terça-feira, 23/04/2024

ASSOCIE-SE

iTrack Brasil, nova associada, revoluciona última milha e cresce de forma acelerada

Fundada no início de 2017, a iTrack Brasil surgiu com a proposta de mudar a forma de se rastrear, comprovar e acompanhar entregas e coletas de produtos. Daniel Drapac do Amaral, executivo de Supply Chain e Cristiano Furlan, da mesma área, ambos com mais de 20 anos de experiência em grandes embarcadores e operadores logísticos nacionais e multinacionais, deixaram seus postos como executivos para criar a start up de tecnologia para gestão logística, que ostentava ainda outra credencial importante: prestar serviço para qualquer tamanho e tipo de cliente, com abrangência nacional ou internacional. Quase dois anos depois, os dois atraíram um novo sócio, Marco Aurélio Ferrari, executivo sênior especializado em negociações comerciais complexas e desenvolvimento de projetos logísticos estratégicos, que complementou o trio de empreendedores com vasta experiência em Supply Chain.

Do início em Jundiaí (SP), o crescimento acelerado levou recentemente a empresa para Alphaville (SP), em busca de escritório maior e, principalmente, mais próximo dos principais clientes da empresa – estes, aliás, estão ajudando a estruturar uma nova etapa do sucesso da iTrack, o início do processo de internacionalização. Perto de completar três anos, a iTrack já pode ser considerada um projeto consolidado e de muito sucesso, com mais de 3,5 milhões de entregas/coletas sendo rastreadas, comprovadas e geridas mensalmente em mais de 120 clientes. Como se vê nesta entrevista de Daniel Drapac do Amaral ao Portal Abralog: 

A iTrack é uma empresa de última milha?
A iTrack é bem mais que uma solução sistêmica para rastreamento da última milha. É uma empresa criada por profissionais que ao longo de muito tempo vivenciaram todas as fragilidades e, principalmente, a ausência de informações no ciclo de um pedido (“end to end”) e que criaram uma solução capaz de melhorar substancialmente a velocidade e qualidade das informações e de gestão de todo o processo de pós-venda de uma compra.

E qual é a missão definida?
Nossa missão é ser a referência nacional e internacional em rastreamento, comprovação e gestão de entregas e/ou coletas em tempo real, ou seja, o omnichannel das informações logísticas para os nossos Clientes, independentemente dos canais que venham as respectivas informações.

Por que vocês dizem que podem atender clientes de qualquer porte e segmentos?
Porque a solução, além de alta aplicabilidade, tem enorme flexibilidade e agilidade utilizando o conceito plug & play. Na prática, ela foi criada para atender embarcadores, operadores logísticos ou transportadores independentemente do tamanho, especialidade ou região de atuação. Outro grande diferencial é que conseguimos implantar projetos nos nossos clientes com prazos extremamente curtos, e sem a necessidade de qualquer integração sistêmica.

Torre de Controle e Gestão: por que ela é importante a ponto de ser considerada um diferencial?
Trata-se de uma metodologia de gestão proativa, que tem como principal objetivo agilizar o processo de tomada de decisão em todas as etapas das operações de transportes. Cada negócio pode ter suas particularidades, porém a Torre de Controle e Gestão cabe perfeitamente em qualquer operação logística, independentemente do tamanho da empresa ou do segmento, pois o conceito é universal, independente de quem e do que se transporta.

Como surgiu a Torre de Gestão e Controle?
O serviço nasceu da necessidade de alguns dos clientes, que desejavam buscar máxima eficiência por meio de uma central de integração e inteligência logística, fundamentada nas informações em tempo real geradas pela própria solução sistêmica de rastreamento, comprovação e gestão das entregas e/ou coletas. Eles,  porém, não dispunham nem de pessoas, nem de conhecimento suficiente para colocar em prática. Com a Torre de Controle e Gestão deixa-se de atuar de forma passiva ou reativa, e passa-se a pensar e agir de forma proativa, ou corretiva. Imediatamente. Daí a importância de todas as entregas ou coletas serem monitoradas em tempo real por uma solução mobile utilizada pelos motoristas. Ou seja: desaparecem as desculpas e justificativas, que são substituídas por ações positivas e eficazes. Isso leva a menores custos e maiores níveis de serviço, equacionando o difícil binômio ao qual o profissional de logística é submetido diariamente.

Na prática, qual é o resultado?
Dados comparativos fornecidos pelos próprios clientes da iTrack Brasil indicam que a redução das ocorrências em entregas ou coletas pode chegar a 50%, enquanto o transit time médio reduz-se em até quatro dias. Mais: os níveis de serviço chegam a subir 20 pontos percentuais após a implantação da Torre de Controle e Gestão da empresa. O resultado depende ainda de disciplina operacional e boa execução do trabalho. Isto é: monitoramento e padronização contínuos de processos e tarefas. Assim, é possível diminuir o tempo total de dias, ou horas, para minutos, que é o fazer mais com menos – mais eficiência logística menos custos com ineficiências.

Com se dará a internacionalização da empresa?
Alguns de nossos clientes foram premiados nacionalmente e internacionalmente em suas corporações em função dos rápidos e efetivos resultados gerados pela nossa solução em suas operações logísticas. Com isso, nos foi proposto estendermos o projeto para outros países, visando buscar o mesmo nível de eficiência. Dessa forma, estamos estruturando junto com esses clientes a internacionalização da empresa, a partir do 1º semestre de 2020.

E o papel do cliente nos resultados?
É vital que o cliente participe ativamente do planejamento e na implantação do projeto, bem como no acompanhamento da aderência e resultados obtidos. É preciso ter gestão conjunta. Mas o grande diferencial ocorre quando ele promove e patrocina o esforço junto aos seus fornecedores de transporte, para que resultados excepcionais sejam obtidos. 

Há também um viés de sustentabilidade nas ações da iTrack?
Recentemente, a iTrack Brasil fechou parceria com a Eccaplan, empresa referência nacional e internacional em consultoria de sustentabilidade, e lançou o seu mais novo produto, o Neutralize iTrack. Trata-se de um programa inovador e disruptivo de avaliação, mensuração e compensação de emissões de CO2 das operações logísticas dos nossos clientes. A demanda e o interesse pelo projeto tem sido muito grande, corroborando nossa percepção de que cada vez mais as corporações tem se preocupado com ações de sustentabilidade, especialmente em sua cadeia produtiva. itrackbrasil.com.br

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias