sexta-feira, 26/04/2024

ASSOCIE-SE

Prime Cargo mostra soluções logísticas para a saúde, na cadeia do frio

A Associada Prime Cargo foi a convidada da reunião mensal do Comitê Cadeia do Frio da Abralog, na quinta-feira, 19 de outubro de 2023. Marcos Pinheiro, diretor operacional da empresa, compartilhou as estruturas e soluções da empresa em logística para a Saúde.

A Prime Cargo se destaca no mercado como um operador logístico que se adapta integralmente ao processo do cliente. Com uma equipe de operações personalizadas, desenvolvem processos e sistemas para atender diversas demandas, além de prestar suporte legal e fiscal na viabilidade da operação logística.

Conta com amplos galpões estrategicamente localizados, proporcionando disponibilidade de salas para que os clientes possam abrir suas filiais, o que facilita o fluxo fiscal nas expedições. Além disso, contam com uma equipe altamente capacitada para a organização, movimentação e cuidado de mercadorias, independentemente de seus volumes.

A Prime Cargo é especializa na armazenagem de produtos para a saúde, como insumos farmacêuticos, medicamentos e diagnósticos, mantendo temperaturas entre 2°C e 8°C, bem como a -20°C. Suas instalações incluem um galpão de 3200m² e câmara fria de 250m² na matriz, além de um mezanino com 600 posições e 30 porta-paletes. Possuem também uma nova filial com um galpão de 10.000m², câmara fria de 1000m², mezanino com 3000 posições e 150 porta-paletes.

Os serviços de armazenagem oferecidos englobam a adequação de produtos, inventário, montagem de kits, packing pack, área segregada, operação dedicada, gestão de estoque e embalagens validadas.

A frota da Prime Cargo é composta por 35 veículos refrigerados, sendo os de grande porte utilizados para transferências entre os Centros de Distribuição e clientes de grande porte, enquanto os veículos médios e pequenos são empregados nas operações de entregas de last mile. Realizam rotas diárias/semanais com veículos totalmente monitorados.

Além disso, a Prime Cargo se destaca por sua tecnologia de ponta, incluindo sistemas TMS para gestão de cargas em tempo real, tracking do cliente, comprovante online, monitoramento ponta a ponta, acionamento remoto das travas e corte da ignição, monitoramento de temperatura, alertas de não conformidade e eventos, além de um sistema de segurança com câmeras veiculares. Contam também com o WMS para registro de temperatura no recebimento das cargas, inventário automático com RFID (em implantação), inventário de equipamentos geoestacionários via IOT, integração entre sistemas e gestão de KPIs.

O Grupo Prime atende a 38 clientes na área de armazenagem e 67 clientes em transporte e distribuição. Entre janeiro e setembro de 2023, foram realizadas 13.651 viagens, transportando 89.765 volumes e 1.008.784 toneladas.

Durante a apresentação, Marcos Pinheiro compartilhou um caso de sucesso na área de saúde iniciado durante a pandemia. Um cliente que anteriormente gastava aproximadamente R$ 750 mil por mês em embalagens de isopor, gelo e outros materiais para manter a temperatura dos produtos transportados agora desfruta de uma solução mais eficiente e econômica. Com viagens frequentes para o Nordeste, a Prime Cargo eliminou a necessidade das caixas de isopor e as trocas de gelo, proporcionando uma solução de transporte em carros refrigerados.

A validação dos veículos e o sistema de refrigeração com monitoramento garantem a temperatura ideal do início ao fim da viagem. Este esforço resultou em uma economia gradual que atingiu a marca de R$ 750 mil após quase seis meses de trabalho conjunto. Além disso, a comunicação efetiva entre a Prime Cargo e os locais de entrega assegurou uma transição suave para o novo modelo de transporte. Esta operação não só trouxe benefícios financeiros, mas também promoveu um impacto positivo no meio ambiente ao reduzir significativamente a produção de resíduos. Ao eliminar embalagens de isopor, a Prime Cargo demonstra um compromisso tangível com práticas sustentáveis.

Fotos: Divulgação

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias