terça-feira, 21/05/2024

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Contratações da Gi BPO crescem 470% no primeiro trimestre

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Nos últimos anos, o outsourcing tornou-se essencial para empresas em todo o mundo, visando reduzir custos e impulsionar a eficiência. Ao terceirizar áreas operacionais, as empresas podem concentrar-se em suas competências principais e estratégicas, resultando em processos otimizados e maior flexibilidade para o crescimento.

Os setores de logística e supply chain são fundamentais nesse contexto, abrangendo atividades como gestão de estoques, transporte, armazenagem e distribuição. O outsourcing nessa área oferece redução de custos, flexibilidade e acesso a expertise especializada, otimizando processos e impulsionando a competitividade global das empresas.

O mercado global de logística está em expansão, com previsões indicando um crescimento substancial nos próximos anos. Segundo a Transparency Market Research, espera-se que o segmento alcance US$ 15,27 bilhões até 2027, com um CGAR de 6,5%. No Brasil, uma taxa de crescimento de aproximadamente 56% até 2024 é projetada pela MCC-ENET.

Nesse cenário, a Gi BPO, divisão de serviços de outsourcing, da multinacional italiana Gi Group Holding, tem se destacado. Em 2023, registrou um faturamento de R$ 150 milhões, graças à sua abordagem única e holística na gestão de serviços logísticos e supply chain. A empresa oferece soluções personalizadas para diversos setores, combinando expertise humana e tecnologias de ponta para garantir eficiência e precisão em todas as operações.

Elvis Camilo, Head de logística da Gi BPO, destaca o compromisso da empresa em construir parcerias sólidas com os clientes, atuando como um parceiro estratégico para ajudá-los a alcançar todo o seu potencial operacional. A Gi BPO continua a se destacar como uma empresa inovadora e confiável em gestão de serviços logísticos, preparada para enfrentar os desafios do futuro.

Em 2023, a Gi BPO contratou 5.548 profissionais em cargos de logística, um aumento significativo em relação ao ano anterior. O primeiro trimestre de 2024 também apresentou um crescimento expressivo nas contratações, com um aumento de 470% em relação ao mesmo período de 2023, com 2.036 contratações, contra 433 no mesmo período do ano passado. “Chegamos a um faturamento expressivo em 2023 e iniciamos um 2024 com muitas oportunidades. Isso reflete a estratégia que adotamos para a divisão de logística da Gi BPO e que estamos no caminho certo para crescer ainda mais. O segmento de serviços logísticos é muito dinâmico e precisamos constantemente rever nossa estratégia e acompanhar as tendências, preparando-se para o futuro”, completa Elvis Camilo.

Além disso outra empresa da holding, a Gi Horeca, especializada na contratação e gestão de profissionais eventuais para logística e hospitalidade, registrou um crescimento de 30% tanto em faturamento quanto em número de contratações, em serviços para o setor logístico, no primeiro trimestre de 2024, impulsionado por um contrato exclusivo com uma gigante asiática do comércio eletrônico.

À medida que a gestão logística se torna cada vez mais importante para empresas em todo o mundo, a Gi BPO e a Gi Horeca estão preparadas para continuar impulsionando o crescimento e a eficiência das operações logísticas de seus clientes, adaptando-se às tendências do mercado e buscando constantemente inovação. “Desse modo, estamos preparados para atender essa nova demanda com soluções que abrangem não apenas o recrutamento e seleção de profissionais, mas a capacitação de profissionais, garantindo uma equipe qualificada para impulsionar o crescimento e a eficiência de nossos clientes”, disse Camilo.

Foto: Freepik

Abralog faz bem para sua logística.

Jungheinrich lança campanha para beneficiar APAE Itajaí

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A Jungheinrich, associada Abralog especializada em soluções de intralogística, está promovendo uma campanha solidária em seu e-commerce. De abril a junho, a Jungheinrich doará R$100 para a APAE Itajaí a cada compra realizada no site. A APAE Itajaí atende pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

“A iniciativa permite que cada cliente participe ativamente de ações solidárias, transformando suas compras em contribuições significativas para a sociedade. Ao adquirir equipamentos e acessórios pelo nosso e-commerce, o cliente não está apenas investindo na melhoria de sua operação logística, mas também ajudando a fortalecer comunidades e promover o bem-estar social”, ressalta Vigold Georg, vice-presidente da Jungheinrich para a América Latina,

Para contribuir, basta acessar o e-commerce da companhia e realizar uma compra: www.jungheinrich-shop.com.br.

Foto: Divulgação

Abralog faz bem para sua logística.

Unicargo lança programa de frete sustentável

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A Unicargo, uma das principais empresas de transporte e logística do país, acaba de lançar um programa inovador que promete revolucionar o setor de transporte de cargas. O Compensa Frete é um programa que permite aos clientes neutralizar suas emissões de carbono e contribuir para projetos ambientais de preservação.

“A Unicargo tem um compromisso com a sustentabilidade e estamos orgulhosos em anunciar essa oportunidade para liquidação de créditos de carbono dos fretes realizados aqui na Unicargo. Essa ação destaca nossos esforços em contribuir com o meio ambiente através da busca por soluções inovadoras para um futuro mais sustentável e consciente”, declarou o CEO da Unicargo, Wanderley Soares.

O Compensa Frete é uma solução completa e inovadora que busca reduzir o impacto ambiental do transporte de cargas. Ao optar por esse programa, os clientes podem compensar as emissões de carbono geradas pelas suas remessas, através da aquisição de créditos de carbono que financiam projetos ambientais de preservação como o reflorestamento de áreas degradadas ou a geração de energia de fontes renováveis.

Para ajudar os clientes a calcular as emissões de carbono associadas às suas remessas, a Unicargo disponibiliza a Calculadora Sustentável, uma ferramenta fácil de usar que permite uma análise abrangente do impacto ambiental das atividades de transporte. Por meio dessa calculadora, os clientes podem inserir dados específicos como o modal aéreo ou rodoviário e peso, obtendo assim, um relatório com a quantidade de CO2 emitida.

Com essas informações em mãos, os clientes podem tomar decisões mais conscientes, identificar oportunidades de redução de emissões e, se desejado, compensar o carbono emitido por meio de projetos ambientais.

Além disso, o Compensa Frete apoia projetos ambientais concretos que contribuem para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Entre esses projetos, destacam-se iniciativas como o Terrus Carbon Coffee, que utiliza tecnologia inovadora para aumentar o armazenamento de carbono durante o plantio de café, e a Usina Hidrelétrica – Salto Pilão, que além de suprir a demanda energética, reduz as emissões de CO2.

Com o Compensa Frete, a Unicargo coloca a sustentabilidade no centro das operações de frete e oferece aos clientes uma solução completa e inovadora para reduzir o impacto ambiental das suas atividades de transporte. Ao aderir a esse programa, os clientes estão fazendo uma escolha ecologicamente correta e contribuindo para a preservação do meio ambiente.

“Juntos, podemos construir um mundo melhor para as gerações futuras e preservar o meio ambiente que todos nós compartilhamos” afirma o CEO da Unicargo.

Foto: Divulgação

Abralog faz bem para sua logística.

HEINEKEN seleciona a Blue Yonder para planejamento de demanda

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A HEINEKEN, a empresa cervejeira mais internacional do mundo, confirma a Blue Yonder como uma fornecedora de confiança para aprimorar ainda mais capacidade de planejamento da cadeia de suprimentos. A cervejaria global implementará o Blue Yonder Cognitive Demand Planning, uma solução SaaS nativa de nuvem de próxima geração baseada em microsserviços, que utiliza inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML) para melhorar a precisão das previsões e reduzir o viés, ao considerar variáveis externas e internas dinâmicas.

A HEINEKEN vem implementando soluções Blue Yonder há vários anos, gerando valor para seus negócios, principalmente com o potencial de melhorar a acuracidade das previsões por meio do uso de IA e ML. A HEINEKEN selecionou a Blue Yonder como um dos principais fornecedoras atuais de soluções de cadeia de suprimentos, para garantir o futuro do seu processo de planejamento de demanda e utilizar IA/ML, planejamento de cenários autônomo, orquestração de processos de planejamento e extensibilidade das soluções.

Queremos melhorar continuamente nossos processos de cadeia de suprimentos, e adotar o Blue Yonder Cognitive Demand Planning um passo importante nessa ambição. Trabalhar em conjunto com a Blue Yonder nos apoiará em nosso objetivo de nos tornarmos a cervejaria mais conectada e fomentar a excelência funcional no planejamento de demanda, resultando em uma melhor na experiência para o cliente. Com a resposta de suprimento correta, isso pode gerar um impacto positivo em nossas metas de sustentabilidade, por exemplo, com menos baixas e movimentação de mercadorias reduzida”, disse Corneel Hindriks, gerente de Digital & Tecnologia – Planejamento Global, HEINEKEN.

Uma vez implementada a solução Blue Yonder Cognitive Demand Planning, a HEINEKEN espera alcançar os seguintes benefícios:

  • Tomar decisões mais bem informadas e baseadas em dados: obter todos os dados reais e de negócios necessários para que a HEINEKEN em uma nuvem de dados unificada e integre todos os processos de planejamento para tomar decisões melhores – com rapidez e escala.
  • Gerenciar complexidade e aumentar a precisão: combinar os melhores resultados de previsão estatística e ML extensível para oferecer maior precisão nas previsões e reduzir o viés.
  • Responder mais rapidamente: reduzir o ciclo de planejamento e capacitar os planejadores a conduzirem a estratégia e responder no momento, e não em um cronograma fixo.
  • Criar e implantar soluções personalizadas e estendidas: construir, testar e implantar com confiança modelos de ML personalizados e estendidos, fluxos de trabalho, experiências de usuário personalizadas e lógica de negócios em escala de produção com esforço mínimo.

As empresas de bens de consumo estão atualmente enfrentando desafios devido às flutuações na demanda causadas pela inflação, interrupções na cadeia de suprimentos, hábitos de consumo em evolução e uma demanda crescente por produtos e processos mais sustentáveis. Essas dinâmicas da indústria representam um desafio significativo para os métodos convencionais de previsão. A solução Blue Yonder Cognitive Demand Planning, que está hospedada na Microsoft Azure, aborda esses desafios com uma nova geração de capacidades baseadas em IA ao transformar a maneira como as empresas ao redor do mundo colaboram, preveem, planejam e tomam decisões.

“Estamos orgulhosos de contribuir como líderes em gestão da cadeia de suprimentos para apoiar a missão da HEINEKEN de se tornar a cervejaria mais bem conectada. A solução futurista da Blue Yonder ajuda uma cervejaria como a HEINEKEN a se adaptar às novas dinâmicas externas e às condições do mercado em constante mudança, garantindo que suas cadeias de suprimentos permaneçam ágeis, sustentáveis e competitivas. Com o Blue Yonder Cognitive Demand Planning, a HEINEKEN pode otimizar sua cadeia de suprimentos e garantir que os clientes possam desfrutar sempre de suas cervejas preferidas e muito mais em todo o mundo”, disse Terry Turner, Presidente de Manufatura da Blue Yonder.

Fotos: Divulgação

Abralog faz bem para sua logística.

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Associados Abralog mobilizam-se para ajudar população do RS

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Os associados da Associação Brasileira de Logística (Abralog) continuam com ações intensas para ajudar a população do Rio Grande do Sul afetada pelas enchentes. Recentemente, a Abralog anunciou o lançamento do Movimento Nacional pela Logística Humanitária (MNLH), uma iniciativa que busca colaborar no planejamento e apoio logístico para a entrega de doações às áreas atingidas no estado. O Movimento foi criado para ser ação permanente de apoio, ajuda e planejamento logístico.

A BBM Logística está com pontos de coleta em suas 76 unidades no Brasil e utiliza suas rotas para arrecadar e entregar doações, com recursos próprios.

O SEST SENAT, braço da Confederação Nacional do Transporte (CNT) colocou à disposição das pessoas afetadas pelas chuvas um serviço de atendimento psicológico gratuito, com consultas que podem ser agendadas por telefone e realizadas por videochamada ou presencialmente.

Por meio do Instituto Julio Simoes, a JSL já distribuiu quatro carretas com 20 toneladas de doações e mais de 9 mil litros de água, utilizando sua infraestrutura logística para organizar e transportar essas doações. Além disso, o Instituto Julio Simões está promovendo uma campanha financeira: de cada real doado o Instituto doa outro. Seu PIX: [email protected].

A Andreani Logística tem ação em parceria com a OSCIP Futuremind Institute, arrecadando doações junto a seus clientes, parceiros e colaboradores, e transportando esses itens via caminhão para ONGs e grupos de Apoio Civil.

Já a FedEx está colaborando com o Exército de Salvação, fornecendo apoio aos membros de sua equipe e suas famílias, com a entrega de água potável, medicamentos, cobertores, roupas, sapatos, itens de higiene e alimentos.

Foto: Gustavo Mansur/Secom — Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Abralog faz bem para sua logística.

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Abastecimento da Capital sofre com perda de espaço dos galpões logísticos

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Simone Santos, integrante do núcleo de coordenação do Comitê de Real Estate da Associação, apresentou na reunião mensal do grupo, na sexta-feira, 17 de maio de 2024, os motivos pelos quais a verticalização de São Paulo expulsa os galpões logísticos e prejudica o armazenamento e o abastecimento da Capital.

Simone explicou a atualidade do tema devido à recente mudança na lei de zoneamento de São Paulo, que restringiu ainda mais a possibilidade de permanência de galpões na cidade, principalmente por questões de custos. “O novo zoneamento é mais permissivo à verticalização, o que torna os galpões menos viáveis financeiramente em comparação com empreendimentos residenciais”, disse a especialista, que também é sócia-diretora da Binswanger Brazil.

As construtoras residenciais conseguem pagar mais pelos terrenos do que os investidores de galpões, pois a verticalização permite um Valor Geral de Vendas (VGV) maior, enquanto a receita dos galpões é horizontal, baseada apenas no aluguel, explicou.

Segundo ela, a tendência de verticalização e transformação de antigos bairros industriais em áreas residenciais, como Santo Amaro, Mooca, Barra Funda e Vila Leopoldina, vem ocorrendo desde os anos 2000. A verticalização é considerada o “pior inimigo” do mercado de galpões em São Paulo.

Os galpões remanescentes na capital terão custos de locação acima da média nacional, entre R$ 40 e R$ 45 por metro quadrado, devido às restrições impostas.

A palestra também abordou os galpões para suprir a demanda do e-commerce (last mile), por conta do qual muitos investidores começaram a se interessar pela possibilidade de fazer o retrofit de instalações com a finalidade de suprir essa demanda.

Fotos: Divulgação

Abralog faz bem para sua logística.

Senior Sistemas fortalece relação com investidores na Brazilian Tech Week

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Pelo segundo ano consecutivo, a multinacional brasileira de tecnologia Senior Sistemas participa da Brazilian Tech Week, agenda já reconhecida globalmente por reunir em Nova Iorque empresas e investidores em uma rodada de eventos ancorados por grandes companhias. O foco deste ano é relacionado aos desafios dos negócios em diversas frentes, como inovação, ESG e inteligência artificial. Participam da série de eventos as maiores companhias listadas e não listadas na Bolsa De Valores, proporcionando à Senior uma intensa agenda de networking estratégico.

De acordo com o CEO da Senior, Carlenio Castelo Branco, os encontros de negócios preparados para a semana são estratégicos para a relação da companhia com investidores globais. “Temos a oportunidade de ampliar esse relacionamento com o mercado, rever investidores com quem já conversamos na última edição, estar mais próximos de investidores internacionais e demonstrar através de conversas estratégicas a visão de negócios da Senior, seu crescimento contínuo e a nossa presença em mercados estratégicos. Este é um movimento alinhado com a nossa decisão de nos mantermos como uma companhia S/A que atende às regulamentações da CVM, para que, em momento oportuno, possamos avaliar uma abertura de capital”, avalia.

Entre os destaques da participação da companhia está o convite aceito pelo CEO para participação no painel HR Tech – Optimized People Management for Next Gen, no Tech Summit da 17ª CEO Conference do Itaú BBA. “O convite para o painel mostra que somos reconhecidos pelo mercado como referência na oferta de soluções em HCM e proporciona à Senior indicar tendências globais para o setor, e discutir inovação e o impacto dela para as empresas. A agenda nos coloca lado a lado com grandes companhias”, reforça Castelo Branco. 

A rodada de eventos do Brazilian Tech Week Nova Iorque 2024 acontece de 13 a 16 de maio. A diretoria da Senior participa ainda de outros dois eventos que promovem networking com investidores: Tech Day do BTG Pactual e o 2024 Latin America Private Tech Trailblazers Summit do Bank Of America. 

Exposição na Times Square reforça movimento da companhia

Em uma estratégia de exposição alinhada com a intensa agenda de encontros com investidores, a Senior também expõe a marca nos telões da Times Square, considerada um dos endereços publicitários mais famosos do mundo. De acordo com a companhia, a iniciativa visa reforçar o momento que a marca vive, com a presença internacional e o reconhecimento do mercado. O reforço da exposição de marca também busca trazer os colaboradores e stakeholders para mais perto da agenda, mostrando o impacto positivo que a participação internacional tem para a imagem da companhia. 

Fotos: Divulgação

Abralog faz bem para sua logística.

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Simak Rent anuncia investimentos de R$ 2 bilhões até 2026

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A Simak Rent, empresa criada pelo grupo Manserv em 2023 para disputar o mercado brasileiro de locação de veículos pesados, planeja investir R$ 2 bilhões até 2026 em ampliação da frota, digitalização das operações e expansão dos negócios no país.

A companhia fechou o primeiro ano de atividade com faturamento bruto de R$ 242 milhões, receita líquida de R$ 220 milhões, 18 novos contratos firmados e 1579 ativos em operação, contemplando veículos de linha amarela, linha verde e caminhões pesados e extrapesados. Os dados foram auditados pela Ernst Young.

Em 2023, a companhia investiu R$ 400 milhões para dar início ao projeto. A Simak Rent começou a operar em março do ano passado e a carteira de contratos já soma R$ 1,6 bilhões em acordos de longo prazo.

“Tivemos um excelente primeiro ano de operação. Hoje 97% da frota está alocada em contratos de longo prazo, com média de duração de 52 meses, conquistamos 18 contratos novos ao longo de 2023 e estamos experimentando forte alta na demanda por novos projetos no início deste ano”, diz o CEO da Simak Rent, Anderson Antonio de Abreu.

A Simak tem contratos firmados com empresas de 22 setores da economia, com presença relevante em áreas como mineração, fertilizantes, químico, siderurgia e energia. A companhia projeta expansão de 32% na frota em 2024. “Devemos incorporar 510 novos equipamentos ao longo deste ano para fazer frente ao crescimento das operações”, diz o CEO da Simak. “Só no primeiro trimestre já realizamos a encomenda de 200 ativos para atender novos contratos”. A expectativa é fechar 2024 com 2080 ativos em operação.

Os equipamentos da linha amarela (pás carregadeiras, escavadeiras, entre outros) respondem por 36% da frota Simak. Já o segmento de linha verde responde por 5% dos ativos e reúne equipamentos para atividades agroflorestais. Caminhões (pesados e extra-pesados) compõem 59% .

Um dos pontos centrais da atuação da Simak é o uso intensivo de tecnologia para oferecer serviços diferenciados aos clientes, além de otimizar a eficiência operacional da empresa. A Simak está investindo R$ 7 milhões em transformação digital, incorporando plataformas de ponta para data analytics, reestruturação de processos e capacitação de equipes, na busca contínua por níveis cada vez maiores de excelência e competitividade, se tornando uma empresa data driven.

A iniciativa prevê a entrada em operação ainda este ano de um centro de monitoramento suportado por uma plataforma própria, capaz de monitorar parâmetros de operação de equipamentos de diversos fabricantes diferentes, se integrar ao ERP para cruzamento de informações de processos como, por exemplo, manutenção, além do uso de algoritmos específicos para a tomada de decisão e geração de alertas e recomendações.

O objetivo é utilizar os sistemas de telemetria embarcados nos equipamentos para obter dados e usar a plataforma para análise e geração de relatórios gerenciais aos clientes, apontando posição, estado, condições de uso dos equipamentos e medidas preventivas para reduzir custos com combustível, controlar emissões CO2, e mitigar acidentes, desgastes, paradas e manutenção. “Vamos usar nosso know how para gerar valor, ajudando os clientes a gerir as frotas e sua aplicação em campo”, explica o CEO da Simak.

Este ano a Simak também tem como meta concluir a construção de seu centro operacional na cidade de Contagem, em Minas Gerais, que vai receber R$ 35 milhões em investimentos. Com uma área de 22 mil m², o Centro de Operações da Simak está localizado próximo ao ecossistema das principais rodovias nacionais, facilitando a logística de equipamentos.

A empresa conta com 601 colaboradores. Até o final de 2024 serão 700. A Simak Rent está presente em 22 estados e conta com 140 sites espalhados pelo país.

Foto: Divulgação

Abralog faz bem para sua logística.

Pagamento de fretes: Solução da Matrixcargo reduz custos em até 90%

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Segundo a companhia, a necessidade de otimização dos processos de pagamentos tem se tornado uma demanda latente no mercado, tanto para empresas quanto para os próprios motoristas.

Em paralelo ao avanço da legislação, soluções tecnológicas em meios de pagamento têm contribuído para solucionar desafios do mercado, como a complexidade administrativa e os altos custos operacionais das transações de Pagamento Eletrônico de Frete (PEF).

Segundo a Matrixcargo, por meio da solução de pagamentos desenvolvida pela companhia, que atua como um sistema de pagamento digital, a redução de custos administrativos pode chegar até 90% para embarcadores e transportadoras

Em comunicado, a empresa afirmou que isso deve-se tanto pela otimização proporcionada pela plataforma ao automatizar os processos de pagamento por meio da tecnologia, como também pelo fato de que utilização da ferramenta é baseada em uma mensalidade, que a isenta das altas taxas de cash-in comumente cobradas por empresas que realizam as operações de fretes.

“Isso facilita uma integração fluida e automática com os sistemas já utilizados pelas empresas, como os de gerenciamento de transporte (TMS) e outras plataformas logísticas”, ressaltou o CTO e co-fundador da Matrixcargo, Rodrigo Favero.

De acordo com a companhia, a interface com os motoristas que utilizam a solução acontece por um aplicativo para celular exclusivo para esses profissionais. Por meio dele, eles têm acesso a um banco digital, no qual podem receber e solicitar o adiantamento do pagamento pelos serviços, verificar seu saldo, os pagamentos a serem recebidos e realizar transações bancárias com taxas competitivas.

Segundo Rodrigo, a plataforma também oferece seguro contra acidentes. “Ele é oferecido gratuitamente aos motoristas enquanto estiverem executando uma viagem cujo contrato foi gerado pela MatrixPay. Somado à agilidade no recebimento dos pagamentos, isso aumenta a segurança dos motoristas e contribui significativamente para a qualidade de vida e eficiência operacional dos motoristas parceiros”, ressaltou.

AVANÇO DA LEGISLAÇÃO

A contratação de autônomos é uma tendência na logística do país: segundo pesquisa realizada pelo Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC), em 2023, 70% das contratações realizadas por empresas do setor de transporte de cargas foram de motoristas terceirizados. Neste cenário, dada a importância deste tipo de profissional para o setor logístico, a necessidade de otimização dos processos de pagamentos de fretes tem se tornado uma demanda latente no mercado, tanto para empresas quanto para os próprios motoristas.

Segundo a Matrixcargo, a busca pela regulamentação deste mercado não é recente, tendo como um grande marco para a sua consolidação a extinção, em 2010, da chamada Carta-Frete, que consistia no pagamento de um vale aos caminhoneiros que poderia ser trocado exclusivamente em postos de gasolina por combustível e alimentação, por exemplo, algo que limitava os ganhos dos profissionais e favorecia as altas cobranças por parte dos estabelecimentos. A sua subsequente substituição pelo PEF instituiu uma forma de pagamento mais justa e transparente, tirando os motoristas autônomos da informalidade e permitindo a sua contribuição com o INSS.

Ainda conforme explicação da companhia, fiscalizado pela ANTT, esse sistema de pagamentos consiste em uma obrigação legal para empresas do transporte rodoviário que utilizam motoristas autônomos para realizar fretes. Ainda assim, muitas ainda operam na irregularidade, o que pode acarretar prejuízos para os negócios.

“O não cumprimento pode resultar em penalidades legais, problemas de reputação e dificuldades de relacionamento com motoristas e parceiros comerciais”, explicou Rodrigo Favero.

Segundo o executivo, a complexidade administrativa, os altos custos operacionais associados à gestão de pagamentos e, até mesmo, o desconhecimento da necessidade de estar em conformidade com a legislação são alguns dos principais desafios enfrentados pelas empresas no que tange aos pagamentos de fretes. As multas pelo descumprimento da lei podem chegar a valores expressivos de até R$10 mil.

Para intermediar os pagamentos, as chamadas IPEFs (Instituições de Pagamento Eletrônico de Frete) são as empresas homologadas pela ANTT que atuam oferecendo uma conta-corrente específica para pagamento dos serviços, que mantêm vínculo com um cartão ou algum meio de acesso para os motoristas.

Fonte: Brazil Modal

Foto: chandlervid85 no Freepik

Abralog faz bem para sua logística.

Abralog lança Movimento Nacional pela Logística Humanitária para apoiar vítimas

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A Associação Brasileira de Logística (Abralog) anunciou o lançamento do Movimento Nacional pela Logística Humanitária (MNLH), uma iniciativa que visa colaborar no planejamento e apoio logístico para a entrega de doações às áreas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

De acordo com o presidente da entidade, Pedro Moreira, um dos grandes gargalos enfrentados é o do planejamento logístico, além da falta de espaço adequado para receber, armazenar, triar e escoar as doações que estão chegando ao Estado. “Aproximadamente 2.000 carretas estão em trânsito para o Rio Grande do Sul, mas não há infraestrutura suficiente para acomodar e processar esses suprimentos de forma eficiente. Estamos colaborando nesse sentido, envolvendo nossos associados”, diz ele.

A Abralog está buscando, ainda, a colaboração de associados do setor de condomínios logísticos para identificar e ocupar galpões que possam servir como hubs logísticos, não apenas na região metropolitana de Porto Alegre, mas também em outras cidades do Interior do Estado.

“O objetivo do Movimento Nacional pela Logística Humanitária é garantir que as doações cheguem de forma rápida e eficiente às pessoas necessitadas, por meio de planejamento logístico adequado e da coordenação dos esforços de diferentes atores envolvidos nessa operação, principalmente associados”, explica. A entidade conta com 150 empresas filiadas, muitas delas com operações no Rio Grande do Sul e estados vizinhos.

É o caso do Grupo Casas Bahia, que ofereceu 5.000 m² de um centro de distribuição na Grande Porto Alegre, e outros 2.000 mil m2 em Duque de Caxias, RJ. No Jockey Club do Rio, por exemplo, estão a descoberto 130 paletes com de água, 2 mil caixas com doação triada e 2 toneladas de remédio (foto do alto).

O operador logístico Imediato Nexway (IN), nosso filiado, da cidade de Ribeirão Preto, São Paulo, carregou nesta segunda, 13.5.24, carreta com 20 toneladas de garrafas de água de 1,5 litro, que nossa associada Renner conseguiu em Águas da Prata, por meio do Instituto que leva o seu nome, informa Eduardo Zampini, diretor de Suprimentos do IN. “A situação do Rio Grande do Sul é uma catástrofe sem precedentes; quando se olha, não se consegue imaginar o que havia nos locais submersos. A sensação de poder ajudar é de empatia, de se sentir no lugar do outro”.

Ainda a Renner, com sede em Porto Alegre, financiou aluguel de barcos que auxiliaram em mais de 800 resgates nas áreas afetadas. Além disso, a empresa já doou 80 mil itens de vestuário e calçados, incluindo peças próprias e outras reunidas com parceiros e colaboradores. Nas próximas semanas, o grupo deve doar mais 300 mil peças. As prioridades são roupas infantis, roupas íntimas e roupas de cama

A Leroy Merlin, igualmente sócia Abralog, mobilizou recursos e pessoas para agir prontamente na assistência aos colaboradores em situação de risco, cooperando estreitamente com as autoridades locais. A empresa ativou seu Fundo Solidário, garantindo assistência alimentar, habitacional e de saúde aos colaboradores que se encontram em situações críticas, com perdas de suas habitações. Adicionalmente, a Leroy Merlin concedeu 1 salário adicional, auxílio de 2 cestas básicas em espécie e antecipação da 1ª parcela do 13º salário a todos os 505 colaboradores das três lojas no Rio Grande do Sul, totalizando um aporte de R$ 3 milhões.

Todas as unidades da rede no País estão servindo como pontos de coleta para doações, e já conta com mais 530 pallets que estão sendo enviados para distribuição. Com um aporte de mais de R$ 2 milhões, a companhia já doou mais de 40 mil itens para as equipes de resgate, incluindo luvas, botas, lanternas, cordas e ferramentas em geral, além de mantas e cobertores para atender às solicitações da Defesa Civil diante da iminência de uma frente fria e kits de higiene pessoal.

Outra ação conduzida pela companhia é a disponibilização de uma lista de produtos essenciais a preço de custo e com opções de parcelamento estendido para os clientes das três lojas no Rio Grande do Sul. Além disso, os fornecedores locais serão beneficiados com a antecipação de recursos e recebíveis, com taxas reduzidas e especiais.

A associada Gollog é responsável por receber as doações da Cufa, e também da população para transportar aos aeroportos mais próximos das cidades atingidas. Veja a lista de endereços das lojas de coleta: https://www.gollog.com.br/atendimento/lojas-gollog

Nosso associado Carrefour vai congelar os preços de todos os seus produtos até o dia 31 de maio nas lojas do Rio Grande do Sul – Carrefour, Atacadão, Sam’s Club e Nacional. Na semana passada, em parceria com a Ação da Cidadania, 20 lojas do Grupo Carrefour Brasil no estado passaram a receber arrecadações (alimentos não-perecíveis, kits de higiene pessoal e materiais de limpeza). No entanto, devido ao aumento do nível de enchentes, cinco lojas tiveram de ser fechadas temporariamente. As outras 15 lojas seguem recebendo doações até 24 de maio.

O Mercado Livre, junto com o seu banco digital Mercado Pago, anunciou a doação de R$ 1 milhão para a ONG Ação da Cidadania. Segundo nosso associado, os recursos serão destinados a compras de kits de artigos de uso emergencial como colchões, cobertores, água potável, alimentos de cesta básica, artigos de cama-mesa-banho e higiene pessoal. A entrega dos mesmos será feita em colaboração com a Força Aérea Brasileira. A Abralog prepara novas ações com associados, além de parcerias estratégicas.

Foto: Divulgação

Abralog faz bem para sua logística.

Comitê Farma analisa caixas retornáveis no transporte sob temperatura controlada

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Reunião mensal do Comitê de Logística Farmacêutica da Abralog teve como convidadas Regiane Ishibashi, da Boehringer Ingelheim, e Thaís Hendrix, da CSL Behring Brasil. Realizado via web na quinta-feira 9.5.2024, o encontro teve como tema o uso de caixas retornáveis no transporte de medicamentos com controle de temperatura.

Regiane Ishibashi, Boehringer Ingelheim

O Comitê é coordenador por Leila Almeida, gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Bomi Group, Lisa Palla Tavolaro, gerente sênior da Thermo Fisher, e Liana Montemor, diretora Técnica e Estratégica em Cold Chain, do Grupo Polar, empresas associadas à Abralog.

Thaís Hendrix, CSL Behring Brasil

Entre os desafios elencados pelas especialistas estão o custo maior a curto prazo; avarias; o próprio processo da logística reversa; e certa resistência ao uso das embalagens térmicas reutilizáveis.

Fatores que têm estimulado o aumento do uso do ciclo: consciência ambiental e exigências de clientes quanto ao recebimento em caixas retornáveis; qualidade e alta performance das embalagens, e possibilidade de trocas de modais; e a constatação de que práticas sustentáveis atraem parceiros conscientes que valorizam marcas comprometidas com a preservação do meio ambiente .

Foto: Divulgação

Abralog faz bem para sua logística.

JSL melhora receita líquida com desempenho robusto

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A JSL apresentou bons resultados no primeiro trimestre de 2024, em linha com as estimativas do Banco Safra. O lucro líquido ajustado da empresa aumentou 13% e 7% acima da estimativa do Safra e do consenso, respetivamente, seguindo um ritmo consistente de crescimento do faturamento, ajudado pela consolidação da IC Transportes e da FSJ e pela continuidade de suas margens operacionais em um nível mais alto, além do menor crescimento de suas despesas financeiras.

A receita líquida da empresa aumentou 32% em relação ao ano anterior, para R$ 2,1 bilhões, impulsionada por um desempenho robusto em todos os segmentos, além da consolidação das recém-adquiridas IC Transportes (28 de abril de 2023) e FSJ Logística (31 de agosto de 2023).

O Safra destaca:

  • (i) um aumento de 54% a/a nos serviços de transporte de carga, com o bom desempenho impulsionado pela aquisição da IC Transportes e da FSJ;
  • (ii) um aumento de 22% a/a nas suas operações de armazenagem, refletindo novos contratos e a expansão das operações da TPC e da JSL;
  • (iii) um aumento de 19% dos proveitos das operações dedicadas, impulsionados por novos contratos nos sectores florestal e mineiro (+37% a/a);
  • (iv) um aumento de 7% dos serviços de distribuição urbana, impulsionados pelas operações da Fadel e da JSL; e (v) um aumento de 32% dos proveitos com a venda de ativos.

O EBITDA ajustado atingiu R$403 milhões (+32% em relação ao ano anterior, -2,0% t/t em relação ao ano anterior e +0,9% vs. Safra).

Os custos consolidados da JSL aumentaram 34% para R$1,7MM, impulsionados pela consolidação da IC Transportes, um aumento de 31% nos custos com pessoal nos serviços leves, para R$269 milhões (no seguimento dos contratos implementados na TPC ao longo do trimestre), e maiores custos com combustível e manutenção nos serviços pesados, que aumentaram 57% e 42% para R$199 milhões e R$120 milhões, respetivamente.

Adicionalmente, os custos SG&A ajustados aumentaram apenas 14% face ao período homólogo, suportando a melhoria da alavancagem operacional da JSL e mantendo a margem operacional da empresa num nível elevado.

A margem EBITDA ajustada permaneceu em 19,5% (-12bps em relação ao ano anterior, +43bps em relação ao trimestre anterior e +38bps em relação ao Safra). O lucro líquido ajustado da companhia alcançou R$49 milhões (+56% vs. Safra e +13% vs. Safra), como resultado do melhor desempenho operacional e do menor crescimento das despesas financeiras da JSL (+14% vs. Safra), devido à redução de 1,9pps no custo da dívida pós-impostos para 9,0%, embora parcialmente compensado por um crescimento de 31% na dívida líquida, para R$5,0 bilhões.

Finalmente, a alavancagem da companhia, medida pela relação dívida líquida/EBITDA, atingiu 2,68x, estável em relação ao trimestre anterior. No entanto, excluindo os ganhos não recorrentes reconhecidos na aquisição da IC Transportes e FSJ, a alavancagem da empresa teria atingido 3,1x, também estável em relação ao trimestre anterior.

Foto: Divulgação

Abralog faz bem para sua logística.

Comunicado Oficial Ypê

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São Paulo, 09 de maio de 2024

A Química Amparo informa que os lotes de produtos apontados pela publicação da Anvisa, já haviam sido detectados pelo controle de qualidade da própria empresa que iniciou o recolhimento voluntário dos itens há mais de um mês e comunicou à agência reguladora, em conformidade com as diretrizes do próprio órgão.

Após uma rigorosa análise interna identificou-se, em alguns lotes específicos, a possibilidade de descaracterização em seu odor tradicional, sem risco à saúde ou segurança do consumidor, porém, em alguns casos perceptível ao olfato.

Importante destacar que não há proibição de comercialização do produto e sim o bloqueio e recolhimento exclusivamente dos lotes específicos indicados na ação voluntária proposta pela própria empresa.

Além disso, a empresa reforça que a segurança, a qualidade de seus produtos e a atenção aos clientes e consumidores são prioridades desde sua fundação, há mais de 70 anos.

Atenciosamente,

Química Amparo Ltda

Foto: Divulgação

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