terça-feira, 23/04/2024

ASSOCIE-SE

Macaw Transportes, especializada em transporte de medicamentos radioativos, chega à Abralog

Macaw Brasil Transportes é associada Abralog

Nova associada Abralog, a Macaw Brasil Transportes iniciou sua trajetória tendo como objetivo solucionar os gargalos logísticos no transporte de medicamentos radioativos, utilizados em exames e tratamentos de medicina nuclear. Após se consolidar no setor, a empresa buscou outros mercados logísticos, como os de saúde, e-commerce e indústria. Faz isso, hoje, pelos modais aéreo e rodoviário, com predominância nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Na entrevista a seguir, Anderson Silva, coordenador das áreas Administrativa e Financeira, fala da Macaw e de seus próximos passos.

Por que a empresa foi criada? 

A empresa foi criada em 2015 com o objetivo de viabilizar as operações logísticas de radiofármacos para uma empresa do grupo, tendo contribuído para aumentar a participação de mercado de seus parceiros.

Como é sua estrutura? 

A empresa possui um galpão de 1.000 metros quadrados recém-construído no terminal de cargas do aeroporto de Brasília. A estrutura possui área de escritório, armazenamento, 3 docas, área para cross-docking e equipe qualificada para operar as cargas de diversas empresas em variados setores da economia. Possui uma filial em São Paulo, no bairro Freguesia do Ó, onde também dispõe de galpão para cross docking e equipe profissional de operadores logísticos. A frota é composta por veículos pesados, semipesados, VUCs e veículos pequenos de carga.

Como a empresa encara a tecnologia, e como ela está equipada nesse setor?

A empresa possui uma equipe de tecnologia que busca e trabalha com soluções atuais de processamento de informações no setor logístico. Neste ensejo, atualmente, a Macaw utiliza sistemas de logística do tipo TMS e de armazenamento do tipo WMS para suas operações.

Fale um pouco da questão segurança e rastreabilidade. 

A Macaw Transportes possui programas de educação continuada onde temas como segurança operacional são frequentemente inseridos nos treinamentos dos motoristas e de toda a equipe da empresa. Além disso, possui contratos de seguro com seguradoras consagradas no mercado com o intuito de garantir a cobertura das cargas transportadas em casos e avarias, roubos ou furtos. 

Para a rastreabilidade de suas cargas, a empresa possui contrato com empresas que garantem o monitoramento de todos os veículos 24/7. A rastreabilidade da carga é garantida pela geração de ocorrências inseridas no sistema TMS, obrigação processual de todos os personagens da cadeia.

A empresa tem planos de expansão pelo País? 

Sim. Atualmente com duas unidades, no DF e SP, a empresa planeja expandir suas operações através da instalação de novas unidades nos estado de Goiás e Ceará. Além disso, está frequentemente negociando parcerias com transportadoras regionais.

Por que a empresa se associou à Abralog? 

O intuito da associação da Macaw à Abralog é de poder participar mais ativamente nas discussões mercadológicas e aumentar a rede de relacionamentos em um setor que precisa, necessariamente, dar as mãos para o crescimento conjunto.

Fotos: Divulgação

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias