quarta-feira, 01/05/2024

ASSOCIE-SE

Imediato Nexway faz debate em nova sede para estimular participação do setor

O operador logístico Imediato Nexway, associado da Abralog, realizou na terça-feira, 12 de setembro de 2023, visita a sua recém-inaugurada sede em Ribeirão Preto, (SP), mas queria mais do que cerimônia de andar pelas dependências e um coquetel de encerramento. Em vez disso, Roberto Zampini Junior, CEO da empresa, organizou um debate com personagens da logística: convidou Vander Costa, presidente da Confederação Nacional de Transporte, Pedro Moreira, presidente da Abralog, o senador Mauro Carvalho, representante da da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura, a Frenlogi, e o deputado federal Edinho Bes, seu diretor institucional.

Além de oferecer algo diferente, o CEO quis lançar provocação a respeito de uma constatação que o intrigava há algum tempo: por que razão o setor de transporte e logística se vale tão pouco de entidades como CNT, Abralog e a própria Frenlogi, com mais de 350 parlamentares, diante dos graves problemas que enfrenta?

O debate proposto por Roberto Zampini Junior abriu assim oportunidade valiosa para abordar essa situação, oferecendo para isso discussão sobre três questões como ponto de partida: Reforma Tributária, Lei do Motorista e ESG, todas com importância para o segmento. Fundada por Roberto Zampini (foto) a Imediato Nexway completa 46 anos no dia 27 de setembro de 2023.

Essa não era a reforma que se queria, mas…

No debate, a parte mais discutida foi a Reforma Tributária. Para Vander Costa (foto), o presidente da CNT, que se empenha fortemente nos bastidores do Congresso, onde a PEC vai ser votada, “vemos que é possível trabalhar com muita dificuldade para ter uma alíquota reduzida, e trabalhar também para simplificar o procedimento e ter celeridade. A simplificação deve ser mais rápida, e em um prazo menor para que possa provocar um crescimento da economia, e com mais transporte, acabar fazendo o volume compensar o aumento do custo”, explicou. Ele disse ainda que todos os segmentos estão sendo ouvidos, mas a indústria é a que mais vai se beneficiar com a reforma tributária.

Com relação à carga de impostos, o presidente da Abralog, Pedro Moreira, explicou que a entidade fez simulação de quanto poderia ser esse aumento, tendo chegado em 8%. “Estamos com nosso Comitê Jurídico empenhado fortemente no assunto, mobilizando senadores que conhecemos e ainda participando ativamente do dia a dia da tramitação”.

O senador Mauro Carvalho (foto) afirmou que não queria essa reforma que passou na Câmara. Nem o deputado federal Edinho Bes. Este, disse que nos últimos 20 anos, acompanhou várias tentativas de Reforma Tributária. “Todas morreram na Câmara. Essa passou, e agora resta lutar no Senado”.

Roberto Zampini Junior perguntou ao senador, que é sócio de uma transportadora, como ele enxergava o fato de os transportadores ou operadores logísticos não demonstrarem vontade para criar um movimento forte e usufruir dessa estrutura que já existe, como a CNT, a Frenlogi, e a própria Abralog? Enfim, o que se deve fazer para mudar esse rótulo e começar de fato a mudar e desenvolver o setor de transporte logístico no Brasil?

Mauro Carvalho, respondeu: “Realmente, quando a gente vê o Vander Costa falando, o Pedro Moreira falando, o próprio Edinho Bes, vemos que o setor usa muito pouco as entidades. Ver as condições que o Vander colocou aqui, as oportunidades que existem, temos uma CNT pronta, com toda essa infraestrutura que pode ser colocada para todos os setores – a Abralog, da mesma forma. O mesmo com o Edinho da Frenlogi, são 350 parlamentares, mas muito pouco procurados”.

Um novo caminho para a Imediato Nexway

Durante o evento, Roberto Zampini Junior (foto) falou sobre o futuro da Imediato Nexway: “Nós acreditamos que mesmo tendo toda essa experiência e reputação, não será isso, necessariamente, que vai nos levar para o futuro. No ano passado, demos o primeiro passo. Nós firmamos uma parceria estratégica com a Nexway, que é a empresa de inovação logística da Ambev, um parceiro de mais de 20 anos. E essa parceria estratégica tem o objetivo de unir forças. De um lado, uma empresa com mais de quatro décadas, com experiência operacional e eficiência operacional. E do outro lado, uma empresa de inovação e tecnologia e gestão para realmente somar forças e ter um sonho grande”.

“A nossa ideia é realmente desenvolver uma plataforma logística, na qual vamos poder transformar os serviços logísticos em oportunidades, com sinergias e eficiência operacional. Então, conectar clientes é ter essa possibilidade de otimizar ativos e gerar sinergias. Ou, seja, chegar à logística colaborativa”.

Na plateia, estavam presentes as grande marcas que transformaram a Imediato Nexway numa das maiores operadoras logísticas do País: Ambev, Mercado Livre, Unilever-Kibon, Raízen, Usina São Domingos, Suzano, RD, Minalba, C&A, Messey, Amazon, Mondelez e Louis Dreyfus.

Fotos: Divulgação

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias