quinta-feira, 25/04/2024

ASSOCIE-SE

Comitê da Cadeia do Frio explora avanços de IoT no controle de temperatura

O Comitê da Cadeia do Frio da Abralog realizou sua reunião de fevereiro nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, com o tema “Tecnologias IoT na Cadeia do Frio: Rastreamento e Monitoramento de Temperatura”, apresentado por Diego von Brixen Montzel Trindade, diretor de Marketing e executivo responsável da Unidade de Negócios ThermoSense para a cadeia do frio da AYGA.

Durante sua exposição, Trindade abordou os desafios comuns enfrentados na cadeia do frio e na logística farmacêutica, destacando a importância de garantir a integridade dos produtos, a conformidade com regulamentos rigorosos e a eficiência operacional.

Segundo ele, as tecnologias IoT emergem como uma solução multifacetada para enfrentar desafios como:

Monitoramento Contínuo: as soluções IoT possibilitam o monitoramento constante da temperatura e umidade, fundamentais para preservar a qualidade de produtos farmacêuticos e alimentares.

Conformidade Regulatória: com relatórios detalhados e trilhas de auditoria, as tecnologias IoT simplificam a conformidade com os regulamentos da indústria.

Otimização de Processos: Por meio de dados precisos e em tempo real, as soluções IoT ajudam a otimizar as operações logísticas, reduzindo desperdícios e melhorando a eficiência.

Flexibilidade e Escalabilidade: a tecnologia IoT oferece flexibilidade para se adaptar a diferentes requisitos de carga e escalabilidade para atender às demandas em mudança.

Diego Trindade também enfatizou a facilidade de instalação e uso das tecnologias IoT da AYGA, que apresentam uma plataforma intuitiva e altamente segura. “Estas tecnologias permitem uma gestão eficiente por meio de trilhas de auditoria, relatórios detalhados e alarmes personalizados. Os dispositivos se destacam por sua compactação, longa duração de bateria e capacidades multifuncionais, incluindo medição de temperatura e umidade, além de rastreamento da carga e embalagens térmicas”, afirmou.

O executivo detalhou soluções específicas de IoT para a cadeia do frio, destacando a rapidez e facilidade de implantação. O dispositivo de rastreamento e monitoramento de temperatura da série WACS da AYGA Tecnologia foi apresentado como exemplo prático. Além disso, explorou-se a plataforma IoT dots da AYGA, demonstrando funcionalidades como configuração de pontos de interesse, relatórios detalhados e alarmes personalizáveis.

Os dispositivos WACS são compactos, com baterias de longa duração, oferecendo rastreamento e monitoramento sem a necessidade de conexão com a bateria do veículo ou redes locais. Essa funcionalidade é ideal para embalagens individuais em cargas ou para instalação em armazéns refrigerados. A plataforma IoT dots exemplifica a eficiência de uma solução IoT integrada, proporcionando uma ampla gama de visualizações e relatórios para uma gestão otimizada da cadeia do frio.

Fotos: Divulgação

Abralog faz bem para sua logística.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias