domingo, 28/04/2024

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Unico e grandes bancos lançam solução para proteger compras com cartão de crédito

A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital, se aliou a grandes instituições financeiras, como C6, Neon, XP e outros grandes bancos, para criar e oferecer ao mercado de vendas on-line uma solução inédita de autenticação, que valida a identidade com biometria facial e a titularidade do dono do cartão de crédito junto ao banco emissor no momento da compra de forma simples e rápida.

A iniciativa tem como foco resolver um problema crônico que afeta mais de 150 milhões de brasileiros por ano: vendas legítimas não aprovadas por risco pelos e-commerce e canais digitais de venda de serviços. Com isso, a cada ano, cerca de R$ 120 bilhões de reais deixam de ser convertidos em vendas, segundo estimativa da Associação Brasileira de Cartões, pois os sistemas não conseguem comprovar a titularidade do cartão e a identidade e rejeitam o comprador.

Batizada de Unico IDPay, a solução desenvolvida em conjunto com grandes instituições financeiras é a primeira no mundo que utiliza a confiança da identidade digital biométrica com a comprovação de titularidade na origem. Alguns e-commerces que já usam IDPay na versão beta tiveram um incremento de 11% no GMV (Gross Merchandise Volume ou Volume Bruto de Mercadorias, que se refere ao valor total das vendas digitais de uma empresa em um dado período) e uma redução nos custos com mesas de análise manuais e melhoria da experiência do cliente, reduzindo fricção. Esse percentual de crescimento com IDPay, em alguns varejo em produção, já ultrapassa o seu crescimento acumulado dos últimos três anos.

“O IDPay é a prova de que a cocriação é realmente o caminho para inovação e para gerar valor em toda a cadeia. Desde o terceiro trimestre de 2021, intensificamos as conversas com os maiores varejistas em vendas digitais para entender como poderíamos evoluir nossas soluções e identificamos uma importante dor do e-commerce que ninguém ainda tinha resolvido: como recuperar as vendas que, até então, eram perdidas dada à falta de segurança no processo de pagamento usando o cartão de crédito, inclusive quando o comprador usa o cartão de outra pessoa. Conseguimos desenvolver, em conjunto com instituições emissoras dos cartões, uma solução extremamente completa, robusta e inédita no mundo”, conta Diego Martins, CEO da Unico.

Para testar o IDPay, grandes empresas do e-commerce foram convidadas para as chamadas POCs, ou “provas de conceito” (proof of concept), com destaque para 123 Milhas e Novo Mundo, além da Infracommerce, que tem clientes de diversos segmentos. Já são milhares de transações validadas com a nova solução, incluindo as de alto valor agregado, tendo zero fraudes e redução dos custos e taxas atreladas às contestações e multas envolvidas no processo anterior. Para Gabriel Pirajá, Head do IDPay na Unico, “é importante destacar que, com essa parceria inédita com instituições financeiras e emissores de cartão para validação da titularidade, somada à autenticação biométrica do comprador, conseguimos aumentar em até 30% as aprovações de venda. Isso significa que estamos resgatando muitos pedidos que foram erroneamente negados pelos atuais mecanismos de antifraude e análise comportamental, principalmente, pela mesa de análise de alguns clientes”.

O auditor de saúde, José Souza, aprovou o IDPay ao fazer uma compra de passagens aéreas para viajar com a família. Ele relata que nunca foi vítima de fraudes online, mas, por ter amigos e familiares que já passaram pela situação, isso o deixava mais receoso em fazer compras no ecommerce. Quando acessou o site e teve sua identidade autenticada pela biometria mais validação do cartão na hora do pagamento, a preocupação deixou de existir. “A tecnologia da biometria facilita muito e ajuda a cuidar da segurança digital. Em meio a tantos crimes cibernéticos, confiar em uma empresa que preze pela segurança nas transações financeiras dos clientes, evitando transtornos futuros, é um benefício a mais”, afirma.

Outras duas dores que o Unico IDPay resolve são a auto-fraude e a compra usando cartões de terceiros. No caso do uso do cartão de outra pessoa, é possível solicitar a autorização do titular por meio de reconhecimento facial, tornando o processo mais seguro. “Em conversas com nossos clientes, descobrimos que de 20 a 30% das compras são feitas dessa forma e representam uma segmentação de difícil análise para o e-commerce”, complementa Pirajá. Quem já passou por uma situação assim é Livia Elias, analista contábil, que utilizou o IDPay em uma compra de passagem aérea. “Cedi meu cartão para uma amiga efetuar a compra, e a aprovação através da selfie foi perfeita. Acredito que ela facilita o bloqueio em caso de roubos ou compras indevidas”, diz Livia. O produto emite ainda um conjunto probatório, mitigando também as perdas com a auto-fraude.

Receita certa para o varejo

Nos últimos anos, o varejo tem se adaptado rapidamente às mudanças no comportamento do consumidor e às próprias oscilações econômicas, com destaque para o avanço do e-commerce no país. Em 2022, o Brasil registrou o maior crescimento das compras online dentre os países latino-americanos, conforme o levantamento Latin America 2022, da pesquisadora Retail X (Reino Unido), movimentando US$ 49,2 bilhões em receita – US$ 8,1 bilhões a mais em vendas se comparado a 2021. Para 2023, a expectativa é de que o comércio eletrônico brasileiro fature cerca de R$ 185,7 bilhões, um aumento de R$ 16,11 bilhões em relação a 2022, de acordo com a pesquisa ABComm Forecast, da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.

Mesmo com essa evolução no e-commerce, o varejo opera com margens pequenas em um mercado altamente competitivo e com importantes custos atrelados. Além disso, é um setor altamente impactado pelos desafios econômicos. Há manutenção da taxa de juros acima de 13,75% e redução da oferta de crédito, que reduzem as margens e exigem aumento de top line e redução de perdas, como é o caso das transações confiáveis, mas rejeitadas.

Solução inédita no Brasil

O Unico IDPay combina a segurança da biometria facial para autenticar a identidade do comprador com a confirmação automatizada de que aquele CPF com face autenticada é realmente do titular do cartão de crédito. Assim, com apenas uma simples selfie, a Unico analisa os dados a partir de uma base de identidades autenticadas e com assertividade garantida para, então, cruzar com informações do emissor do cartão de forma automática.

Para as empresas do e-commerce, as vantagens são inúmeras, como: aumento na conversão e receita de vendas; diminuição de fraudes (inclusive auto fraude); diminuição de custos de mesa de análise e fluxos internos de validação; melhoria na experiência do consumidor durante o processo de compra; garantia de segurança em transações com alto valor; e segurança na autorização de compras com cartão de terceiros.

A Unico

A Unico é uma empresa brasileira especializada em identidade digital, fundada em 2007. A IDTech se tornou um unicórnio em agosto de 2021 e já recebeu quatro rodadas de investimentos, posicionando-a como a segunda empresa SaaS mais valiosa da América Latina, em 2022. A Unico desenvolve soluções inovadoras para a proteção da identidade dos brasileiros nas relações com empresas privadas. São elas: biometria facial para autenticação de identidades, plataformas de educação corporativa, gestão de compra e venda de veículos e admissão digital com assinatura eletrônica, que foi reconhecida com o prêmio Top of Mind de RH. A companhia está presente em mais de 800 empresas-clientes, entre os maiores bancos privados, varejistas, fintechs, e-commerces e indústrias do país. Em 2022, a Unico foi nomeada como uma das empresas privadas mais promissoras do ano pela 5ª Edição do Ranking Anual Fintech 250 da CB Insights e esteve presente no Ranking Exame Negócios em Expansão, que reconhece as empresas brasileiras que mais cresceram no último ano. A IDTech é associada ao Fórum Econômico Mundial e integrante do Grupo de Trabalho sobre Confiança Digital. A empresa também desenvolve pesquisas em parceria com instituições acadêmicas nacionais.

Foto: Divulgação

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