quarta-feira, 15/05/2024

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Fetransporte atinge mais de 16 mil visualizações com conteúdo relevante

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A Fetransporte Brasil Conference 2021 provou que não é mais um evento online do mercado. Na última semana, milhares de profissionais participaram de 40 horas de conteúdo gratuito, desenvolvido para capacitar o corretor de seguros e ampliar sua carteira com novos produtos.

O evento, promovido pela Fetransporte Brasil e Educa Seguros, contou com a colaboração de mais de 60 palestrantes renomados do setor, que apresentaram aspectos regulatórios, técnicos, operacionais, mercadológicos e legais dos seguros de transporte de cargas, vida, responsabilidade civil (D&O e E&O), além dos ramos bike e equipamentos. Os inscritos no evento puderam tirar dúvidas e interagir com os especialistas ao longo da transmissão online.

Um dos momentos mais aguardados foi a participação ao vivo dos CEOs Erica Médici, da Axa Seguros, e Murilo Riedel, da HDI Seguros, que compartilharam as iniciativas e perspectivas das duas companhias no momento desafiador que o mercado enfrenta. “É importante para o corretor de seguros saber como a liderança das companhias avalia as movimentações do mercado e entender o seu papel para o crescimento do setor”, avalia Rogério Bruch, diretor comercial da Fetransporte Brasil. “Para mim, é uma honra mediar um painel com tamanha representatividade e relevância dentro da agenda do evento”, afirma. Ao todo, 20 executivos das principais seguradoras do país contribuíram com a curadoria do evento.

Outro destaque foi o depoimento de corretores de seguros sobre suas dificuldades, superações e melhores práticas dentro do ramo de transporte de cargas. Os palestrantes expuseram também as vantagens financeiras e a preferência por essa modalidade. Mensagens de resiliência e otimismo marcaram o painel Mulheres no Transporte.

Tecnologia e inovação também marcaram a agenda da conferência, que contou com a presença de CEOs e diretores de empresas de tecnologia, fornecedoras do mercado de seguros. O tema Gerenciamento de Riscos foi um dos mais visualizados e com maior participação do público.

O tema Logística foi inserido na agenda e agradou. Dados, números do setor e perspectivas foram muito bem conduzidas por representantes da ABRALOG (Associação Brasileira de Logística) e CIST (Clube Internacional de Seguros de Transporte).

A participação do ex-atleta Jackson Follmann, sobrevivente do acidente aéreo com o time da Chapecoense em 2016, fechou o evento com a palestra “Tocando em Frente – Uma História de Superação” e emocionou a audiência.

O evento apresentou um crescimento de 30% no número de inscritos, comparado à primeira edição em 2020. Os organizadores comemoram os resultados. “Foram 9 meses organizando a FBC 2021 para entregarmos o melhor conteúdo e experiência em apenas 4 dias. Eu finalizo essa jornada com sentimento de muita felicidade e gratidão.” resume Bruno Barazzutti, Gestor de Inside Sales e Marketing da Fetransporte Brasil. “Pra gente foi uma honra construir mais um capítulo da história de sucesso desse evento que já entrou para o calendário do mercado de seguros.” comenta Anderson Ojope, fundador da Educa Seguros.

A 2ª Fetransporte Brasil Conference está disponível na íntegra no canal do Youtube da Fetransporte Brasil (@fetransportebrasil) para quem quiser rever as apresentações.

A Fetransporte Brasil Conference 2021 tem o patrocínio das empresas Ambipar, Argo Seguros, Buonny, Grupo Delta, OpenTech, AXA Seguros, MAG Seguros, Seguros SURA, 3S Tecnologia, AT&M, GUEP Tecnologia, HDI Seguros, LPerna Comissária de Avarias, MBM Seguro de Pessoas, além do apoio das instituições Abralog, Clube dos Seguradores da Bahia e CIST.

Reunião do Comitê de Recursos Humanos fala de emoção & produtividade

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“Emoções & Produtividade” foi tema discutido nesta quarta-feira, 16/6/2021, no Comitê de Recursos Humanos da Abralog. A convidada da reunião foi Amanda Alcantara, da SIC RH, especialista no assunto.
Ela disse que o cuidado com as pessoas estimula as emoções nas relações de trabalho.

Para Amanda Alcantara, a incapacidade de lidar com as emoções, e a forma com a qual o indivíduo elabora e lida com os fatos que vivencia, levam à fadiga, elevam os níveis de estresse e provocam o afastamento ou distanciamento do trabalho.

O que isso influencia na produtividade? Para ela, “sem a emoção a nossa razão não sabe sobre o que atuar”.

‘Tech Meeting 2021’ debate a tecnologia na produtividade dos negócios durante pandemia

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Para debater a nova realidade de transformação digital acelerada pela pandemia, em que a relação entre empresas, pessoas e máquinas é renovada de forma constante, a Totvs, maior empresa de tecnologia do Brasil, promove o ‘Tech Meeting 2021’, evento online gratuito que acontece no dia 23 de junho, das 9h às 17h. É preciso fazer sua inscrição.

O evento é composto por sete painéis, que acontecem ao longo do dia e contam com participações de importantes nomes do mercado, com diferentes visões sobre tecnologia e negócios. Dentre eles, empresários, influenciadores, analistas e futuristas, como o produtor musical e empresário KondZilla, o escritor Fabrício Carpinejar, a diretora de inovação da CNI Gianna Sagazio, o engenheiro espacial e CEO da Airvantis Lucas Fonseca, a CEO da Box 1824, Paula Englert, o pesquisador e apresentador do Canal Futura, Ronaldo Lemos, entre muitos outros, que estarão acompanhados de executivos da Totvs em todos os painéis virtuais.

“O ‘Tech Meeting’ é um evento aberto a todos os interessados em atualizar o mindset e entender melhor as formas de tornar os negócios mais produtivos para o novo ciclo social e econômico que vai continuar pelas próximas décadas, acessando novas tecnologias e podendo, assim, se posicionar de forma competitiva no cenário transformador que vivemos. Neste novo ciclo, a tecnologia é um caminho sem volta na direção de cadeias produtivas mais fortes e um país bem sucedido”, afirma Diana Rodrigues, diretora de Marketing da Totvs.

Além dos painelistas, o evento também vai contar com um time de mediadores formado por nomes importantes da imprensa brasileira como Gabriela Prioli, apresentadora da CNN Brasil; Rosana Jatobá, âncora da Rádio CBN; Cora Ronai, colunista de tecnologia do Jornal O Globo; Cristina de Luca, jornalista e diretora do The Shift; Adriana Couto, apresentadora da TV Cultura; Luiz Gustavo Pacete, editor da Fast Company Brasil, e André Jankavski, jornalista de economia e negócios.

Veja mais sobre o evento.

Para se inscrever gratuitamente no ‘Tech Meeting 2021’ e obter mais informações, acesse: https:\/\/www.abralog.com.br//abralog.agenciahypelab.com.br//totvs.com/tech-meeting/

Programação completa

Dia 23 de junho – das 9h às 17h

Evento gratuito

9h -10h

PAINEL 1: POR QUE INVESTIR EM CADEIAS LOCAIS?

Mediadora: Gabriela Prioli, apresentadora CNN Brasil

Debatedores:

Marcelo Cosentino, VP de Segmentos TOTVS

Gianna Sagazio, Diretora de Inovação CNI

Paulo Pedó, Diretor de Negócios Digitais da Grendene

 

10h-11h

PAINEL 2: A NUVEM NÃO É MAIS UMA OPÇÃO

Mediadora: Cristina de Luca, jornalista e diretora do The Shift

Debatedores:

Gustavo Bastos, VP de Plataformas TOTVS

Ronaldo Lemos, pesquisador e apresentador Canal Futura

Lucas Fonseca, engenheiro espacial e CEO Airvantis

11h-12h

PAINEL 3: O (SUPER) PODER DOS DADOS

Mediador: Luiz Gustavo Pacete, editor Fast Company Brasil

Debatedores:

Juliano Tubino, VP de Estratégia e Novos Negócios TOTVS

Paula Englert, CEO Box 1824

Ricardo Cappra, pesquisador de cultura analítica

13h-14h

PAINEL 4: A NOVA VIDA NO TRABALHO

Mediadora: Adriana Couto, jornalista e apresentadora TV Cultura

Debatedores:

Izabel Branco, VP de Relações Humanas TOTVS

Fabrício Carpinejar, escritor

14h-15h

PAINEL 5: TECNOLOGIA PARA CRESCER

Mediadora: Cora Ronai, colunista de tecnologia Jornal O Globo

Debatedores:

Alexandre Apendino, VP de Atendimento e Relacionamento TOTVS

Eric Santos, CEO da RD Station

KondZilla, produtor musical e empresário

15h-16h

PAINEL 6: FINANÇAS DIGITAIS: REVOLUÇÃO?

Mediador: André Jankavski, jornalista de economia e negócios

Debatedores:

Juliano Tubino, VP de Estratégia e Novos Negócios TOTVS

Paulo Gala, economista, autor e professor FGV-SP

Marcelo Martins, fundador Pay Ventures

16h-17h

PAINEL 7: A NOVA ECONOMIA: DIGITAL E ESG

Mediadora: Rosana Jatobá, âncora Rádio CBN

Debatedores:

Dennis Herszkowicz, CEO TOTVS

Renata Faber, head de ESG da Exame

Guga Stocco, co-fundador Futurum.Capital

A Totvs – Líder absoluta em sistemas e plataformas para gestão de empresas, a TOTVS entrega produtividade para mais de 40 mil clientes por meio da digitalização dos negócios. Indo muito além do ERP, oferece serviços financeiros e soluções de business performance, investindo mais de R$ 1,7 bilhão em pesquisa e desenvolvimento nos últimos cinco anos para atender as exigências de 12 setores da economia. Como uma empresa originalmente brasileira, a TOTVS acredita no “Brasil que Faz” e apoia o crescimento e a sustentabilidade de milhares de negócios e empreendedores, de norte a sul do país, por meio de sua tecnologia. Para mais informações, acesse: www.totvs.com.br

Associada Totvs faz evento com 25 especialistas sobre negócios e tecnologia

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A Totvs, nova associada Abralog, realiza na quarta-feira 23/6/2021, o Tech Meeting, evento gratuito e online, que durante um dia mostrará debates entre 25 convidados de altíssimo nível. Eles apontarão caminhos de negócios e produtividade que a tecnologia abre neste momento de intensa aceleração digital.
É preciso fazer sua inscrição.

Veja mais sobre os participantes.

C&A passa a usar caminhão elétrico da Soluciona para entrega em lojas

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Em linha com seu compromisso de construir uma moda com impacto positivo, a C&A Brasil passa a usar, de forma inédita no varejo de moda brasileiro, um caminhão elétrico para abastecimento de produtos a fim de reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Juntamente com a Soluciona Logística, parceira estratégica de logística da marca, o projeto foi desenvolvido exclusivamente para a operação da C&A Brasil. A partir do começo do próximo trimestre, o transporte será utilizado para atender a demanda da região metropolitana de São Paulo, tendo como ponto de partida o Centro de Distribuição Tamboré, em Barueri (SP). A companhia prevê expandir o projeto com a compra de novos veículos, ampliação de rotas e regiões até o final de 2021.

Com capacidade para quatro toneladas, o caminhão elétrico realizará dois circuitos diários: do Centro de Distribuição até as lojas correspondentes à sua rota e vice-versa. O veículo tem autonomia para rodar, em média, 200 quilômetros com uma única carga de bateria e sua recarga será realizada todas as noites no próprio Centro de
Distribuição da varejista.

Para Toni Trajano, CEO da Soluciona Logística, investimentos como esse elevam as oportunidades do negócio e contribuem para soluções cada vez mais sustentáveis.

“A vantagem de utilizarmos este tipo de serviço é a drástica redução de emissão de poluentes no meio ambiente, pois um caminhão elétrico não emite CO 2 . A médio prazo, queremos ampliar o número de veículos elétricos, além de implantar outras soluções de logística verde na operação. Estamos empenhados em construir uma moda com impacto positivo e, por isso, garantir devemos realizar novos investimentos para alcançarmos este objetivo”, diz Alan Yarschel, diretor de Supply Chain da C&A Brasil.

Mesmo antes de iniciar o projeto, a C&A já busca formas de descarte correto para as baterias elétricas usadas e dentre as possibilidades, está: utilização da bateria para iluminação interna e substituição de geradores a diesel.

Outras iniciativas mais sustentáveis da C&A em 2021
No começo deste ano, a C&ABrasil anunciou a construção de duas usinas solares no País em parceria com a Faro Energy – empresa que realiza investimentos em projetos de energia solar distribuída e eficiência energética no Brasil. Com previsão de entrega no segundo semestre de 2021, as usinas abastecerão, incialmente, 11 lojas da varejista localizadas no Rio de Janeiro e em Brasília por 10 anos, com possibilidade de prorrogação de contrato por mais uma década e ampliação no número de unidades a receber energia limpa.

Com o uso de energia solar proveniente das usinas, anualmente, a C&A;A Brasil evitará, a emissão de 1,8 mil toneladas de CO 2 , montante equivalente ao plantio de 11 mil árvores ou menos 1 mil veículos, com média de 12 mil km rodados cada, circulando pelas estradas brasileiras. A varejista estima ainda uma economia potencial de cerca de R$ 20 milhões até o final do contrato, além dos ganhos ambientais, como: redução das emissões dos gases de efeito estufa e a obtenção de energia renovável.

Plataforma Global de Sustentabilidade da C&A
A Plataforma Global de Sustentabilidade da C&A norteia de forma integrada as ações e compromissos da companhia relacionadas ao tema em todos os países onde está presente. Essa Plataforma é estruturada em três pilares de atuação: Produtos Sustentáveis, Rede de Fornecimento Sustentável e Vidas Sustentáveis.

A C&A Brasil – É uma empresa de moda focada em propor experiências que vão além do vestir. Fundada em
1841 pelos irmãos Clemens e August na Holanda, a C&A entende e defende a moda como um dos mais fundamentais canais de conexão das pessoas consigo mesmas, com todos à sua volta e, por isso, coloca os seus clientes no centro da estratégia. Uma das maiores varejistas de moda do mundo, a C&A chegou ao Brasil em 1976 quando inaugurou a sua primeira loja no shopping Ibirapuera, em São Paulo (SP).

Atualmente, a companhia opera mais de 300 lojas em todo o território nacional, além do seu E- commerce. Listada na bolsa brasileira (B3) desde outubro de 2019, a C&A;A é pioneira em diversas inovações em seu segmento a partir da oferta de serviços e soluções digitais e omnicanais, visando ampliar experiência on e off line dos seus clientes. Com cerca de 15 mil colaboradores em todo o país e presente na vida de um milhão de clientes por dia, a empresa se destaca ainda por oferecer uma moda jovem, inovadora, diversa e inclusiva para mulheres, homens e crianças, além da sua linha de fashiontronics, que conta com uma ampla variedade de celulares, smartphones e relógios e o Galeria C&A, marketplace que comercializa itens de decoração, pet, joias, entre outros segmentos. Ainda, a empresa tem práticas consolidadas de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa), sendo uma das empresas mais premiadas e reconhecidas internacionalmente por boas práticas sustentáveis em prol de uma moda com impacto positivo. Já no aspecto social, por meio do seu braço filantrópico, o Instituto C&A, a varejista atua no fortalecimento de comunidades por intermédio da moda, no voluntariado corporativo, no fomento ao empreendedorismo de grupos em maior vulnerabilidade social e ajudas humanitárias. Te convidamos a conhecer mais sobre a C&A em saladeimprensa.cea.com.br e sobre o trabalho do Instituto C&A em http://www.institutocea.org.br/

JSL adquire a Marvel por R$ 245 milhões

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A JSL Logística (JSLG3) comunica que firmou contrato para a aquisição da transportadora Marvel, pelo valor de R$ 245 milhões, conforme divulgou em fato relevante.

A combinação das operações trará uma grande oportunidade de sinergias comerciais e operacionais, especialmente pela complementariedade de sua base de clientes e rotas percorridas.

Somadas as outras 4 aquisições realizadas entre agosto de 2020 e fevereiro de 2021, a JSL adiciona, em números anualizados, R$ 1,7 bilhão à Receita Bruta da Companhia, aumentando de R$ 3,4 bilhões para um total de R$ 5,1 bilhões, um crescimento de 50%.

“A transação ampliará de forma relevante a nossa atuação em transporte rodoviário de cargas congeladas e refrigeradas de alto valor agregado, e a representatividade do segmento de alimentos na JSL, oferecendo serviços no Brasil e outros países da América do Sul.” ressalta a empresa.

A Marvel oferece soluções de transporte de carga refrigeradas, congeladas e secas, principalmente ao setor alimentício, possuindo atualmente uma das maiores frotas próprias de transporte internacional de refrigerados na América do Sul, com mais de 1,1 mil ativos operacionais, com caminhões com idade média de aproximadamente 3,6 anos.

A implementação do Contrato está condicionada ao cumprimento de obrigações e condições precedentes usuais a esse tipo de operação, incluindo sua submissão para aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE.

A JSL S.A. (B3:JSLG3) (“JSL” ou “Companhia”), sociedade anônima de capital aberto, em cumprimento com o disposto na Instrução da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) no 358/2002 e no artigo 157, § 4o, da Lei n° 6.404/1976, vem informar aos seus acionistas e ao mercado em geral que celebrou, após o fechamento do mercado, o contrato de compra e venda visando à aquisição da Transportes Marvel Ltda. (“Marvel”) (“Transação”).

A Transação ampliará de forma relevante a nossa atuação em transporte rodoviário de cargas congeladas e refrigeradas de alto valor agregado, e a representatividade do segmento de alimentos na JSL, oferecendo serviços no Brasil e outros países da América do Sul. A combinação das operações trará uma grande oportunidade de sinergias comerciais e operacionais, especialmente pela complementariedade de sua base de clientes e rotas percorridas.
Somadas as outras 4 aquisições realizadas entre agosto de 2020 e fevereiro de 2021, a JSL adiciona, em números anualizados, R$ 1,7 bilhão à Receita Bruta da Companhia, aumentando de R$ 3,4 bilhões para um total de R$ 5,1 bilhões, um crescimento de 50%.

Acréscimo da Receita Bruta da JSL com M&A’s (1T21 anualizado em milhões de Reais)

A Marvel

A Marvel foi fundada em 1975 e oferece soluções de transporte de carga refrigeradas, congeladas e secas, principalmente ao setor alimentício, possuindo atualmente uma das maiores frotas próprias de transporte internacional de refrigerados na América do Sul, com mais de 1,1 mil ativos operacionais, com caminhões com idade média de aproximadamente 3,6 anos.

Possui cerca de 820 colaboradores altamente capacitados e comprometidos, sendo um dos principais diferenciais da empresa e resultando em serviços de altíssima qualidade para seus clientes, localizados no Brasil, na Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Peru, sendo o frete internacional responsável por 58% do faturamento.
De maio de 2020 a abril de 2021 (“UDM” ou “últimos 12 meses”) a Marvel apresentou números, não auditados, de R$ 251 milhões de Receita Líquida, R$ 62 milhões de EBITDA, Lucro Líquido de R$ 19 milhões e Dívida Líquida de R$ 114 milhões, resultando em uma alavancagem de 1,8x.
1 Números informados para TPC, Rodomeu e Marvel são reportados pelas empresas e não auditados
2 Somatória dos valores referentes à JSL sem M&A’s, Fadel e Transmoreno correspondem ao número apresentado no SIMPAR Day de R$ 4.196 milhões

 

Racional Estratégico

A Transação visa gerar ganho de escala, incrementar a participação da JSL no segmento de transporte de cargas refrigeradas, congeladas e secas (voltadas para o segmento de alimentos) e aumentar a presença em outros países da América do Sul.

Adicionalmente, a aquisição possui os seguintes pilares estratégicos:

  • i. Complementariedade Geográfica: expansão da presença da JSL no Brasil e em outros países da América do Sul, aumentando a densidade e complementaridade das rotas da JSL e, consequentemente, aumentando as sinergias logísticas, além de proporcionar maior exposição à mercados internacionais.
  • ii. Base de Clientes: incremento da participação no setor de alimentos através da complementaridade dos serviços prestados à clientes como Nestlé, BRF, Mondelez e Mccain e adições relevantes de novos clientes à base da JSL como JBS, Minerva, Marfrig e Piracanjuba.
  • iii. Rentabilidade e Modelo Operacional: modelo de negócios robusto, utilizando uma frota dedicada, sendo a frota própria responsável por mais de 99% de seu faturamento, com capacidade de realizar serviços de alto valor agregado, como transporte de produtos refrigerados, fator que contribui com uma performance de destaque da Marvel, atingindo margens EBITDA e Líquida de 24,8% e 7,7% respectivamente, nos últimos 12 meses.
  • iv. Crescimento Acelerado: perfil de crescimento diferenciado, apresentando um CAGR de 17% entre 2018 e 2020, e possuindo oportunidades de acelerar ainda mais sua evolução ao adicionar a expertise, capacidade financeira e escala da JSL, gerando diluição de custos operacionais e financeiros, e consequentemente maiores margens para a empresa. Além disso, é importante mencionar que o setor de atuação da Marvel é extremamente resiliente, apresentando crescimento de 13% no ano de 2020 (vs. 2019), de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos.

Este movimento está alinhado com o planejamento estratégico da Companhia de continuar sua agenda de crescimento, e perpetuando sua liderança absoluta no setor logístico e de transporte rodoviário, contando com o maior e mais integrado portfólio de serviços da América do Sul, com grande diversificação de setores de atuação e serviços oferecidos, sendo estes extremamente resilientes, com alto potencial de crescimento, rentabilidade e valor agregado.

A Transação

O Contrato prevê a aquisição pela Companhia de 100% da Marvel por R$ 245 milhões (Equity Value). O valor de R$ 100 milhões será pago na data do fechamento da Transação e o saldo remanescente em 12 parcelas mensais, nos meses subsequentes à data de fechamento.

Patricia Costella, atual executiva da Marvel, passará a atuar, a partir desta data, como a principal executiva à frente da empresa, tendo autonomia para comandar as atividades hoje desenvolvidas pela Marvel e contando com todo o suporte da JSL para liderar um novo ciclo de desenvolvimento de forma sustentável junto com seus mais de 820 colaboradores. Adicionalmente, os acionistas fundadores, Leovir Costella e Lodovino Costella, devido ao seu vasto conhecimento sobre a operação, continuarão contribuindo com o desenvolvimento do negócio atuando como conselheiros consultivos.

A implementação do Contrato está condicionada ao cumprimento de obrigações e condições precedentes usuais a esse tipo de operação, incluindo sua submissão para aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE.

A aquisição poderá, nos termos do contrato, ser realizada pela Companhia ou por intermédio de uma de suas controladas, o que será definido até a data de fechamento da Transação. Assim, conforme requerido pela legislação vigente e nos termos do contrato, quando houver tal definição, a JSL confirmará a eventual necessidade de submissão do contrato à ratificação da Assembleia Geral da JSL e aplicabilidade do direito de recesso, conforme art. 256 da Lei no 6.404/76. São Paulo, 10 de junho de 2021. Guilherme Sampaio Diretor Administrativo Financeiro e de Relações com Investidores – Veja o fato relevante divulgado

Plataforma logística facilita a contratação de fretes no agro

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A startup goFlux possui uma solução de inteligência de mercado que revoluciona e dá mais agilidade ao processo de escolha do transporte de carga, gerando redução de custos e compliance para embarcadores e novas oportunidades de negócios para as transportadoras.

O modal rodoviário é uma categoria extremamente importante para a economia brasileira, estima-se que cerca de 65% do transporte de cargas passa por rodovias. De acordo com o Anuário da Confederação Nacional do Transporte (CNT) de 2020, a condução de cargas atualmente é feita por 219.956 empresas, 435 cooperativas e 724.098 autônomos registrados. A frota cadastrada total é de 2.270.861 veículos autorizados. Porém esse setor tão importante ainda enfrenta muitas dificuldades e amadorismo quando o assunto é a contratação de fretes.

Para ajudar e conectar embarcadores do agronegócio e transportadoras, surgiu a pouco mais de três anos a goFlux, uma logtech que apresenta soluções de inteligência de fretes. A plataforma para cotação, negociação, contratação e gestão de fretes rodoviários é o elo entre as duas principais pontas e atua diretamente na facilitação da contratação do serviço, e ainda ajuda a reduzir custos, melhorando a produtividade no processo. Outro ponto de destaque oferecido é a inteligência preditiva de fretes. Além disso, também realiza a digitalização na conferência de documentos e proporciona visibilidade dos fretes contratados x cadência carregamento.

De acordo com Rodrigo Gonçalves, CEO e um dos fundadores da goFlux, a empresa nasceu pelo inconformismo de fazer as coisas sempre da mesma maneira. Por que se contrata frete da mesma forma há anos? “A transformação digital que já está em curso em tantas áreas de negócio, ainda precisa ser intensificada na logística. São bilhões de reais gastos anualmente com fretes, sem inteligência e compliance aplicados ao processo. O nosso foco é levar instrumentos de tecnologia e inteligência que permitam embarcadores terem uma gestão de fretes transparente e mais inteligente, e por consequência gerar mais competitividade e produtividade às transportadoras”, destaca.

Solução na prática

Apesar de pouco tempo no mercado, a startup já acumula números que impressionam. Até o momento, dentro da plataforma, já foram contratadas e transacionadas mais de 25 milhões toneladas, entre elas grãos, açúcar, etanol, fertilizantes e diversos outros produtos agrícolas. Toda essa movimentação foi realizada por grandes players do mercado de agro que já estão utilizando a ferramenta como, por exemplo: a ADM, Neovia, Sodrugestvo, CJ Trading, Gavilon, Glencore, Agribrasil, Copersucar, Tereos, Mosaic, Caramuru Alimentos, Agromercantil entre outros.

Para as empresas, cooperativas, tradings e demais companhias do setor que desejam ingressar na ferramenta da goFlux, o processo de onboarding é muito simples e rápido. Basta fazer o cadastro na plataforma e assim passam a ter acesso a mais de 1.500 transportadoras homologadas.

Já para as transportadoras, o acesso e cadastro na plataforma é gratuito. Entre as vantagens, destaque para o acesso exponencial à carga, redução de custo de aquisição de clientes e antecipação de recebíveis. “A goFlux coloca a gestão de fretes na era digital. Por muitos anos vivemos as dores do mercado e temos um time que conhece o negócio do cliente aliando tecnologia, processo estando sempre próximos ao cliente, entendendo as suas necessidades”, finaliza o CEO. Fonte: Portal do Agronegócio Foto: Divulgação

Mobilidade: a IoT abre um novo mundo à sociedade

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A mobilidade está presente desde os primórdios da vida em sociedade. Porém, não é possível pensar em nenhum momento em que o sentido exato da palavra foi aplicado de fato. Esse conceito envolve a todos e proporciona direito ao cidadão de ir e vir, além de usufruir de tudo aquilo que ele precisa para ter uma vida ativa e saudável.

Mas onde a Internet das Coisas (IoT) entra nesta história? Sabemos que para se locomoverem, principalmente em cidades que expandiram com o crescimento populacional, é necessário um meio e, dentre eles, temos carros, bicicletas, motos, ônibus, entre outros. Diante disso, o especialista em tecnologias disruptivas e CEO da Pointer by PowerFleet Brasil – referência em IoT para logística, Daniel Schnaider, afirma: “em um mundo que as pessoas precisam otimizar o trajeto e ter o direito de ocupar sua cidade, fica inviável não usar ferramentas tecnológicas para que a mágica aconteça”.

Schnaider explica: “A IoT é sinônimo de conectividade, é capaz de identificar diversos dados de comportamento, vias, direção, entre outros, processá-los e transformar tudo em ação, relatórios e soluções”.

Em qualquer um dos meios que possibilitam a mobilidade, a IoT pode estar presente, desde às e-bikes até os transportes coletivos, o ônibus, e as vantagens são inúmeras.

A e-bike e o patinete que vemos andando por aí, até mesmo com os Farias Limers, enquanto se deslocam seja para onde for, são extremamente passíveis de não voltarem aos devidos lugares para a utilização de outras pessoas. Por isso que a IoT é extremamente importante, pois tanto pode dar a localização de onde estão para serem recolhidos, como ativar a assistência caso precisem de reparos para os próximos usuários.

Já para os automóveis, as possibilidades são ainda maiores. Falamos de segurança para toda a sociedade com soluções como o driver feedback device, que pode não só monitorar se o motorista está se comportando diante ao volante, prever problemas com a manutenção do veículo, notificar autoridades em caso de colisão, bem como emitir avisos para uma central para que ambulâncias sejam enviadas com mais rapidez, aumentando a sobrevida das vítimas.  Ainda, reduz a poluição quando faz a economia de combustível e ajuda a reduzir roubos e fraudes.

Em todos os meios de locomoção, a detecção de pedestres e problemas nas vias é possível, sendo assim, a IoT traz o respeito pelo próximo e incentiva o amor à vida. Além de respeitar o meio ambiente, também reduz despesas públicas, uma vez que previne acidentes, libera os recursos hospitalares e de policiamento para outras ocasiões emergenciais.

Isso tudo é possível com um pequeno dispositivo instalado no meio de locomoção, que é sensível a tudo que acontece com o veículo, com o motorista e com o que está em volta. E, a cada emergência, o gestor da frota, ou responsável pelos equipamentos (bicicletas, patinetes, motos), seja ele qual for, receberá um aviso do problema e conseguirá tomar as medidas necessárias.

Considerando que no conceito de mobilidade é extremamente importante coexistir, ou seja, todos os elementos que compõem uma comunidade devem estar seguros, a IoT é a tecnologia propulsora para o convívio e bem-estar da sociedade.

Daniel Schnaider é CEO da Pointer by Powerfleet Brasil, líder mundial em soluções de IoT para redução de custo, prevenção de acidentes e roubos em frotas. Integrou a Unidade Global de Tecnologia da IBM e a 8200 unidade de Inteligência Israelense. Especialista em logística, tecnologias disruptivas, economista e autor da obra “Pense com calma, aja rápido”.

A Pointer by PowerFleet Brasil: A multinacional de origem israelense iniciou operações em 1994 e está presente no Brasil desde 2010. Em 2019, foi adquirida pela norte-americana PowerFleet®️. A companhia é especializada no desenvolvimento de ferramentas, serviços e tecnologias para gestão inteligente de frotas de empresas e locadoras, com foco em soluções de telemetria. Além de possibilitarem uma redução de custos em torno de 20%, seus produtos proporcionam o monitoramento remoto dos veículos, diminuindo a incidência de fraudes, desvios de conduta e roubo de cargas. Com mais de 3 milhões de produtos de telemetria vendidos reúne mais de 600 mil carros, motocicletas, caminhões e implementos rodoviários rastreados no mundo.

Em reunião, Comitê de Logística Farmacêutica aborda a RDC 430

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Carine Siffert, Gerente de Qualidade da nossa associada BLS, fez a palestra da reunião mensal do Comitê de Logística Farmacêutica da Abralog, nesta quinta, 10/6/2021.  Apresentação teve como objetivo oferecer visão geral da RDC 430/2020, norma que determina a obrigatoriedade de monitoramento, controle e manutenção da temperatura em toda a cadeia logística, de acordo com as indicações do fabricante.

Ela citou números que dão conta da dificuldade de se fazer a logística da cadeia do frio. Além de o Brasil ter grande extensão, e nele caber praticamente uma Europa, há contraatempos como a malha rodoviária do País, modal mais utilizado na distribuição de medicamentos.

Nossas estradas, num total de 1,7 milhão de quilômetros, têm apenas 12,4% de vias pavimentadas.  Destas, 40% são boas ou ótimas. Esta é, por exemplo, uma das razões pelas quais a infraestrutura brasileira é tão mal classificada no ranking do Banco Mundial – 56ª posição. Em resumo, conforme comentou Carine Siffert, trata-se de consequência dos baixos investimentos no setor, pois o Brasil tem investido nos últimos anos somente 0,5% do PIB.

 

Previsão de demanda: solução da Blue Yonder é adotada pela Coca-Cola HBC

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A pandemia Covid-19 mudou os padrões de consumo. Enquanto bares e restaurantes foram fechados, os consumidores recriaram as rotinas de consumo em casa. Isto quer dizer, que os produtores de bebidas precisam prever melhor a demanda para garantir que a produção planejada esteja ajustada às necessidades do cliente. Para aprimorar a visibilidade, impulsionar e orquestrar perfeitamente a cadeia de suprimentos de ponta a ponta, a Coca-Cola HBC escolheu as soluções de Luminate™ Planning da Blue Yonder, baseadas em SaaS.

A Coca-Cola HBC é parceira engarrafadora estratégica da Coca-Cola Company em 28 países que oferece marcas líderes de consumo nas categorias: bebidas gasosas, sucos, energéticos, bebidas esportivas, bebidas baseadas em plantas, chá prontos para beber, cafés, bebidas adultas gasosas, e bebidas destiladas Premium. A empresa procurava uma solução Planning para dar suporte a sua cadeia de suprimentos end-to-end, 24/7, e ao seu amplo portfólio de produtos, com mais de 100 marcas e 4.000 SKUs.

Com a Blue Yonder, a Coca-Cola HBC será capaz:

·         Apoiar o crescimento e a performance da companhia, através de uma cadeia de suprimentos eficiente.
·         Melhorar os esforços de sustentabilidade por meio de melhores previsões e planejamento da produção, recursos e matérias-primas no tamanho ideal.
·         Transformar digitalmente sua cadeia de suprimentos, aproveitando processos flexíveis para apoiar a rápida tomada de decisões e adaptar-se rapidamente às mudanças no ambiente de negócios e na demanda do cliente.
·         Remover silos permitindo a capacidade de integrar e aproveitar perfeitamente os dados entre departamentos e múltiplas fontes.
·         Proteger os investimentos anteriores em TI por meio da integração perfeita com outros sistemas/processos estratégicos.

“Nosso negócio precisa se adaptar rapidamente às mudanças do comportamento do consumidor, às interrupções e o cenário de negócios em evolução, ao alavancar a agilidade operacional e entregar forte execução e valor para os nossos acionistas. A Blue Yonder, como a nossa nova solução de planejamento e demanda, baseada na nuvem, é um grande passo para a estratégia de planejamento digital end-to-end, uma prioridade da empresa. O sistema estará em contato com muitas pessoas em todas as funções e será nossa espinha dorsal para administrar o negócio ao facilitar a colaboração digital e a tomada de decisões multifuncionais.” – Gerhard Seidl, Group Planning Director, Coca-Cola HBC.

Luminate™ Planning da Blue Yonder, um portfólio de soluções baseadas em SaaS construído no Microsoft Azure, fornecerá à Coca-Cola HBC visibilidade única e orquestração ininterrupta através de toda a cadeia de suprimentos para detectar a demanda, minimizar custos, aproveitar melhor os recursos e materiais, além de ganhar agilidade operacional e alcançar uma execução eficiente. Por meio de inteligência artificial e aprendizado de máquina, a empresa pode apoiar o crescimento e compromisso de minimizar o impacto ambiental por meio de melhores promoções, processos de produção e distribuição planejados de forma mais efetivo.

“Como uma empresa focada no crescimento, a Coca-Cola HBC precisava de uma solução para atender a sua cadeia de suprimentos altamente complexa, além de permitir que ela se adapte a necessidade de mudança dos clientes, as interrupções e os cenários de negócios em constante transição. Com Luminate™ Planning, eles terão um portfólio de soluções da cadeia de suprimentos robusto e escalonável com amplas capacidades que oferecem flexibilidade, desempenho, utilidade e visibilidade para toda a cadeia de suprimentos. Com total visibilidade da previsão da demanda, processos ágeis e escaláveis e capacidades de integração contínua, a Coca-Cola HBC pode alcançar demanda efetiva, planejamento dos suprimentos e da produção para melhor atender os clientes com rentabilidade, mas sustentável.” – Johan Reventberg, Presidente EMEA da Blue Yonder. Por Revista Mundo Logística

Comitê de E-commerce da Abralog reavalia seus temas para 2021

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Reunido nesta quarta-feira, 9/6/2021, o Comitê de E-Commerce da Abralog conferiu os temas básicos que  vão nortear os debates do núcleo ao longo deste ano. Entre essas trilhas estão as inovações e tendências, práticas inovadoras para a operação do comércio eletrônico, desafios e oportunidades no B2B, e os novos personagens que surgem no vasto repertório do segmento.

O Comitê também vai acompanhar nos próximos meses os esforços feitos para destravar a burocracia que cerca a área, e o excesso de legislação que tumultua, de forma inútil, o dia a dia do segmento. Neste caso, a preocupação do Comitê é aumentar o apoio à Logística Sem Papel, criada no âmbito da Fecomercio SP, e ao Projeto de Lei Complementar 148, cujo objetivo é desatar amarras tributárias e fiscais que prejudicam o e-commerce.

Por outro lado, o Comitê da Abralog também acompanha o grupo de trabalho que regulamenta o DT-e, Documento Eletrônico de Transporte, criado por medida provisória do governo, após o o Ministério da Infraestrutura ter feito mais de ano de testes por meio de projeto-piloto realizado no Espírito Santo. A Abralog, que acompanha e apoia o DT-e desde que se pensou em sua criação, no momento tem colocado à disposição do grupo de trabalho, empresas associadas da área de transportes, que contribuem com a regulamentação.

O Comitê de E-Comerce tem três coordenadores: José Roberto Lyra, da vcs2pro, Ricardo Ruiz, Grupo Dia, e Michelle D’Ippolito, da Unlog.

 

MadeiraMadeira vai às compras após virar unicórnio para reforçar logística

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Para a MadeiraMadeira, marketplace de móveis fundado em 2009, a logística é o coração do negócio. A empresa está desde 2018 fazendo investimentos para melhorar a qualidade das suas entregas, afinal, não é fácil transportar sofás, mesas e guarda-roupas pelo País. Não é uma surpresa, então, que a primeira aquisição da história da companhia seja nessa área. Nesta quarta-feira, 9/6/2021, o unicórnio brasileiro anuncia ter comprado 100% da startup de logística iTrack Brasil. O valor da transação não foi divulgado.

A intenção de investir mais em logística já tinha sido revelada por Daniel Scandian, cofundador e presidente da MadeiraMadeira, quando a companhia anunciou a captação da sua série E, em janeiro deste ano. Na ocasião, a empresa foi avaliada em mais de US$ 1 bilhão, conquistando o título de unicórnio, em uma rodada de US$ 190 milhões liderada pelo SoftBank e pela Dynamo.

Em entrevista ao EXAME IN, Scandian afirma que a decisão de adquirir a iTrack surgiu a partir de uma parceria logística. Depois de seis meses usando os serviços de roteirização de entregas, rastreamento de pedidos e coletas da startup, a equipe da MadeiraMadeira percebeu que poderia alanvancar o desenvolvimento tecnológico da parceira, que não tinha investidores institucionais, com uma aquisição.

“Precisamos de pessoas que resolvam e tornem nossos problemas mais simples. No caso da iTrack, o santo bateu. Tivemos imediatamente uma empatia grande pela história deles e vimos uma oportunidade de acelerar o core do nosso negócio com pessoas que têm os mesmos valores que nós”, diz Scandian.

Fundada em 2017 por Daniel Drapac, a iTrack Brasil oferece serviços de inteligência logística e acesso a um marketplace com mais de 46.000 motoristas autônomos para cerca de 200 empresas brasileiras. Desde que foi fundada, a startup já ajudou a rastrear mais de 3,6 milhões de entregas. Em 2020, a companhia cresceu 42% e, para 2021, projeta alta de 60%.

Mesmo com aquisição, o fundador e os 20 funcionários da iTrack permanecem no negócio, que seguirá atendendo os demais clientes. “Esta operação é um reconhecimento de que estamos no caminho certo ao prover soluções que, de fato, resolvem problemas e aproximam a cadeia de suprimentos. Fazer parte do grupo MadeiraMadeira nos deixa muito animados para continuar a construir um futuro ainda mais promissor”, diz Drapac.

Dentro da MadeiraMadeira, a startup se junta à operação da Bulky Log, braço de logística do unicórnio. Criada em 2018 após problemas com uma transportadora parceira, a Bulky Log opera 14 centros de distribuição e um centro de fullfilment de 35.000 metros quadrados em Jundiaí, no interior de São Paulo.

“Com a iTrack, conseguimos economizar em diversas frentes. Uma roteirização bem feita gera uma economia de prazo e de custo na entrega. Além disso, centralizando tudo na startup conseguimos cortar gastos com soluções de terceiros”, diz o presidente da MadeiraMadeira.

Para os clientes, a grande vantagem é o aumento da qualidade do serviço, especialmente na parte de rastreamento do produto. “Saber que horas a entrega chega é importante para o consumidor, afinal, não dá para a portaria ficar com um sofá parado”, diz Scandian.

A MadeiraMadeira é uma das varejistas de comércio eletrônico que surfam a onda de digitalização trazida pela pandemia. Com os consumidores passando mais tempo em casa, as vendas do e-commerce dispararam no Brasil desde março de 2020. O faturamento do setor no ano passado cresceu 68%, ultrapassando 120 bilhões de reais, segundo a consultoria Neotrust/Compre & Confie. No setor de móveis, a alta foi ainda maior: 107%.

Aproveitando o bom momento e a captação milionária, a companhia segue investindo em expansão. Desde janeiro, foram abertas 33 lojas físicas da MadeiraMadeira no Brasil, passando de 9 para 42 unidades. No quadro de funcionários da empresa, 500 pessoas foram contratadas nos últimos cinco meses, somando 1.800 empregados. Segundo Scandian, os investimentos trouxeram resultados. No primeiro trimestre deste ano, a empresa teve alta de 93% no faturamento na comparação com o mesmo período do ano passado.

Na frente de aquisições, a iTrack foi só o começo. A MadeiraMadeira está com um time interno analisando possíveis transações nas áreas de logística, tecnologia, serviços e desenvolvimento de novas categorias de produto. “Queremos usar os M&As como ferramenta de aceleração. Não vamos comprar por comprar, temos consciência grande da importância e dos desafios desse tipo de transação, é como um casamento, precisa haver um ganha-ganha”, afirma o presidente. Fonte: EXAME

Comitê mostra como grande e-commerce usa galpões logísticos

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Reunião do Comitê de Real Estate da Abralog, nesta terça-feira, 8/6/2021, abordou dois temas de enorme relevância: 1. como o Mercado Livre usa e escolhe seus condomínios logísticos; 2. qual é o atual nível de absorções do setor. Pedro Moreira, presidente da Abralog, abriu o encontro mensal do Comitê, fazendo breve apresentação da entidade, pois havia grande número de convidados. André Gavazza, um dos três coordenadores do Comitê, comandou o encontro.

O primeiro bloco, apresentado por Luciano Mello e Camila Rodrigues, do Mercado Livre, mostrou as principais necessidades de uma operação fulfillment. O exemplo apresentado foi uma antiga instalação de grande e tradicional transportadora, usada hoje em operações de cross docking, em que se exige muitas docas e pouca profundidade.  Docas de entrada de encomendas, e as docas de saída, do outro lado, layout que têm ao plataformas onde são feitas a consolidação dos produtos.

“Numa operação de cross docking, o pátio está sempre cheio de veículos e é necessária muita área externa para estacionamento. Tanto para first mile, como para last mile, os veículos são de pequeno porte. Até porque, é comum eles entrarem no interior do galpão, para ficar mais perto das mesas de consolidação para receber as mercadorias”, explicou Lucas Mello.

O segundo bloco contou com a participação de Abiner Albuquerque de Oliveira, Diretor Comercial da Colliers, e Simone Santos, CEO da SDS Properties, que também são coordenadores do Comitê. Segundo eles, de 2020 para 2021, a demanda do varejo-e-commerce cresceu 151%, dados apurados até maio deste ano. Nos últimos 13 anos, continuaram o dois especialistas, o mercado de galpões em condomínios cresceram 421%. Nesse mesmo período, a demanda varejo-e-commerce teeve elevação de 1.650%.

 

Lei garante afastamento do trabalho presencial às gestantes

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Foi publicada, no dia12.5.2021, a Lei no 14.151/2021, que garante às empregadas gestantes o direito de permanecerem afastadas de atividades presenciais, sem qualquer prejuízo de sua remuneração, enquanto persistir a atual pandemia decorrente do novo coronavírus.

Durante o período de afastamento, as empregadas gestantes deverão permanecer à disposição de seus empregadores para exercerem suas atribuições em domicílio, por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho à distância.

A referida lei não escapou de críticas, visto que, mesmo sendo inegável a necessidade de se preservar a saúde das empregadas gestantes durante a presente crise sanitária, não tratou doscasos nos quais as funções por elas exercidas só podem ser cumpridas nas instalações dos empregadores, trazendo insegurança jurídica quanto ao procedimento a ser adotado em tais situações.

Nas aludidas hipóteses, com base na Medida Provisória no 1.045/2021, os empregados podem suspender temporariamente os contratos de trabalho (impossibilidade total de trabalho não presencial) ou reduzir proporcionalmente suas jornadas e seus salários (impossibilidade parcial do trabalho não presencial), pelo prazo de 120 dias[1], com a ressalva de que a contagem do prazo de garantia provisória no emprego decorrente do acordo de suspensão ou de redução terá início somente após o término da estabilidade garantida à gestante, que termina 5 meses após o parto.

Apesar do aparente conflito entre normas, considerando que a Lei no 14.151/2021 assegura o afastamento das atividades presenciais, mas “sem prejuízo de sua remuneração”, bem como que o recebimento do Benefício Emergencial previsto na Medida Provisória no 1.045/2021 pode resultar no recebimento de um valor menor pelo empregado, entendemos inexistir impedimento à pactuação de acordos de redução ou de suspensão com gestantes.

Há de se convir que a suspensão temporária do contrato de trabalho e a redução proporcional da jornada e do salário surgiram com a finalidade de flexibilizar as regras trabalhistas ao longo da crise sanitária deflagrada pelo Sars-CoV-2, permitindo que as empresas não só permaneçam em funcionamento, como preservem os postos de emprego por ela gerados.

Inclusive, os acordos individuais de suspensão temporária do contrato de trabalho e de redução proporcional da jornada e do salário devem contar, obrigatoriamente, com a anuência do trabalhador, de modo que eventual declaração de invalidade de ato com o qual a trabalhadora gestante anuiu expressamente soaria plenamente questionável.

Não custa recordar, da mesma forma, que a proibição do procedimento acima mencionado teria potencial para funcionar como verdadeira prática discriminatória, na medida em que desincentivaria, ainda que implicitamente, a contratação de trabalhadoras gestantes.

Por fim, vale lembrar que, recentemente, o Ministério Público do Trabalho (MPT) elaborou a Nota Técnica no 01/2021, dispondo sobre a proteção devida às trabalhadoras grávidas após a eclosão da segunda onda da COVID-19.

Nesse documento, já constava a orientação para os empregadores retirarem suas empregadas gestantes das escalas de trabalho presencial.

[1] Limitados à vigência da Medida Provisória no 1.045/2021

Movimentação de cargas registra alta de 38,63% no primeiro quadrimestre

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No primeiro quadrimestre de 2021 foram registrados R$ 2,9 trilhões em movimentação de cargas no País, sendo que no mesmo período do ano passado, foram contabilizados R$2,1 trilhões, um aumento de 38,63%, segundo o relatório “Índice da Movimentação de Cargas do Brasil” desenvolvido pela AT&M, líder no processo de averbação eletrônica para seguros de transporte de cargas. A base de dados do relatório é formada por mais de 25 mil empresas, entre transportadoras, operadores logísticos e embarcadores. No primeiro quadrimestre de 2021 foram 327 milhões de documentos averbados que representam os pedidos de transportes realizados no período, sendo que no mesmo período do ano passado foram 185 milhões documentos averbados.

Segundo Thiago Marques, CEO da AT&M, a pandemia da COVID-19 não prejudicou o desempenho do transporte de cargas. Ele explica que o relatório é um termômetro para a economia brasileira. “Com o aumento dos valores da movimentação de cargas, isso quer dizer que a economia interna está em recuperação. Inclusive o setor que mais contribuiu com os resultados é o e-commerce, que a cada mês conquista dados crescentes de desempenho por conta do novo comportamento do consumidor durante a pandemia”.

Comparativos – 2020 x 2019
O relatório também aponta que em 2020, foram registrados R$ 7,5 trilhões em movimentação de cargas, sendo que em 2019, foram contabilizados R$6,8 trilhões, um aumento de 10%. Ao todo foram 792 milhões de documentos averbados que representam os pedidos de transportes realizados no período.

Marques explica que os valores mencionados se referem a soma de todos os tipos de cargas transportadas em território nacional, assim como: insumos para produção de diversos setores da indústria, produtos acabados, transferências de mercadorias para diferentes localidades, produtos importados, enfim qualquer tipo de movimentação de cargas nos modais rodoviário, ferroviário e hidroviário.

EMBARQUE POR ESTADO
Em 2020, cerca de 52% das movimentações de cargas registraram origem de embarque no estado de São Paulo. Na sequência, temos Minas Gerais (11,20%) e Rio Grande do Sul (5,16%).

No primeiro quadrimestre de 2021, 54,40% dos embarques tiveram origem também no estado de São Paulo. Na sequência, aparecem no relatório, os estados de Minas Gerais (10,32%), Paraná (5,35%) e Rio Grande do Sul (4,77%).

METODOLOGIA
Segundo Thiago Marques, os indicadores não são construídos com base em pesquisa ou percepções de mercado. Ele explica que são contabilizados a partir de notas fiscais e Conhecimentos de Transportes (CT-es) eletrônicos informados diariamente no momento do embarque pelo transportador, ou seja, revelam com exatidão os valores das cargas movimentadas no território nacional.

Desde 2018, os dados de movimentação de cargas que são informados oficialmente ao mercado pela AT&M refletem com segurança, o termômetro do transporte de cargas do Brasil. Para a contabilização diária, sem interrupções, sete vezes por semana, 24 horas por dia, a empresa mantém infraestrutura tecnológica formada por servidores instalados em um dos maiores data centers do mundo.

AA AT&M – Com sede em Indaiatuba (SP) e escritório comercial na capital Paulista, a AT&M tem quase 30 anos no mercado de tecnologia. Pioneira na criação da averbação eletrônica para o transporte de cargas, hoje detêm 95% do mercado de averbação para seguro de transporte de cargas.

É responsável pela média mensal de 80 milhões de documentos transacionados seguradoras, corretoras, transportadoras e embarcadores que totalizam 25 clientes em todo o país. Hoje atende mais de 800 corretores, 95% das seguradoras e possui uma rede com mais de 400 Sistemas de emissão (TMS) integrados e 30 mil pontos de sistemas instalados para embarcadores e transportadoras.

Disponibiliza ao mercado, mais de 10 soluções tecnológicas para transportadores e embarcadores — de ponta a ponta, desde processos 100% automatizados até manuais. Possui equipe altamente qualificada e dedicada, com suporte técnico 24 horas, todos os dias da semana. Além disso, conta com uma equipe de outsourcing trabalhando in company em alguns de seus clientes.

Webinar Brasil-França mostrou a logística após 15 meses de pandemia

As associações de logística do Brasil e França, Abralog e Afilog,  mostraram nesta quinta-feira, 3/6/2021, o que mudou na logística dos dois países e região, após 15 meses de pandemia. O webinar ocorreu às 13h30, horário de Brasília, 18h30 de Paris. Participaram pelo Brasil: Hugo Yoshizaki, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; Leandro Bassoi, Mercado Livre; e Ricardo Betancourt, Colliers International.

Do lado francês estiveram Laetitia Dablanc, University Gustave Eiffel;, Bertrand Denoyel, da Khuehne + Nagel; Fréderic Larroumet, da Argan; e Thomas Steinmuller, que atua na Afilog alemã. A mediação foi conduzida por Pedro Moreira, da Abralog, e Paulo Ferreira, da Afilog. A formatação do evento ficou a cargo da Abralog.

Laetitia Dablanc, da University Gustave Eiffel, reportou aumento nos preços de transporte de contêineres, e também nos custos de materiais de construção, em continuidade ao que acabara de comentar o brasileiro Ricardo Betancourt, da Colliers International do Brasil, que apontou crescimento de 30% nos custos de construção do metro quadrado de galpões logísticos no Brasil.

O e-commerce foi um dos temas mais discutidos no encontro. A propósito dele, Laetitia Dalanc, quando se comentava a last mile (o evento todo foi em inglês), disse que um terço das entregas da última milha nas cidades francesas ainda ocorre por caminhões. “Não queremos perdê-los. Eles devem se tornar mais limpos, mais bem projetados para as cidades, mais seguros, mas devem continuar entregando nas cidades, porque fornecem consolidação de entrega e menos veículos-quilômetro”. Ela também se referiu à ocupação de edifícios de vários andares por atividades logísticas, ao lado de ocupações esportivas e de escritórios, gerando receitas mais elevadas para o segmento imobiliário.

Hugo Yoshizaki, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, que dividiu o painel de abertura com Laetitia Dablanc, fez um relato sobre as mudanças na logística brasileira em função da pandemia, mas propôs uma reflexão: além de se falar em last mile, seria de todo conveniente que se desse espaço para se discutir a “middle mile”, geralmente na zona central das grandes cidades, em que as dificuldades de mobilidade são grande transtorno – um contratempo, que segundo o professor da USP, pode ser contornado com grande vantagem por meio da distribuição noturna, alternativa já testada, por exemplo, em São Paulo.

Sobre a abordagem, Thomas Steinmuller, da Afilog da Alemanha, comentou: a logística urbana é povoada por serviços de encomendas, com entrega a partir de depósitos centrais, por meio de cross docking, de onde as encomendas saem diretamente para o cliente. Ele também fez considerações sobre as entregas instantâneas feita pelo varejo a distâncias muito curtas, com as lojas funcionando como um centro de distribuição (dark stores), com ocupação temporária de mão de obra (gig workers).

Dessas lojas partem bicicletas e até mesmo entregadores a pé, situação importante do ponto de vista da sustentabilidade. A Gig Economy ganhou espaço no mercado mundial devido à flexibilização da era digital, em que as relações de trabalho puderam se tornar mais dinâmicas e atendendo necessidades de ambos os lados, através da prestação de serviços freelancer.

Armários inteligentes: o plano da Linx para aumentar vendas dos clientes

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Enquanto o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) não dá seu veredito sobre a compra da Linx pela Stone, a empresa de tecnologia para lojistas não está parada. Com o objetivo de trazer mais possibilidades de vendas para seus clientes, a Linx acaba de anunciar uma parceria com a startup Clique Retire, que administra 200 pontos de entrega de pedidos de delivery no País. Assim, as empresas clientes dos serviços Linx Commerce e Linx Omni poderão habilitar a nova categoria de entrega dentro da plataforma.

Fundada em 2019, a Clique Retire administra uma operação de armários inteligentes no Rio de Janeiro e em São Paulo. Os equipamentos, que ficam instalados dentro de shoppings, estações de metrô ou postos de gasolina, são uma alternativa para consumidores que não podem ou não querem receber encomendas em casa: as varejistas encaminham os produtos para um armário e o cliente pode buscá-los usando um QR Code para liberar o acesso. A adoção do serviço reduz em até 35% os custos de logística das lojas.

Para a Linx, oferecer os armários da Clique Retire aos seus clientes é uma forma de ajudá-los a capilarizar sua operação física de forma mais barata, sem a necessidade de abertura de novas lojas. “O consumidor está mais habituado a comprar online, mas quer ter a flexibilidade de poder retirar suas compras também em pontos físicos. Nossa parceria com a Clique Retira potencializa essa operação de omnicanalidade para os lojistas e ainda encurta o tempo que o cliente final espera para receber o produto”, diz Alessandro Gil, diretor executivo da Linx Digital, ao EXAME IN.

O serviço da startup também permite que o varejo acesse consumidores que hoje são barrados do e-commerce por morarem em áreas não atendidas pela logística tradicional. “Há lugares do Brasil em que o risco para o transporte de mercadorias é muito alto e alguns serviços simplesmente não operam. Quando colocamos um e-Box nestes locais, como no complexo da Penha, no Rio de Janeiro, onde há 120.000 habitantes e um PIB que ultrapassa R$ 1 bilhão ao ano, estamos conectando os varejistas a esses potenciais consumidores”, afirma Gustavo Artuzo, diretor executivo da Clique Retire.

A busca de parcerias para melhorar o e-commerce dos clientes não é sem motivo. Com a pandemia, as vendas online no Brasil cresceram 41% em 2020, segundo dados da consultoria Ebit/Nielsen, permitindo que muitos negócios sobrevivessem. Para a Linx, essa digitalização aumenta seu volume de negócios em algumas frentes. No primeiro trimestre deste ano, quando a segunda onda da covid-19 atingiu o país, as receitas recorrentes de delivery da empresa subiram 302% e as de comércio eletrônico aumentaram 109%.

Além das maquininhas

As novas apostas da Linx estão de acordo com a visão que a Stone tem para o grupo: ser uma plataforma que ajuda a pequena e média empresa a vender mais e se digitalizar. A empresa está tentando se afastar do rótulo de ser somente uma “empresa de maquininhas”.

Esse movimento ficou ainda mais claro na semana passada, quando a companhia anunciou um aporte de R$ 2,5 bilhões no Banco Inter. O racional do movimento foi encurtar o caminho do pequeno varejista cliente da Stone até o marketplace do Banco Inter, onde milhares de clientes entram em busca de produtos financeiros e cashback.

Conforme o presidente Thiago Piau afirmou em entrevista ao EXAME IN no fim do ano passado, a Stone é uma plataforma com várias frentes para atender o varejo. Tem infraestrutura, processamento, conta digital, serviços diversos de pagamento e gestão financeira — ou seja, o pacote tem a maquininha, a frente digital, o software e ainda toda a gestão financeira.

A Linx, com 45,6% de marketshare, é uma peça importante desse quebra-cabeça. Assim que o Cade autorizar a Stone a chamar a companhia de sua, a empresa irá começar a investir os R$ 500 milhões que deixou separados para aportes em tecnologia no negócio.

As sinergias entre as duas empresas não serão pequenas. Só de receita tem enorme potencial. Quando a aquisição foi aprovada, no ano passado, praticamente não havia sobreposição de clientes entre os negócios. Fonte: Exame

 

 

Correios instalam mais 5 lockers no DF para entrega de encomendas

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Os Correios anunciaram, na última segunda-feira (31), a instalação de cinco novos lockers no Distrito Federal. De acordo com a estatal, os armários inteligentes ficam localizados em pontos estratégicos, de forma a facilitar a entrega de encomendas. Um dos pontos, inclusive, funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Agora, os Correios contam com um total de seis terminais de autoatendimento para a retirada de encomendas no DF. Os novos ficam na Agência Central dos Correios (Setor Bancário Norte), no Home Center Castelo Forte (Vicente Pires), no shopping Conjunto Nacional (Asa Norte), no Shopping Popular de Ceilândia (Ceilandia Sul) e no Jardim Botânico (Shopping Plaza Alto do Sol).

O primeiro foi inaugurado em outubro de 2020 – marcando o início da implementação do serviço de armários inteligentes dos Correios -,  e fica na Administração Regional do Paranoá (DF).

A iniciativa é voltada especialmente aos clientes que precisam receber encomendas, mas não podem esperá-las durante o dia, ou aqueles que residem em condomínios sem portaria para entrega de objetos. Quem mora em área rural também pode se beneficiar do projeto.

Como funcionam os lockers dos Correios?

Cada locker tem um CEP próprio e a capacidade de distribuição de até 40 objetos por dia. O acesso aos lockers é gratuito. Para usar, você deve se cadastrar no serviço “Meus Correios”, pelo site ou pelo app, que está disponível para Android ou iOS.

Ao realizar uma compra online, você pode indicar o CEP do locker para que a encomenda seja levada até ele. Além disso, o CPF ou CNPJ do destinatário deve constar no campo “Complemento” do endereço de destino.

Assim que a encomenda chegar ao locker, o destinatário receberá, por SMS ou pelo app, um alerta com um código de acesso e um QR Code. O prazo para a retirada do produto é de três dias. Para isso, basta utilizar o código recebido no leitor do terminal.

Endereço e CEPs dos lockers dos Correios no DF

Locker Agência Central dos Correios
Endereço: SBN Quadra 1 Bloco A Térreo
CEP: 70040-989
Funcionamento de segunda à domingo, das 0h às 24h.

Locker Home Center Castelo Forte (Vicente Pires)
Endereço: Rua 10B Chácaras 135/1 Lotes 2 e 3 Térreo
CEP: 72007-989
Funcionamento: de segunda à sábado, das 7h30 às 20h; aos domingos, das 8h às 14h.

Locker Shopping Popular de Ceilândia
Endereço: QNN 11 Ceilândia Sul
CEP: 72215-989
Funcionamento: de segunda à sábado, das 8h às 18h.

Locker Administração Regional do Paranoá
Endereço: Praça Central Lote 1 Térreo
CEP: 71570-989
Funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

Locker Shopping Plaza Alto do Sol
Endereço: Av. do Sol, Km 7 – Jardim Botânico
CEP: 71686-989
Funcionamento: de segunda à sábado, das 8h às 22h. Aos domingos, das 8h às 18h.

Locker Conjunto Nacional
Endereço: SDN – Lote único
CEP: 70077-988
Funcionamento: de segunda à sábado, das 10h às 22h. Aos domingos, das 12h às 20h.

Fonte: TERRA /  Fotos: Divulgação/Correios