domingo, 28/04/2024

ASSOCIE-SE

Varejo registra 28 milhões de transações realizadas por biometria facial e evita R$ 1 bilhão em fraudes

Um dos grandes desafios do varejo físico diante do crescimento das vendas online é melhorar a experiência do consumidor, principalmente em relação à agilidade e facilidade para pagamentos, aprovações de crédito e emissões de cartões. Nesse cenário, a tecnologia se tornou essencial para a transformação do segmento.

As soluções de identidade digital com autenticação por biometria facial vêm ganhando destaque no setor ao proporcionar uma experiência mais fluida, além de segurança com a proteção e controle de dados. Hoje, dos dez maiores varejistas do país, nove já utilizam a tecnologia. E, neste ano, cerca de 28 milhões de transações foram realizadas utilizando o reconhecimento facial biométrico para validação de identidade.

“A identidade digital permitiu aos varejistas maior agilidade nos processos de cadastro para seus clientes, emissão de cartões com mais rapidez e segurança, redução do tempo de espera em filas, aprovação de crediários, validação mais fluída na retirada de produtos adquiridos no ambiente online e, inclusive, permite que os clientes realizem pagamentos com a face pelo aplicativo ou em totens de autoatendimento”, explica Marcelo Zanelatto, sócio e diretor da Unico.

Dentre alguns exemplos no setor está a Havan. Ao adotar a solução de identidade digital com biometria facial desenvolvida pela Unico, a varejista vem proporcionando uma experiência mais ágil aos clientes, principalmente no processo de compra. Com a ferramenta, os clientes da rede de lojas podem finalizar uma compra apenas com a face.

Fraudes

Outra vantagem que a identidade digital trouxe ao segmento foi a redução de fraudes de identidade. De acordo com a Unico, em 2022, as soluções de identidade digital já evitaram perdas na casa de R$ 1 bilhão, tendo sido identificadas 350 mil fraudes no setor.

“A Unico desenvolveu uma tecnologia proprietária para trazer mais segurança operacional para empresas enquanto garante a privacidade das pessoas. A biometria facial é uma tecnologia super precisa e um dos meios mais seguros de identificação. Apenas neste ano, já foram mais de 3 milhões de fraudes identificadas e barradas em diversos segmentos”, acrescenta Zanelatto.

De acordo com um estudo realizado em agosto pela Cortex, o varejo, principalmente de vestuário e acessórios, além do setor de serviços, são os que mais investem em tecnologia para crescimento dos negócios. E, hoje, a experiência do cliente é cada vez mais parte dessa estratégia.

A Unico

Fundada em 2007, a Unico é a IDTech pioneira e líder em soluções de identidade digital no Brasil. A startup se tornou um unicórnio em agosto de 2021 e, oito meses depois, recebeu a quarta rodada de investimento de sua história, sendo avaliada em USD 2.6 bilhões. A IDTech desenvolve soluções inovadoras para a proteção da identidade dos brasileiros nas relações com empresas privadas. São elas: biometria facial para autenticação de identidades, assinatura eletrônica biométrica, admissão digital, plataformas de educação corporativa e gestão de compra e venda de veículos. A Unico está presente em mais de 850 empresas, entre os maiores bancos privados, varejistas, fintechs, e-commerces e indústrias do país. Foi reconhecida em 2021 entre as “100 Startups to Watch”, ranking da Pequenas Empresas & Grandes Negócios, e apontada uma das “Companies to Watch in 2022” pela Liminal, empresa de consultoria estratégica focada em identidade digital, fintechs e cibersegurança.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias