sábado, 27/04/2024

ASSOCIE-SE

Brookfield Properties filia-se à Abralog e apresenta seus planos no Real Estate

Hilton Rejman é Vice-Presidente Executivo da Brookfield Properties, empresa de Real Estate recém-associada à Abralog  – e responsável por desenvolver e gerir os investimentos imobiliários da Brookfield Asset Management no Brasil, que somam R$ 24 bilhões em ativos distribuídos nos segmentos de edifícios corporativos de alto padrão, parques logísticos, shopping centers e residenciais para locação (multifamily).

A Brookfield Asset Management, por sua vez, é uma gestora global de ativos alternativos com US$ 825 bilhões sob gestão em mais de 30 países. A empresa tem mais de 120 anos de experiência como proprietária, acionista e operadora de ativos e negócios de alta qualidade, que formam a espinha dorsal da economia. Investe globalmente em Real Estate, Infraestrutura, Energia Renovável & Transição, Private Equity, Crédito e Soluções em Seguros. Em entrevista concedida ao portal Abralog, Hilton Rejman fala dos planos da empresa, desafios e perspectivas para o futuro da empresa no País:

O que ela é hoje, como está estruturada e em que regiões?

No mundo, a Brookfield Properties administra mais de 800 propriedades, com cerca de 31 milhões de m² em operação e 8 milhões de m² em desenvolvimento. Sob a gestão da Brookfield Properties no Brasil estão aproximadamente 1,8 milhão de m² de área locável em operação e em desenvolvimento. No total, o portfolio é composto pelos seguintes empreendimentos: 27 edifícios corporativos de alto padrão nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília (sendo 4 em desenvolvimento); 7 parques logísticos na região metropolitana de São Paulo e Minas Gerais (sendo 4 em desenvolvimento); 3 shopping centers nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

No fim de 2021, a empresa realizou o primeiro investimento no setor de multifamily, que consiste em complexos de edifícios residenciais de propriedade única para locação a pessoas físicas. Foi adquirido da Luggo, um pipeline com cerca de cinco mil unidades residenciais. As primeiras unidades entregues e já em operação estão localizadas em São Paulo (SP), Contagem (MG) e Lauro de Freitas (BA), sendo as demais entregues ao longo dos próximos anos.

Como é fazer a logística num mercado como o Brasil?

Dentro do segmento de Logística, atuamos na área imobiliária, desenvolvendo parques logísticos eficientes e flexíveis para armazenamento e manipulação das mais variadas cargas, atendendo a qualquer tipo de operação – fullfilment, modular, last-mile, front-load, cross-docking, carga seca, resfriada e refrigerada. Nossa estratégia é estar próximos aos grandes centros urbanos. Além das regiões conhecidas no eixo Rio-São Paulo, há um crescimento do mercado em outras cidades, como Extrema (MG), por exemplo, que também também vem sendo observado pela Brookfield Properties.

Muito diferente de outros países onde a Brookfield atua?

Em geral, a dinâmica do mercado é similar na grande maioria das regiões, por conta da globalização, troca de informações e padrão que tentamos aplicar no nosso negócio. O conceito do nosso business é o mesmo: desenvolver ativos, alugar, gerar valor e futuramente devolver o retorno ao nosso investidor. Entretanto, é inevitável que existam diferenças entre os países, principalmente quando comparamos o mercado brasileiro com mercados mais desenvolvidos. O mercado dos EUA, por exemplo, é 7 vezes maior do que o brasileiro, e isso reflete em diversos aspectos: liquidez dos ativos, maturidade do mercado, maior disponibilidade de informações, entre outros.

Por que a empresa se associou à Abralog?

A empresa acredita na proposta de trabalho da Abralog de promover a integração entre os diferentes players do setor logístico. Para a Brookfield Properties, a oportunidade é muito positiva no que diz respeito à troca e transferência de conhecimento, integração com outras empresas, acompanhamento das tendências e novidades, além de promover positivamente pautas importantes na agenda da logística brasileira.

ESG para a Brookfield significa o quê?

A Brookfield Properties entende que geração de valor e desenvolvimento sustentável são objetivos complementares e está comprometida em conduzir todas as nossas operações dentro de rigorosos princípios ambientais, sociais e de governança.

Nossos princípios ESG podem ser resumidos em quatro pontos fundamentais: Mitigar o impacto das operações no meio ambiente; assegurar o bem-estar e a segurança dos funcionários; servir as comunidades nas quais impactamos; operar com os mais altos padrões éticos, legais e regulatórios.

Como gestora de ativos, trabalhamos para que as empresas do nosso portfólio implementem práticas sólidas de ESG, consistentes com nossos princípios.

O que a empresa espera ser até o final da década?

Seguiremos como a empresa que opera os ativos imobiliários da Brookfield Asset Management e nosso portfólio seguirá a estratégia da Brookfield Properties de priorizar empreendimentos de alta qualidade e que adotam as mais avançadas práticas de sustentabilidade.

Foto: Divulgação

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias