segunda-feira, 29/04/2024

ASSOCIE-SE

Marsh, nossa nova apoiadora: “Na Abralog, identificamos sinergia entre negócios”

A Marsh, nossa nova sócia-apoiadora, é líder global em corretagem de seguros e consultoria de riscos, e há 150 anos aconselha clientes individuais e comerciais com soluções de risco orientadas por dados e serviços de consultoria. A Marsh é um negócio da Marsh McLennan (NYSE: MMC), líder global de serviços profissionais nas áreas de risco, estratégia e pessoas. A Marsh McLennan ajuda os clientes a navegarem em um ambiente cada vez mais dinâmico e complexo através de quatro empresas líderes de mercado: Marsh, Guy Carpenter, Mercer e Oliver Wyman. A Marsh está presente no Brasil desde 1955. Nesta entrevista, Rodrigo Passos, Gerente de Desenvolvimento de Negócios para Marine, Ports & Terminal, atuando há 18 anos na logística, explica o que é a empresa no País, o ambiente de negócios em que a corporação atua, e o que ela pretende no futuro próximo:

Como é fazer logística no Brasil, a partir do ponto de vista da Marsh?

O Brasil é um País de grandes proporções e um dos maiores exportadores de commodities do mundo, o que torna a logística essencial e estratégica. No entanto, fazer logística no Brasil não é uma tarefa fácil, tendo como pontos críticos a falta de infraestrutura e excesso de burocracia. Estes fatores freiam a capacidade de investimentos, aumentam os custos e tiram nossa competitividade, fazendo com que os gargalos se tornem ainda mais complexos.

Por outro lado, estes pontos nos trazem grandes oportunidades, juntamente com a capacitação de profissionais, incrementos tecnológicos, integração entre os modais e melhoria na gestão de riscos, são capazes de fazer o Brasil alcançar alto nível de eficiência da cadeia logística. É igualmente importante ressaltar que tivemos alguns avanços, tanto em infraestrutura quanto em tecnologia, e a excepcional capacidade empreendedora dos brasileiros nos fazem ter certeza do grande potencial do setor.

Como as empresas da área de logística avaliam a gestão de risco? Em que nível está essa preocupação?

Todos os negócios estão expostos a algum tipo de risco. Por isso, a gestão de riscos vem ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas, e o setor de logística não é exceção à regra, já que negligenciar este tema tem alto potencial de prejuízo.

Por esta razão, as empresas de logística têm um olhar crítico voltado para o tema, principalmente no quesito segurança das cargas. Outros aspectos como a automação dos processos, têm também se tornado um grande aliado, já que mitiga erros, aumenta a produtividade e o compliance. O nível de maturidade do setor é crescente, tanto para os riscos envolvendo o transporte das cargas, quanto para adequações de normas e regras, como por exemplo a LGPD. Temos ainda grandes oportunidades na abordagem do gerenciamento de riscos para reduzir a vulnerabilidade, e a interrupção dentro dos canais de suprimentos. Ao aplicar a avaliação contínua de riscos, os negócios visam a estabilidade em toda a cadeia, da produção até a distribuição ao consumidor final.

Como é o mercado brasileiro em que a Marsh atua?

A Marsh atua no mercado de seguros, um mercado amplo e dividido em segmentos, cada um com sua particularidade. Sobre o setor de carga e logística, entendemos que ele está passando por uma enorme transformação. Por conta da pandemia, a integração do setor de logística com o transporte acelerou. A digitalização e as expectativas dos clientes estão levando os interessados no setor e os novos participantes a buscar maior velocidade e controle da entrega de produtos de ponta a ponta.

Por que a empresa se filiou à Abralog?

A Marsh tem como cultura a troca de capital intelectual com os diversos setores do mercado, e com o setor logístico não poderia ser diferente. Diante de um segmento tão importante para a economia brasileira, a Marsh sentia a necessidade de buscar um centro de influência que pudesse agregar na troca de conhecimento, e que assim como a Marsh, priorizasse a qualidade dos conteúdos e o relacionamento honesto entre as partes envolvidas. Desta forma, analisamos o perfil da Abralog junto aos nossos especialistas e identificamos uma sinergia entre os negócios. O nosso objetivo é contribuir com nossos estudos, relatórios e consultoria para fortalecer o diálogo com os associados da entidade, e contar com a Abralog como uma parceira estratégica nesta troca de conhecimento.

Quais são os produtos oferecidos em relação à logística?

Entregamos estratégias de gerenciamento de risco para desenvolver programas de seguro que cobrem toda a cadeia de suprimentos. Oferecemos uma maior compreensão dos riscos, visibilidade e proteção de remessas de carga. Inovamos continuamente os programas de seguros com soluções digitais, dados e análises, instalações e serviços de gerenciamento de risco. E por meio de nossos serviços integrados de gerenciamento de sinistros, ajudamos nossos clientes a reduzir custos e melhorar as recuperações de sinistros.

Qual é a estrutura da empresa no País? Sedes, localização, número de funcionários?

Presente no Brasil desde 1955, a Marsh Brasil tem sua sede em São Paulo e escritórios em algumas das principais cidades brasileiras. Contamos com especialistas focados num amplo leque de indústrias, e oferecemos produtos e soluções para os mais variados riscos, escalas e geografias. Globalmente, atuamos com aproximadamente 40.000 colegas operando em mais de 130 países.

Como a empresa encara a tecnologia?

A tecnologia nos ajuda a ficar à frente dos riscos, revolucionando a forma como os gerenciamos. Aproveitamos a inovação tecnológica e as informações confiáveis e relevantes que conseguimos através dela para fornecer análises mais detalhadas e insights práticos para nossos clientes, economizando tempo e recursos valiosos.

Quais são as metas da empresa no Brasil?

Com novos riscos e oportunidades surgindo, nossa meta é trabalhar em conjunto com nossos clientes para definir, desenhar e distribuir soluções inovadoras e específicas para cada uma das indústrias, auxiliando-as a gerenciar os seus riscos de maneira efetiva.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias