segunda-feira, 29/04/2024

ASSOCIE-SE

Programa Mulheres na Operação dá à Log-In 2º lugar no prêmio ANTAQ

Login Logística Intermodal é associada Abralog

A Login Logística Intermodal empresa de soluções logísticas, movimentação portuária e navegação de cabotagem e longo curso, acaba de receber o Prêmio ANTAQ 2022, que tem como objetivo reconhecer empresas atuantes nas atividades de prestação de serviços de transporte e exploração da infraestrutura portuária, que tenham adotado iniciativas socioambientais geradoras de melhorias institucionais.

Ao todo, a companhia inscreveu quatro projetos, sendo classificada em 2º lugar, na categoria Iniciativas Inovadoras em Governança Socioambiental com o Programa Mulheres na Operação, em uma disputa com 48 projetos e em 4º lugar com o Programa Primeira Geração – PRIG. A cerimônia de entrega das premiações aconteceu na última quinta-feira (10/11), no Clube Naval em Brasília.

A realização do Programa Mulheres Na Operação proporcionou um aumento de 190% na participação feminina na área de operação da Log-In, em comparação a 2019. No percentual geral, foi registrado o crescimento de 80% no total de mulheres no terminal, também comparado com o mesmo período.

A Diretoria da Log-In, representada pelo seu CEO Marcio Arany, está comprometida em mudar o cenário social no setor de logística. De acordo com Andrea Simões, diretora de Gente, Cultura e Transformação Digital da Log-In, o reconhecimento deve-se ao compromisso diário da equipe em proporcionar as melhores iniciativas que promovem a diversidade, inclusão e ações socioambientais na empresa. “Receber este prêmio é motivo de muito orgulho para nós. Estamos sempre em busca de boas alternativas para a criação de melhores práticas, sobretudo no que diz respeito à inclusão de mulheres no mercado de logística”, comenta Andrea.

Esta foi a primeira vez que a Log-In participou do Prêmio ANTAQ, com a apresentação de projetos que vem implementando internamente. A participação faz parte de uma ação institucional da empresa, que busca divulgar para o setor iniciativas referentes a uma agenda ESG (Environmnetal, Social e Governance), voltada para aumento da Diversidade e Equidade de Gênero.

Programa Mulheres na Operação

O projeto, criado no início de 2021 pela área de Consultoria Interna da Log-In, tem como objetivo principal fomentar a presença feminina em cargos que culturalmente são destinados aos homens no setor de logística, portos e terminais, como no Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), além de apostar na diversidade atrelada a um futuro mais sustentável. A iniciativa vai de encontro com o aumento nas contrações de mulheres neste segmento, que de acordo com pesquisa da plataforma de recrutamento Gupy, registrou um crescimento de 229% em 2020 no volume de contração do sexo feminino na área de logística.

A Diretora da Log-In vislumbra na iniciativa uma oportunidade para que as mulheres possam se enxergar em qualquer posição ou cargos que elas desejarem. “Por meio do Programa Mulheres na Operação esperamos incentivar outras mulheres a buscarem uma carreira na área portuária e logística. O avanço de movimentos sociais que priorizam mais inclusão feminina no mercado de trabalho tem contribuído para a ampliação da participação feminina em atividades nos portos. No entanto, ainda é notória a dominância da presença masculina”, conta.

A executiva comenta ainda que o programa desenvolvido pela Log-In é um dos primeiros passos da companhia para garantir às colaboradoras um ambiente profissional de identidade, respeito e com as mesmas oportunidades para homens e mulheres, além de criar um espaço para o desenvolvimento das equipes. As contratadas foram destinadas às funções de motorista, controladora de pátio, carga e armazém. “Nosso compromisso é com a equidade de gênero e a criação de novos talentos. A partir das contratações em cargos iniciantes, esperamos desenvolvê-las profissionalmente para que no futuro possamos criar nosso pipeline de liderança na operação”, explica Andrea.

Resultados do Programa Mulheres na Operação

No final de 2021, a empresa realizou uma pesquisa interna com as mulheres que atuam na operação. Para 90% das participantes do estudo a Log-In oferece benefícios que garantem a retenção do sexo feminino. Além disso, 82% afirmaram que sentem que no momento de contração ou promoção são avaliadas pelas competências de modo igualitário e não pelo gênero. O levantamento ainda aponta que 82% estão muito satisfeitas enquanto que 18% apontam satisfeitas em relação às iniciativas de mulheres da Log-In.

Agora, a Log-In espera seguir fomentando iniciativas voltadas para inclusão e melhores práticas de ESG (Environmnetal, Social e Governance). “Continuaremos investindo em projetos que corroborem para o aumento da liderança feminina nos portos e nos navios, além de focar na contratação de pessoas com deficiência (PCDs). Acreditamos que um ambiente diverso é fundamental para uma equipe mais engajada e comprometida, para que assim, a Log-In e seus colaboradores possam crescer e se desenvolver juntos”, finaliza.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias