domingo, 28/04/2024

ASSOCIE-SE

Comitê da Cadeia do Frio debate IoT para rastreamento e monitoramento de temperatura

Diego von Brixen Montzel Trindade, diretor de Marketing e executivo responsável da Unidade de Negócios ThermoSense para a cadeia do frio da AYGA, marcará presença na próxima reunião do Comitê da Cadeia do Frio da Abralog, agendada para o dia 22 de fevereiro de 2024, às 9 horas. Durante o evento, Trindade apresentará a palestra “Tecnologias IoT na Cadeia do Frio: Rastreamento e Monitoramento de Temperatura”, abordando desafios enfrentados pelos profissionais da cadeia do frio e logística farmacêutica, e como as soluções IoT da AYGA podem resolvê-los.

Entre esses desafios, destacam-se a necessidade de garantir a integridade dos produtos, cumprir rigorosos regulamentos e aprimorar a eficiência operacional. Segundo a Pharmaceutical Commerce, a indústria de fármacos enfrenta perdas anuais de 35 bilhões de dólares devido a problemas de temperatura.

 “Por meio do monitoramento contínuo de temperatura e umidade, as soluções IoT oferecem uma maneira eficiente de garantir a qualidade dos produtos ao longo de toda a cadeia de suprimentos. Além disso, essas tecnologias facilitam a conformidade regulatória, fornecendo relatórios detalhados e trilhas de auditoria robustas”, afirma Trindade.

Exemplos práticos de sucesso na implementação de tecnologias IoT na cadeia do frio são as operações do Grupo Prime e da BLS (Biothermal Logistics Solutions). O Grupo Prime, um provedor especializado em logística de cadeia do frio, utiliza tecnologias avançadas para manter temperaturas consistentes durante o transporte de uma variedade de itens, incluindo produtos médicos como vacinas e biológicos. Já a BLS, se destaca no monitoramento de temperatura de embalagens térmicas de maneira individualizada, garantindo a integridade dos produtos farmacêuticos durante o transporte. Ambos cases demonstram como a integração da tecnologia IoT pode transformar a logística, garantindo a qualidade e segurança dos produtos sensíveis à temperatura.

Durante a palestra, serão destacadas soluções específicas de fácil implantação, como o dispositivo de rastreamento e monitoramento de temperatura da série WACS e a plataforma IoT dots. Essas soluções oferecem configuração de pontos de interesse e alarmes personalizáveis, proporcionando uma gestão eficiente e segura da cadeia do frio.

“A agilidade na implementação das soluções IoT é fundamental para impactar positivamente as operações na cadeia do frio e em setores relacionados. Com uma rápida implementação e flexibilidade operacional, essas soluções promovem melhorias significativas na eficiência, redução de custos operacionais e aprimoramento da qualidade do serviço prestado”, conclui Trindade.

Foto: Divulgação

Abralog faz bem para sua logística.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias