sábado, 27/04/2024

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Abralog anuncia II Semana ESG durante o Interlog Summit

Os pilares ESG (Ambiental, Social e Governança) fecharam no final da tarde desta quarta-feira, 6.3.2024, o segundo dia do Interlog Summit. O evento reúne a XXVII Conferência Nacional de Logística Abralog e o Congresso Intermodal, e está sendo realizado em meio à 28ª Intermodal, em São Paulo. O painel “ESG na Logística: Estágio Atual, Desafios e Oportunidades”, reuniu líderes influentes do setor em debate que abordou questões importantes, de mudanças climáticas até governança corporativa.

Pedro Moreira, Presidente da Abralog, ao lembrar a criação do Conselho ESG Abralog, em 2023, ressaltou a importância de promover a adesão das empresas às práticas sustentáveis. Aproveitou para anunciar, de 14 a 18 de outubro deste ano, a II Semana ESG exatamente como forma de acelerar esforços e intenções rumo a essa mudança.

Marcelo Lopes, Diretor-Executivo de Supply Chain do Carrefour, enfatizou a acessibilidade da jornada ESG para empresas de todos os tamanhos, destacando os benefícios tangíveis para os negócios. Ele afirmou que entender o impacto das operações no presente e no futuro é fundamental para uma gestão eficiente.

Por aí também seguiu Marlos Tavares, CEO da G2L – ESG não é mais uma opção, mas sim uma necessidade imperativa para as empresas, disse ele, que destacou o papel vital da logística nessa agenda, abordando questões como energias renováveis e segurança no trabalho.

Araceli Silveira, Vice-Presidente de Experiência do Público e Sustentabilidade da Informa Markets, compartilhou os esforços da empresa em integrar o ESG em suas operações globais, evidenciando o sucesso alcançado pela filial brasileira.

Danilo Matos Marcondes, diretor da GLP, falou dos esforços da empresa para promover a governança e reduzir as emissões de carbono, incluindo iniciativas como telhados solares para produção de energia.

Para Bruno Batista, Diretor-Executivo da CNT, citou vantagens comerciais e de sustentabilidade ao adotar uma agenda ESG estruturada, como atração e retenção de talentos, redução de custos e estabilidade financeira. O painel deixou claro o compromisso do setor logístico com a sustentabilidade e a importância crescente do ESG nas operações empresariais, refletindo o desejo de construir um futuro mais inclusivo, resiliente e responsável.

Diversidade e Inclusão na Logística: Um Compromisso em Ascensão

Na abertura do segundo dia do Interlog Summit, foi dado destaque à agenda da diversidade e inclusão na logística. O Painel “Mulheres na Liderança: Compartilhando Experiências e Carreiras” abriu caminho para uma discussão sobre o papel das mulheres nesse setor estratégico, reunindo personalidades de destaque que compartilharam análises, trajetórias e desafios.

Ana Carolina Jarrouge, Presidente-Executiva do SETCESP, destacou a importância de abrir as portas do setor de transporte para as mulheres. Comentou sobre o movimento “Vez e Voz”, criado pela entidade, que visa promover a equidade de gênero, especialmente em posições de liderança e na função de motorista, onde a representatividade feminina ainda é significativamente baixa.

Jurema Monteiro, Presidente da ABEAR, ressaltou que a diversidade e a igualdade de gênero são batalhas de todos os profissionais. Destacou os benefícios da diversidade para a produtividade e eficiência, enfatizando a importância de acolher a diversidade no dia a dia do trabalho.

Andrea Simões, Diretora de Gente, Gestão e Tecnologia da Informação na Log-In Logística Intermodal, enfatizou o compromisso do setor de logística com a sociedade e o potencial impacto positivo que a promoção da equidade de gênero pode ter nas empresas. Destacou os benefícios de um ambiente de trabalho mais igualitário, como o reforço da marca empregadora e a melhoria de performance.

Janaina Schoenmaker, Gerente Jurídica do Metrô de São Paulo e representante da ANPTrilhos, trouxe à tona a importância de garantir uma experiência segura e inclusiva para as passageiras nos sistemas metro-ferroviários. Comentou sobre os esforços das empresas do setor para incentivar a participação feminina, inclusive por meio de concursos e contratações específicas.

Eliana Costa, Diretora Adjunta do ITL – Instituto de Transporte e Logística, trouxe ao painel uma mensagem inspiradora, enfatizando a importância da determinação, competência e capacitação das mulheres para alcançar seus objetivos profissionais. Com base em sua experiência, destacou o potencial das mulheres para progredir e se destacar em suas carreiras, inspirando outras a seguir o mesmo caminho.

O painel ressaltou não apenas os desafios enfrentados pelas mulheres na indústria da logística, mas também as oportunidades e o compromisso crescente das empresas em promover a diversidade e a inclusão. Com líderes visionários e uma agenda focada na equidade de gênero, o setor logístico está se preparando para um futuro mais inclusivo e igualitário.

Desafios e Estratégias da Integração Logística Carrefour-Big

Ricardo Ramos, Gerente de Transportes do Carrefour

No 2º Interlog Summit, a terceira palestra, ministrada por Ricardo Ramos, Gerente de Transportes do Carrefour, trouxe à tona os desafios e as estratégias adotadas para a integração eficaz das operações logísticas entre o Carrefour e o Big. Ramos enfatizou a importância da cultura na fusão, destacando a integração de valores, engajamento e comunicação eficaz. Além disso, abordou a sinergia entre as empresas, a harmonização de contratos e a otimização de centros de distribuição, resultando em uma redução significativa nos custos de distribuição e nas emissões de CO2, com uma diminuição de 11% e 18%, respectivamente, em comparação com 2022.

A jornada da Ypê rumo à Logística 4.0

Iclacir Mascarello, Diretor de Operações Logísticas da Ypê

A palestra “Ypê – Centro de Distribuição 4.0”, por Iclacir Mascarello, Diretor de Operações Logísticas da Ypê, foi oportunidade de mergulho profundo na revolução digital que está transformando o setor logístico.

Durante o desenvolvimento desse projeto, a Ypê enfrentou uma série de desafios significativos. Desde o impacto da pandemia de COVID-19 até variações cambiais imprevistas, a empresa teve que lidar com obstáculos complexos. Além disso, a falta de tecnologia comparável no Brasil e a necessidade de revitalizar o CD enquanto ainda estava em pleno funcionamento adicionaram camadas extras de complexidade ao projeto. No entanto, com um plano de contingência meticulosamente elaborado e uma estratégia sólida de gerenciamento de mudanças, a Ypê conseguiu superar esses desafios com sucesso.

O desenvolvimento do projeto contou com uma equipe dedicada e diversificada, envolvendo colaboradores de várias áreas, juntamente com uma extensa rede de fornecedores, com destaque para a parceria com a empresa italiana E80. A abordagem metodológica adotada combinou métodos tradicionais com práticas ágeis, resultando na revitalização da estrutura física do CD e na integração de uma série de novos equipamentos de última geração, incluindo transelevadores, LGVs e sistemas de esteira automatizados.

A operação 100% autônoma implementada trouxe consigo uma redução significativa de ineficiências operacionais, melhorando drasticamente a qualidade do serviço ao cliente. Além disso, a redução do tempo médio de permanência de veículos, o aumento da capacidade de expedição e armazenagem e a melhoria da acuracidade do inventário foram apenas alguns dos benefícios tangíveis observados. A gestão online completa da operação proporcionou maior visibilidade e controle sobre todo o processo logístico.

A palestra ofereceu visão inspiradora de como a adoção de tecnologias avançadas pode revolucionar as operações logísticas, impulsionando a eficiência, a produtividade e a competitividade no mercado.

Adidas e DHL: case inovador de colaboração e integração

André Biancardini, Diretor-sênior de Supply Chain da Adidas, e  Fábio Miquelin (à direita), DHL Supply Chain

Durante o 2º Interlog Summit, um dos destaques foi a palestra “Um Case Inovador em Colaboração e Integração”, ministrada por André Biancardini, Diretor-sênior de Supply Chain da Adidas, e  Fábio Miquelin (à direita), DHL Supply Chain.

Ao abordar os desafios enfrentados pela Adidas e pela DHL para implementar essa colaboração e integração inovadora em suas cadeias de suprimentos foram destacadas a importância do foco em excelência operacional e engajamento das equipes. “Manter pessoas engajadas para alcançar resultados excepcionais em um ambiente de mudança não é simples, mas posso dizer que estamos alcançando os objetivos.”

A parceria entre a Adidas e a DHL não apenas visa otimizar processos e reduzir custos, mas também busca aprimorar a eficiência operacional em toda a cadeia de suprimentos. Para além do desenho de uma operação mais moderna, busca-se sinergias máximas dentro do portfólio da DHL, o que vem ao desejo da Adidas em aumentar velocidade e conquistar melhores níveis de serviço.

Sobre as lições aprendidas que podem ser compartilhadas a partir deste case inovador de colaboração, está a importância de aproveitar o melhor de ambas as empresas. A palestra forneceu uma visão abrangente sobre como a colaboração e a integração podem impulsionar o sucesso em empresas multinacionais de grande porte como a Adidas e a DHL, oferecendo ensinamentos valiosos que podem ser aplicados em diversos setores e contextos logísticos.

GPA moderniza a logística varejista com a gestão on-line do abastecimento de lojas

Elton Magalhães, gerente de Projetos Supply do Grupo Pão de Açúcar (GPA)

Durante 2º Interlog Summit, um dos destaques foi a palestra “Gestão on-line da operação de abastecimento de lojas”, apresentada por Elton Magalhães, gerente de Projetos Supply do Grupo Pão de Açúcar (GPA). Magalhães apresentou os principais benefícios da implementação dessa nova abordagem logística.

Uma das vantagens destacadas por Magalhães em sua apresentação foi a transparência no planejamento da entrega dos pedidos, fornecendo maior visibilidade para as lojas. “Além disso, a nova tecnologia proporciona mais facilidade para a Torre de Controle realizar o cadenciamento das ondas de separação tornando o processo mais eficiente e ágil”, explica o executivo.

A central de monitoramento online tem desempenhado papel relevante na promoção da transparência em toda a cadeia de abastecimento do Grupo Pão de Açúcar. “Por meio de um portal acessível às lojas, é possível acompanhar em tempo real o status da entrega dos pedidos, incluindo detalhes sobre os produtos e até mesmo a localização exata dos veículos em rota”, relata Magalhães.

Em um ambiente varejista caracterizado pela necessidade de adaptação e agilidade, a gestão online da operação de abastecimento permite ao Grupo Pão de Açúcar responder de forma eficaz às flutuações de demanda e às mudanças nas condições do mercado. “A integração com fornecedores e parceiros logísticos facilitada pela gestão online promove uma comunicação mais eficiente e colaborativa, enquanto a redução de custos e desperdícios é alcançada pela otimização de processos, gestão de estoque aprimorada e roteirização mais eficiente”, conclui.

Panorama do mercado imobiliário: tendências para o setor de galpões

Abiner Oliveira, conselheiro e coordenador do Comitê de Real Estate da Abralog

Durante a palestra “Case: Real Estate: Panorama, Inteligência de Mercado e Tomada de Decisão”, durante o 2º Interlog Summit, Abiner Oliveira, conselheiro e um dos coordenadores do Comitê de Real Estate da Abralog, traçou o cenário atual e futuro do mercado imobiliário, com um foco especial nos galpões industriais.

O mercado nacional de galpões industriais está em constante evolução. Conforme destacado por Abiner, atualmente, o país conta com área de 34,5 milhões de metros quadrados dedicados a essas estruturas. Comparativamente, no ano anterior, essa cifra situava-se em 31,5 milhões de metros quadrados, evidenciando um grande crescimento.

Os principais centros desse mercado são São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco, refletindo a concentração das atividades industriais nessas regiões.

Quanto ao futuro do mercado de Real Estate em 2024, Abiner prevê que o ritmo de crescimento se manterá robusto, em linha com os anos anteriores. Ele sugere que estamos em um ciclo de expansão que deve persistir por mais alguns anos, o que é uma excelente notícia para os investidores e stakeholders do setor.

Além disso, Abiner abordou questões relacionadas à Reforma Tributária e seus impactos nos incentivos fiscais. Ele enfatiza a importância de entender a dinâmica do mercado de galpões e suas tendências para tomar decisões estratégicas adequadas.

Sobre o possível impacto em cidades como Extrema, Abiner tranquiliza quanto à manutenção dos incentivos até 2032. No entanto, ele reconhece que pode haver uma diminuição do interesse de novas empresas na região. Isso pode resultar na realocação de algumas empresas para São Paulo, o principal mercado consumidor e líder no segmento de galpões.

Quanto a outras cidades-galpões que podem ser afetadas, Abiner não prevê grandes impactos em mercados com incentivos consolidados, citando exemplos como Espírito Santo e Santa Catarina.

A discussão se expandiu para incluir temas inovadores, como galpões verticais e retrofit de galpões urbanos. Abiner expressou sua convicção de que projetos de galpões verticais estão em curso e logo se tornarão uma realidade, seguindo o exemplo de metrópoles globais como Tóquio e Xangai. Da mesma forma, o retrofit de galpões urbanos é uma tendência crescente, impulsionada pela necessidade de proximidade com os clientes e pela eficiência na entrega de produtos.

Logística Colaborativa é opção competitiva nas sazonalidades

Rubens Mugnani, diretor de Novos Negócios da Imediato Nexway

Rubens Mugnani, diretor de Novos Negócios da Imediato Nexway, falou da importância da logística colaborativa em sua palestra Cinco casos de colaboração foram conhecidos na apresentação.

Mugnani explicou que a colaboração em logística consiste no compartilhamento de recursos, informações e responsabilidades entre diferentes empresas integrantes da mesma cadeia de suprimentos. Essa prática cresce e é aplicável tanto para grandes quanto para pequenas empresas, permitindo a utilização conjunta de mão de obra e ativos durante períodos sazonais.

Com 46 anos de história, a Imediato Nexway é reconhecida como uma das melhores e maiores operadoras logísticas do Brasil – é também considerada no mercado estar entre as 10 maiores do segmento, com uma frota de 4.160 veículos distribuídos por 14 estados e 63 unidades, com 5.639 colaboradores. Em 2023 a empresa registrou faturamento de 38% maior que 2023.

Especialista em operações dedicadas, a Imediato Nexxway faz gestão completa de armazéns, operações especiais de first mile, middle mile e B2B, e busca ampliar seu modelo de negócios através da colaboração em logística.

Na palestra, Rubens Mugnani apresentou vários casos de colaboração sazonal com resultados positivos, como uso de cavalo-mecânico ocioso em bebidas para transporte de combustível; transporte de laranjas x transporte de soja; uso de mão de obra do agro x bebida no verão.

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Fotos: Divulgação

Abralog faz bem para sua logística.

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