sábado, 27/04/2024

ASSOCIE-SE

A Logística dos bastidores da Fórmula 1 revelada por Francisco Mattos

Na adrenalina das pistas da Fórmula 1 existe um mundo de logística meticulosamente orquestrado, movendo-se tão rapidamente quanto os próprios carros de corrida. Francisco Mattos, Diretor-executivo da Fórmula 1 São Paulo, trará aInterlog Summit uma visão sem precedentes sobre os bastidores do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, uma corrida que captura a atenção global.

O evento ocorre durante a 28ª Intermodal South America, de 5 a 7 de março de 2024, no São Paulo Expo. O Interlog Summit é composto da XXVII Conferência Nacional de Logística Abralog, e o 2º Congresso Intermodal. O Interlog Summit deste ano foi dividido em quatro trilhas: “Estratégia, Gestão e Operações”, “Tecnologia, Inovação e Intralogística”, “Transporte Intermodal” e “Mercado & Comex”.

A palestra de Mattos será no dia 5/3, às 17hs. Veja aqui a programação do evento.

Francisco Mattos mergulha nos principais desafios logísticos enfrentados na organização de um evento de proporções monumentais, como o Grande Prêmio de Fórmula 1. Com uma janela de operação estreita, situada entre eventos em outros países nos finais de semana anteriores e posteriores, a logística requer uma eficiência sem falhas, desde o planejamento estratégico até a execução precisa.

A influência da logística no sucesso das corridas de Fórmula 1 é inegável. Mattos enfatiza que a operação logística é a espinha dorsal que sustenta cada aspecto do evento. Sem um funcionamento impecável dessa engrenagem complexa, os carros não chegam às pistas, os pneus não são montados, o combustível não abastece – em suma, o espetáculo não acontece.

O Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 não é exceção a essa regra. Aqui no Brasil, o transporte de equipamentos e suprimentos para a corrida é uma operação monumental. Oito aviões de carga pousam na semana da corrida, trazendo consigo o material necessário para a competição. Além disso, antes da chegada dos aviões, uma quantidade significativa de carga marítima é despachada, com cerca de 100 contêineres chegando ao local do evento.

O transporte e a distribuição de equipamentos, peças de reposição e combustível para as equipes ao redor do mundo são um verdadeiro balé logístico. Em terras europeias, onde as corridas se sucedem em distâncias menores durante o verão, uma frota impressionante de caminhões e vans desempenha papel fundamental. Porém, quando a Fórmula 1 atravessa continentes, a logística assume uma natureza multimodal complexa, envolvendo o transporte aéreo e marítimo, além do terrestre, para garantir que tudo chegue ao destino no momento certo.

Os números impressionam: cerca de 1.200 toneladas de equipamentos, que percorrem aproximadamente 75.000km ao redor do globo a cada temporada. Esse colossal volume inclui desde os equipamentos das equipes até materiais de transmissão de TV e estruturas de hospitalidade. Equipes como a Mercedes contam com uma frota de 27 caminhões para transportar seus equipamentos e motorhomes, enquanto aviões de carga e navios carregados de containers têm grande importância no abastecimento de eventos fora da Europa, como o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1.

A palestra de Francisco Mattos vai oferecer a perspectiva logística por trás da Fórmula 1, revelando os bastidores de uma operação tão veloz e eficiente quanto os carros que deslizam pelas pistas de corrida.

LEIA MAIS

Adidas e DHL: case inovador de colaboração e integração na XXVII CNL

CNL vai apresentar líderes importantes da logística nacional

O que é a XXVII Conferência Nacional de Logística

A Conferência Nacional de Logística (CNL) é um evento anual que reúne profissionais, especialistas e líderes do setor de logística para discutir as últimas tendências, desafios e inovações na área. A conferência ocorre em meio à Intermodal South America, maior exposição de transporte, logística e comércio exterior das Américas, e segunda mais importante do mundo.

Com foco que abrange desde cadeias de suprimentos globais até soluções tecnológicas de ponta, como a Inteligência Artificial, a CNL proporciona ambiente para networking, aprendizado e troca de ideias.

O evento é uma referência para as empresas e profissionais do setor logístico, abordando as necessidades e tendências que moldam o cenário logístico brasileiro.

Clique aqui para ver toda a programação.

Clique aqui para inscrever-se.

Fotos: Divulgação

Abralog faz bem para sua logística.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias