domingo, 21/04/2024

ASSOCIE-SE

Sotreq, que representa a marca CatⓇ, associa-se à Abralog

Sotreq é associada Abralog

Há mais de 80 anos no mercado de soluções em peças e equipamentos, a Sotreq é um dos cases mais bem sucedidos de empresas que nasceram para atuar em diversos setores, com destaque para os mercados de construção, mineração, energia, petróleo, gás e marítimo, florestal e agronegócio. Com 100% de capital nacional, iniciou sua operação através da representação da marca CAT no Brasil, a partir de uma parceria com a Caterpillar. Desde então, a empresa se consolidou como a maior revendedora da multinacional no Brasil, com atuação em mais de 90% do território nacional. “Trabalhamos incessantemente para inovar o ambiente de negócios de nossos clientes, provendo soluções integradas que trazem incremento de produtividade sustentável ao seu negócio”, diz Renato Ferrari, na entrevista concedida ao Portal Abralog. Na foto acima, Ferrari é o primeiro da esquerda, ao lado dos outros três gestores de logística da empresa: Alexandre Cesar (gerente de Distribuição), Angela Barbosa (gerente de Soluções Logísticas) e Alessandro Warley (gerente de Planejamento de Estoques de Peças).

Como está organizada a Sotreq no Brasil?

São mais de 50 filiais no Brasil, onde somos aproximadamente 6 mil funcionários, em sua maioria técnicos altamente qualificados nos mercados, que se dedicam à entrega de um suporte ao produto diferenciado e completo em peças, serviços, contratos e tecnologia. Uma de nossas maiores conquistas, do ponto de visto humano, foi o reconhecimento obtido, em 2021, quando entramos no ranking GPTW (Great Place To Work) do Rio de Janeiro, entre as melhores empresas para se trabalhar. Em 2022 ampliamos nossa relevância no mesmo ranking, ao figurarmos entre as principais, não apenas no Rio de Janeiro (4º lugar), mas também no Interior de São Paulo (15º lugar).

Por que a empresa se filiou à Abralog?

Vemos a Abralog como um espaço importante onde se discute o que há de mais moderno e inovador no mercado de logística nacional. Participar dessas interlocuções e estar a par das novidades é fundamental para uma empresa como a nossa, que possui a inovação em seu DNA. Além disso, a Sotreq sempre se diferenciou no seu segmento de atuação. Estar dentro de uma associação como a Abralog nos estimula a contribuir e conhecer as melhores práticas do mercado.

Como avalia a logística do Brasil?

Um ponto importante quando se fala de logística no Brasil é que ainda possuímos uma dependência importante do transporte rodoviário, apesar de todas as mudanças e investimentos realizados nos demais modais (ferroviário, marítimo e aéreo) nos últimos anos. É ainda relevante a importância de nossa matriz de estradas, que demandam investimentos e cuidados paulatinos. Por fim, dada a complexidade do modelo tributário brasileiro, as modelagens logísticas e cenários logísticos acabam sendo mais estressados por conta da importância e peso desta componente no custo final de servir aos clientes. Trata-se de um debate nacional a revisão da legislação tributária. E não seria diferente no mercado de logística.

Qual foi a performance da Sotreq em 2021, e como foi para ela o primeiro semestre de 2022?

Temos observado um forte crescimento do mercado de máquinas e equipamentos nos últimos anos. Em 2021, o crescimento foi superior a 35% se comparado a 2020. Esse crescimento poderia ser maior, mas a indústria tem sofrido com a disponibilidade de componentes e semicondutores, que está com a sua cadeia de suprimentos afetada ainda pelos desdobramentos da pandemia. O primeiro semestre de 2022 segue a mesma tendência.

Quais os planos para os próximos anos?

Somos sabedores dos desafios logísticos no país, pela atuação em mais de 90% do território brasileiro. Por isso, seguimos investindo fortemente na nossa infraestrutura logística. Além de buscamos continuamente a atração e retenção de talentos e a aquisição de novas tecnologias para nossas operações. Tudo isso se une de forma a propiciar um melhor nível de serviço e atendimento aos clientes.

Quais são os principais diferenciais da Sotreq?

A empresa se expandiu de tal maneira nas últimas décadas que sua presença se mostrou, em diversos momentos, relevante para o suporte na abertura de grandes usinas, na exploração de minas, na construção de estradas e ferrovias Brasil afora. Outros setores que contam com o apoio da Sotreq em sua expansão são o de energia, além do agronegócio, petróleo & gás e Naval. A Sotreq possui uma capilaridade representativa, visando estar próxima ao cliente através de seu grande número de filiais no país (mais de 50), além do reconhecimento do mercado do seu suporte ao produto.

Destaco abaixo algumas de nossas principais expertises:

  • Peças Genuínas
  • Equipe técnica dedicada e qualificada para cada mercado
  • Mais de 190 mil itens de peças disponíveis em 40 centros de distribuição estrategicamente localizados no território de cobertura da Sotreq
  • Estoque de Peças Usadas com Certificado de Garantia
  • Serviços de Campo
  • Serviços de Oficina
  • Sistemas de avaliação de desgaste de material rodante e ferramentas de penetração no solo
  • Análise de fluídos
  • 3 CMCs – Centros de Monitoramento de Condições de Equipamentos
  • Venda de peças online
  • SotreqLink
  • 2 CRCs – Centros de Reformas de Componentes
  • Centro de capacitação técnica
  • Certificação SotreqCat

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias