domingo, 28/04/2024

ASSOCIE-SE

CEO da Fazenda SJ Margarida mostra os desafios da logística no agronegócio

A palestra “Gargalos na logística do agronegócio brasileiro: ações com vistas ao fomento de infraestrutura de armazenagem” é um dos destaques do Interlog Summit, que será ministrada por Luiza Mendes Gonçalves Fatorelli, CEO da Fazenda SJ Margarida. O evento é composto pela XXVII Conferência Nacional de Logística, e pelo 2º Congresso Intermodal. A executiva mostrará os desafios enfrentados pela logística no agronegócio brasileiro e as soluções inovadoras em andamento O evento ocorre no São Paulo Expo, durante a 28ª Intermodal, de 5 a 7 de março, na capital paulista. Veja aqui a programação do evento.

Durante o Interlog Summit, um dos destaques será a palestra “Um Case Inovador em Colaboração e Integração”, a ser ministrada por André Biancardini, Diretor-sênior de Supply Chain da Adidas, e Gabriela Guimarães, Vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da DHL Supply Chain. O Summit reúne a Conferência Nacional de Logística Abralog, e o Congresso Intermodal, cujas apresentações ocorrem durante a 28ª Intermodal, de 5 a 7 de março, no São Paulo Expo, na capital paulista. A palestra da Adidas e DHL ocorre no dia 6/3, às 16h30.

Abaixo, destacamos pontos fundamentais que serão abordados por Luiza em sua apresentação.

Desafios na infraestrutura de armazenagem

O crescimento vertiginoso na produção de grãos contrasta com um ritmo mais lento na expansão da capacidade estática de armazenagem no Brasil. Este descompasso resultou em um déficit significativo de armazenamento, afetando toda a cadeia produtiva. A ausência de estrutura adequada não só gera atrasos e perdas na colheita, mas também sobrecarrega o sistema de transporte, congestiona os portos e impacta os preços dos produtos.

Medidas estratégicas adotadas

Diante das projeções de aumento na produção e área plantada, a Fazenda SJ Margarida está liderando iniciativas inovadoras para enfrentar o déficit de armazenagem. Investimentos em estruturas de armazenamento “on-farm” destacam-se como uma solução promissora. Essa abordagem, comum em grandes competidores do agronegócio global, oferece maior eficiência e flexibilidade. A Fazenda SJ Margarida está expandindo essa prática, reconhecendo seu potencial para atender às demandas crescentes do setor.

Conscientização e formulação de políticas públicas

A conscientização sobre o déficit de armazenagem é fundamental para orientar políticas públicas e gestões eficientes. Estudos de viabilidade econômica, como os conduzidos pela Fazenda SJ Margarida, fornecem dados cruciais para direcionar investimentos e incentivos governamentais. Linhas de crédito específicas para construção de armazéns, focadas em áreas produtivas e de maior demanda, são essenciais para estimular o crescimento do setor. Além disso, a adaptação dos recursos de acordo com o ciclo de preços das commodities pode garantir a viabilidade contínua desses projetos.

Ao destacar a importância da conscientização e do planejamento estratégico, Luiza Fatorelli aponta um caminho promissor para o futuro do setor, onde a colaboração entre empresas, governo e sociedade é essencial para garantir um sistema logístico robusto e eficiente.

Leia mais

Leroy Merlin mostra na XXVII CNL seu ‘network design’

CNL vai apresentar líderes importantes da logística nacional

O que é a XXVII Conferência Nacional de Logística

A Conferência Nacional de Logística (CNL) é um evento anual que reúne profissionais, especialistas e líderes do setor de logística para discutir as últimas tendências, desafios e inovações na área. A conferência ocorre em meio à Intermodal South America, maior exposição de transporte, logística e comércio exterior das Américas, e segunda mais importante do mundo.

Com foco que abrange desde cadeias de suprimentos globais até soluções tecnológicas de ponta, como a Inteligência Artificial, a CNL proporciona ambiente para networking, aprendizado e troca de ideias.

O evento é uma referência para as empresas e profissionais do setor logístico, abordando as necessidades e tendências que moldam o cenário logístico brasileiro.

Clique aqui para ver toda a programação.

Clique aqui para inscrever-se.

Foto: Divulgação

Abralog faz bem para sua logística.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias