terça-feira, 23/04/2024

ASSOCIE-SE

IATA destaca importância da certificação CEIV no Comitê Farma da Abralog

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) sediou a última reunião mensal do Comitê de Logística da Abralog (Associação Brasileira de Logística), na quinta-feira 10.8.2023. Durante o encontro Jefferson Simões, Gerente de Relacionamento com a Indústria da IATA, conduziu a palestra “Excelência em logística – a certificação CEIV da IATA maximizando seus resultados”, e pode compartilhar informações atualizadas sobre o mercado de cargas aéreas, incluindo as tendências mais recentes e os desafios enfrentados pelo setor, além dos detalhes sobre a certificação CEIV da Associação.

Reconhecida internacionalmente, essa certificação atende à necessidade da indústria por mais segurança, proteção, conformidade e eficiência no manuseio de cargas especiais, ajudando as organizações e toda a cadeia de cargas aéreas a alcançar a excelência e se destacar em um mercado global e competitivo. O programa de certificação abrange não somente os aeroportos, mas também operadores logísticos, transportadoras, agentes de carga, entre outros. Além de ser uma iniciativa capaz de reduzir os números relativos à perda de medicamentos por ineficiência dos processos atuais.

Durante a palestra, Marcelo Gorri Mazzali da concessionária GRU Airport compartilhou sua experiência em relação à certificação CEIV Pharma do aeroporto e seus resultados.
As empresas aéreas transportam, globalmente, 66 milhões de toneladas de cargas por ano, o que representa mais de 35% do comércio global em valor e somente 1% do volume, que equivale a US$ 6,8 trilhões em bens transportados. O desejo de acelerar as cadeias globais de suprimentos combinado com a eficiência do transporte aéreo são os principais motivos pelos quais exportadores estão utilizando cada vez mais o modal aéreo para o transporte seguro de suas cargas.

“Esta ocasião representou uma oportunidade notável para realçar a relevância da certificação CEIV e da excelência em logística visando um futuro lucrativo e sustentável. À medida que a indústria da aviação se recupera, uma ampla gama de possibilidades se abre no setor de transporte aéreo de mercadorias, especialmente no segmento de cargas especiais. Uma operação logística sólida e confiável, respaldada por procedimentos e processos que assegurem a integridade das remessas, assume um papel crucial na movimentação e transporte desses tipos de carga. As empresas que apresentarem maior capacitação, qualidade nos serviços e infraestrutura serão as mais beneficiadas”, comentou Jefferson.

“Sabemos da importância que a cadeia logística dá ao transporte, armazenagem e manuseio de produtos farmacêuticos e isso tem sido, há algum tempo, uma das grandes prioridades de GRU Airport, enquanto líder de mercado neste segmento. Foram feitos diversos investimentos em infraestrutura, processos e recursos humanos para atender a estas exigências e a certificação obtida em 2019 e revalidada em 2022 é o resultado deste processo. Com o aumento da capacidade de armazenagem no aeroporto prevista para os próximos 2 anos e com o continuar do aprimoramento dos processos de hub internacional e de eficiência internacional, GRU pretende ser um polo estratégico para os produtos farmacêuticos não só no Brasil, mas em toda a América do Sul” comentou Marcelo.

Para Márcio Frugiuele, diretor-executivo da Abralog, a reunião comprovou os bons resultados do modelo de comitês criado pela associação. “Tivemos duas ótimas palestras, uma,por Jefferson Simões e outra de Marcelo Gorri Mazzali, que apresentaram painel detalhado da Certificação CEIV Pharma, além de uma visão abrangente da operação do Aeroporto Internacional de São Paulo. O resultado foi uma uma excelente troca de informações com os associados presentes”.

Foto: Divulgação

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias