domingo, 28/04/2024

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BBM Logística amplia desempenho operacional no 1º trimestre e mantém M&As no radar

BBM Logística é associada Abralog

Em um trimestre historicamente mais fraco para o setor de transportes, a BBM Logística considerou positivo seu desempenho operacional no primeiro trimestre deste ano. Entre janeiro e março, a empresa obteve R$ 396,6 milhões em receita líquida, com crescimento de 12% em relação a igual período de 2022.

Por outro lado, a alta carga de juros penalizou a BBM, a exemplo do que ocorre com outras companhias de capital intensivo. Com um custo de dívida a 8,25% de juro real nos últimos 12 meses, a empresa aumentou seu prejuízo líquido em 52,9% no período, para R$ 28,4 milhões.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, em inglês) cresceu 60,2% em relação ao primeiro trimestre de 2022, para R$ 26,5 milhões, com margem de 6,7% (alta de 2 pontos percentuais). O retorno sobre o capital investido (ROIC, em inglês) subiu 8,8 pontos, para 13,6%.

Antonio Wrobleski, CEO da BBM Logística: novo CEO é conselheiro da companhia desde 2015

“O desempenho operacional mostrou que tem sido bem-sucedida a nossa busca por mais eficiência, iniciada há quase um ano. Mas os juros seguem sendo um detrator da última linha do balanço para nós e nossos concorrentes”, lembra o CEO Antonio Wrobleski.

Apesar do prejuízo líquido no trimestre, Wrobleski afirma que o segundo trimestre em curso traz boas perspectivas, especialmente com maior previsão de como será a macroeconomia no novo governo. “Ocorre uma volatilidade natural a qualquer troca de presidente”, reforça.

Também será o primeiro trimestre completo de Wrobleski no comando da BBM. Com 35 anos no mercado logístico e passagem pela DHL Brasil, o executivo era conselheiro da BBM desde 2015.

No começo de março, assumiu o cargo de CEO no lugar de André Prado, que guiou a companhia em quatro M&As entre 2018 e 2020, na esteira da entrada do fundo Status na empresa. A BBM chegou a encaminhar uma oferta pública inicial de ações (IPO, em inglês), que acabou não se concretizando por condições de mercado.

Wrobleski reforça que a estratégia de crescimento, misturando alavancagem operacional com novas aquisições vai permanecer na companhia.

“Ainda temos nossa diretoria de M&As ativa e buscando oportunidades. Estamos sendo mais seletivos, mas temos conversado e podemos ter novidades”, afirma. Atualmente, a BBM tem mais de 5,6 mil funcionários, 4 mil veículos em operação e 20 milhões de entregas por ano.

Estrutura de capital

André Gaia, CFO da BBM: companhia busca formas de melhorar perfil de dívida

Para o CFO da BBM, André Gaia, a empresa segue trabalhando para melhorar seu perfil de dívida, tanto em prazo quanto nos juros a serem pagos. “Sempre estamos buscando oportunidades, especialmente por meio de novas captações. Não estamos fazendo renegociação, mas sim procurando formas de deixar o perfil da dívida melhor”, diz.

O ponto positivo, destaca Gaia, é a baixa alavancagem frente os concorrentes. No primeiro trimestre, a BBM encerrou com R$ 504,4 milhões de dívida líquida, o equivalente a 2,78 vezes o Ebitda.

“Estamos vendo um arrefecimento de postura dos bancos em relação aos eventos de crédito que vimos no começo do ano. Hoje eles estão mais abertos a conversar e podemos ter alguma oportunidade”, prossegue Wrobleski.

A título de comparação, a JSL (JSLG3), outro importante operador logístico e listado na Bolsa, viu seu lucro líquido recuar 18,9% no 1T23, com alavancagem de 3,25 vezes a dívida líquida pelo Ebitda.

Fonte: InfoMoney

Fotos: Divulgação

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