terça-feira, 16/07/2024

ASSOCIE-SE

Imediato Nexway faz 46 anos, com grande jornada de inovação pela frente

O operador logístico Imediato Nexway, (IN), um dos maiores do País, completou nesta sexta-feira (29/9) 46 anos de atividade. A data coincide com uma série de novidades, como a nova sede de 1.300 m², em Ribeirão Preto (SP), ao custo de R$ 5 milhões, e investimentos de R$ 200 milhões na expansão da frota, e R $ 8 milhões em tecnologia, aportes decorrentes de parceria estratégica firmada em julho de 2022, com a Nexway, hub de tecnologia da Ambev, um cliente de mais de 20 anos.

Os dois caminhões do início da então Transportes Imediato hoje ultrapassam 3 mil veículos, e os pouquíssimos funcionários são mais de 6 mil colaboradores. “Este é um momento singelo, emocionante e muito verdadeiro. Representa a história que nos trouxe até aqui – e o novo ciclo no qual se inicia uma longa jornada de inovação. O desafio é desenvolver uma plataforma logística que transforme serviços em oportunidades para o mercado, criando sinergias e aumentando a eficiência operacional, diz Roberto Zampini Junior, CEO da empresa.

“Esse é um sonho, e o caminho para se chegar a ele consiste em juntar excelência operacional com tecnologia, para criar conexões entre os clientes atuais e aqueles que ainda virão. Vamos oferecer otimização de recursos com inteligência logística e erguer um modelo disruptivo, que hoje ninguém faz”, continua.

Aproveitar todas as oportunidades

A trajetória da Imediato em seus 46 anos tem uma espécie de marca registrada, já que cresceu aproveitando todas as oportunidades que se ofereceram a ela. A primeira, resultou na sua fundação, que foi o lançamento do Proálcool, em 1977. Na época, o fundador da Imediato, Roberto Zampini, pai do CEO, renunciou ao cargo de gerente-nacional de uma grande transportadora, para montar seu próprio negócio – transportar os equipamentos das usinas que se formavam.

Com o final da montagem das usinas, o trabalho que surgia era levar o açúcar até o porto de exportação – ou então carregá-lo para as indústrias alimentícias. A escolha foi pela segunda possibilidade, e a empresa estava certa, pois o bom relacionamento desenvolvido neste serviço levou à oportunidade de passar a trabalhar com produtos acabados.

O transporte dedicado

Alguns anos depois, em 2003, um enorme salto aconteceu quando um novo modelo de serviço, o contrato dedicado, no qual a transportadora fornecia frota e equipe, passou a ser utilizado na distribuição da Ambev.

Treze anos se passaram e em 2016 a nova oportunidade foi levar os contratos dedicados ao agronegócio. Em 2020, mais uma chance, quando o operador logístico passou a trabalhar com o e-commerce.

Então, a Imediato Nexway já operava nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste. O CEO acredita que ela deve estar entre as dez maiores do País, apesar de não existirem estatísticas consolidadas sobre isso.

Em julho de 2022, surgiu uma enorme oportunidade, e Imediato e Nexway fecharam acordo para unir histórias, culturas e expertises. A estratégia de negócio foi alinhada em quatro pilares: Gente, Tecnologia, Nível de Serviço e Financeiro. Agora, começa a fase de buscar o protagonismo, por meio da disrupção logística.

Foto: Divulgação

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias