Fundada no início de 2017, a iTrack Brasil surgiu com a proposta de mudar a forma de se rastrear, comprovar e acompanhar entregas e coletas de produtos. Daniel Drapac do Amaral, executivo de Supply Chain e Cristiano Furlan, da mesma área, ambos com mais de 20 anos de experiência em grandes embarcadores e operadores logísticos nacionais e multinacionais, deixaram seus postos como executivos para criar a start up de tecnologia para gestão logística, que ostentava ainda outra credencial importante: prestar serviço para qualquer tamanho e tipo de cliente, com abrangência nacional ou internacional. Quase dois anos depois, os dois atraíram um novo sócio, Marco Aurélio Ferrari, executivo sênior especializado em negociações comerciais complexas e desenvolvimento de projetos logísticos estratégicos, que complementou o trio de empreendedores com vasta experiência em Supply Chain.
Do início em Jundiaí (SP), o crescimento acelerado levou recentemente a empresa para Alphaville (SP), em busca de escritório maior e, principalmente, mais próximo dos principais clientes da empresa – estes, aliás, estão ajudando a estruturar uma nova etapa do sucesso da iTrack, o início do processo de internacionalização. Perto de completar três anos, a iTrack já pode ser considerada um projeto consolidado e de muito sucesso, com mais de 3,5 milhões de entregas/coletas sendo rastreadas, comprovadas e geridas mensalmente em mais de 120 clientes. Como se vê nesta entrevista de Daniel Drapac do Amaral ao Portal Abralog:
A iTrack é uma empresa de última milha?
A iTrack é bem mais que uma solução sistêmica para rastreamento da última milha. É uma empresa criada por profissionais que ao longo de muito tempo vivenciaram todas as fragilidades e, principalmente, a ausência de informações no ciclo de um pedido (“end to end”) e que criaram uma solução capaz de melhorar substancialmente a velocidade e qualidade das informações e de gestão de todo o processo de pós-venda de uma compra.
E qual é a missão definida?
Nossa missão é ser a referência nacional e internacional em rastreamento, comprovação e gestão de entregas e/ou coletas em tempo real, ou seja, o omnichannel das informações logísticas para os nossos Clientes, independentemente dos canais que venham as respectivas informações.
Por que vocês dizem que podem atender clientes de qualquer porte e segmentos?
Porque a solução, além de alta aplicabilidade, tem enorme flexibilidade e agilidade utilizando o conceito plug & play. Na prática, ela foi criada para atender embarcadores, operadores logísticos ou transportadores independentemente do tamanho, especialidade ou região de atuação. Outro grande diferencial é que conseguimos implantar projetos nos nossos clientes com prazos extremamente curtos, e sem a necessidade de qualquer integração sistêmica.
Torre de Controle e Gestão: por que ela é importante a ponto de ser considerada um diferencial?
Trata-se de uma metodologia de gestão proativa, que tem como principal objetivo agilizar o processo de tomada de decisão em todas as etapas das operações de transportes. Cada negócio pode ter suas particularidades, porém a Torre de Controle e Gestão cabe perfeitamente em qualquer operação logística, independentemente do tamanho da empresa ou do segmento, pois o conceito é universal, independente de quem e do que se transporta.
Como surgiu a Torre de Gestão e Controle?
O serviço nasceu da necessidade de alguns dos clientes, que desejavam buscar máxima eficiência por meio de uma central de integração e inteligência logística, fundamentada nas informações em tempo real geradas pela própria solução sistêmica de rastreamento, comprovação e gestão das entregas e/ou coletas. Eles, porém, não dispunham nem de pessoas, nem de conhecimento suficiente para colocar em prática. Com a Torre de Controle e Gestão deixa-se de atuar de forma passiva ou reativa, e passa-se a pensar e agir de forma proativa, ou corretiva. Imediatamente. Daí a importância de todas as entregas ou coletas serem monitoradas em tempo real por uma solução mobile utilizada pelos motoristas. Ou seja: desaparecem as desculpas e justificativas, que são substituídas por ações positivas e eficazes. Isso leva a menores custos e maiores níveis de serviço, equacionando o difícil binômio ao qual o profissional de logística é submetido diariamente.
Na prática, qual é o resultado?
Dados comparativos fornecidos pelos próprios clientes da iTrack Brasil indicam que a redução das ocorrências em entregas ou coletas pode chegar a 50%, enquanto o transit time médio reduz-se em até quatro dias. Mais: os níveis de serviço chegam a subir 20 pontos percentuais após a implantação da Torre de Controle e Gestão da empresa. O resultado depende ainda de disciplina operacional e boa execução do trabalho. Isto é: monitoramento e padronização contínuos de processos e tarefas. Assim, é possível diminuir o tempo total de dias, ou horas, para minutos, que é o fazer mais com menos – mais eficiência logística menos custos com ineficiências.
Com se dará a internacionalização da empresa?
Alguns de nossos clientes foram premiados nacionalmente e internacionalmente em suas corporações em função dos rápidos e efetivos resultados gerados pela nossa solução em suas operações logísticas. Com isso, nos foi proposto estendermos o projeto para outros países, visando buscar o mesmo nível de eficiência. Dessa forma, estamos estruturando junto com esses clientes a internacionalização da empresa, a partir do 1º semestre de 2020.
E o papel do cliente nos resultados?
É vital que o cliente participe ativamente do planejamento e na implantação do projeto, bem como no acompanhamento da aderência e resultados obtidos. É preciso ter gestão conjunta. Mas o grande diferencial ocorre quando ele promove e patrocina o esforço junto aos seus fornecedores de transporte, para que resultados excepcionais sejam obtidos.
Há também um viés de sustentabilidade nas ações da iTrack?
Recentemente, a iTrack Brasil fechou parceria com a Eccaplan, empresa referência nacional e internacional em consultoria de sustentabilidade, e lançou o seu mais novo produto, o Neutralize iTrack. Trata-se de um programa inovador e disruptivo de avaliação, mensuração e compensação de emissões de CO2 das operações logísticas dos nossos clientes. A demanda e o interesse pelo projeto tem sido muito grande, corroborando nossa percepção de que cada vez mais as corporações tem se preocupado com ações de sustentabilidade, especialmente em sua cadeia produtiva. itrackbrasil.com.br