Entrevista | Samuel Baccin, Diretor da associada Blue Yonder

A Blue Yonder, uma das maiores fornecedoras mundiais de softwares para a cadeia de suprimento, acaba de se filiar à Abralog. Presente em 40 países, nos quais emprega cerca de 5.300 funcionários, ela é líder nos últimos 12 anos dos quatro quadrantes do Gartner para soluções de supply chain. Mais: a empresa tem algo como 3.300 clientes no mundo nas verticais Varejo, Manufatura e Logística/Distribuição.

“Ajudamos algumas das maiores companhias do mundo a modernizar sua cadeia de suprimento com Inteligência Artificial (AI) e Aprendizado de Máquina (ML). Nossos clientes podem orquestrar e otimizar o estoque e a mão de obra de ponta a ponta em tempo real”, diz Samuel Baccin, Partner Success Director da corporação, que concedeu a seguinte entrevista ao Portal Abralog:

Como está sendo enfrentar a pandemia?
A Blue Yonder, expandiu suas ofertas para ajudar os clientes em todo o mundo a minimizar os impactos do COVID-19 em suas cadeias de suprimentos globais, garantindo ao mesmo tempo suprimentos críticos para as pessoas que mais precisam deles. Um dos grandes diferenciais é a parceria com a Microsoft , pois nossas aplicações quase em sua totalidade já estão no modo nativo SaaS (Software as a Service), diferentemente de algumas ofertas de mercado que vendem licensas OnPremises no modelo de serviços, nos quais os clientes acabam tendo diversas limitações de capacidade, microserviço, elasticidade e principalmente resiliência.

A empresa teve tempo de se preparar?
A Blue Yonder, por atuar no mercado global e por ter os principais clientes do mundo em diferentes verticais de negócios, há mais de dois anos estava preparada, com seus sistemas em cloud, para sustentar operações críticas e de alto desempenho. Nesta crise, conseguimos rapidamente responder às necessidades imediatas dos clientes. Tivemos um aumento considerável de solicitações e interações justamente pela solicitação das áreas financeiras das empresas.

Como é a estrutura logística do Brasil – é difícil fazer logística aqui?
Como o mercado brasileiro é de extensão geográfica e de uma complexidade pela distância, impostos, localização, muitas empresas entendem que uma aplicação que rodar no Brasil, rodará também em qualquer lugar do mundo. É por isso que a Blue Yonder tem focado e investido muito no Brasil, pois quer atender os clientes que buscam ferramentas lideres no mercado mundial, agora com serviços locais atendidos no modelo BY+Partner.

Em relação ao fluxo de caixa?
Exatamente. Estudo da Deloitte mostra que para os CFO’s, a chave para gerenciar o risco e a interrupção da cadeia de suprimentos é melhorar a visibilidade do fluxo de caixa em toda a empresa, principalmente onde muitos territórios estão envolvidos, seja no mercado global seja nos diversos estados brasileiros. As interrupções na cadeia de suprimentos tem implicações significativas no fluxo de caixa tornando imperativo que as empresas encontrem maneiras de mitigar possíveis danos que possam resultar da pandemia. É exatamente aí que a Blue Yonder atua e está atuando visando apoiar os clientes.

Em que condições está trabalhando?
A Blue Yonder entrega tudo o que é necessário para suportar normalmente as demandas de nossos clientes, parceiros e associados. Temos toda a infraestrutura necessária para atuarmos em momentos de crise e incertezas como os de agora. Além de mantermos a saúde de nossos associados, apoiamos as operações logísticas de nossos clientes, hoje, mais do que nunca, o foco total de qualquer empresa.

O que a  Blue Yoder espera ser daqui a 5 anos?
Temos o objetivo de potencializar o mundo, as empresas e as pessoas, criando um ecossistema local ainda mais poderoso com o nosso ecossistema de parceiros, para que a população possa receber produtos e serviços como devem ser. Somos uma cultura e não simplesmente uma empresa. Nossos valores fundamentais nos tornam mais do que uma empresa. Eles são a base da nossa cultura.

Por que a Blue Yonder se filiou à Abralog?
A Blue Yonder tem se estruturado no Brasil para atender a grande demanda reprimida por soluções globais do setor que necessitam atender cada vez mais a exigência dos clientes. O modelo foi estruturado para criação de um ecossistema de parceiros especialistas e estratégicos com forte presença e potencial em cada região, seja ela no Brasil, Mexico, Chile ou Colombia. Um dos fatores importantes desse modelo é a aproximação com associações, entidades, fóruns e grupos de usuários, e a Abralog tem atuado fortemente para ativar o debate, divulgação e disseminar o conhecimento amplo das melhores práticas e soluções existentes no mercado mundial de logística, além de fazer um papel fundamental integrando o governo e grandes empresas da indústria, varejo e distribuição, que é o foco da Blue Yonder.



Deixe uma resposta