodologias tradicionais e ágeis nas  três fases em que o projeto foi dividido.

Marlos Tavares, CEO da G2L; em seguida, da Ypê, Francisco Silva, Gerente de Operações Logísticas; Guilherme Feroldi, Gerente-executivo do Centro de Distribuição 4.0; Iclacir Mascarello, Diretor de Operações Logísticas; Pedro Henrique Rubião do Val Maciel, Diretor Jurídico e de Relações Institucionais; e Juliana Arouca, Coordenadora de Inteligência de Mercado e Marketing, também da G2L

Categoria Automação e Tecnologia da Informação

Vencedora
Invent Smart Intralogistics Solutions
”Implementação da Família I-Sortex® para Otimização da Separação e Triagem de Volumes”

Esse projeto visa superar desafios relacionados à otimização dos processos de separação e triagem de volumes da Invent, com o objetivo de reduzir custos, aumentar a produtividade, melhorar a precisão e promover a sustentabilidade. A solução implementada foi a Família iSortex, escolhida pela eficiência, inteligência artificial e modularidade. A adaptação da estrutura existente e a integração dos sistemas específicos foram parte do processo, com investimentos totais de R$ 3.000.000, e retorno em 18 meses, além de aumento notável na eficiência operacional e redução de custos de mão de obra. A iSortex proporcionou melhorias na qualidade do serviço, flexibilidade operacional, impacto ambiental positivo e vantagem competitiva para os clientes.

Marcelo Lopes, Diretor-executivo de Supply Chain do Grupo Carrefour; em seguida, da Invent, Leonardo Araki, CEO; Augusto Ghiraldelo, Chief Commercial Officer; e Igor Uliana, Chief Technology and Innovation Officer

Categoria ESG e Mobilidade Urbana

Vencedor
Grupo Panvel
“Do CD ao cliente final: Integração de fluxos logísticos com eficiência energética e redução da emissão de carbono” 

O projeto do Grupo Panvel, uma empresa do varejo farmacêutico do Sul do País, teve como objetivo integrar fluxos logísticos de forma sustentável, promovendo eficiência energética e redução das emissões de carbono. O projeto abrange desde o centro de distribuição até o cliente final, utilizando energia solar, caminhões e triciclos elétricos. Nos últimos 12 meses, os resultados indicam mais 7,2 mil entregas realizadas por elétricos, que percorreram 21.360 quilômetros. Em relação a veículos movidos a combustíveis fósseis, que emitem cerca de 3 quilos de CO2 por viagem, esses veículos evitaram a emissão de aproximadamente 14,8 toneladas de CO2, ou o plantio de 104 árvores. A Panvel investiu ainda R$ 4 milhões em usina fotovoltaica, Eldorado do Sul, Rio Grande do Sul. A usina fornece energia renovável para o centro de distribuição, com pontos de carregamento para caminhões elétricos.

André Prado, VP Abralog e CEO da Emive; Daniele de Jesus de Souza, Gerente de Operações Logísticas da Panvel; e Hugo Bethelem, Cofundador e Presidente do Instituto Capitalismo Consciente

Categoria Estudante de logística

Vencedora
Luiza Mendes Gonçalves Fatorelli – FGV São Paulo
“Fatores da viabilidade econômica de uma armazenagem de grãos no campo: uma abordagem para MS”

Este trabalho refere-se à dissertação de mestrado defendida na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, sob orientação do professor-doutor Thiago Guilherme Péra. O projeto aborda os desafios enfrentados no agronegócio relacionados à falta de infraestrutura de armazenagem, causando déficits crescentes devido ao aumento contínuo na produção de grãos. Detalhe: o orientador do trabalho, o professor-doutor Thiago Guilherme Péra, é bicampeão do Prêmio Abralog de Logística nesta mesma categoria que Luiza ganha agora. Entre as soluções propostas está a replicação do modelo de viabilidade econômica por propriedades que já utilizam serviços de armazenagem terceirizados. 

Adriana Firmo, Conselheira Abralog e Vice-president Sales & Service da Linde Still Brasil; Economista Luiza Mendes Gonçalves Fatorelli; e Hugo Yoshizaki, Professor-doutor da Escola Politécnica da USP

Categoria Mérito Jornalístico

Luiz Maciel – Valor Econômico

A Categoria Mérito Jornalístico é uma homenagem da Abralog aos profissionais que divulgam a logística e ajudam a escrever sua história. O premiado Luiz Maciel tem trajetória brilhante. Colaborador regular há 13 anos do jornal Valor Econômico e de revistas da Editora Globo, passou por várias publicações desde o início de carreira, nos já longínquos anos 1970, como os lendários Diário de São Paulo e Jornal do Brasil, até desembarcar na Editoria de Economia do Valor.

João Paes de Almeida, Senior Director Supply Chain, na Kenvue, e Pedro Moreira, presidente da Abralog


Fotos:
Rafael Luvizetto

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias