sexta-feira, 26/04/2024

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Mobilidade corporativa: como se manter relevante em logística

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A mobilidade corporativa – ou seja, a utilização de dispositivos móveis e aplicativos na gestão dos negócios – vem revolucionando diferentes mercados. Essas tecnologias são ainda mais importantes para as empresas se manterem relevantes na área de logística. Por isso, uMov.me e Pulsus promovem um evento online sobre o assunto no dia 29 de julho, quinta-feira, a partir das 17h.

O webinário reúne os especialistas Cleber Pessuto, Gerente de Controladoria e TI da Plimor Transportes; Tony Bernardini, Diretor do SETCERGS e coordenador da COMJOVEM Porto Alegre; e Vinícius Boemeke, CEO da Pulsus, para falar sobre como as empresas de transporte e logística podem potencializar a produtividade de equipes externas utilizando a tecnologia como ferramenta essencial para o dia a dia das operações. O bate-papo terá mediação de Alexandre Trevisan, CEO da uMov.me.

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O link para acesso à transmissão, via YouTube, será enviado para o e-mail cadastrado

Sest Senat inaugura unidade em Atibaia

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O Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) inaugurou sexta-feira (23.7.2021) uma unidade em Atibaia. Agora são 30 unidades em funcionamento no estado de São Paulo. A cerimônia seguiu os protocolos de segurança sanitária recomendados pelas autoridades de saúde devido à pandemia.

A nova estrutura tem capacidade para realizar mais de 53 mil atendimentos ao ano. Trabalhadores do transporte e a comunidade poderão usufruir, na área de desenvolvimento profissional, de treinamentos no simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus — tecnologia de ponta utilizada no aperfeiçoamento de motoristas profissionais, com foco na prevenção de acidentes e na condução eficiente e econômica. Na área da saúde, de atendimentos de psicologia; nutrição; odontologia e fisioterapia. Todos os serviços são gratuitos para os trabalhadores do transporte das empresas contribuintes e transportadores autônomos também contribuintes.

Em seu discurso, o presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa, afirmou que a nova unidade vai ampliar a eficiência das empresas de transporte no estado de São Paulo. “Temos a convicção de que a capacitação profissional, aliada à qualidade de vida oferecida pelos nossos serviços de saúde, é capaz disso. Queremos continuar induzindo o desenvolvimento regional e contribuindo para o aprimoramento do setor e dos trabalhadores do transporte do País.”

Vander Costa também destacou a importância da vacinação de toda a população adulta para que a economia possa ter uma retomada sustentável. “É fundamental que todos estejam vacinados para que seja possível retomar o desenvolvimento do País”, afirmou ele.

Para o presidente do Conselho Regional do Sest Senat São Paulo, Mauro Artur Herszkowicz, a presença do Sest Senatem Atibaia, às margens de uma das rodovias mais importantes para o escoamento da produção nacional, como a Fernão Dias, agrega valor ao trabalho das empresas transportadoras. “Essa nova unidade vai dar o suporte necessário para que a atividade do transporte continue sendo desenvolvida com qualidade e eficiência no nosso estado.”

Em sua fala, o secretário de desenvolvimento econômico de Atibaia, Silvio Llaguno, agradeceu ao Sistema CNT pela escolha da cidade para receber uma unidade do Sest Senat. “Para nós é um privilégio poder contar com uma estrutura tão moderna e arrojada. Temos a empresa de grandes empresas de transporte e logística em nossa cidade em franca e clara expansão e tenho a certeza de que o Sest Senat vem somar ainda mais desenvolvimento para o setor. Eu me sinto emocionado em poder participar desse feito hoje.”

Estrutura

A nova estrutura tem 1.889,17 m² de área construída e conta com sala de treinamento no simulador de direção, com capacidade para 15 alunos; três salas de aula com capacidade para 25 alunos cada; e um laboratório de informática, com capacidade para 18 alunos.

Na área de saúde está equipada para prestar atendimentos em fisioterapia, psicologia, nutrição e odontologia clínica em quatro consultórios. A unidade também oferece um centro de eventos

Expansão 

A unidade de Atibaia é a sexta a ser inaugurada em 2021. Ela integra o plano de expansão e melhoria da rede física do Sest Senat em todo o Brasil, que, desde 2017, já inaugurou 34 novas estruturas. A ampliação das unidades permite ao Sest Senat oferecer mais e melhores serviços aos trabalhadores do setor e, assim, garantir mais eficiência para as empresas. Com Atibaia, o Sest Senat passa a contar com 158 unidades em funcionamento no País. Foto: Divulgação Sest Senat

Magalu compra Sode, empresa de entrega ultrarrápida

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O Magalu, maior ecossistema de compra e venda do país, anuncia a aquisição de 100% da Sode (Soldados da Entrega), plataforma digital especializada em logística urbana para entregas ultrarrápidas. A Sode já era a maior fornecedora de serviço de entrega em uma hora do Magalu, que repete, assim, a estratégia de investir em empresas que já passaram pelo seu crivo de qualidade.

Fundada em 2015 no Porto Digital, polo de tecnologia de Recife, em Pernambuco, a Sode possui tecnologia proprietária especializada na gestão, roteirização e rastreamento de entregas ultrarrápidas realizadas por motociclistas parceiros. Seu algoritmo permite que os pedidos sejam sempre alocados para o parceiro mais próximo, diminuindo a ociosidade dos entregadores, eliminando custos de logística e reduzindo o prazo de espera do cliente. Todo trabalho é feito automaticamente, pelo algoritmo. “Assim que entra o pedido, o sistema dispara as ordens de trabalho para o estoquista da loja e para o entregador, sem interferência humana, para que a entrega possa realmente ocorrer em até um hora”, afirma Luís Fernando Kfouri, diretor de Logística do Magalu. “Esse é mais um passo na estratégia da companhia na direção da digitalização do varejo brasileiro.”

A Sode possui mais de 1 000 entregadores ativos, que realizam atualmente 2 milhões de entregas em termos anualizados. A empresa opera em cidades como São Paulo e Ribeirão Preto (SP), Fortaleza (CE), João Pessoa e Campina Grande (PB), Recife (PE), Maceió (AL), Salvador (BA), Teresina (PI) e Aracaju  (SE).

A aquisição da Sode permitirá a expansão da entrega ultrarrápida do Magalu, em que os pedidos são entregues a partir da loja (ship-from-store) em até uma hora. Essa expansão é estratégica. A modalidade de delivery está presente em 140 lojas físicas, localizadas em 30 cidades, sendo que a taxa de conversão no e-commerce do Magalu é 62% maior para os pedidos com entrega em 1 hora, quando comparada com o prazo de entrega de 48 horas.

Com a aquisição, a logística do Magalu passa a contar também com entregas feitas com motos, o que diminui ainda mais os prazos para o cliente final. Em breve, a Sode fará logística ultrarrápida também para os sellers do marketplace (3P) do Magalu, com a entrega a partir da loja do parceiro, além de operar no delivery de outras categorias, como refeições e itens de supermercado.

Nos últimos três anos, o Magalu comprou três empresas do setor de logística: a Logbee, a GFL e a SincLog. “A Sode é mais uma peça que se encaixa na estrutura logística que estamos formando, que vai do caminhão à motocicleta”, afirma Kfouri. “Esse operador logístico vai atender não só o nosso ecossistema de negócios, mas também aquelas empresas que não fazem parte do nosso marketplace.”

A Sode é a 11ª empresa comprada pelo Magalu em 2021. No início de julho, a companhia fechou a maior aquisição de sua história com a compra do KaBuM!, plataforma de e-commerce de tecnologia e produtos do universo gamer.

O Magalu – O Magalu é o maior ecossistema para comprar e vender no Brasil, uma plataforma digital, com pontos físicos e calor humano. Desde maio de 2011, a companhia é listada no Novo Mercado da B3. Nos últimos anos, fez diversas aquisições, consolidando sua presença nacional. Além de mais de 1 300 lojas em 21 estados do país, o Magalu conta com mais cinco marcas online: Netshoes, Zattini, Shoestock, Época Cosméticos e Estante Virtual – além de milhares de sellers em seu marketplace e um superaplicativo com 33 milhões de usuários ativos. Atualmente, o Magalu emprega mais de 47 000 funcionários. Sua política de gestão de pessoas foi reconhecida com diversos prêmios.

TICLOG, maior terminal logístico privado da América Latina, completa 40 anos

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O TICLOG – Terminal Industrial, Cargas e Logística de Campinas – completa  quarenta anos de atividades, destacando-se como o maior da América Latina no seu segmento.

A  data será  comemorada  na próxima terça-feira, dia 27 de julho, mês em que se comemora o “Dia de São Cristóvão”, Padroeiro dos motoristas.

Com início às 9 horas, a  cerimônia simbólica será realizada ao ar livre, na praça central do terminal e com  transmissão pelas redes sociais do terminal.

Na programação do evento,  atividades de homenagem os  fundadores do TICLOG, entre elas a de entrega do Totem – símbolo do terminal. A estrutura metálica de três metros de extensão  por três de altura será reinstalada no local,  após passar por um processo de restauração.

A história do TICLOG, fundado com o objetivo principal de reduzir o fluxo de veículos pesados nos centros das cidades,  também será tema, com a participação de antigos e atuais integrantes da diretoria responsável pela administração do terminal, que abriga hoje mais de 80 empresas dos segmentos industrial e logístico.

Serviço:
Evento: TICLOG – 40 ANOS
Data: Terça-feira, dia 27 de julho
Horário: Das 9h às 11h
Local: Praça central do TICLOG –  Rua João Galvão Anderson, 977 – Nova Aparecida, Campinas

Programação:
9h00 – Café da manhã
9h30 – Cerimônia de abertura
10h00 – Homenagem aos fundadores
10h30 -Entrega do Totem
11h00 -Encerramento

Entrevista: Vander Batista, sócio da Log10

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Vander Batista, sócio da Log10, iniciou sua trajetória voltada ao transporte emergencial com motos, e desenvolveu novas modalidades de entregas com furgões e caminhões. A Log10 conta com uma frota de 55 veículos, além de motos e certificações que habilitam a empresa ao transporte e armazenagem de diversos produtos, inclusive para área de saúde. A empresa conta com 70 colaboradores diretos e atende mais de 300 empresas por mês, como conta Batista, nesta entrevista.

Quando a empresa foi fundada? Por que ela foi criada? 

A LOG 10 foi fundada em 6.5.2006, com o objetivo de realizar a entrega de materiais com maestria, agilidade e precisão no destino final. Iniciamos com entregas de malotes, serviços de agência bancárias, cartórios, correios,  até que identificamos uma oportunidade no mercado de entregas hospitalares, especificamente entregas de materiais cirúrgicos, e decidimos ampliar nossos serviços e nos especializar nessa área.

Quais suas principais áreas de atuação?  

Entrega de produtos hospitalares, entregas expressas via motoboy, armazém geral, serviços aduaneiros.

Como a companhia está estruturada? Em quais Estados?   

A nossa matriz está situada em São Paulo, e temos uma filial em Curitiba, porém, atendemos todos os estados brasileiros, por meio de bases de apoios. Contamos com diversos parceiros que já atuam há bastante tempo com a Log 10.

Qual o diferencial, ou diferenciais? 

Somos licenciados pela vigilância sanitária,  Anvisa e Covisa, possuímos licença para transporte de medicamentos, correlatos, cosméticos, produtos com controle de temperatura. Todos os nossos veículos são devidamente licenciados pela Anvisa e possuem isolamento térmico. Temos uma equipe especializada que faz todo gerenciamento de risco da carga e acompanhamento, desde o momento da coleta até a entrega final, independente do horário ou do dia da semana.

O que a empresa quer ser daqui a 5 anos? 

Líder no mercado de entregas hospitalares.

Nesse momento de revolução tecnológica, como vocês avaliam o estágio das tecnologias disruptivas no setor?  

A tecnologia está cada vez mais avançada e a Log 10 tenta acompanhar para facilitar as atividades dos nossos colaboradores e clientes.  Garantindo uma maior qualidade dos nossos serviços.
Exemplos: uso de aplicativos para acompanhamento  e distribuição de serviços de entregas; temos  dataloggers para monitoramento de temperatura, quando necessário; e uso de ibutton, que permite a identificação do condutor do veículo e da velocidade do mesmo.

Como está sendo enfrentar a pandemia? 

Está sendo um momento delicado para todos; tivemos quedas em algumas áreas, principalmente devido às diversas suspensões de cirurgias eletivas. Porém, com o aumento da demanda dos hospitais em produtos correlatos, conseguimos manter o fluxo de entregas.

Por que a empresa se associou à Abralog?

Para buscar conhecimento, networking e aprender.

 

Presidente da Abralog fala de logística e sustentabilidade no Agro+

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O presidente da Abralog, Pedro Moreira, foi o entrevistado da semana do programa Novos Caminhos, da TV Bandeirantes, que aborda o agronegócio brasileiro (https:\/\/www.abralog.com.br//abralog.agenciahypelab.com.br//www.youtube.com/watch?v=H_aQMLD1yfc). Moreira falou da logística no setor. A entrevista foi conduzida pelo jornalista José Marcelo Santos. O tema principal da conversa foi a sustentabilidade ambiental e que contribuição a logística pode dar. Muito debatida também a multimodalidade, como forma de o Custo Brasil ser atenuado e melhorada a eficiência das cadeias do segmento, como um todo.

O programa Novos Caminhos faz parte do canal Agro+, do Grupo Bandeirantes de Comunicação, cujo objetivo é acompanhar este que é um dos segmentos da economia que mais crescem no Brasil.

“Logística e sustentabilidade têm tudo a ver, desde a integração dos elos da cadeia de abastecimento até a reciclagem, passando pelo uso de embalagens retornáveis. A logística combina profundamente com a economia circular, pois ajuda a reduzir custo, materiais, tempo, elimina emissões e melhor a qualidade de vida nas cidades”, disse Moreira, na abertura da entrevista.

O presidente da Abralog falou também da ESG, sigla em inglês de Environment, Social, Governance, que busca nas boas práticas logísticas o aumento da produtividade das organizações e ainda a redução do custo logístico. é usada para se referir às melhores práticas ambientais, sociais e de governança de um negócio – mas também pode ser um critério para investimentos.

“A logística é relevante para a ESG. O desenvolvimento da infraestrutura tem impacto direto na ESG, já que torna possível fazer mais com menos recursos, gastando menos combustível e com menor impacto ambiental”,comentou.

O programa abordou ainda temas como e-commerce, digitalização, startups, necessidade de criação de infraestrutura para reduzir o Custo Brasil, fazer funcionar a multimodalidade (sincronia entre os modais de transporte), e a redução da burocracia, entre outros assuntos.

‘Programa FedEx para Pequenas Empresas’ anuncia vencedores da 5ª edição

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A FedEx Express, subsidiária da FedEx Corp. (NYSE: FDX) e maior empresa de transporte expresso do mundo, anuncia os vencedores da 5ª edição do Programa FedEx para Pequenas Empresas no Brasil. Neurobots conquistou o primeiro lugar e receberá R$ 175 mil para investir na expansão de seus negócios. Na segunda posição ficou o Clube de Brinquedos Tum Tum, que receberá R$ 100 mil, e o terceiro lugar foi para Paraoil, que ganhará R$ 75 mil. Todos os vencedores também terão uma mentoria de negócios com o investidor Renato Mendes.

Neste ano, a FedEx Express aumentou em quase 95% o valor total do prêmio em relação a 2020. Os jurados avaliaram os planos de negócios apresentados pelos participantes, incluindo suas visões estratégicas para o futuro, plano de crescimento, padrões éticos e impacto social e ambiental.

“É indiscutível o grande potencial e importância das micro e pequenas empresas brasileiras. Por meio do Programa FedEx para Pequenas Empresas pretendemos desenvolver um espaço de oportunidades e estímulo para apoiá-las, em especial em momentos tão desafiadores como os atuais”, diz Cristiano Koga, vice-presidente de vendas para América do Sul da FedEx Express.

O Programa foi criado nos Estados Unidos, em 2012, e hoje está presente em 10 países, incluindo Brasil, México, Colômbia e Chile, sendo que, neste ano, estreou na Argentina e na República Dominicana. Foto: Divulgação

Tributação sobre a SELIC na Repetição do Indébito

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O Supremo Tribunal Federal pautou o RE 1063187 (Tema 962) para julgamento no dia 05/8/2021. Referido julgamento trata da incidência do Imposto de renda (IRPJ) e da Contribuição Social (CSLL) sobre a taxa Selic (juros de mora e correção monetária) recebida pelo contribuinte na repetição do indébito.

Como se sabe, a Receita Federal exige que a atualização monetária do crédito (SELIC) seja reconhecida como receita tributável, o que, na nossa visão, é inconstitucional, tendo em vista que a taxa SELIC tem o objetivo apenas de recompor o poder de compra da moeda, não se enquadrando no conceito de receita. Com efeito, para o próprio STF, o conceito de receita engloba aquilo que ingresse no patrimônio da Companhia como elemento novo e positivo, sendo que a atualização monetária – por essência – configura mera manutenção do poder de compra frente ao fenômeno inflacionário.

A discussão é relevantíssima, principalmente para os contribuintes que têm expectativa de utilizar créditos tributários, a exemplo dos créditos decorrentes da exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS (ou de créditos reconhecidos em qualquer procedimento administrativo ou judicial).

Além da não incidência do IRPJ e da CSLL, discute-se também a não incidência do PIS e da COFINS sobre a SELIC, além de incluir – no mesmo processo – a discussão acerca do momento em que a Companhia deve reconhecer esses créditos como receita para fins de tributação. É que a Receita Federal possui o entendimento de que os créditos obtidos pelo contribuinte em ações judiciais devem ser reconhecidos como receita (e, portanto, tributados) no momento do trânsito em julgado. Entendemos, no entanto, que esse entendimento não deve prosperar, afinal com o simples trânsito em julgado da ação, o contribuinte não possui disponibilidade sobre o crédito, o que só
ocorre com a homologação da compensação ou, na pior das hipóteses, com a habilitação do crédito perante a Receita.

Recomendamos o ajuizamento de medida judicial sobre o tema e chamamos especial atenção à possibilidade de modulação dos efeitos de eventual decisão favorável, o que – caso ocorra – poderá beneficiar apenas os contribuintes que ingressaram com a medida antes de 05/8/2021. Por isto, sugerimos que a Companhia ingresse imediatamente com ação judicial, lembrando, ainda, que por se tratar de discussão veiculada via Mandado de Segurança, não há risco de sucumbência.

Associada iTrack ganha troféu Frotas & Fretes Verdes

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Nossa associada iTrack foi a vencedora do troféu Frotas & Fretes Verdes, na categoria “Startup para a Logística Sustentável”. A premiação é iniciativa do Instituto Besc de Humanidades e Economia.  

 Essa categoria reconhece os resultados alcançados por startups atuantes no setor logístico e de transportes que, comprovadamente, reduzem o impacto ambiental gerado pelas operações de seus clientes, através de soluções desenvolvidas na forma de produtos ou serviços, potencializando a evolução da logística sustentável.

 Os demais vencedores foram o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, Categoria Executivo de Destaque; Ricky Ribeiro (Influenciador para Mobilidade Sustentáve), Aurélio Murta, Categoria Pesquisador Individual, e Comgás (Empresa com Sustentabilidade em Processo ou Produto).

Intermodal reforça participação no mundo digital

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O que leva uma marca a se tornar líder de mercado no segmento em que atua, ainda mais em um setor tão concorrido no país como o de negócios voltados ao público B2B (Business to Business)? Talvez a resposta mais imediata que venha à memória seja: um trabalho sério, árduo, com transparência, conhecimento, dedicação e uma equipe capacitada, além de diferenciais competitivos e soluções exclusivas. Isso e muito mais fizeram da Intermodal, ao longo de mais de 25 anos de expertise, uma plataforma de negócios de sucesso para os setores logístico, de transporte de cargas e comércio exterior.

E agora, em 2021, com o intuito de tornar-se uma plataforma ainda mais completa aos segmentos que congrega, a Intermodal dá continuidade à sua estratégia de negócios e reforça sua participação no universo digital, indo além da realização de eventos e feiras presenciais, e unindo ainda mais os dois mundos – proporcionando um pacote de serviços ainda mais abrangentes e assertivos às empresas e profissionais do setor. São soluções integradas e conectadas, que promovem o networking, conteúdos digitais especializados e a geração de negócios para uma audiência qualificada durante o ano todo, por meio de ferramentas exclusivas de marketing e de inteligência de mercado.

“A palavra central é que estamos deixando de ser apenas um evento que acontece em uma data específica para nos tornarmos uma grande plataforma de negócios, ampla e abrangente, para todo o setor. Esse é o grande ponto de transformação. E claro, estamos usando todo o nosso conhecimento de mercado, de mais de 25 anos de trabalho com o setor logístico – verificando as tendências da intralogística, do transporte de cargas, do comércio exterior, enfim, tudo aquilo que é fundamental para que o segmento se torne ainda mais ágil e eficiente”, diz o diretor da Intermodal, Hermano Pinto Jr.

O executivo comenta ainda sobre as principais vantagens competitivas que o novo posicionamento traz ao mercado, como a multicanalidade, agora que a Intermodal amplia sua presença virtual. “O principal ganho está na flexibilidade que a multicanalidade traz. Ela permite, basicamente, que os players do setor comecem a conversar por vários canais simultâneos (redes sociais, canais de mídia, a feira presencial em si, cursos especializados e demais ferramentas que ofereçam a constante troca de conhecimentos e conteúdos). Mas não é só isso, além dessa variedade de opções de comunicação, de veiculação de informações, de percepção de produtos e mais uma série de coisas que podemos oferecer ao mercado como um todo, ainda contamos com a expertise necessária para elaborar soluções customizadas para clientes e áreas específicas”, acrescenta.

Mas explica que o processo de transformação digital da marca não é de agora, pelo contrário, a Informa Markets, promotora da Intermodal, a vem estruturando neste sentido há algum tempo. “Este é um processo que vem sendo avaliado desde o início de 2019 e que, com a eclosão da pandemia em 2020, acabou sendo acelerado. Mas, na verdade, era uma direção para a qual já caminhávamos, no sentido de transformação do formato de relacionamento com o mercado – com a implementação de novas tecnologias, plataformas e ferramentas mais conectadas -, e com a questão da digitalização tornando-se mais forte”.

Conexões 365 dias ao ano

Como parte da estratégia, a Intermodal une os mundos físico e digital e passa a oferecer soluções integradas e conectadas o ano todo. Como a plataforma Intermodal Xperience, um ambiente 100% virtual, disponível 365 dias por ano, que traz ao mercado uma série de conteúdos originais em vídeos e podcasts, além de um marketplace desenvolvido e orientado para a geração de networking e para o fechamento de negócios.

A Xperience é a plataforma responsável por transmitir os conteúdos digitais da Intermodal, como a Intermodal South America 2021, de 1 a 3 de setembro. “Enquanto aguardamos avidamente o retorno da Intermodal ao formato presencial, o mercado terá a oportunidade de ingressar em uma experiência totalmente nova que a Informa Markets está preparando. Trata-se da realização de um novo evento online, proporcionando ainda mais alcance e relevância à feira, ao oferecer novas oportunidades de negócios e relacionamentos aos participantes”, pontua Hermano. Já para 2022, está prevista a realização de um evento híbrido, que combine, de forma inédita, a edição física com ações digitais.

Outra solução de destaque é o Intermodal Digital Series, que consiste na realização de eventos sazonais, de forma virtual, com o intuito de promover discussões a respeito de segmentos específicos e estratégicos para a economia do país – sob a ótica de executivos e market leaders do Brasil, sobre inovação e automação de processos logísticos, distribuição, transporte e demais tendências que impactam individualmente os diversos segmentos de negócios nacionais. A próxima edição já tem data marcada e acontece no dia 27/07: o Digital Series – Saúde, que levanta o debate sobre o transporte e a distribuição de medicamentos, vacinas e insumos do setor, trazendo como pano de fundo o atual cenário da pandemia e seus principais impactos na cadeia logística do segmento.

Há, ainda no formato online, o Papo em Movimento, que traz entrevistas em vídeo e webinars estratégicos com autoridades, convidados, especialistas e personalidades do setor para debater ideias, ações e compartilhar boas práticas do mercado; o Minutos Corporativos, que consiste na realização de bate-papos rápidos com executivos do setor sobre negócios, tendências, gestão e carreira; e o Intermodal Digital, que disponibiliza artigos e conteúdos exclusivos aos profissionais do setor, com informações pertinentes sobre modais de transporte, intralogística e tecnologia; além de uma ampla lista de e-books e whitepapers com informações que visam auxiliar no dia-a-dia das companhias, disponíveis para download.

A Intermodal – A Intermodal, hoje, se transformou em uma plataforma de negócios completa para os setores de logística, transporte de cargas e comércio exterior, gerando negócios, relacionamentos e entregando conteúdos de qualidade em todos os ambientes: digital e físico, sinergicamente. Atualmente, possui uma base de dados qualificada, com mais de 150 mil contatos de profissionais do setor e diversos canais, como plataforma digital, website, redes sociais e uma plataforma de conteúdos exclusivos, com os quais consegue promover marcas, lançar produtos, gerar leads e realizar ações personalizadas para obtenção de um melhor retorno dos investimentos, com mais foco e assertividade.

 

A Informa Markets – A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Seu portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecendo aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, a companhia segue construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite www.informamarkets.com.br ou entre em contato através do e-mail [email protected]

CNT lança série sobre energia limpa para o transporte

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Incentivar a redução do consumo de combustível fóssil e tornar mais eficientes veículos pesados, como caminhões e ônibus, além de promover o uso de tecnologias menos poluentes. Esses são alguns dos principais propósitos da nova série do Programa Despoluir que a Confederação Nacional do Transporte (CNT) lança nesta terça-feira, 20.7.2021. A publicação Energia no Transporte terá periodicidade semestral e vai retratar diversos tipos de energias, principalmente as oriundas de combustíveis renováveis e fontes limpas.

A edição inaugural da série traz informações sobre o biometano. Trata-se de um biocombustível gasoso obtido a partir do processamento do biogás, produto originário da decomposição de matéria orgânica por micro-organismos em um meio onde não há a presença de oxigênio (digestão anaeróbica). Desse processo resultam, majoritariamente, metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2). Depois de purificado, o biogás é transformado em uma mistura gasosa rica em metano, fonte de energia limpa que dá origem ao biometano.

Ponto importante de se destacar é que as emissões de veículos movidos a biometano são menores em comparação com veículos do ciclo diesel e gás natural. A média geral de redução de emissão é de 64%, com destaque para o percentual de redução de ônibus, que foi de 75% em relação ao diesel.

A publicação mostra que existem veículos rodoviários no país que já possuem tecnologia própria para receber esse tipo de combustível. No Brasil, a produção, o uso e a comercialização de biometano estão previstos em atos normativos. Embora o decreto que estabelece o uso do gás natural em veículos automotores e motores estacionários tenha sido editado em 1966, somente em 2017 essa utilização foi regulada tecnicamente e padrões para aprovação do controle de qualidade foram estabelecidos.

Existem hoje cerca de 700 usinas instaladas no Brasil que produzem biogás para diversos fins, tais como aplicações térmicas, elétricas e mecânicas; no entanto, apenas 16 delas fabricam o biometano veicular. O estado de São Paulo é o maior produtor de biometano para fins veiculares no país, com mais de 155 milhões de Nm³ (normal metro cúbico) ao ano, concentrando cerca de 55% de toda a produção nacional.

O objetivo desse novo trabalho da CNT é levar ao conhecimento das empresas de transporte o que está em implementação e o que se discute sobre fontes energéticas e alternativas de combustíveis. A expectativa é que as próximas edições abordem outros temas relativos a energias limpas, como eletromobilidade, óleo vegetal hidrotratado (HVO, na sigla em inglês), hidrogênio verde e células a combustível.

A ideia principal da série é mostrar as alternativas de energia limpa que são produzidas e o contexto internacional e nacional da adoção dessas novas tecnologias. Sob o contexto de descarga de gases do efeito estufa, serão mencionados o saldo de emissão de poluentes de cada tipo de energia, bem como as vantagens e desafios de sua adoção, além dos aspectos técnicos e ambientais de cada um.

Acesse a publicação:

Biometano – uma alternativa limpa para o modal rodoviário

 

Foto: Divulgação CNT

Investimento em novas tecnologias otimizam processos na logística

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setor de transportes vem desempenhando importante papel no reaquecimento da economia brasileira, visto que a logística praticada de forma eficiente e eficaz evita custos desnecessários e promove a integração de regiões, habitantes, sistemas de produção e de consumo. É com este objetivo que muitas empresas desse segmento  buscam  recursos tecnológicos como estratégia para gestão, a fim de garantir produtividade e agilidade na entrega.

Uma delas é a Transzilli, que já está no mercado de transportes há aproximadamente 30 anos, e fez da tecnologia um dos seus pilares por meio da terceirização de processos. “A Stegia foi a responsável por integrar nossos departamentos, automatizar e atualizar nossos processos, além de ter tido atuação fundamental na estratégia da companhia”, afirma Paulo Roberto de Sousa Alves, diretor executivo da Transzilli.

Paulo Roberto de Souza Alves – Diretor Executivo da Transzilli

A Stegia, especialista no desenvolvimento de serviços de terceirização financeira e contábil focada em processos e tecnologias, possui uma vertente de serviços especializados para o setor de logística. De acordo com o Coordenador de Consultoria e Tecnologia, Lucas Marchon, o alto volume de informações e o número expressivo da quantidade de etapas na distribuição tornam o gerenciamento de processos de forma digital essencial no sucesso do negócio.

“O uso de ferramentas digitais resulta em um grande ganho de tempo, qualidade e precisão das tarefas, além de promover a redução de custos, erros e desperdícios”, explica Lucas. E para executar esses processos, a Stegia introduziu, de forma inovadora no mercado local, o Squad, ou seja, organização de um time completo que atua no nível contábil, tecnológico e de consultoria.

Tendo uma empresa como aliada cuidando de etapas operacionais, gestores e demais profissionais têm mais tempo para tratar de questões relacionadas à estratégia, direcionamento da empresa e soluções de problemas. A gestão terceirizada com foco na tecnologia, portanto, é o ponto chave para que o negócio cresça de forma saudável. “Este é o diferencial da Stegia: uma consultoria flexível que acompanhou o nosso crescimento”, ressalta o diretor da Transzilli.

A STEGIA – A Stegia é uma empresa de Terceirização e Consultoria. Seu objetivo é a entrega de qualidade e tecnologia na prestação de serviços profissionais de empresas para empresas. Fornecendo serviços de Contabilidade, Consultorias e Implantação de Tecnologias, estes que proporcionam a seus clientes facilidade nas tomadas de decisão do dia a dia. Por isso, aposta em um ecossistema de parceria, baseado no crescimento mútuo, e no bom relacionamento entre colaboradores, parceiros e clientes. Uma gestão totalmente integrada e digitalizada significa máxima produtividade para gestores que buscam o crescimento das empresas.

Referência no setor, grupo controlador da Flash Courier se reestrutura como MOVE3

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Buscando se solidificar enquanto logtech, o Grupo Flash Courier, agora sob o nome Grupo MOVE3, passa por uma reestruturação. Líder de entregas no setor bancário, a Flash Courier tem mais de 25 anos de atuação, realiza mais de 8,5 milhões de entregas por mês e, ainda no terceiro trimestre de 2021, estima alcançar a marca de 10 milhões de entregas mensais. A decisão de unificar as empresas em um só grupo é mais um passo direcionado ao desenvolvimento do setor logístico.

Além da Flash Courier, o grupo é composto também pela Moove+, que é voltada ao e-commerce e encomendas de maior peso, e desde 2020 atua também na Europa por meio da Moove+ Portugal. A gráfica Jall Card é responsável pelo design e impressão de cartões, e a fintech M3Bank, ainda em desenvolvimento, será uma forma de atender as necessidades do ecossistema interno do grupo.

A tecnologia operacional está entre os maiores investimentos do grupo. O crescimento expressivo da demanda de entregas motivou o desenvolvimento de um projeto, ainda em 2020, visando sustentar a expansão da empresa. Com a reforma de um dos galpões em São Bernardo do Campo até a aquisição de novos equipamentos — uma esteira cross-belt de 800 saídas e 220 robôs autônomos (AGVs) —, foram R$ 25 milhões investidos nesse crescimento.

Atualmente, o Grupo MOVE3 tem quatro centros de distribuição e campi de operações, cinco filiais e 249 franquias. O principal hub é localizado em São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista, e a empresa roteiriza mais de 400 mil encomendas por dia utilizando tecnologia de inteligência artificial em equipamentos e AGVs. O grupo conta ainda com centros de armazenamento para o e-commerce, as chamadas “dark stores”, em oito estados e centros de personalização de cartões em São Paulo, Pernambuco e Paraná. “Todo o investimento que fizemos em infraestrutura e tecnologia foi o que possibilitou que o grupo crescesse mais de 600% ao ano nos últimos cinco anos, com uma estrutura de capital próprio, crescimento das margens e EBITDA que chegam a 18% nos últimos 12 meses”, avalia Guilherme Juliani, CEO do grupo.

O maior diferencial do grupo, de acordo com Juliani, é prestar todos os serviços logísticos, do início ao fim da cadeia de operações. “Com nossa estrutura, além da liderança na logística de serviços bancários, conseguimos ampliar nossas atividades para suprir também a cadeia do e-commerce, incluindo medicamentos, cosméticos, serviços de armazenagem, logística ponta a ponta do B2C e entregas rápidas, realizadas em até duas horas, por meio do ship from store.”

 

Fintech própria

Para alimentar o ecossistema interno, o grupo desenvolve o M3Bank, por onde tudo irá circular de forma centralizada: pagamentos para os colaboradores, empréstimos para as franquias e todas as outras transações serão feitas exclusivamente pelo sistema da fintech.

De acordo com Juliani, esse é um passo importante na direção que o grupo vem tomando como logtech: “Ao desenvolver nossos próprios sistemas, podemos controlar todas as operações de todas as empresas que integram o grupo. A fintech vem como uma forma de unificar ainda mais o grupo, pois ela servirá para o atendimento às demandas internas”. A fintech está sendo desenvolvida em parceria com a Conductor, plataforma de meios de pagamento e banking, e o banco BV Financeira, ambos clientes do grupo MOVE3.

 

Iniciativas

Devido ao crescimento do volume de entregas, o grupo vem intensificando o uso de frotas sustentáveis, que já fazem parte da história das empresas integrantes do MOVE3. Isso se dá por meio da aquisição de bicicletas e caminhões elétricos, modais que têm menor impacto no meio ambiente e também contribuem com a redução de custos e de tempo nas entregas. “Sempre incentivamos o uso de modais limpos, como bicicletas ou entregas a pé, quando as distâncias permitem. Recentemente, adquirimos uma frota de bicicletas elétricas que já estão sendo utilizadas por franquias em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Florianópolis”, diz Juliani.

Entre outras iniciativas desenvolvidas pela MOVE3, estão a instalação dos Moove Lockers, serviço que foi iniciado em maio deste ano em São Paulo e no Rio de Janeiro. Os lockers são uma alternativa para o recebimento de encomendas para quem não pode ou não quer receber os produtos em casa. Todo o acompanhamento da entrega pode ser feito via WhatsApp e, para retirar a encomenda, é gerada uma senha única, especificamente para o destinatário. Segundo Juliani, o processo é feito de forma completamente digital e com máxima segurança: “Todo o contato é criptografado, e nenhuma senha é reutilizada. Isso garante que apenas a pessoa que deve receber a encomenda tenha acesso à senha e ao locker onde está o produto”.

 

O Grupo MOVE3 – O Grupo MOVE3 está presente no mercado há mais de 25 anos e referência em logística no Brasil. Sediado em São Bernardo, no ABC Paulista, opera em um espaço de mais de 20.000 m². Entre as empresas que fazem parte do grupo está a Flash Courier, líder no setor bancário e com uma carteira de clientes composta por agências financeiras, bancos, empresas de ingressos, gestoras de benefícios como vale alimentação, refeição e transporte, planos de saúde, entre outros segmentos. Para se ter uma ideia da proporção da operação, atualmente, a malha de distribuição realiza em torno de 10 milhões de entregas por mês.

Nos últimos anos, o Grupo MOVE3 investiu pesado em tecnologia e inovação – como robótica, mobile, big data, automação e sharing economy – e no processo de adaptação às novas exigências do governo, em especial as obrigações de CT-e, MDF-e e SPED, que de maneira geral, têm o objetivo de garantir a transparência e a segurança durante o transporte. Além disso, a empresa está licenciada para operar no mercado de logística e distribuição de produtos certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), segmento que tem impulsionado ainda mais o crescimento da empresa. Mais informações: http://www.moovemais.com.br

Rio tem média de 12 roubos de carga por dia

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Apesar da queda do número de roubo de carga nos últimos anos, o Estado do Rio registrou, de janeiro a maio de 2021, 1.896 ocorrências desse tipo de crime – uma média de 12 por dia. As perdas diretas foram de R$ 153 milhões, considerando o valor médio da carga roubada. É o que aponta o “Panorama do roubo de carga no estado do Rio de Janeiro – 2021”, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

“É importante ressaltar que o roubo de carga no estado é altamente concentrado. Por isso, além das ações já implementadas para o combate a esse tipo de crime, é fundamental que a atuação integrada das forças de segurança seja intensificada e que as áreas com os maiores números de ocorrências estejam no foco das políticas de segurança pública”, destaca Carlos Erane de Aguiar, presidente do Conselho Empresarial de Defesa e Segurança da Firjan.

O estudo aponta que, nos cinco primeiros meses do ano, 98% dos casos de roubo de carga registrados no estado foram na Região Metropolitana. Das 137 Circunscrições Integradas de Segurança Pública (CISPs) fluminenses, 10 concentraram mais da metade das ocorrências e são cortadas pelas principais rodovias do estado: BR 040  (Rodovia Washington Luís), BR 101 (Avenida Brasil), BR 101 (Rodovia Niterói-Manilha), BR 116 (Rodovia Presidente Dutra) e BR 493 (Arco Metropolitano).

A Firjan também ressalta que, enquanto o estado teve redução de 12% do número de roubo de carga nos cinco primeiros meses de 2021, as 11 CISPs cortadas pelo Arco Metropolitano apresentaram aumento de 20% na comparação com o mesmo período de 2020. Área de Duque de Caxias, onde há o entroncamento do Arco Metropolitano com a BR 040, teve aumento de 66% no número de ocorrências, sendo a área de maior concentração de roubo de carga no estado. No estudo, a Firjan destaca que áreas da Pavuna, Ricardo Albuquerque e Bangu, na capital, não estão mais entre as 10 de maior concentração de roubo de carga no estado, após redução das ocorrências em 42,5%, 44% e 36,4%, respectivamente.

Segundo dados da 6ª rodada da Pesquisa de Impacto no Transporte – Covid-19, realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) sobre as restrições de circulação voltando a serem aplicadas em todo o país, a maioria das empresas entrevistadas acredita que não haverá mudanças no cenário nos próximos seis meses. Em meio ao fechamento do comércio físico, as vendas virtuais e a digitalização seguem sendo uma alternativa para amenizar os impactos econômicos, com a tendência de aumentar ainda mais a demanda por logística.

Das 580 organizações de cargas e passageiros de todos os modais de transporte ouvidas, 28,6% estão otimistas e vislumbram um crescimento da demanda no setor.

Correios implanta tecnologia RFID nos serviços de encomendas

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A tecnologia RFID (Radio Frequency IDentification) já está disponível para clientes que possuam contrato com os Correios e realizam pré-postagem por meio de integração webservices. Além de possibilitar maior controle e gestão dos objetos no fluxo postal, os Correios ofertarão benefícios adicionais aos clientes que aderirem ao uso dessa tecnologia.

Essa inovação, associada aos serviços de encomenda, pretende melhorar a experiência do cliente. Neste momento, aqueles que aderirem ao uso do RFID farão jus à redução de 50% do percentual de ad valorem, passando de 1% para 0,5% nas encomendas com declaração de valor, mediante a contrapartida de atender aos requisitos definidos.

Para reunir informações e orientações sobre a nova solução, os Correios disponibilizaram a hotpage do RFID. Nela, os clientes podem obter mais informações sobre os critérios de acesso à solução e seu benefícios.

Os Correios têm como missão conectar pessoas, instituições e negócios por meio de soluções de comunicação e logística acessíveis, confiáveis e competitivas. Por isso, seguem aprimorando seus serviços, inovando em soluções digitais e apoiando empreendedores a expandirem seus negócios.

A Dachser Brasil fornece gerenciamento de estoque e soluções de logística

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Para plataformas líderes de comércio eletrônico, serviços de logística sofisticados são vitais para manter sua base de clientes satisfeita. Além disso, é fundamental para atender as expectativas do cliente ter um parceiro de logística experiente e confiável, que garanta que seus depósitos não fiquem sem estoque.

A Dachser tem experiência comprovada no gerenciamento de remessas de mercadorias de clientes de fornecedores globais na Europa e Ásia para as principais potências do comércio eletrônico com base nos Estados Unidos.

Desta forma, a equipe de especialistas em logística da Dachser USA supervisiona as remessas de clientes globais em suas instalações com sede em Chicago, oferecendo gerenciamento de armazém, logística de transporte terrestre e serviços de valor agregado, além de oferecer orientação durante todo o processo. Quando um cliente de comércio eletrônico emite um pedido, a Dachser organiza o transporte terrestre de seu depósito para vários centros de distribuição ao redor do mundo.

“Sem processos de logística contínuos e confiáveis, o atual ambiente de e-commerce em expansão não seria possível. Os clientes procuram a Dachser USA para ajudá-los a melhorar o tempo de entrega e aumentar suas oportunidades com os principais provedores de e-commerce globais”, afirma Vincent Touya, Managing Director ASL USA, na Dachser. “Nós apoiamos totalmente as estratégias de entrega de e-commerce de nossos clientes com os melhores serviços da categoria e, como seu parceiro de logística, entendemos o papel fundamental que desempenhamos para o sucesso de seus negócios.”, complementa o executivo.

A empresa fornece recursos de gerenciamento de estoque com processamento diário de remessas para centros de distribuição de e-commerce, além de oferecer serviços adicionais de valor agregado, que vão desde a coleta e embalagem até a etiquetagem. O próprio sistema de gerenciamento de armazém da empresa permite que a Dachser forneça visibilidade ponta a ponta das remessas do cliente em cada estágio do processo.

“Para nossos clientes, o risco operacional é mínimo, uma vez que toda a equipe da Dachser tem ampla experiência com sistemas de portal que os fornecedores de comércio eletrônico costumam empregar. Esta é uma vantagem crucial que impulsiona perfeitamente entregas eficientes ao cliente em toda a rede de centros de distribuição de e-commerce”, pontua Touya. “Nossos clientes contam conosco para lidar com seus requisitos de logística enquanto aumentam seus relacionamentos com organizações de comércio eletrônico em diversos locais do mundo”.

De acordo com um recente relatório de mercado, foram gastos R$ 33 bilhões, apenas entre os meses de abril e junho de 2020, e ainda aponta que 47% dos brasileiros têm feito mais compras online, quando comparado com o ano de 2019.

“Nossos serviços de entrega são confiáveis e eficientes, pois demonstram os nossos diferenciais logísticos e o compromisso da Dachser em ajudar nossos clientes em qualquer lugar, a qualquer hora; apoiando suas oportunidades de mercado, especialmente no crescimento contínuo do e-commerce “, finaliza Touya.

A Dachser Brasil – Com 31.000 funcionários, em 393 locais em todo o mundo, a Dachser gerou uma receita líquida consolidada de aproximadamente 5,7 bilhões de euros em 2019. Nesse mesmo ano, o setor de logística movimentou um total de 80,6 milhões de remessas pesando 41,0 milhões de toneladas. A Dachser está presente em 44 países.

Com uso de drones, VLI avança em eficiência e segurança

Garantir mais segurança, reduzir o tempo da operação portuária e ganhar produtividade estão entre os benefícios dos drones, que passaram a ser utilizados no Terminal Portuário São Luís (TPSL), operado pela VLI, companhia de soluções logísticas que integra terminais, ferrovias e portos, responsável pela circulação de trens entre o Maranhão e o Tocantins. A ideia nasceu em 2019, foi implantada no ano seguinte e mostra bons resultados desde então, otimizando o carregamento dos navios na capital maranhense.

De acordo com o inspetor de Operação Multimodal, Tércio Máximo, os drones são utilizados no processo de arqueação dos navios (leitura do calado). Essa operação é fundamental para dar segurança ao carregamento da embarcação. Os aparelhos sobrevoam ao redor do navio e fazem o que antes era realizado por um funcionário a bordo de uma lancha. Os ganhos com o sistema de drones podem ser medidos pela redução do tempo de operação e eliminação da necessidade de aluguel de lanchas. Sem os equipamentos, a leitura do calado consumia, pelo modelo tradicional, até uma hora, período em que a operação ficava parada. Agora, é possível realizar o mesmo trabalho em apenas 25 minutos e com total segurança.

“De uma só vez reduzimos o custo da operação, pois eliminamos o aluguel da lancha, tornamos o trabalho mais seguro, pois o arqueador não precisa mais se deslocar até a lancha, e diminuímos o tempo da arqueação”, explica Tércio. Além disso, o processo traz mais precisão ao carregamento do navio. Segundo Tércio, o valor investido na aquisição de dois drones foi recuperado no primeiro mês de operação com o novo sistema.

Inova VLI

A busca por inovação é uma constante na empresa por meio do Inova VLI, programa criado há três anos e que atua em três frentes: detectar tendências tecnológicas, inovação aberta e foco na colaboração com startups, universidades, grandes empresas, entre outros agentes. O uso de drones no TPSL é uma das iniciativas desse programa. A ideia, segundo Tércio, era apresentar algum projeto inovador na área que apresentasse como resultado ganho de tempo, produtividade e segurança. Daí surgiu a ideia de passar a usar os equipamentos para leitura de calados.

A VLI – A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para trabalhar pela revista Você S/A, a VLI também foi eleita a mais inovadora empresa de transporte e logística, pelo Prêmio Valor Inovação Brasil 2020, e conquistou o 1º lugar na categoria Transporte e Logística das Melhores, da IstoÉ Dinheiro. A VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Foto: Divulgação TPSL, no Maranhão