quarta-feira, 24/04/2024

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José Krasucki é o novo Head de Marketing da Senior Sistemas

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A Senior Sistemas, multinacional de tecnologia para gestão dos negócios, acaba de anunciar a chegada de José Krasucki, que assume a posição de Head de Marketing, onde irá liderar a estratégia de brand e performance da companhia.

O especialista possui MBA em Marketing e formação em Jornalismo, além de somar mais de 20 anos de carreira em marketing, com atuação também em empresas do segmento de tecnologia B2B SaaS, como por exemplo, TOTVS, SAGE e NDD. Krasucki inicia sua jornada na Senior Sistemas contribuindo com as estratégias da Diretoria liderada pelo executivo Jean Vieira, Diretor de Marketing e Produto na Senior Sistemas.

“É um orgulho começar 2024 estruturando um novo capítulo da minha carreira com a Senior, uma das maiores e mais inovadoras empresas de tecnologia para gestão da atualidade. Chego comprometido a acelerar oportunidades de negócios e fortalecer a presença da marca no mercado, reforçando a nossa vocação para ajudar nossos clientes a potencializarem pessoas e impulsionar negócios”, destaca José Krasucki, Head de Marketing da Senior Sistemas.

A Senior Sistemas possui mais de 35 anos de atuação e hoje está presente no Brasil e na América Latina.

Foto: Divulgação

Abralog faz bem para sua logística.

Pitney: Real Estate e Facilities

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A Pitney Bowes, associada Abralog, realiza, no dia 21 de fevereiro, às 9h, no Thera Corporate, evento para discutir inovação, transformação e tendências no mercado de Real Estate e Facilities.

Serão abordados temas relevantes como CX, Transformação Digital em Facilities e Real Estate, melhores práticas para usuários de escritórios e Tendências de Workplace além do Panorama de Ocupação para 2024, entre outros assuntos relevantes.

Nomeado “PB Smart Meeting”, o evento contará com a presença de grandes nomes do mercado como palestrantes, incluindo Ana d’Ávila – Diretora de Relacionamento e Novos Negócios da Temon Serviços e Co-Fundadora do Grupo Mulheres em Facilities e Corporativo Real Estate, Alexandre Teixeira – Fundador e CEO da Kucca Solutions, Fabio Corsini – Co-Fundador e CEO da Inovyo, Giancarlo Nicastro – CEO da SiiLA, Rebato Fusaro – Diretor de Real Estate, Facilities and Incentives – Latin America na Cargill e Roberto Arruda CRO na Skyone. Estes profissionais discutirão diferentes perspectivas sobre o uso da inovação e como implantá-la na gestão de Facilities, além de trazerem dados de mercado e tendências de real Estate, abordando diversas frentes, como a visão das empresas, dos proprietários de empreendimentos, dos gestores de Facilities, dos colaboradores, entre outros.

“A primeira edição do “PB Smart Meeting” foi um sucesso, com 120 confirmados de 60 empresas diferentes. Ao realizarmos a 2ª edição do PB Smart Meeting, nosso objetivo é promover ainda mais o networking qualificado e direcionado de profissionais C-levels que buscam inovar e transformar escritórios e rotinas de facilities, de condomínios, de escritórios e do mercado como um todo oferecendo ferramentas, informações e conteúdo relevante para uma tomada de decisão mais estratégica. Contamos com parceiros sólidos de mercado, que dominam temas como Customer Experience, Mercado Imobiliário, Tecnologia e Inovação, para proporcionar um evento rico em informações”, afirma Gabriela Barros, Gerente de Marketing da Pitney Bowes.

Nesta segunda edição, o “PB Smart Meeting” contará com o apoio da Cargill – uma empresa familiar dedicada a promover alimentos, ingredientes, soluções agrícolas e produtos industriais, se comprometendo de maneira segura, responsável e sustentável,  da Inovyo – uma plataforma de experiencie management que inclui soluções de Experience (NPS), Employee Experience, Brand e Product Experience, em tempo real -, da Kucca Solutions – empresa de consultoria que oferece soluções abrangentes para otimização de operações e melhoria de resultados -, da SiiLA – principal fonte de dados, análises e networking do mercado imobiliário comercial da América Latina -, da Skyone – plataforma que simplifica o dia a dia e aumenta a produtividade, seja para clientes ou parceiros -, da Temon Serviços – companhia que realiza manutenção e operação em instalações e sistemas elétricos, hidráulicos, de combate a incêndio e de ar-condicionado -, e do Thera Corporate – empreendimento de arquitetura contemporânea, qualidade de construção, acabamentos nobres e serviços diferenciados, destacando-se na região da Berrini.

Para participar do evento, basta entrar no link e se cadastrar.

Serviço 

PB Smart Meeting
  • Data: 21 de fevereiro de 2024
  • Horário: 9h
  • Local: Thera Corporate – Avenida Luís Engenheiro Carlos Berrini, 105 – São Paulo/SP.
  • Inscrições no link.
  • Organização: Pitney Bowes

Foto: Divulgação

Abralog faz bem para sua logística.

Leroy Merlin mostra na XXVII CNL seu “Network Design”

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A palestra “Leroy Merlin: Network Design – otimização de fluxos logísticos para aumentar a eficiência de operações omnicanais”, a ser ministrada por Patricia Bello, diretora de Supply Chain Transformation da Leroy Merlin, durante o Interlog Summit, revelará como a empresa tem revolucionado sua estratégia logística para atender às demandas do mercado atual. O evento ocorre durante a 28ª Intermodal, de 5 a 7 de março, no São Paulo Expo, na capital paulista. O Interlog Summit reúne a XXVII Conferência Nacional de Logística Abralog, e o 2º Congresso Intermodal. Ao todo, serão quatro trilhas de conteúdo: “Estratégia, Gestão e Operações”, “Tecnologia, Inovação e Intralogística”, “Transporte Intermodal” e “Mercado & Comex”.

“O Network Design representa mais do que simplesmente desenhar uma cadeia de suprimentos. Trata-se de um plano estratégico abrangente para otimizar a movimentação e o gerenciamento de produtos, materiais e informações ao longo de toda a sua operação. Essa abordagem visa não apenas reduzir custos, mas também maximizar a eficiência, melhorar o nível de serviço ao cliente e promover práticas sustentáveis”, informa Patricia.

Um dos aspectos mais interessantes é como a Leroy Merlin está integrando os fluxos logísticos desde o fornecedor até a última milha. Com uma gama diversificada de produtos, mais de 1500 fornecedores e uma rede de 50 lojas a serem abastecidas, além do serviço de Entrega em Domicílio, a empresa está adotando uma abordagem estratégica por meio do Network Design. Isso inclui estudar oportunidades por cluster de produtos e analisar diferentes fluxos, desde entregas diretas para as lojas até o envio direto do fornecedor para os clientes finais.

Essa integração traz uma série de benefícios para a Leroy Merlin. Além de melhorar o nível de serviço ao cliente e otimizar os recursos da cadeia, como fornecedores e transportadores parceiros, a empresa reforça seu compromisso com práticas sustentáveis. “Reduzir percursos desnecessários e evitar emissões de gases poluentes advindos do transporte rodoviário são apenas algumas das maneiras pelas quais a Leroy Merlin está contribuindo para um ambiente mais saudável”, ressalta a executiva.

No que diz respeito à redução de custos na cadeia de suprimentos, a Leroy Merlin adota estratégias específicas em diferentes áreas. Para o abastecimento de estoque, o foco está na minimização dos “fluxos negativos”, buscando reduzir a distância percorrida de cada trajeto fornecedor-loja. Na distribuição, a empresa busca consolidar a demanda e criar rotas de entrega mais eficientes, além de otimizar processos de handling e aumentar a produtividade em suas instalações.

A palestra de Patricia Bello promete oferecer uma visão abrangente das estratégias e práticas da Leroy Merlin para otimizar seus fluxos logísticos, aumentar a eficiência operacional e atender às demandas de um mercado omnicanal em constante evolução.

O que é a XXVII Conferência Nacional de Logística

A Conferência Nacional de Logística (CNL) é um evento anual que reúne profissionais, especialistas e líderes do setor de logística para discutir as últimas tendências, desafios e inovações na área. A conferência ocorre em meio à Intermodal South America, maior exposição de transporte, logística e comércio exterior das Américas, e segunda mais importante do mundo.

Com foco que abrange desde cadeias de suprimentos globais até soluções tecnológicas de ponta, como a Inteligência Artificial, a CNL proporciona ambiente para networking, aprendizado e troca de ideias.

O evento é uma referência para as empresas e profissionais do setor logístico, abordando as necessidades e tendências que moldam o cenário logístico brasileiro.

Clique aqui para ver toda a programação.

Clique aqui para inscrever-se.

Foto: Divulgação

Abralog faz bem para sua logística.

Imediato Nexway anuncia resultado de 2023 e novas iniciativas

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Durante dois dias, 200 líderes da Imediato Nexway, associada à Abralog, reuniram-se na Convergi 2024, convenção anual da empresa realizada em Ribeirão Preto (SP), sede da companhia. A transportadora é uma das mais importantes operadoras logísticas do País, com 63 unidades em 14 estados, frota de 4.160 veículos e 5.639 colaboradores.

No encontro foram analisados o desempenho de 2023 e alinhadas estratégias para 2024. O tema central, “Todos Somos Um”, foi inspirado no futebol e por isso os participantes acomodaram-se dentro das quatro linhas de um campo de jogo. A última ação do evento foi palestra de Luiz Felipe Scolari, o “Felipão”, técnico pentacampeão mundial.

O trabalho em equipe foi simbolizado quando todos os líderes durante mais de duas horas montaram de forma colaborativa 35 bikes, doadas ali mesmo para 35 crianças da ONG Casinha Azul, de Ribeirão Preto.

Oportunidades

O CEO Roberto Zampini Júnior ao anunciar o forte crescimento de 38% em 2023 sugeriu profunda reflexão tanto em relação aos êxitos, quanto aos desafios enfrentados. “Vamos transformar as adversidades em oportunidades para impulsionar o ano de 2024”, propôs.

A cultura corporativa foi ponto central da fala de Zampini. Ele ressaltou que a força da empresa se concretiza por meio do comportamento dos colaboradores, e “disciplinar e blindar” esse clima é crucial para o sucesso contínuo da organização. Entre as iniciativas previstas para 2024 estão a formulação do plano de carreiras, o uso de inteligência artificial nos procedimentos de recrutamento e seleção e a criação de ações de educação continuada em parceria com o Sest Senat.

Por fim, o CEO deu ênfase ao fato de o espírito de servir estar no propósito da companhia, junto com outra palavra que ele considera vital, a paixão. “Essa combinação é a verdadeira interpretação do propósito da Imediato Nexway: Servir com paixão, conectando caminhos, pessoas e sonhos.”

Fotos: Divulgação

Abralog faz bem para sua logística.

Comitê da Cadeia do Frio debate IoT para rastreamento e monitoramento de temperatura

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Diego von Brixen Montzel Trindade, diretor de Marketing e executivo responsável da Unidade de Negócios ThermoSense para a cadeia do frio da AYGA, marcará presença na próxima reunião do Comitê da Cadeia do Frio da Abralog, agendada para o dia 22 de fevereiro de 2024, às 9 horas. Durante o evento, Trindade apresentará a palestra “Tecnologias IoT na Cadeia do Frio: Rastreamento e Monitoramento de Temperatura”, abordando desafios enfrentados pelos profissionais da cadeia do frio e logística farmacêutica, e como as soluções IoT da AYGA podem resolvê-los.

Entre esses desafios, destacam-se a necessidade de garantir a integridade dos produtos, cumprir rigorosos regulamentos e aprimorar a eficiência operacional. Segundo a Pharmaceutical Commerce, a indústria de fármacos enfrenta perdas anuais de 35 bilhões de dólares devido a problemas de temperatura.

 “Por meio do monitoramento contínuo de temperatura e umidade, as soluções IoT oferecem uma maneira eficiente de garantir a qualidade dos produtos ao longo de toda a cadeia de suprimentos. Além disso, essas tecnologias facilitam a conformidade regulatória, fornecendo relatórios detalhados e trilhas de auditoria robustas”, afirma Trindade.

Exemplos práticos de sucesso na implementação de tecnologias IoT na cadeia do frio são as operações do Grupo Prime e da BLS (Biothermal Logistics Solutions). O Grupo Prime, um provedor especializado em logística de cadeia do frio, utiliza tecnologias avançadas para manter temperaturas consistentes durante o transporte de uma variedade de itens, incluindo produtos médicos como vacinas e biológicos. Já a BLS, se destaca no monitoramento de temperatura de embalagens térmicas de maneira individualizada, garantindo a integridade dos produtos farmacêuticos durante o transporte. Ambos cases demonstram como a integração da tecnologia IoT pode transformar a logística, garantindo a qualidade e segurança dos produtos sensíveis à temperatura.

Durante a palestra, serão destacadas soluções específicas de fácil implantação, como o dispositivo de rastreamento e monitoramento de temperatura da série WACS e a plataforma IoT dots. Essas soluções oferecem configuração de pontos de interesse e alarmes personalizáveis, proporcionando uma gestão eficiente e segura da cadeia do frio.

“A agilidade na implementação das soluções IoT é fundamental para impactar positivamente as operações na cadeia do frio e em setores relacionados. Com uma rápida implementação e flexibilidade operacional, essas soluções promovem melhorias significativas na eficiência, redução de custos operacionais e aprimoramento da qualidade do serviço prestado”, conclui Trindade.

Foto: Divulgação

Abralog faz bem para sua logística.

Andreani investe em frota movida a GNV

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A agenda ESG ganha ainda mais ênfase na estratégia da Andreani Logística.  Especializada no atendimento a farmacêuticas fabricantes de medicamentos, equipamentos médicos e dermocosméticos, a operadora logística passou a ter parte de sua frota movida a gás natural veicular (GNV).

Ao todo a empresa conta com 22 Fiorinos movidas a GNV, sendo 12 para atender o centro de distribuição de Embu das Artes, na Região Metropolitana de São Paulo; e dez para o complexo do Rio de Janeiro. Além disso, um terço do contigente de motoristas da frota é composto por mulheres.

Com 21 anos de atuação no Brasil, a operadora de bandeira argentina atende farmacêuticas como Abbott, Apsen, Instituto Butantan, Novartis e Pierre Fabre.

“A necessidade de reduzir a emissão de gases poluentes tornou-se estratégia fundamental para toda a cadeia farmacêutica e de saúde de modo geral, o que implica em ações sustentáveis em 100% das etapas do processo que se estende da fabricação ao transporte do produto”, reforça Rogério Rocha, gerente de filial da Andreani.

Certificado de verificação

A Andreani utiliza os veículos movidos a GNV para a logística das cargas que saem da indústria ou do porto para os centros de distribuição da empresa. Há quatro meses, a operadora logística realizou uma inspeção veicular na frota com o objetivo de mapear o impacto ambiental causado pelo combustível a gás.

O laudo técnico de inspeção veicular, assinado pela empresa Star, comprovou que os 22 veículos da Andreani apresentaram uma redução de 25% no grau de emissões de CO2 e, consequentemente, redução na emissão de gases poluentes. “A certificação de verificação é um documento que apresentamos aos nossos clientes como forma de mostrar ao mercado nossa posição como empresa amiga do meio ambiente, socialmente responsável e inclusiva”, ressalta Rocha.

Fonte: Manezinho NEWS

Foto: Andreani Logística

Abralog faz bem para sua logística.

Matrixcargo usa Inteligência Artificial para otimizar processos logísticos

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Uma economia de R13,5 milhões: este foi o impacto gerado pela Matrixcargo ao otimizar os processos logísticos de seus clientes por meio da aplicação de IA na gestão do transporte rodoviário de cargas. A empresa, fundada em Curitiba, foi criada como uma spin off da também curitibana Cargolift, um dos maiores operadores no transporte rodoviário de cargas do país. O objetivo era trazer maior eficácia para as operações com o uso de tecnologia, reduzindo custos e permitindo um melhor aproveitamento dos veículos das frotas.

De primeiro cliente e principal investidor, a Cargolift transformou-se em um grande laboratório para o aprimoramento das soluções da Matrix, que têm como epicentro os motoristas, mas cujos benefícios são perceptíveis e mensuráveis em todo o ecossistema logístico. Os resultados da plataforma dentro do ambiente de sua “empresa-mãe” foram responsáveis por pavimentar novas rotas para o sucesso da Matrixcargo, que atualmente atende outras grandes empresas do setor – algumas delas, inclusive, concorrentes da Cargolift.

“A nossa solução foi concebida inicialmente para atender uma necessidade de digitalização e de otimização dos processos da Cargolift, visando a maior eficácia e a redução de despesas das operações, mas essas dificuldades não eram exclusividade deles, pelo contrário, eram uma dor latente do mercado logístico como um todo, que está em constante evolução e demanda soluções cada vez mais inovadoras”, explica Rafael Mansur, CEO da Matrixcargo e um dos três sócios fundadores da empresa. “Por conta disso, desde o início, tínhamos a visão de que a nossa plataforma poderia ajudar muitas outras empresas do setor, algo que, de fato, foi concretizado”, acrescenta.

“Uber” das rodovias? O aplicativo Matrixcargo para caminhoneiros

Assim como um carro de motorista de aplicativo de mobilidade urbana sem passageiro, um caminhão percorrendo as rodovias sem uma carga em seu bagageiro representa, no fim do dia, uma perda de dinheiro e de produtividade. Ao longo do mês, a recorrência dessa situação impacta ainda mais as operações e, se multiplicadas pelo número de caminhões de um frota, temos uma redução considerável no lucro de transportadoras – e, claro, também no de motoristas.

Para sanar o problema da ociosidade de caminhões e aumentar a produtividade dos caminhoneiros, a Matrixcargo atua como um operador logístico digital, oferecendo uma plataforma que tem como foco, de um de seus front-end, um app que dialoga direta e facilmente com os motoristas. Similar à dinâmica do Uber, o aplicativo atua realizando um matchmaking, ou seja, conectando as mercadorias que necessitam ser transportadas por embarcadores com os caminhoneiros mais bem avaliados da plataforma, isso por meio de um sistema de rankeamento. Mas não para por aí.

O aplicativo tem como intuito atuar como uma plataforma completa voltada à gestão de trabalho, de produtividade e até mesmo das finanças desses profissionais, oferecendo desde uma agenda com as demandas de entrega e um canal de comunicação via chat, até um banco digital dentro do próprio app, bem como uma funcionalidade responsável por reduzir a um segundo o tempo necessário para validar a entrega de mercadorias: o Comprova Matrix.

Com essa ferramenta, após finalizar o serviço de entrega, o motorista consegue tirar uma foto do comprovante e encaminhá-la para a transportadora responsável pela carga, com a validação acontecendo rapidamente, sem nenhuma intervenção humana, por meio do uso da inteligência artificial (IA) e da tecnologia de geolocalização – que comprova se a posição geográfica do motorista no momento do registro é compatível com a do destino de entrega.

Com a comprovação acontecendo quase em tempo real, a empresa foi capaz de solucionar um dos principais gargalos da cadeia logística atualmente, ampliando a cadência das entregas e trazendo maior segurança para as operações ao evitar possíveis erros humanos. No caso da Cargolift, por exemplo, o Comprova Matrix foi capaz de reduzir para 1 segundo o tempo médio de 58 horas que a empresa levava para comprovar a entrega de mercadorias.

Outro grande destaque do aplicativo está na funcionalidade Matrix Pay – um verdadeiro banco digital para os motoristas, que disponibiliza ainda mais autonomia e praticidade para os profissionais. Com ela, a Matrixcargo possibilita que os caminhoneiros recebam e até solicitem o adiantamento do pagamento pelos seus serviços, verifiquem o seu saldo, os pagamentos a serem recebidos, bem como realizem transações bancárias.

“A logística depende dos caminhoneiros e, por isso, a nossa preocupação sempre foi desenvolver uma solução que conversasse com esses profissionais e fosse capaz de trazer praticidade para a sua rotina de trabalho”, ressalta Mansur. “Com o app, o motorista possui total autonomia para gerenciar a sua própria agenda, organizando não apenas as demandas de transporte, mas também seu tempo de descanso, e até os horários em que o seu caminhão estará em manutenção, por exemplo.”

Dos 6 mil caminhoneiros já cadastrados na plataforma, cerca de 3 mil utilizam a funcionalidade de pagamentos da Matrix. Isso porque o combo de soluções oferecido pela empresa é modular, tanto para embarcadores como para transportadores. Dessa forma, quem usa a solução pode escolher qual ou quais funcionalidades deseja utilizar.

De outro lado, as implicações das otimizações oferecidas pela solução da Matrix são perceptíveis, também, para embarcadoras e transportadoras, na medida em que elas têm seus processos agilizados e usufruem de uma plataforma que realiza a gestão de suas demandas de transporte e a organização de suas frotas com poucos cliques e em um único local, oferecendo as opções de rotas e a organização de demandas com o melhor custo-benefício, além de providenciar completo controle e visibilidade das operações.

Para as transportadoras, outra grande vantagem da utilização da Matrix Pay reside no fato de que a utilização da ferramenta é baseada em uma mensalidade, que as isenta da taxa de cash in comumente cobrada por empresas que realizam as operações de frete. Com isso, a gestão dos pagamentos também é otimizada, trazendo maior economia para as empresas.

Novas rotas para 2024: a Matrixcargo em números e lançamentos futuros

Por meio de sua tecnologia, a Matrixcargo já fez a gestão de mais de 295 mil viagens, das quais 65 mil foram otimizadas com algoritmos de IA, que levam em consideração as regras de cada negócio. Com grandes nomes em seu portfólio de empresas beneficiadas pelo uso da sua tecnologia, como Mercado Livre, Tetra Pak, Covestro, PFERD e DAF, a Matrix já movimentou mais de R$ 107 bilhões em mercadorias pelas rodovias do país, alcançando um faturamento de R$ 3 milhões em 2023.

Atuando em um dos setores mais poluentes da economia, o de transporte, a solução da Matrix mira, também, na sustentabilidade, buscando mitigar os efeitos negativos no meio ambiente. Com a sua solução, além da economia financeira de R$ 13,5MM, a empresa contribuiu com uma redução de aproximadamente 6,38 mil toneladas de CO2 na atmosfera, a partir da redução de deslocamentos vazios e a maior ocupação dos veículos.

Para 2024, a meta da Matrixcargo é alcançar a marca de 25 mil motoristas cadastrados em seu app destinado para esses profissionais, os quais ainda poderão usufruir de mais um grande benefício já no início do ano: com uma parceria firmada com a seguradora Sabemi, a solução de pagamentos Matrix Pay será o único meio de pagamento do Brasil a oferecer o seguro de acidentes pessoais aos motoristas que recebem seus pagamentos através da plataforma.

Ainda para este ano, o lançamento de mais um produto também está previsto para a plataforma da Matrix. Voltado para embarcadores, o “Painel Logístico de Cargas” (PLC) pretende preencher uma lacuna significativa no mercado logístico, que diz respeito à ausência de uma ferramenta de planejamento simples, intuitiva e eficaz. Além de atuar na gestão e no planejamento, otimizando as demandas dos pedidos de frete, o PLC trará uma abordagem inovadora em relação à inteligência de dados:

“O PLC será um passo em direção a uma transformação digital mais ampla na logística. Com o seu lançamento, buscamos não apenas oferecer uma solução para os desafios atuais do mercado, mas também estabelecer um novo padrão para a logística digital. Para além de um simples sistema de controle, a nova funcionalidade aproveitará os dados para fornecer insights valiosos aos embarcadores, melhorando a tomada de decisões e otimizando as operações logísticas.”, finaliza Mansur.

Foto: Divulgação

Abralog faz bem para sua logística.

Indenizações por danos a cargas chegam a R$ 2,4 bilhões em 2023

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Um a cada dez reais pagos em indenizações de seguros no Brasil é destinado a cobrir perdas e danos em cargas durante o transporte. A informação faz parte de um balanço divulgado nesta segunda-feira (29/1) pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg). Segundo a entidade, o setor de seguros pagou R$ 207,2 bilhões em indenizações em 2023 (de janeiro a novembro, excluindo a saúde suplementar). Deste total, R$ 2,4 bilhões foram para o reembolso por sinistros ocorridos durante o transporte, em todos os modais – aquaviário, rodoviário, ferroviário e aéreo, nacional ou internacional.

Ainda de acordo com a confederação, o setor arrecadou R$ 4,6 bilhões com seguros de transportes. Ou seja, metade do que foi pago pelas empresas acabou reembolsado para cobrir perdas e danos em cargas ocorridos durante as operações logísticas.

Segundo a AHM Solution, empresa especializada em redução de danos e aumento de produtividade na logística, a tecnologia pode ser uma aliada para reduzir o risco de sinistros durante o transporte e a armazenagem de cargas. “Monitorar as condições de manuseio das mercadorias, do início ao fim da cadeia de suprimentos, permite identificar em que atividade existe alguma falha ou acidente e tomar ações preventivas, para evitar novas ocorrências”, explica Afonso Moreira, CEO da companhia.

Entre as soluções tecnológicas apontadas por ele estão registradores de impacto, que são afixados na carga e informam, em tempo real, se a mercadoria sofreu algum choque ou tombamento que possa comprometer sua integridade. “Um destes dispositivos é o Shocklog, que envia os registros por satélite. Isso possibilita que o embarcador (fabricante) providencie medidas corretivas antes mesmo da mercadoria chegar ao seu destino, como a troca ou reparo do produto”, completa Moreira.

Outra versão destes dispositivos são os indicadores de impacto – etiquetas adesivas que mudam de cor caso a carga sofra um choque acima do suportável. Esta foi a solução adotada por uma indústria metalúrgica de São Paulo, que vinha observando uma série de avarias em suas luvas exotérmicas – utilizadas na fundição de metais. “Os indicadores de impacto Shockwatch demonstraram que essas quebras ocorriam em razão das vibrações durante o transporte e isso alertou para a necessidade de um estudo sobre a segurança da embalagem destes produtos”, relata Moreira.

Neste caso, a AHM Solution atuou em parceria com uma consultoria especializada em embalagens industriais, a SmartSize. “Após identificar a causa raiz das avarias nos produtos, nós revisamos a qualidade dos materiais utilizados na embalagem e definimos ações corretivas para eliminar novas ocorrências durante todo o processo logístico, envolvendo armazenamento, manuseio e transporte, desde a fábrica até o cliente final”, informa Aelton Tomé, da SmartSize.

Foto: Divulgação

Abralog faz bem para sua logística.

Lula e Tarcísio firmam parceria para o túnel Santos-Guarujá

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O presidente Lula e o governador de São Paulo Tarcísio Gomes de Freitas anunciam na sexta-feira 2 de fevereiro de 2024 parceria para  a construção do túnel Santos-Guarujá. O acordo afasta a possibilidade de a obra ser levada adiante sem a participação do governo paulista, como chegou a ser cogitado – a construção do túnel está prevista no PAC.

Lula e Tarcísio conversaram nesta terça 30 de janeiro de 2024 no Palácio do Planalto, quando acertaram parceria para a obra, estimada em cerca de R$ 6 bilhões. O túnel submerso vai reduzir a travessia para poucos minutos, trajeto que hoje pela rodovia leva uma hora. A obra esteve nos planos de dezenas de governos nos últimos 100 anos, sonho que agora poderá se tornar realidade.

Após o encontro entre Lula e Tarcísio, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, que também participou da reunião, falou com a imprensa no Palácio do Planalto. “Há pouco, o presidente terminou uma reunião com o governador de Tarcísio. O presidente estará sexta-feira em Santos e já anunciará novas parcerias com o governo de São Paulo”, disse o ministro.

A obra é relevante para o projeto político tanto de Lula quanto de Tarcísio, que ocupam lados distintos no espectro político. Fonte: g1. Foto: Ricardo Stuckert, Presidência da República.

Fonte: g1

Foto: Ricardo Stuckert, Presidência da República

Abralog faz bem para sua logística.

BBM Logística usa Inteligência Artificial para acelerar crescimento

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BBM Logística (BBML3), uma das maiores operadoras logísticas rodoviárias do Brasil e do Mercosul, se apoia na tecnologia para tornar sua operação cada vez mais eficiente. A empresa está adotando o uso de Inteligência Artificial (IA), Machine Learning (aprendizado de máquinas), entre outras ferramentas para ser mais competitiva e acelerar o crescimento nos próximos anos.

“A inovação tecnológica aliada à cultura de gestão orientada a dados será ainda mais importante para a BBM se diferenciar no mercado. Dentro dos investimentos planejados para a empresa nos próximos anos, estão considerados IA e Big Data para implantar soluções que conectem e gerenciem processos em tempo real. A partir disso, usaremos os dados coletados para gerar as melhores soluções para o cliente”, diz Antonio Wrobleski, presidente da BBM Logística.

O executivo lembra que a companhia já usa, entre outras tecnologias, sistemas de rastreamento para monitorar veículos, cargas e motoristas, garantindo maior controle e segurança nas operações e Internet das Coisas (IoT), que permite a troca de informações entre diferentes dispositivos e equipamentos.

A IA será utilizada tanto pelos funcionários como pelos clientes. Os colaboradores poderão obter respostas e informações sobre diversos itens, como se há alguma carga cujo acordo de nível de serviço (SLA) tenha risco de não ser cumprido e quais são os melhores horários para mandar o caminhão para cumprir todos SLAs do cliente, levando em conta a melhor rota e os horários em que o cliente mais costuma ter disponibilidade para receber a carga, entre outros dados.

Antonio Wrobleski, presidente da BBM Logística

“Aqui o foco é melhorar a produtividade. São várias as possibilidades de uso interno para melhorarmos processos. O grande benefício é que a IA vai trazer as informações até as pessoas em vez das equipes analisarem dados do passado de forma manual. A solução já fará isso e trará insights para melhorias”, explica Wrobleski.

Já os clientes poderão conversar com a IA, via portal do cliente, para fazer diversos tipos de consultas e simulações, como a previsão de entrega de carga para um determinado dia e local, rastreamento de entregas, entre outros serviços.

O presidente da BBM Logística ressalta que tudo isso só será possível porque a empresa tem se movimentado nos últimos anos para adotar uma gestão orientada a dados. A jornada de cultura data driven começou há quatro anos. De lá pra cá, a empresa criou um Data Lake e, a partir desse repositório de informações sobre o negócio, foi possível analisar grandes volumes de dados. “A IA também vai atuar junto ao Big Data para simplificar análises e gerar insights para tomadas de decisão melhores e mais eficientes”, afirma.

Com a ajuda da IA, a BBM também prevê otimizar rotas e planejamento ao colocar a máquina para analisar os dados existentes sobre tráfego nas cidades e estradas, demanda de clientes, possíveis restrições de transporte nos locais e condições climáticas e consequentemente maior segurança nas estradas.

Outro exemplo de benefício esperado com a IA é a otimização da manutenção dos veículos. A ideia é que juntando a IA com análise preditiva, a BBM seja avisada sobre possíveis problemas antes mesmo de ocorrerem, como por exemplo, sobre o desgaste dos pneus dos caminhões.

“Com a IA, vamos entregar inovação aos clientes, além de maior visibilidade e transparência sobre suas cargas”, conclui Wrobleski.

Fotos: Divulgação

Abralog faz bem para sua logística.

História para ser reverenciada por todo o País

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A Confederação Nacional do Transporte fez 70 anos em 28 de janeiro de 2024, sete décadas em que a entidade teve participação importante no cenário nacional. Vander Costa, presidente da entidade em segundo mandato, diz, em entrevista à Revista CNT, que a entidade, “desde o seu início, foi protagonista na formulação de propostas e na defesa de medidas para o transporte e o Brasil superarem os desafios que se apresentaram ao longo da história”.

“São 70 anos de trabalho dedicados à melhoria das condições para a atividade transportadora e do ambiente de negócios, ao aumento da competitividade e ao desenvolvimento econômico e social do país”, acrescenta o presidente.

Ele lembra que o setor de transporte é um dos pilares da economia, sendo elemento primordial para o seu desenvolvimento e expansão. “Afinal, pessoas precisam se locomover e produtos precisam ser entregues”.

Ainda de acordo com Vander Costa, ao chegar aos 70 anos a CNT reafirma o seu compromisso de ajudar o Brasil a crescer de forma sustentável e a criar empregos. A instituição prega que esse desafio só será superado com o aumento da segurança jurídica; a implementação de reformas estruturantes; a redução da burocracia; e a modernização da infraestrutura.

“Em todas essas décadas, a Confederação consolidou sua atuação e, hoje, realiza um trabalho imprescindível nos segmentos de cargas ou de passageiros, apresentando soluções para os transportadores, para a sociedade e para o governo em relação a questões que envolvam todos os modais — rodoviário, ferroviário, aéreo e aquaviário (transporte marítimo de longo curso, cabotagem e navegação interior)”, acrescenta.

Mais importante

O presidente da Abralog Pedro Moreira diz que a data deve ser celebrada em todo o País. “A CNT é a entidade que mais faz pela logística e transporte do Brasil, atividades que são vitais no dia a dia de uma nação de dimensões continentais, e ainda extremamente carente em muito setores. A atuação da CNT ajuda a mitigar essas dificuldades” afirma.

A CNT integra o chamado Sistema Transporte, juntamente com SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e o ITL (Instituto de Transporte e Logística). A Abralog é uma das entidades associadas que apoiam o Sistema e tem assento na Seção VI da CNT, dedicada à Infraestrutura de Transporte e Logística, na qual ocupa cargo de diretor.

Para Clésio Andrade, que presidiu a entidade de 1993 a 2019, os 70 anos da CNT representam um legado de luta pela melhoria contínua do transporte no Brasil. “O aniversário da CNT é uma oportunidade não apenas de celebrar suas conquistas, mas também de reafirmar seu compromisso com o desenvolvimento do transporte no Brasil, buscando sempre a excelência e a inovação em prol de um setor vital para a economia nacional”, acredita.

“Olhando para o futuro, espera-se que a CNT continue desempenhando um papel central na evolução do transporte no país, adaptando-se às novas demandas, tecnologias e desafios que surgirão, sempre em busca de um sistema de transporte mais integrado, moderno e competitivo”, aponta Clésio Andrade.

O transporte e o setor público

Na edição em que comemora os 70 anos, a Revista CNT recorda que a entidade consolidou sua presença como um importante interlocutor entre o setor de transporte e os poderes públicos, e tem induzido debates e pautado as discussões em torno de grandes temas nacionais que impactam diretamente o desenvolvimento brasileiro. Com essa atuação, foi ampliada sua capacidade de representação junto aos três poderes da República – e consolidada sua imagem como referência dos temas de transporte e logística.

Ainda segundo a publicação, essa articulação organizada viabilizou avanços na melhoria da infraestrutura e das operações em todos os modais. O aprimoramento das legislações e a criação de novos marcos legais foram fundamentais para a dinamização da economia brasileira.

“Nos últimos anos, a CNT vem liderando um intenso movimento de defesa dos Serviços Sociais Autônomos, da desburocratização do Estado e da promoção de reformas estruturantes. Lutamos por mais segurança jurídica e pelo respeito às legislações vigentes. Tudo isso para criar as bases para a ampliação da participação da iniciativa privada nos investimentos necessários para o desenvolvimento da economia e para a geração de emprego e renda”, afirma a revista.

O diretor de relações institucionais da Confederação, Valter Souza, explica que, em um Estado democrático de direito, é primordial a participação de diversos atores nos processos decisórios. “Cabe à CNT a representação política e institucional das empresas de transporte brasileiras. Pavimentamos esse caminho com o Executivo, o Judiciário e o Legislativo para ampliar o capital sociopolítico do transporte e da logística.”

De acordo com Souza, participar, de forma ativa e transparente, das tomadas de decisão é o meio mais correto de levar ao poder público dados e informações que possam auxiliar na construção de políticas públicas que espelhem as peculiaridades de cada setor.

A Confederação tem consciência de que o desenvolvimento do setor transportador depende também do fortalecimento das entidades de classe representativas. Por esse motivo, busca estar cada vez mais próxima das instituições que compõem o Sistema Transporte e fazem do setor de transporte uma válvula propulsora para o desenvolvimento do País.

Conhecimento de excelência

A entidade é reconhecida, também, por suas publicações, manuais e pesquisas que apresentam as características e necessidades do transporte brasileiro. Esses materiais fornecem informações valiosas sobre logística, infraestrutura, segurança viária, economia e impacto socioambiental, que ajudam a orientar políticas públicas e decisões estratégicas.

O diretor-executivo da CNT, Bruno Batista, explica que, ao fornecer dados precisos e análises aprofundadas, a Confederação contribui para o desenvolvimento e aprimoramento do setor. “Nossas publicações muitas vezes são diretrizes para empresas, acadêmicos, governos e demais interessados no tema. Acompanhamos o desempenho do setor de transporte em diferentes cenários políticos, sociais e econômicos”, detalha.

“A partir disso, criamos estudos e pesquisas sobre todos os modais, que contribuem para o planejamento dos transportadores, apontam gargalos e oportunidades de investimentos no Brasil, fornecem bases para o desenvolvimento de políticas públicas e são referência para pesquisadores do tema e para toda a sociedade”, continua.

O diretor salienta, ainda, que, com base em análises técnicas da CNT, foi possível alcançar importantes conquistas na defesa das pautas dos transportadores nos diversos segmentos de atuação governamental. “Com isso, nos consolidamos, ainda mais, como a principal referência nacional em informações sobre transporte, contribuindo para apoiar as empresas transportadoras e elevar a eficiência do transporte e a competitividade do país no cenário mundial.”

O início

Seu início foi no Rio de Janeiro (RJ), apoiada por um grupo de transportadores rodoviários de cargas e autônomos. Esses pioneiros identificaram a necessidade de uma instituição que representasse as empresas de transporte e logística, em âmbito nacional, e desenvolvesse ações que fortalecessem a atividade empresarial.

Na década de 1990, foi renomeada e ganhou um novo estatuto. Com isso, passou a desempenhar um papel muito mais amplo na matriz de transporte brasileira, voltado para a promoção da multimodalidade e para o fortalecimento do setor.

Foto: Divulgação

FedEx pode lançar e-commerce próprio nos EUA ainda em 2024

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Nos Estados Unidos, a FedEx ensaia, aos poucos, uma concorrência com a Amazon. Principal representante do e-commerce no país, a companhia supera concorrentes em infraestrutura de armazéns, logística rápida e diversidade de produtos. No entanto, a empresa voltada justamente ao segmento logístico deve abrir sua própria frente de comércio eletrônico ainda em 2024.

Já chamada de “fdx”, a futura plataforma pode chegar entre setembro e dezembro e têm origem na aquisição do marketplace ShopRunner pela FedEx, feita em 2020. De acordo com informações do Retail Wire, o objetivo é “rivalizar” com a gigante norte-americana na cadeia de suprimentos, um dos trunfos da Amazon nos EUA.

O anúncio oficial da novidade foi feito por Raj Subramaniam, CEO e presidente da FedEx. Em nota, ele citou que a empreitada integra um plano de transformação da empresa, enveredando para um negócio cada vez mais digital.

“Com o fdx, nós vamos melhorar nossa parceria com empreendedores de todos os tamanhos, otimizando e ajudando seus negócios a crescerem de maneira digital”, afirmou.

Vale lembrar que, até 2019, a FedEx era uma parceira logística da Amazon nos EUA. Desde então, a varejista online buscou desenvolver seu processo próprio de entrega, tornando-se uma das referências para o delivery de mesmo dia e última milha.

O que muda com o ‘fdx’?

A nova plataforma de e-commerce promete mais eficiência nas entregas dos clientes, focando em reduzir custos em meio a este processo. A FedEx também planeja integrar recursos já existentes no marketplace comprado.

De maneira prática, os vendedores poderão fornecer o tempo estimado para entrega dos produtos para os consumidores. Além disso, a fdx conseguirá informar sobre pegada de carbono da cadeia de suprimentos e ajudar na configuração e gerenciamento de logística reversa.

Com a expansão dos negócios, a FedEx acredita que mais dados devem ser coletados a partir dos novos vendedores e compradores que utilizarem a plataforma. Dessa forma, com análise disso, a empresa norte-americana criará uma experiência pós-compra personalizada para os clientes.

Atualmente, a empresa já investe em tecnologia logística quando o assunto é segurança. Isso porque a FedEx implementou uma IA em vans elétricas para combater roubos.

Fonte: e-commerce brasil

Foto: Clément Vatte / Unsplash

Energia limpa puxou economia na China em 2023, aponta pesquisa

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Pesquisa divulgada na quinta-feira 25 de janeiro de 20224 pelo Centre for Research on Energy and Clean Air (Centro de Pesquisa em Energia e Ar Limpo (CREA, na sigla em inglês), e reproduzida na mesma data pelo jornal Valor Econômico, informa que sem o crescimento no setor de energia limpa, o PIB chinês teria aumentado apenas 3% em vez de 5,2%, falhando na meta de crescimento do governo de cerca de 5%.

O setor de energia limpa foi o principal responsável pelo crescimento econômico da China em 2023, correspondendo a 40% do aumento do Produto Interno Bruto (PIB) do país no ano, segundo a pesquisa divulgada do Centro de Pesquisa em Energia e Ar Limpo.

Os investimentos em energia limpa contribuíram com um valor recorde de 11,4 bilhões de yuans (cerca de US$ 1,6 bilhão) para o PIB chinês, um aumento de 30% em relação à participação econômica do ano passado, segundo o estudo. A pesquisa atrela o crescimento do setor ao “enorme aumento” nos investimentos nas chamadas “três novas industrias”, que são energia solar, veículos elétricos e baterias.

Clique aqui para ver a a pesquisa original.

https://energyandcleanair.org/analysis-clean-energy-was-top-driver-of-chinas-economic-growth-in-2023/

E aqui para ler no Valor. 

https://valor.globo.com/mundo/noticia/2024/01/25/energia-limpa-puxou-economia-na-china-em-2023-segundo-pesquisa.ghtml?utm_source=Twitter&utm_medium=Social&utm_campaign=compartilhar 

Fonte: Centre for Research on Energy and Clean Air e Valor Econômico

Foto: tawatchai07 | Freepik

Desafios de quase cinco séculos

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Ao completar 470 anos, a cidade de São Paulo tem entre seus desafios a mobilidade urbana. Estudo realizado pelo Portal Mobilize Brasil revela uma complexa divisão modal em seus 949,61 quilômetros quadrados de área urbana. Transporte público coletivo ocupa 40,20%, enquanto veículos individuais representam 27,40%. A pé, 29,90% dos paulistanos se deslocam, enquanto 0,80% optam por bicicletas, e 1,7% escolhem outras formas de locomoção.

No total, 8,9 milhões de veículos circulam pela cidade, sendo 8,3 milhões destinados ao transporte individual, ultrapassando a capacidade das vias urbanas, estabelecida em 17 mil km².

O transporte público é vital, com 13.524 ônibus e 681,20 km de corredores. O metrô, com seis linhas e 104 km, além de 280 km de trilhos de trens, torna-se essencial para interligar diversas regiões. A mobilidade sustentável ganha espaço, com 41% dos moradores a menos de 300 metros de ciclovias, que totalizam 663,1 km.

Entretanto, desafios persistem. Apenas 18,1% da população reside a até 1 km de estações de transporte de massa. O transporte público é utilizado por 56,6% em deslocamentos para o trabalho, mas mais da metade dos paulistanos gastam mais de 1h30min diariamente em deslocamentos.

O Plano Diretor Estratégico da cidade visa aprimorar a mobilidade. Estratégias incluem ampliação e qualificação do transporte coletivo, com destinação de 30% do FUNDURB para esse fim. Calçadas largas e participação popular na elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, focado na ampliação, qualificação e integração dos sistemas, são fundamentais.

São Paulo, aos 470 anos, enfrenta desafios, mas também abraça transformações rumo a uma mobilidade urbana mais eficiente e sustentável, colocando seus habitantes no centro das decisões para construir uma cidade mais conectada e acessível.

Foto: Divulgação

Logística emergencial: tendências são positivas para 2024

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A logística emergencial trabalha para que as cargas/encomendas sejam entregues aos clientes no menor tempo hábil e com a segurança necessária. Se até pouco tempo era vista como um custo operacional pelas empresas, hoje é considerada uma estratégia decisiva para o sucesso dos negócios. 

Realizada geralmente pelo modal aéreo, a logística emergencial B2B atende a diversos segmentos, desde a indústria de transformação, transportando de pequenas peças a grandes maquinários, até o transporte de alimentos, bebidas, medicamentos, produtos químicos, cargas perecíveis etc.

Quais as principais tendências e desafios para 2024? 

Quem responde é o especialista em Logística, Marcelo Zeferino, CCO da Prestex, há 20 anos no setor de logística emergencial B2B e que também é associada da Abralog.

Qual o principal avanço da logística emergencial em 2023 e o que esperar para 2024?  

Marcelo Zeferino: A cada ano desta última década temos nos deparado com alguma mudança disruptiva: pandemia, internet das coisas (IOT), blockchain e a inteligência artificial (AI), que se faz cada vez mais presente em nossa rotina. O grande ponto é saber utilizar essas mudanças e ferramentas para que favoreçam a produtividade do setor, das empresas, beneficiando o consumidor final. Na logística emergencial, por exemplo, a inteligência artificial vem trazendo previsibilidade para o processo, com respostas cada vez mais rápidas. A AI nos fez repensar as perguntas, elevando o nível no que diz respeito à competitividade. A emergencialidade de cinco anos atrás é a rotina de hoje, a velocidade de entrega mudou e é necessário acompanhá-la.  

Para 2024, nossa perspectiva é otimista. O crescimento do PIB, na casa dos 3% em 2023, e previsão perto dos 2% em 2024, aliado à redução gradativa da taxa de juros, nos dá uma visão otimista. Outro dado importante para o setor de logística é a previsão de crescimento do setor farmacêutico brasileiro na casa dos 9% em 2024, pois é um setor que demanda muito da logística emergencial, no modal aéreo. 

Como você enxerga a logística emergencial em um futuro próximo? 

Marcelo Zeferino: Entendo que a logística emergencial, como é definida hoje, em um curto espaço de tempo será denominada só como logística. Hoje não aceitamos pedir algo para comer e não receber em 30 minutos, no passado isso era impossível. Assim caminha também com o transporte de cargas. Com a evolução das tecnologias e investimentos nos modais corretos, toda a velocidade disponível poderá ser ofertada para a indústria, levando competitividade logística e redução de estoques. 

Business Intelligence, automatização, AI, quais outras soluções tecnológicas a logística ainda pode agregar? 

Marcelo Zeferino: A aplicação de ferramentas de análise de grandes quantidades de dados (big data), tem sido instrumentos fundamentais de suporte à expansão do setor de logística. Outra novidade é o blockchain, apesar de ser constantemente associada ao Bitcoin e criptomoedas, ela pode ser aplicada em inúmeras áreas, incluindo a logística. No blockchain, as informações são descentralizadas no banco de dados e compartilhadas entre vários usuários, isso pode ser utilizado no rastreamento de cargas, compartilhamento de frota, entre outras aplicações, trazendo otimização dos processos e redução dos custos.  

O principal ponto é não fechar os olhos para as tendências. Na Prestex, encaramos dessa forma: ou você se adapta e implanta essas realidades ao negócio ou está fora do jogo. Nós implantamos. Interligar os pontos através dessas tecnologias faz com que o consumidor consiga se sentir dentro do processo e não como um produto de prateleira.  

E o fator humano, que peso tem nesta balança da tecnologia? 

Marcelo Zeferino, CCO da Prestex

Marcelo Zeferino: O fator humano é preponderante para o sucesso da interligação das tecnologias com o objetivo fim, que em nosso caso, na Prestex, é solucionar o problema de uma carga emergencial, transportando no menor tempo possível, com qualidade, segurança, monitoramento e acompanhamento do cliente em 100% do percurso. As tecnologias servem para aprimorar, evitar desperdícios e trazer velocidade às relações, mas não elimina a necessidade do humano no processo. Sentimento, percepção, felling, ainda não podem ser interpretadas e desenvolvidas por AI ou qualquer subterfúgio tecnológico, daí a importância em conhecer e saber interpretar as tecnologias. E, vale lembrar que, em um momento emergencial, ninguém gosta de ser atendido por um robô (chatbot), queremos dividir nosso problema e encontrar a solução rapidamente. Em logística emergencial, investir no capital humano, com treinamentos, plataformas educacionais que ofereçam as habilidades que o mercado necessita, ainda é  o caminho para se somar às tecnologias, é assim que temos feito na Prestex. 

As empresas de logística estão adequadas ao ESG? O que vem pela frente neste tema? 

Marcelo Zeferino: Estão começando a entender a importância do ESG, mas ainda longe de aplicar de forma genuína. Os pilares de ESG (Environmental, Social and Governance/ Ambiental, Social e Governança) vão muito além de uma opção em se adequar ou não. Para que tenhamos perenidade como sociedade, é obrigatório que possamos adotar essas práticas e uma nova cultura corporativa alinhada à agenda 2030 da ONU, com os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, seja reduzindo emissão de carbono, otimizando recursos naturais, cuidando da saúde e bem-estar dos colaboradores e da comunidade do entorno da empresa, entre outras ações. É como a tecnologia, ou você implementa as práticas ESG e os ODS’s ou estará fora do mercado. 

No setor de medicamentos, com a obrigatoriedade do cumprimento da RDC 653/2022 a partir de março 2024, o que muda?  

Marcelo Zeferino: Na prática é exigir cada vez mais profissionalismo de todas as partes do processo. De nada adianta milhões de investimentos por parte da indústria farmacêutica, por exemplo, se o setor de logística não acompanhar as melhores práticas para a distribuição dos medicamentos. Alterações como essa da RDC são fundamentais para balizar o nível de qualidade do mercado. 

Pela RDC 653/2022, os medicamentos e insumos que necessitam de autorização da ANVISA precisam ter a temperatura monitorada da coleta até o destino final, incluindo um mapeamento térmico de rotas no trajeto em que o medicamento é exposto, entre outras demandas. Isso é fundamental para preservar a integridade do medicamento, principalmente os termolábeis, como biológicos e imunobiológicos, vacinas e insulinas, produtos altamente sensíveis às mudanças de temperatura. Lembro que o mercado farmacêutico brasileiro espera crescer mais de  9% em 2024, ou seja, o setor de logística precisa acompanhar essa demanda, com a qualidade necessária. 

E a Prestex, já está adequada à nova norma? Como e quando foi essa transformação? 

Marcelo Zeferino: Sem dúvida, nos últimos anos investimos 1,8 milhão para essa transformação, obtivemos a certificação da Anvisa, e já estamos adequados à esta nova RDC. Como em todo novo mercado em que a Prestex atua, investimos em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) antecipadamente para cumprir todas as exigências necessárias para o sucesso da operação. Isso garante um SLA (índice de entregas no prazo) de OTD (On Time Delivery) acima de 99% como o que temos hoje. Esse mercado definitivamente não é para aventureiros ou você investe e se adequa ou sai do jogo.  

Quanto à Prestex, qual a projeção para 2024?  

Marcelo Zeferino: Como nos últimos anos, a Prestex vem crescendo sustentavelmente acima da média de mercado. Em 2023 investimos em uma nova sede administrativa em São Paulo, pontos de atendimento no Nordeste, aquisição de softwares e ferramentas tecnológicas, criação de uma plataforma de educação corporativa interna. Para 2024 entraremos em um novo ciclo de planejamento estratégico para crescimento das operações, da performance, visando consolidar a Prestex como marca ícone no setor. Para isso, estamos trabalhando forte em desenvolvimento tecnológico, fortalecendo as operações para os cenários mencionados.   

Foto: Divulgação

Abralog retoma reunião dos Comitês no mês de fevereiro

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Os comitês Abralog voltam à atividade em fevereiro de 2024, com a retomada das reuniões mensais. A grade de reuniões está em fase final. Os núcleos temáticos são os seguintes: Cadeia do Frio; E-Commerce; Inovação e Automação; Intralogística; Jurídico; Logística Farmacêutica; Real Estate e RH e Pessoas. 

Os comitês temáticos desempenham função relevante, tanto do ponto de vista de conhecimento, como no de networking, que é um dos benefícios que a Abralog oferece aos associados. A atividade é exclusiva para associados, mas é possível a participação de convidados. Estes devem se comunicar pelo email [email protected], para tirar dúvidas e avaliar a possibilidade de participar

Foto: Divulgação

Grupo Ricardo Brennand anuncia Centro Logístico Triple A em Salvador

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Com mais de 80 anos de experiência em diversos setores como energia, indústria do cimento e o segmento imobiliário, o Grupo Ricardo Brennand, com sede em Recife, acaba de anunciar o seu novo empreendimento em Salvador.

Trata-se de um Centro Logístico Triple A com uma área bruta locável de 42,5 mil metros quadrados, oferecendo às empresas a possibilidade de locação de espaços para armazenagem e escoamento de produtos, respeitando o mais alto padrão construtivo e tecnológico. A previsão é que a conclusão das obras aconteça até o final de janeiro deste ano. “A cidade de Salvador e sua região metropolitana têm recebido relevantes investimentos em infraestrutura com melhoria significativa na mobilidade urbana contribuindo para a atração de novas indústrias e empresas.

Com isso, a demanda por estruturas que favoreçam a operação logística também cresce e, por isso, a nossa decisão em investir no mercado baiano, para viabilização deste novo empreendimento”, explica Luís Henrique Valverde, CEO da Brennand Logística, empresa do Grupo Ricardo Brennand responsável pelo investimento.

O Centro Logístico do Grupo Ricardo Brennand está em fase avançada de obras e fica localizado em Pirajá, uma região estratégica para a logística do município. O espaço está próximo à BR 324, à apenas 12 km de alguns dos principais bairros residenciais de Salvador, com acesso facilitado aos portos de Salvador (14km) e de Aratu (40km) e ao aeroporto (31km). Ao todo, serão 9 módulos para armazenagem e logística, servidos por 78 docas, 40 vagas para carretas e 275 vagas para veículos leves.

Os módulos podem variar desde 2.888 m2 até 42.500 m2, de acordo com a necessidade da empresa que vá utilizar a estrutura. O pé direito varia de 12m a 14m e o sistema de combate a incêndio é compatível com Centros Logísticos Triple A, compostos por sprinklers e AVCB com classificação J4. Um outro destaque é o cuidado com o piso, que terá resistência de até 6 toneladas por metro quadrado.

Além dos espaços dos galpões, o empreendimento oferecerá serviços de segurança e monitoramento, guarita blindada, portaria 24 horas, sala de convivência/descanso (para motoristas das carretas e outros profissionais prestadores de serviço das empresas), restaurante, sala de treinamento e espaço amplo para estacionamento e manobra das carretas (evitando uso da via pública e consequente prejuízo do tráfego).

“Não se trata apenas de alugar um espaço de armazenagem. Estamos oferecendo um Centro Logístico com a mais alta qualidade construtiva e operacional e que cuidará de todos os detalhes administrativos, serviços básicos, limpeza e estações que oferecem conforto aos profissionais. Tudo para que as empresas estejam focadas em suas operações de logística, sem outras preocupações”, diz Luís Henrique Valverde.

O investimento para a implantação do equipamento é de R$ 80 milhões de reais. A obra já gera 250 empregos diretos e 150 indiretos e vai beneficiar toda a região. “Além de gerar emprego e renda para muitas famílias de Salvador, vamos beneficiar toda a região de modo geral. Nosso projeto inclui melhorias estruturais e viárias para os arredores”, explica o CEO da Brennand Logística.

Um dos princípios do empreendimento é a minimização do impacto ambiental causado pela sua implantação. Os projetos foram cuidadosamente desenvolvidos para limitar a instalação das novas edificações ao espaço previamente ocupado pelas antigas construções do terreno, conservando quase a totalidade da vegetação existente na propriedade.

A construção do Empreendimento também adotou práticas sustentáveis na gestão de seus resíduos. Com a coleta de materiais recicláveis, baterias e resíduos eletrônicos e um sistema para o gerenciamento de resíduos de construção, direcionando materiais para reutilização e reciclagem.

Com isso, 90% dos resíduos da obra foram desviados de aterros. Durante a fase de demolição, todos os metais foram reciclados, as telhas antigas doadas e as estruturas de concreto, pisos e alvenarias trituradas e reutilizadas nas obras de terraplanagem do moderno Centro Logístico.

“Buscamos ser referência em sustentabilidade na região nordeste. O desenvolvimento de nossos projetos e construções respeitam cuidadoso alinhamento com padrões internacionais de gestão ambiental e certificação”, esclarece Luís Henrique Valverde, CEO da Brennand Logística.

“Iniciamos nossa jornada com a ambição de alcançar a certificação LEED Silver (Leadership in Energy and Environmental Design), conferida pelo USGBC (United States Green Building Council). Após a adoção de novas práticas sustentáveis nas obras para construção do Empreendimento, estamos próximos de conquistar o nível LEED Gold, refletindo nosso compromisso contínuo com práticas ambientalmente responsáveis”, conclui.

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Prêmio Totvs Brasil que Faz abre inscrições

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A Totvs lançou nesta quarta (17) a 3ª edição do Prêmio Totvs Brasil que Faz. A premiação tem como intuito reconhecer os esforços da jornada de digitalização e inovação dos clientes do grupo e valorizar os projetos que, a partir do uso das soluções de Gestão, Techfin ou Business Performance, impactaram positivamente os resultados dos negócios.

Para participar, as empresas deverão inscrever o projeto no site do Prêmio Totvs Brasil que Faz até março.

As empresas participantes podem concorrer em 13 categorias de segmentos: AgroConstrução, Distribuição, Educacional, Food Service, Hotelaria, Jurídico, Logística, Manufatura, Prestadores de Serviços, Recursos Humanos (categoria especial), Saúde, Supermercados e Varejo.

A novidade para este ano é a categoria especial Inovação – Lei do Bem, criada para reconhecer clientes que investem em atividades de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica), por meio do incentivo fiscal da Lei do Bem.

“A transformação digital passou a fazer parte da estratégia das empresas, isso porque a tecnologia desempenha papel fundamental no desenvolvimento e sustentação dos negócios. Por isso, temos o prazer de incentivar e reconhecer projetos de digitalização e inovação que fizeram a diferença no dia a dia de nossos clientes. A cada ano nossos clientes ficam mais engajados e ansiosos pela realização do Prêmio Totvs Brasil que Faz, e temos certeza de que este ano não será diferente”, afirma a diretora de Marketing da Totvs, Diana Rodrigues.

Os cases inscritos nas categorias de segmentos e na especial de RH serão analisados com base em cinco critérios: (1) digitalização, considerando os resultados relacionados ao uso da tecnologia para a digitalização de processos e operações; (2) inovação, avaliando os aspectos inovadores tanto na concepção quanto na execução do projeto; (3) ganho operacional, observando o ganho de eficiência em processos do core do projeto; (4) impacto financeiro, analisando os efeitos de redução de custos, aumento da receita etc.; e (5) ESG, considerando impactos em aspectos sociais, ambientais e de governança corporativa. Já os projetos inscritos na categoria Inovação – Lei do Bem serão avaliados em quatro parâmetros: (1) inovação, (2) ganho operacional, (3) impacto financeiro e (4) ESG.

Em 2023, o Prêmio Totvs Brasil que Faz contou com mais de 500 cases inscritos, 69 finalistas e 14 vencedores. As empresas vencedoras foram: Grupo Farroupilha (Agro), Emccamp Residencial (Construção e Empresa do Ano), Dental Vidafarma (Distribuição), SENAI (Educacional), Restaurante Jangada (Food Service), Hot Beach Parques e Resorts (Hotelaria), Vezzi Lapolla Mesquita Advogados (Jurídico), BBM Logística (Logística), DS Tecnologia Automotiva (Manufatura), Security Segurança e Serviços (Prestadores de Serviços), CEJAM (Saúde), Grupo Koch (Supermercados), Petz (Varejo) e Grupo Wika (categoria especial de RH).

Para realizar a inscrição e conferir o regulamento da 3ª edição do prêmio, basta acessar o site: https://premiototvsbrasilquefaz.totvs.com/.

A entrega acontecerá em junho, no palco do Universo Totvs 2024, em São Paulo (SP).

Fonte: Panrotas

Foto: Divulgação