sexta-feira, 26/04/2024

ASSOCIE-SE

Ativa Logística amplia atuação em Bauru (SP)

Em 2021, o faturamento do varejo farmacêutico chegou a R$ 152,1 bilhões, um aumento de 10% em relação a 2020, quando alcançou a marca de R$ 137,3 bilhões, segundo a consultoria IQVIA. Para atender as demandas de transporte, distribuição e armazenagem do canal de saúde, beleza e bem-estar, a Ativa Logística amplia sua capacidade de atendimento na cidade de Bauru, interior do estado de São Paulo.

O presidente da companhia, Clóvis A. Gil, explica que a ampliação em Bauru faz parte do plano nacional de expansão da Ativa Logística em relação às regiões Sul e Sudeste do Brasil. “Com os investimentos realizados, logo no início deste ano, já quintuplicamos a capacidade de instalação do nosso hub logístico em Bauru, localizado no centro geométrico do estado de São Paulo e será o elo para as indústrias em relação às coletas e distribuição de mercadorias para todos os estados das regiões Sul e Sudeste”.

Segundo ele, as principais indústrias dos canais de saúde e beleza já aguardavam essa ampliação da Ativa Logística para suprir o crescimento do mercado nos próximos anos, com estrutura completa de segurança, tecnologia, conferência eletrônica, rastreamento e monitoramento de temperatura controlada conforme regras da Anvisa para o armazenamento de medicamentos (15 a 25 graus).

Hoje, a Ativa Logística é considerada uma das maiores dos setores de saúde, beleza e bem-estar, com mais de 1 mil clientes e 18 unidades estrategicamente localizadas em importantes cidades brasileiras.

Logística integrada

Clóvis A. Gil, presidente da Ativa Logística

A unidade da Ativa Logística em Bauru oferece todos os serviços de transporte rodoviário e aéreo, armazenagem, manuseio, nacionalização de produtos, entre outros. “Hoje disponibilizamos o conceito da “logística integrada”, oferecendo serviços de armazenagem e transporte próprios com capilaridade nacional”, destaca Clóvis A. Gil.

Ele ainda comenta que um diferencial disponível em Bauru é a grande área climatizada, com estrutura mantida por um farmacêutico responsável, dotada de controle e monitoramento constantes de temperatura para a armazenagem temporária de medicamentos, conforme exigência da nova RDC 430/2020.

Nível de excelência X operações logísticas

Segundo Lacordaire Sant’Ana, diretor de Tecnologia, Projetos e ESG, as operações da unidade Bauru são monitoradas pela Torre de Controle da Ativa Logística, departamento que faz a integração das tecnologias utilizadas pela empresa, centraliza todos os dados das operações em tempo real e permite a interpretação rápida dos indicadores gerados pela operação para uma possível tomada de decisão de forma ágil e até preventiva. “Com isso, conquistamos um forte diferencial competitivo para atingir os níveis de excelência nas operações logísticas que são exigidos pelas empresas dos segmentos de saúde, beleza e bem-estar”, enfatiza Lacordaire.

A Torre de Controle da Ativa Logística gerencia as operações de mais de 1 mil clientes em suas 18 unidades espalhadas pelo País, que movimentaram 580 mil toneladas em 2021. O total de entregas realizadas alcançou a marca de 2,5 milhões.

Sustentabilidade

Os veículos da Ativa Logística em Bauru operam com placas solares para reduzir o consumo de diesel e aumentar o tempo de vida útil das baterias, são utilizados para processos de coletas de mercadorias, distribuição e transferências entre unidades.

O novo espaço também conta com disponibilização de água de reúso para lavagem de veículos, pátios, jardins, além de iluminação LED e o uso da cinta logística em suas operações de armazenagem, ação que reduziu drasticamente o uso de plástico, filme stretch, em operações de armazenagem.

A unidade da Ativa Logística em Bauru está localizada à Rua Santos Moreno 15-330, Jd. Ivone — Bauru — SP. CEP: 17023-390 Telefone: (14) 3010-6200.

A Ativa Logística

Com 26 anos de história, Ativa Logística é um dos maiores operadores logísticos para os segmentos de saúde, beleza e bem-estar e atende integralmente a todas as normas e resoluções da ANVISA para a armazenagem e o transporte de medicamentos, conforme exigência da nova RDC 430/2020 e RDC 653/2022.

Para impulsionar ainda mais os negócios oferecendo agilidade no prazo de entrega aos parceiros do mercado de saúde e beleza, a empresa realizou a aquisição da Trans Model Air Express.

Com uma frota de mais de 1200 veículos e 18 unidades próprias localizadas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina realiza operações em todo território nacional, também através do modal aéreo. A empresa foi premiada por 13 anos consecutivos (2009-2021) na premiação do prêmio Sindusfarma de Qualidade nas categorias de Transporte de Medicamentos e Armazenagem e Distribuição de Medicamentos. Pelo sexto ano consecutivo, venceu o Hyper Ouro no Programa Fox, da Hypera Pharma, e foi considerada um dos melhores fornecedores de serviços para as indústrias de higiene, perfumaria e cosméticos ao ganhar o selo e o troféu referente ao Programa de Qualificação de Fornecedores da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), foi premiada pela Racco Cosméticos no Top Fornecedor 2019 e conquistou o prêmio High Performance da Volk do Brasil 2020.

Fotos: Divulgação

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias