quarta-feira, 24/04/2024

ASSOCIE-SE

Netlogistik, tecnologia e sustentabilidade na cadeia de suprimentos

A Netlogistik, nova associada da Abralog, é uma companhia de tecnologia que oferece serviços para empresas da cadeia de suprimentos, com soluções para aumentar a produtividade e as vendas, digitalizando processos de armazenagem, transporte, abastecimento e varejo.

A empresa foi criada no México no ano 2000, com o objetivo de fornecer tecnologia e inovação para supply chain. Com mais de 23 anos de história, hoje já possui mais de 400 consultores e escritórios no México, Colômbia, Brasil, Peru, Argentina, Estados Unidos e Espanha.

“Iniciamos nossa operação no Brasil em 2023 por meio de parcerias e agora, em 2024, estamos solidificando essa expansão com a criação de nosso escritório local”, Sergio Tonello – Managing Partner Brasil da Netlogistik.

Na entrevista a seguir, Tonello revela os diferenciais da empresa, ações de ESG, desafios e perspectivas para o futuro.

Quais são os diferenciais da empresa?

Eu acredito que o nosso principal diferencial é sempre apoiar nossos parceiros de negócios somado com uma ampla experiência na implementação de sistemas logísticos, o profundo conhecimento do mercado latino-americano, a capacitação contínua dos nossos recursos e a proximidade e longevidade das relações com nossos clientes.

Por que veio para a Abralog?

A Abralog é uma referência no ecossistema da logística no Brasil, reunindo grandes empresas e especialistas do setor. Nosso compromisso é integrar e contribuir para o avanço da logística local, estabelecendo conexões duradouras e produtivas para todos os envolvidos. Esse networking é essencial para compartilhar experiências e impulsionar o crescimento de qualquer empresa que deseja se destacar nesse mercado, que é nosso objetivo.

Explique como as soluções da Netlogistik permitem o controle das operações de armazenamento, transporte, armazenamento e varejo.

Buscamos ser um aliado tecnológico em cadeia de suprimento de nossos clientes implementando as melhores práticas de cada negócio e utilizando soluções de hardware e software que se adaptem aos diferentes processos e níveis de complexidade nas diversas áreas incluindo demanda, armazenagem, transporte e omnicanalidade.

Quais são os desafios da cadeia de suprimentos e como a Netlogistik ajuda os clientes a enfrentá-los?

A complexidade e o dinamismo da cadeia de suprimentos forçam as empresas envolvidas a estarem sempre atentas às melhorias de processos e soluções sistêmicas. A parceria com nossos clientes envolve, em um primeiro momento, o processo de diagnosticar as necessidades e gerar um mapa tecnológico de suas operações. A continuidade desse modelo se dá com a utilização de metodologias ágeis de implementação de processos, hardware e sistemas logísticos. Nossos clientes contam também com seguimento, suporte e processo de análise com melhoria contínua após a implementação. Estes são alguns dos motivos que fazem com que nossos clientes se tornem parceiros de longa data.

Como é a parceria com a Blue Yonder?

A Netlogistik vem sendo eleita por vários anos, pela própria Blue Yonder como a melhor parceira na América Latina, reconhecendo nossa excelência e comprometimento na entrega de soluções eficientes e inovadoras. Nesses mais de 17 anos de parceria, desenvolvemos metodologias específicas para implementações Blue Yonder e investimos sempre para que todos nossos consultores obtenham as certificações. Essa sinergia criada entre as duas empresas durante esse tempo tem se fortalecido pelo objetivo comum de oferecer as melhores soluções mundiais de logística ao mercado Latino-americano. Juntamos a isso a estreita relação com a equipe Blue Yonder – Latam, especialmente com nosso parceiro e amigo Samuel Baccin e sua competente equipe.

O que a empresa espera ser ao final desta década?

A Netlogistik tem no seu DNA a busca por excelência em executar projetos de tecnologia logística satisfazendo seus clientes e, por consequência, expandindo sua reputação para novos mercados. Foi com essa visão que a abertura dos escritórios do México, Colômbia, Espanha, Argentina, Estados Unidos e agora do Brasil se concretizou. Nossa meta até 2030 é nos tornarmos uma das maiores empresas globais de implementação de soluções tecnológicas para a cadeia de suprimentos, contando sempre com parcerias sólidas como a que temos com a Blue Yonder, com a Honeywell, em soluções de voz, com a SVT Robotics na área de automação, entre outras. E essa meta inclui, certamente, o mercado brasileiro como já fazemos no restante da América Latina.

Como a empresa considera os pilares ESG?

O ESG é fundamental para manter nossa responsabilidade corporativa. A Netlogistik tem um projeto chamado ManosNet, que tem como principais objetivos impactar a governança corporativa e promover a participação dos colaboradores em atividades de responsabilidade ambiental e social. Esse programa tem quatro pilares principais: Ética e Governança Corporativa, Qualidade de Vida, Vinculação e Compromisso com a Comunidade e Cuidado com o Meio Ambiente. Algumas das iniciativas desse modelo incluem a doação de computadores a escolas carentes, apoio voluntário à preparação e distribuição de alimentos para familiares de pacientes em hospitais infantis no México, organização de eventos esportivos com a comunidade incentivando a doação de produtos de higiene, entre outras.

Gostaria de destacar também que ajudamos nossos clientes a reduzirem suas pegadas de carbono com a utilização inteligente de sistemas de transporte (TMS) e armazenagem (WMS). Um WMS eficiente pode otimizar o espaço de armazenamento, reduzir o consumo de combustível, minimizar o desperdício e facilitar práticas sustentáveis, como o uso de embalagens recicláveis e a consolidação de remessas. Já um TMS bem implementado pode reduzir a pegada de carbono ao otimizar rotas e cargas, reduzir o tempo ocioso dos veículos, minimizar o consumo de combustível, escolher modos de transporte mais eficientes em termos ambientais, entre outras ações.

Temos orgulho de já sermos premiados e reconhecidos em outros países como uma empresa que aplica a responsabilidade social em tudo que faz, e vamos nos preparar para trazer esse aspecto para nossa operação no Brasil também.

Foto: Divulgação

Abralog faz bem para sua logística.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias