sábado, 27/04/2024

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Abralog diz que Brasil precisa de logística, e que multimodalidade pode ser realidade

A Associação Brasileira de Logística distribuiu nesta segunda-feira, 26.9.2022, o documento “O Brasil precisa de Logística – propostas as Presidenciáveis, relação de medidas sugeridas pela entidade. O documento expõe em quatro pilares, o que os logísticos anseiam em relação ao próximo governo. Esses pilares são: Infraestrutura, Garantia de segurança jurídica à iniciativa privada, Reformas e politicas públicas e Sustentabilidade ambiental econômica na logística.

A Abralog acredita que o próximo governo terá diante de si a oportunidade única de começar a moldar a multimodalidade, isto é, fazer com que todos os modais de transporte tenham sintonia, por meio da criação de hubs e plataformas logísticas. “Quando a multimodalidade estiver criada, o Custo Brasil começará a se transformar em Lucro Brasil – e isso vai estar nas mãos do próximo governo”, diz o presidente da Abralog, Pedro Moreira, sobre as sugestões enviadas.

No documento, a Abralog registra a necessidade de se criar condições para a ampliação do uso de energias solar, eólica, biometano nas operações industriais, galpões e centros de distribuição; defende a “Logística sem Papel”, para reduzir significativamente a emissão de documentos nas operações de transporte; e pede que a BR dos Rios se transforme em lei,  normalizando e fomentando o transporte aquaviário no País, especialmente nos corredores do Arco Norte, nos Estados do Pará, Amazonas, Maranhão e Tocantins. “É preciso incentivar o modal hidroviário, em função da grande bacia hidrográfica que temos, na qual usamos menos da metade dos rios navegáveis”, comenta Pedro Moreira.

A Abralog propõe ainda uma legislação que regulamente o e-commerce, retirando os entraves tributários e regulatórios; pede a continuidade da construção da Ferrovia de Integração Leste-Oeste (FIOL) e da Centro- Oeste (FICO); o aumento do orçamento público, atualmente muito aquém da real necessidade, e também o resgate a importância da logística, “tornando os planos e políticas nas áreas de infraestrutura e transporte em planos de Estado, de longo prazo, garantindo assim a sua continuidade, independentemente dos governos”, diz o presidente da Abralog.

Íntegra do documento.

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