sexta-feira, 26/04/2024

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Henkel implanta torre de controle em CD e amplia frota de elétricos com a BBM

A Henkel implantou um novo sistema de gerenciamento logístico e distribuição da unidade de negócios de adesivos para os segmentos industriais e de consumo. As operações de Supply Chain da empresa passaram a ser coordenadas por uma Torre de Controle Logístico (Control Tower) instalada no centro de distribuição da marca em Jundiaí (SP).

Além disso, a Henkel ganhou o reforço de quatro carros elétricos para entrega de produtos, fruto de parceria com a BBM Logística. Os veículos ecológicos fazem 5 mil entregas em média por ano, com autonomia para percorrer 250 km sem necessitar de recarregamento.

A unidade em Jundiaí é responsável pela digitalização de todos os processos logísticos, resultando em entregas otimizadas e mais sustentáveis, menor custo e qualificação do atendimento a clientes e fornecedores. O novo sistema implantado na Henkel é inédito na indústria química do país e se equipara aos procedimentos das grandes empresas globais varejistas em e-commerce, fazendo a rastreabilidade completa das operações da cadeia logística.

A Torre de Controle Logístico monitora as movimentações de entregas de produtos da Henkel, fornecendo dados sobre armazenamento, estocagem, prazos, análise de regiões com maior intensidade de movimentação, entre outros dados essenciais para o setor. Essas informações qualificam os planos de ação em toda a cadeia de entregas e contribuem para tomadas de decisões assertivas. Com um aplicativo, os fornecedores podem acompanhar o status das entregas.

Segundo o gerente de Logísticas e Mercadorias Perigosas da Henkel na América Latina, Daniel Rocha, o novo gerenciamento logístico trouxe benefícios em todas as escalas logísticas e também ao cliente. “Toda a gama de informações gerada na área de Supply Chain é atualizada instantaneamente de forma digital, permitindo um controle absoluto das atividades. Com essa riqueza de dados, a central, por exemplo, traça novas rotas pelo país com base no acompanhamento real dos veículos. Conseguimos entregas mais ágeis e qualificadas, tomadas de decisões precisas, e com redução de custos. Todas essas vantagens obtidas com enorme ganho sustentável.”

O sistema aproxima a empresa das atividades dos transportadores nas ruas. A central faz as baixas de documentos relacionados a fretes, detectando eventuais divergências nos dados, e permite que motoristas acionem a central para comunicar eventuais ocorrências no serviço, como problemas mecânicos, no tráfego ou relacionadas à integridade, com resoluções rápidas com o transportador e cliente.

Foto: Divulgação

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