quarta-feira, 17/04/2024

ASSOCIE-SE

A logística está cada vez mais dentro dos centros urbanos

Filipe Barros, Gerente de Operações da Cainiao Alibaba, foi o convidado da reunião mensal do Comitê de Real Estate Abralog, nesta terça-feira, 12/3/2024. Seu tema: “Tendências da logística de e-commerce para áreas urbanas”. O encontro ocorreu na SKUrban, Co-warehousing localizada na Barra Funda, em São Paulo. Ao final, Barros concedeu entrevista ao Portal da entidade:

A logística do e-commerce está cada vez mais dentro dos centros urbanos?

A tendência atual é de aproximação cada vez maior com o consumidor, impulsionada pela demanda crescente por entregas rápidas, como no mesmo dia ou no dia seguinte. Isso reduz as oportunidades de consolidação e de redução de custos, exigindo que as empresas se tornem mais criativas na hora de realizar essas entregas. Essa mudança na logística é inevitável, não tem volta. A logística está cada vez mais dentro dos centros urbanos.

E tendência de crescimento do e-commerce se mantém?

Sim, é o que a gente observa, principalmente no período pós-pandemia, foi um crescimento exponencial do uso das plataformas de e-commerce. Entre 2019 2023, que pega essa transição do pré e pós-pandemia, há um crescimento acumulado de mais de 200%. A população brasileira é ainda, em sua maioria jovem, é heavy user de tecnologia, então o pessoal está sempre com celular. Pessoas que antes não tinham familiaridade ou tinha algum algum problema ainda com o uso do e-commerce, passaram a fazer uso. E a tendência é que esse crescimento continue. Então, cada vez mais pessoas comprando online, cada vez mais pessoas entrando nas plataformas, no marketplace. Isso é uma tendência permanente.

Essa ânsia de estar mais perto do consumidor vai alterar o mercado urbcano de galpões?

É uma tendência. Já vem crescendo. Não só galpões logísticos, mas as Dark kitchens, as Dark stores, as promessas de entrega em 30 minutos, em 15 minutos… Viemos de um período de entrega de três, cinco dias; isso evoluiu para o next day, passou para o sameday e agora minutos. Asim, para conseguir atingir essas metas e essa performance de desempenho, sem dúvida você vai ter que estar próximo do consumidor, principalmente quando o à você considera que essa distribuição é feita num grande centro, como São Paulo, por exemplo. É impossível você fazer entregas em menos de 1h em São Paulo se você não estiver bem localizado.

Isso vai afetar a mobilidade urbana, o trânsito, não é? E a parte de sustentabilidade, de qualidade, etc?

Eu acredito que esse é um grande desafio para as políticas públicas. Mas, por outro lado, quando você tem esses micro galpões, esses mini hubs, recebendo os produtos de uma forma consolidada, pode-se ter veículos de baixo impacto ambiental, como veículos elétricos, por exemplo. E essa distribuição final, por se estar mais próximo do consumidor, você pode fazer com bicicletas elétricas e até mesmo à pé.

Foto: Divulgação

Abralog faz bem para sua logística.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias