domingo, 21/04/2024

ASSOCIE-SE

Processo de incorporação da EPL na Valec é finalizado

O processo de incorporação da Empresa de Planejamento e Logística S.A (EPL) na Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A foi concluído nesta sexta-feira (30/9). Na prática, a medida representa uma estatal a menos na estrutura de empresas de controle direto e indireto da União. A EPL foi criada em 2012 com a missão de estruturar a modelagem de projetos de infraestrutura – entre eles o Trem de Alta Velocidade (trem-bala), que ligaria as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo – e de elaborar estudos de viabilidade e impacto regulatório.

As duas estatais possuíam características comuns, uma vez que a única sócia era a União e ambas eram dependentes de recursos do orçamento. A incorporação visa racionalizar a Administração Pública e reduzir as despesas diante do atual cenário de restrição. A medida também é pertinente num contexto em que a tendência do setor de infraestrutura é atribuir a operação e a exploração de determinados serviços e atividades à iniciativa privada como forma de melhorar os serviços prestados, reduzir despesas, alavancar investimentos e aprimorar a alocação dos recursos públicos.

A incorporação não implicará aumento nas despesas com pessoal e encargos sociais. Atualmente, a Valec conta com 729 funcionários em seu quadro – estrutura que passa a receber os 143 cargos da EPL. Também haverá redução de 12 posições nos cargos estatutários, que compreendem diretores e conselheiros das duas empresas, o que vai representar uma economia anual de 34% em honorários desses cargos. Há, ainda, expectativa de redução de despesas de custeio, já que é esperada a diminuição de estruturas excedentes.

A ação visa fortalecer as operações das estatais ao permitir o desenvolvimento de novos produtos, a ampliação do escopo do setor de infraestrutura com uma atuação multimodal, além de ganhos em eficiência na estruturação de projetos.

Estatais

Com a incorporação da EPL na Valec, o número de empresas controladas pela União, direta ou indiretamente, passa a ser de 128. Em 2019, eram 209.

Fonte: gov.br

Foto: Divulgação

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias