terça-feira, 23/04/2024

ASSOCIE-SE

Nova função “Simulador em Lote” da Simulefrete soluciona entraves da análise de fretes

As pequenas empresas apresentaram bom desempenho no segundo trimestre de 2022, segundo levantamento divulgado há poucos dias pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O desempenho médio para a pequena indústria, ficou em 47,4 pontos, resultado acima do primeiro trimestre de 2022 (45,5 pontos). Em junho, o índice de desempenho registrou 47,5 pontos, uma alta de 4,8 pontos na comparação com a média dos meses de junho para anos anteriores.

Segundo Marcos Barbosa,  especialista com mais de 30 anos de experiência na logística brasileira e cofundador da Simulefrete, a gestão e a contratação de um  transporte adequado interferem diretamente na saúde financeira de uma indústria/empresa, mas ainda é uma grande dificuldade do setor, quando o assunto é a governança dos fretes referente às notas fiscais emitidas e à contratação do modal adequado para as cargas comercializadas.

Segundo ele, muitas empresas ainda centralizam notas fiscais de mercadorias e informações sobre o tipo de transporte e valores de fretes em um simples excel e esse tipo de prática não favorece a gestão adequada do transporte, dificulta a melhoria da qualidade, além de não evitar gastos desnecessários. 

 Para o especialista em logística, é preciso ter uma gestão aprofundada do frete e construir diariamente um controle sobre as generalidades e capacidades das transportadoras para cada tipo de carga, seja fracionada ou embarques mais pesados. “É preciso rever como você compara as suas opções de transporte e as ferramentas que ajudam na análise das opções de frete no mercado.

Saiba como solucionar entraves do frete — Para os pequenos embarcadores que precisam melhorar a gestão de frete, o Simulador em Lote, função criada pela Simulefrete (plataforma voltada para a governança das operações de transporte) é possível agrupar as notas fiscais expedidas e realizar a integração com a plataforma. “Rapidamente, terá o valor do frete resultante das tabelas disponíveis em sua base, quais as transportadoras mais indicadas para entregar um determinado tipo de carga e uma visão clara para análise dos destinos, considerando as parametrizações e comparações de tabelas necessárias para sua melhor escolha.

Marcos Barbosa garante que, tanto para carga fracionada, quanto para aquelas com peso intermediário, a tecnologia aplicada apresentará uma lista de transportadoras adequadas, dentre aquelas já cadastradas na plataforma, ou seja, de forma inteligente, o Simulador em Lote, aponta o tipo de transportadora mais adequada para o seu negócio.

Benefícios do Simulador em Lote

  • 1.Capacidade de análise e comparativos com o mercado;
  • 2.Aplicação de estrutura de tabela de frete para a sua carga;
  • 3.Previsão de custos e otimização do frete;
  • 4.Escolher a melhor modalidade de frete;
  • 5.Relatórios de desempenho e indicadores.

Além da função acima, com fácil integração, a Plataforma Simulefrete possibilita o acesso ao panorama geral de todas as entregas, desempenho, faturamento e conciliação financeira em tempo real. Na prática, oferece desde a escolha do transportador, tipo de modal para cada operação ou mercadoria e acompanhamento do pedido em tempo real, até a entrega, status de toda a operação, se as entregas estão dentro do prazo, avaliação de desempenho do transportador, sem a necessidade de esperar finalizar o mês.

Em 2021, a plataforma digital Simulefrete obteve 50% de crescimento nas implantações na comparação com 2020. Hoje, é responsável pela operação de 16 grandes companhias em diversos segmentos: varejo, distribuição, cosméticos, autopeças, farmacêutico, químico e petroquímico.

Criada em 2017, a Simulefrete foi desenvolvida para que embarcadores possam otimizar suas operações de transporte de forma segura, ágil e eficiente, alinhados à digitalização com eficiência em seus processos, redução de custos e melhoria da qualidade do serviço.

Essa forma de atuação resultou em novas possibilidades da operação e do negócio e agora, a SIMULEFRETE faz parte do Grupo META2, com forte atuação no mercado de transporte de cargas e seguros e criado pelos sócios fundadores da AT&M Tecnologia, empresa líder no processo de averbação do seguro de transporte de cargas com mais de 25 mil clientes em todo o País, entre embarcadores, transportadoras, corretoras e seguradoras.

Foto: Divulgação

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias