sexta-feira, 26/04/2024

ASSOCIE-SE

Abralog fala no Pão de Açúcar

A Abralog foi convidada pela Diretoria de Supply Chain do GPA para palestra sobre a importância da colaboração entre os diversos atores da cadeia de suprimento como ferramenta de diferenciação na geração de excelência em serviço ao consumidor. José Roberto Lyra, Diretor da associação, mostrou como a colaboração interna e externa impactam na redução de índices de ruptura nas gondolas, um dos principais desafios do varejo.

A consequência imediata de um bom planejamento e execução colaborativa na logística é a disponibilidade do produto certo, no momento desejado e a preço justo para o consumidor. Por sua vez o consumidor reconhece a disponibilidade como  um valor ofertado e que é retribuído através de  fidelização e lealdade a loja.

Lyra, que é pós-graduado em Gestão Empresarial e mestrando em Sistemas de Produção, ressaltou que a disponibilidade de produto é resultado de um esforço colaborativo conjunto entre diversas áreas da empresa, como Planejamento de Reposição, Transportes e Armazenagem, Gestores de Loja e de Categoria, chegando até ao repositor, entre outros. Além disso, a colaboração vai além das fronteiras da empresa passando pelo compartilhamento de informações com os principais fornecedores de produtos e serviços.

A palestra também abordou como o varejo vem se ajustando para  atender um consumidor cada vez mais exigente e antenado com as novas tecnologias. Para este consumidor, a disponibilidade de produto se traduz como um “momento da verdade” na criação de uma experiência de consumo na relação com o varejista.

Outro ponto  destacado foi o papel da disciplina das equipes internas na execução dos processos de negócio como um fator critico de sucesso para a operação.  No final, o que entrega valor ao consumidor é a sinergia entre processos de negócio suportados por sistemas de informação devidamente alinhados e liderados por  pessoas com o propósito de atender o consumidor e obter a sua realização profissional.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias