sábado, 27/04/2024

ASSOCIE-SE

Conhecer e dominar a malha de transporte é fundamental para a indústria e varejo

As fusões e aquisições no setor de transporte e logística aumentaram rapidamente nos últimos dois anos.  O volume de negócios foi 11% maior em 2021 na comparação com o ano anterior, de acordo com dados da consultoria PWC.

Segundo Marcos Barbosa,  especialista com mais de 30 anos de experiência na logística brasileira e cofundador da Simulefrete o mercado de transporte está em plena consolidação entre os grandes operadores logísticos e os marketplaces. Pelo fato dessas empresas oferecem a distribuição em toda a cadeia logística até o consumidor final, muitas aquisições e fusões já ocorreram e ainda vão ocorrer para o controle e fortalecimento de suas malhas de Simuluação.

Ele ainda faz um alerta para empresas de pequenos e médios portes que distribuem suas cargas no modelo B2B e precisam contratar o transporte diariamente, que automaticamente estão concorrendo com os grandes marketplaces e operadores logísticos. “O caminho mais seguro e correto é que embarcadores e distribuidores tenham cada vez mais entendimento do seu transporte/demanda para dominar o negócio. Ou seja, isso significa que é importante conhecer as transportadoras regionais, identificar potenciais parceiros para colaboração de cargas, implementar tecnologias que apoiem a gestão, enfim avançar sobre toda a estrutura que está disponível para não ficar “refém” do mercado.

É preciso entender como está a dinâmica de distribuição do mercado. “Tenho conversado com grandes embarcadores e as maiores dificuldades são: disponibilidade de recursos e custo em elevação. Muitas transportadoras estão se tornando conglomerados ou atendendo os grandes marketplaces e operadores logísticos, ou seja, as transportadoras que restam estão ficando cada vez mais restritas a altos volumes e com menor disponibilidade para o mercado de carga geral.

Domine a sua malha logística

Por isso, ter uma plataforma que possa apresentar opções de transportes e modais, contratação do transporte em etapas diferentes, colaboração de fretes com governança e gestão de fretes é fundamental. 

A plataforma Simulefrete atua em todos os fluxos da cadeia logística. Além de proporcionar agilidade no controle de retornos de mercadorias para o embarcador, nos últimos meses, a Simulefrete disponibilizou de forma inédita, a função last mile e também inovou quando apresentou tecnologia inédita para colocar em prática no mercado, o compartilhamento de cargas entre embarcadores com similaridades de cargas, que proporciona um melhor custo total para os embarcadores e possibilita que empresas com pequeno fluxo de vendas em determinadas regiões consigam acessá-las de forma eficiente e com custos controlados.

Além da função acima, com fácil integração, a Plataforma Simulefrete possibilita o acesso ao panorama geral de todas as entregas, desempenho, faturamento e conciliação financeira em tempo real. Na prática, oferece desde a escolha do transportador, tipo de modal para cada operação ou mercadoria e acompanhamento do pedido em tempo real, até a entrega, status de toda a operação, se as entregas estão dentro do prazo, avaliação de desempenho do transportador, sem a necessidade de esperar finalizar o mês.

Em 2021, a plataforma digital Simulefrete obteve 50% de crescimento nas implantações na comparação com 2020. Hoje, é responsável pela operação de 16 grandes companhias em diversos segmentos: varejo, distribuição, cosméticos, autopeças, farmacêutico, químico e petroquímico.

Criada em 2017, a Simulefrete foi desenvolvida para que embarcadores possam otimizar suas operações de transporte de forma segura, ágil e eficiente, alinhados à digitalização com eficiência em seus processos, redução de custos e melhoria da qualidade do serviço.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias