sexta-feira, 26/04/2024

ASSOCIE-SE

Faz 23 anos que a carga do Brasil passa pela AT&M

Fundada em 1996 e com escritórios localizados nas cidades de São Paulo e Indaiatuba (SP), hoje a AT&M Tecnologia é uma empresa líder no processo de averbação eletrônica do seguro da carga. Por mês, a AT&M transmite mais de 80 milhões de documentos de seguros e possibilitando a troca de informações entre transportadoras, corretores, embarcadores e companhias de seguro.

É responsável pela quase totalidade das companhias de seguros que atuam no segmento de transporte de cargas e em torno de 800 corretores. Detém em torno de 95% do mercado de sistemas e serviços para a averbação do seguro de transporte de carga. Há mais de 22 anos, a AT&M inovou o mercado com a criação do processo de averbação eletrônica.

Há muitos anos, o processo de averbação das cargas no Brasil era feito manualmente. “As pessoas faziam o cálculo das cargas para o seguro, separando por origem e destino e enviavam cópias e conhecimento de transporte das guias de transportes para as seguradoras calcularem o valor dos prêmios dos seguros. Por meio da tecnologia EDI, da época, criamos uma base para o processo de averbação eletrônica no país, de forma inédita”, explica Vagner Toledo.

Atualmente utilizando tecnologias de ponta como BigData, API Server em ambiente redundante escalável de alta disponibilidade, oferece ao mercado uma solução sólida e altamente confiável. A transportadora quando emite os CT-es (conhecimentos de transporte) e o embarcador quanto NF-e (Nota fiscal eletrônica), essas informações ficam registradas no sistema da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) de cada estado. 

Desta forma, o SEFAZ responde positivamente através de um protocolo que significa a liberação fiscal da mercadoria. Depois, para o transporte adequado da carga de forma segura, as transportadoras e embarcadores precisam averbar suas cargas, que significa coletar todas essas informações, checar para saber se os dados da carga estão coerentes com a apólice do seguro do cliente e transmitir essa informação por meio de avançados sistemas de tecnologia para a companhia de seguro.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias