sexta-feira, 26/04/2024

ASSOCIE-SE

Ferrovias para interligar o país

Mostrar que a ‘logística brasileira não pode prescindir da ferrovia” será a missão de Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), no dia 21 de março, às 17 horas, durante a  XXII Conferência Nacional de Logística (CNL) organizada pela Abralog. O presidente Vicente Abate comentará sobre a falta de extensão da malha ferroviária, dificuldades dos portos, importância de linhas menores de ferrovias para a interligação do sistema.

Ele comenta que os investimentos das concessionárias foram superiores a R$ 90 bilhões nos últimos vinte anos, até porque as ferrovias foram recebidas totalmente deterioradas pela falta de investimentos públicos nas décadas de 80 e 90. “Proponho agora é uma inflexão na curva descendente dos investimentos de R$ 25 bilhões nos próximos cinco anos. São investimentos imediatos, conservadores, mas ao mesmo tempo vao contribuir para o aumento da capacidade de transporte, a revitalização da malha existente (inclusive com a retomada de ramais inativos), a melhoria no atendimento aos usuários, a geração de empregos nas indústrias ferroviária e da construção civil, além de outros pontos.

PROJETOS PARA EXPANSÃO

 Já existe revisão de construção de ferrovias estratégicas como uma parte da FICO – Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (483 km entre Água Boa/MT e Mara Rosa/GO) e o Ferroanel de São Paulo, obra emblemática aguardada há mais de 30 anos. A Ferrovia Norte-Sul, com extensão de 1.537 km, parte de um corredor de aproximadamente 3.700 km em mesma bitola, que ligará o porto de São Luís/MA ao porto de Santos/SP.Os outros dois, a Ferrogrão e a FIOL – Ferrovia de Integração Oeste-Leste, completam estes projetos. Estamos falando de agregar à malha atual três mil quilômetros de ferrovias modernas. Portanto, faz-se necessário e urgente que as autoridades competentes destravem estes processos, sob pena de o desenvolvimento de nosso País ficar definitivamente comprometido.

A CNL  ocorre durante a 25ª Intermodal, no período de 19 a 21 de março de 2019, no São Paulo Expo, na capital paulista. Terá grade de palestras construída a partir de três pilares – intralogística, tecnologia e transporte. A Intermodal é a principal feira de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América do Sul. Os temas abordados na XX CNL vão abranger as áreas de Gestão da cadeia de suprimento; Transporte e distribuição; Intralogística; Tecnologia; Gestão de risco; E-commerce; e a chamada Logística 4.0, na qual estarão concentradas informações sobre Blockchain, Internet das coisas, Inteligência artificial e Big data.

Mais informações sobre a Conferência Nacional de Logística (CNL)
https:\/\/www.abralog.com.br//abralog.agenciahypelab.com.br//www.intermodal.com.br/pt/conferencia-intermodal


Inscrições: Bruna Felipe | Telefone: +55 (11) 4632-0244 |
[email protected]

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias