terça-feira, 23/04/2024

ASSOCIE-SE

Gi Group mostra no Comitê RH desafios na gestão de pessoas na logística

A associada Gi Group Holding foi a convidada da reunião mensal do Comitê de RH da Abralog, na quarta-feira, 18 de outubro de 2023. Paola dos Santos Lacerda, gerente da Divisão de Negócios, compartilhou estratégias para a projeção de políticas de cargos e salários que atraem, motivam e retêm os melhores talentos na área de logística.

Um dos desafios, conforme destacado por Paola, é a amplitude de cargos e responsabilidades presentes no setor logístico. “Desde motoristas de caminhão e operadores de empilhadeiras até gerentes de cadeia de suprimentos e especialistas em tecnologia, a diversidade de funções torna a definição de salários equitativos uma tarefa complexa” ressalta.

A pressão por eficiência se destaca como outra questão premente. “A logística exige máxima eficiência. Isso acarreta a necessidade de controlar os custos, incluindo os relacionados à mão de obra. As empresas se veem constantemente na busca pelo equilíbrio entre a remuneração adequada dos funcionários e a manutenção da competitividade”, comenta.

A influência da tecnologia e automação está transformando a Logística. As empresas são desafiadas a avaliar como essas mudanças impactam os cargos e salários já existentes, adaptando-se a essa nova realidade.

Segundo pesquisa conduzida pela Gi Group Holding, mais de 80% dos profissionais de liderança consideram a remuneração como o fator primordial para qualquer movimentação profissional. Nesse contexto, Paola destaca a importância de práticas como revisão periódica de remunerações, competitividade salarial e políticas de bonificação.

Paola ressalta que “um salário competitivo e atrativo pode servir como um incentivo para a permanência em uma empresa”. Além disso, a pesquisa demonstra que mais de 80% dos profissionais acreditam que uma semana de trabalho de quatro dias úteis poderia aumentar significativamente a satisfação e equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

A ascensão do trabalho remoto é uma tendência que ganha força. Paola enfatiza que, quando gerenciado de forma eficaz, pode resultar em níveis de produtividade igual ou até superior ao ambiente tradicional, proporcionando maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Outro ponto crucial abordado por Paola foi o investimento no crescimento profissional dos colaboradores. Organizações que promovem essa prática colhem benefícios expressivos, como maior retenção de talentos, aumento de produtividade e estímulo à inovação. Além disso, contribui para a formação de líderes internos e para a promoção de uma cultura de aprendizado contínuo.

Os setores em evidência apresentam boas perspectivas. Na logística, projeta-se um crescimento de aproximadamente 56% até 2024, impulsionado pelo e-commerce e agronegócio. Temas como ESG, logística colaborativa e logística reversa prometem trazer novas oportunidades de cargos.
No campo da tecnologia, a demanda por profissionais de nível pleno está em constante ascensão, representando cerca de 34% das posições disponíveis. Além disso, observa-se um aumento da média salarial para cargos de Especialista em Automação (Robótica).

No agronegócio, o Valor da Produção Agropecuária deve atingir a marca de 1,15 trilhão de reais em 2022, impulsionando a busca por profissionais especializados e de gestão.

As tendências na gestão de RH refletem uma abordagem mais personalizada da remuneração, levando em consideração o desempenho individual e as necessidades dos colaboradores. A análise de dados e métricas tornou-se uma ferramenta importante na determinação de estruturas salariais competitivas e justas, contribuindo para eliminar disparidades salariais.

Além disso, o investimento em treinamento e desenvolvimento ganha destaque como meio de capacitar os funcionários para enfrentar as novas demandas da logística, promovendo, assim, suas perspectivas de carreira e remuneração. Por fim, as empresas buscam o equilíbrio entre a automação e a força de trabalho humana, avaliando como essa sinergia pode impactar os cargos e salários.

Fotos: Divulgação Abralog

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias