sexta-feira, 26/04/2024

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I Semana ESG: visitas técnicas despertam grande interesse

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A I Semana ESG Abralog prosseguiu nesta quarta-feira, 4 de outubro de 2023, com o início das visitas a empresas associadas com nível avançado nas práticas ESG. A primeira parada foi na fábrica do Grupo Kion, em Indaiatuba, empreendimento com capacidade para produzir 18 mil máquinas por ano. Esta unidade ocupa uma área de 10 mil metros quadrados em um terreno de 50 mil metros quadrados, e conta com uma equipe de 330 colaboradores. Houve grande participação dos visitantes nos dois locais programados.

Adriana Firmo, a vice-presidente de Vendas e Serviços da Linde Still Brasil, foi a responsável por apresentar as estratégias de sustentabilidade da empresa, que se baseiam em oito pilares fundamentais.

O primeiro destes pilares é a Saúde e Segurança, com a KION priorizando a proteção e bem-estar de seus colaboradores como um elemento essencial para o sucesso do negócio. A criação de um ambiente de trabalho seguro é crucial não só para o bem-estar dos funcionários, mas também para a sustentabilidade e alta performance da empresa.

Os Talentos são uma parte crucial da estratégia de sustentabilidade da KION. Em um setor altamente competitivo, atrair, desenvolver, envolver e reter talentos é um fator essencial para o sucesso e crescimento rentável.

A empresa também se dedica à criação de Produtos e Soluções de Segurança, sempre colocando a operação segura como um dos principais focos de suas atividades. O objetivo é aumentar a segurança do ambiente, dos clientes e de seus bens, minimizando qualquer tipo de risco associado.

A busca por Produtos e Soluções Sustentáveis é outro pilar importante, impulsionado pelas crescentes expectativas dos clientes, as mudanças climáticas e os requisitos de conformidade. A KION se empenha em oferecer soluções que integrem de forma eficaz elementos de seu portfólio, visando a sustentabilidade.

A gestão do Clima e Energia é uma prioridade, com a meta de alcançar zero emissões até 2050. Esta gestão abrange toda a cadeia de valor e envolve colaboração estreita com clientes, fornecedores e parceiros de negócios para promover a eficiência energética e reduzir emissões.

A circularidade também é um ponto focal na abordagem da empresa. A economia circular representa um passo lógico na evolução econômica, onde o resultado de um processo se torna insumo para outro. Este processo é incorporado desde o início do ciclo de vida do produto, integrando design inteligente, produção eficiente e gestão de resíduos.

A cadeia de abastecimento robusta, ágil e economicamente sustentável é crucial para garantir materiais para todas as fases, desde a produção até as vendas e serviços do Grupo KION. Esta cadeia está intrinsecamente ligada à sustentabilidade de produtos e soluções, à circularidade, bem como ao clima e à energia.

Por fim, a empresa mantém um compromisso firme com uma Governança Sustentável. Esta é revisada e ajustada regularmente para garantir a eficácia, eficiência e agilidade necessárias. Isso assegura não apenas a conformidade com as partes interessadas, mas também o sucesso a longo prazo da empresa. Esta abordagem dinâmica é vital para o compromisso da KION com a sustentabilidade em todas as dimensões do negócio.

Segunda visita, Leroy Merlin

A segunda visita do dia foi no Centro de Distribuição da Leroy Merlin Brasil, em Cajamar, São Paulo. As instalações passaram recentemente por uma expansão significativa, acrescentando 20 mil metros quadrados, totalizando agora 120 mil m² de área operacional.

Essa expansão abriga uma operação de sortimento pesado totalmente automatizada, dedicada a pisos, revestimentos e louças sanitárias, ocupando uma área exclusiva de 5 mil metros quadrados, com potencial de expansão para 10 mil metros quadrados e uma altura de 23 metros.

A automação inclui a armazenagem de 19 mil paletes, gerenciados por seis transelevadores, e a preparação de pedidos em estações de picking, com o auxílio de manipuladores mecânicos para a separação de caixas. Adicionalmente, a capacidade de armazenagem tradicional em racks foi aumentada com a adição de mais de 15 mil pallets.

  • Para garantir entregas eficientes e ágeis, a Leroy Merlin Brasil implementa uma estratégia variada, levando em conta as características dos produtos:
  • Para entregas de até 20 quilos e com menos de 40 centímetros, a empresa utiliza uma plataforma de motos para serviços expressos, garantindo entregas no mesmo dia. Para prazos de até três dias, são empregados carros utilitários e/ou caminhões pequenos de transportadoras parceiras.
  • Para cargas entre 21 e 99 quilos, a Leroy Merlin Brasil utiliza carros utilitários do tipo Fiorino e caminhões de pequeno porte.
  • Para cargas a partir de 100 quilos, a empresa conta com uma rede de parceiros transportadores e caminhões adequados que realizam a última milha em até cinco dias.

A Leroy Merlin Brasil é uma referência em práticas sustentáveis em seu Supply Chain, incluindo: otimização da taxa de ocupação de carga, aprimoramento dos fluxos e redes logísticas e adoção de novos modais de transporte, como a cabotagem para o Nordeste, o que resultou em uma significativa redução de avarias.

Além disso, a empresa investe em biocombustíveis e eletrificação, bem como na automação de processos pesados. Em 2022, essas iniciativas culminaram na redução de mais de 290 toneladas de CO2, demonstrando um compromisso efetivo com a sustentabilidade ambiental.

Andressa Borba, diretora de Impacto Positivo na Leroy Merlin Brasil, ressalta que desde 2016 a empresa mantém um Comitê de Diversidade ativo. Composto por colaboradores voluntários de diferentes departamentos, o comitê se reúne quinzenalmente para discutir ideias, estabelecer planos de ação e monitorar metas internas. As ações desse comitê incluem a criação de grupos de afinidade, a elaboração da Cartilha de Diversidade e Inclusão, a implementação de uma jornada de formação digital sobre DE&I disponível para 100% dos Colaboradores, além da promoção de debates com especialistas externos. Os resultados dessas iniciativas são evidentes, com uma representatividade na liderança de 43% de líderes mulheres e 26% de líderes que se declaram negros. Esses números demonstram o compromisso da Leroy Merlin Brasil com a promoção de uma cultura organizacional inclusiva e diversificada.

Foto: Abralog / Divulgação

Abralog modera painel na Futurecom sobre modais, cadeia de suprimento e conectividade

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Nesta quarta-feira, durante a Futurecom, maior feira de inovação, conectividade e transformação digital da América Latina, o presidente da Associação Brasileira de Logística (Abralog), Pedro Moreira, moderou painel de discussão que abordou o tema: “Os modais, a cadeia de suprimento e a conectividade em um País de proporções continentais”.

Pedro Moreira

O debate contou com a participação de Fernanda Levi, gerente-executiva da Maersk, Diclei Remorini, diretor de Distribuição e Transporte do Grupo Carrefour, e Daniela Martins, diretora de Relações Institucionais e Governamentais de Comunicação da Conexis, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal.

Fernanda Levi destacou a importância estratégica da logística para as empresas, enfatizando que a Maersk, maior companhia de transportes marítimos de contêineres do mundo, movimenta 12 milhões deles anualmente. Ela ressaltou os esforços da companhia para se tornar um integrador de logística de contêineres, simplificando a cadeia de suprimentos para seus clientes em todo o mundo.

Fernanda Levi também abordou os impactos da seca severa em Manaus, que reduziu a capacidade de embarque em 50%, uma situação sem precedentes desde 2016. Destacou a importância da conexão entre modais e ressaltou a necessidade de uma torre de controle eficaz para monitorar os embarques em tempo real.

Segundo Daniela Martins, desde sempre as inovações tecnológicas foram centrais para os cidadãos e para o desenvolvimento econômico e social das nações. Recentemente, as principais inovações têm sido oriundas da conectividade. Governo digital, telemedicina, teletrabalho, educação a distância, agro conectado, cidades inteligentes, indústria 4.0, comércio eletrônico e Internet das Coisas são alguns dos exemplos de como a conectividade permeia todos os aspectos de nossa sociedade.

Assim como no passado as estradas estiveram no centro da política pública, influenciando de forma significativa o processo de industrialização brasileira e permitiram a integração econômica do Brasil, hoje, as redes de telecomunicações são habilitadoras para a economia do futuro, mais inteligente, eficiente, justa e sustentável.

Em 25 anos, segundo ela, o setor investiu mais de R$ 1 trilhão no Brasil, o que permitiu criar uma rede robusta e um dos maiores mercados do mundo, com quase dois milhões de empregos gerados e mais de 337 milhões de acessos entre banda larga, telefonia móvel e fixa e TV por assinatura.

Segundo Daniela Martins, o 5G precisa de leis e antenas. As cidades necessitam regulamentar o seu uso; por outro lado, o 5G necessita de seis vezes mais antenas. Falou também sobre a reforma tributária como uma oportunidade de mudar descompassos como a carga tributária, que é telecom é de 29%, nos Brasil contra 11% em países desenvolvidos.

Pedro Moreira, presidente da Abralog, enfatizou que logística eficiente é impossível de ser feita sem tecnologia de ponta, e criticou o fato de mandatários encararem a infraestrutura como questão de governo. Defendeu um planejamento logístico que transcenda os limites de um único governo, para ser uma abordagem de Estado. Moreira ressaltou a baixa integração entre os modais de transporte no Brasil como uma questão extremamente grave.

Já Diclei Remorini, diretor de Distribuição e Transporte do Grupo Carrefour, destacou os desafios enfrentados pela infraestrutura brasileira, indicando que apenas 13% das rodovias do País são pavimentadas. Ele relacionou esse cenário aos baixos investimentos em infraestrutura, afirmando que o Brasil está entre os piores do mundo nesse aspecto. Remorini apontou a necessidade urgente de investimentos adequados para melhorar a eficiência logística e produtividade. Segundo ele, em 2020, foram investidos 0,39% do PIB, quando o mínimo seria ao redor de 2,5%.

O painel na Futurecom proporcionou uma visão abrangente dos desafios logísticos no Brasil, destacando a necessidade de inovação, integração entre modais e investimentos substanciais em infraestrutura para impulsionar a eficiência e competitividade do país

Foto: Abralog / Divulgação

“Não é apenas um evento, mas conscientização que moldará o futuro da logística”

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Cinco meses após a criação de um conselho estratégico para marcar o compromisso com os princípios ambientais, sociais e de governança, a Associação Brasileira de Logística instalou nesta terça-feira, 3 de outubro de 2023, em São Paulo, a I Semana ESG Abralog. “Este não é apenas um evento, mas uma profunda imersão na conscientização e prática das diretrizes ESG que moldarão o futuro da logística no Brasil”, afirmou o presidente da entidade, Pedro Moreira, ao instalar a Semana.

No primeiro dia, cerca de 250 pessoas ocuparam o setor de eventos do Gran Estanplaza Berrini, no Brooklin, bairro da Capital paulista, participando da chamada parte conceitual da jornada, que prossegue na quarta e quinta, dias 4 e 5 de outubro, com visitas a empresas em estágio avançado de prática nos pilares ESG. O tema da Semana é: “Despertar de consciência, a logística inicia sua maior jornada”.

O encontro reuniu especialistas como Hugo Bethlem, presidente e cofundador do Capitalismo Consciente Brasil, que fez a palestra de abertura do evento, e é considerado um dos principais personagens do esforço brasileiro rumo a sustentabilidade e responsabilidade social. Para poder praticar os pilares ESG, é necessária uma repactuação societária, disse Bethlem, que emendou: “se formos  focar apenas na maximização dos lucros e retornos de curto prazo, sinto muito informar, mas ESG não é para sua empresa”, deixou claro.

Outra voz célebre no setor, a de Paulo Rogério Nunes, um dos criadores da aceleradora Vale do Dendê, considerado um dos afrodescendentes mais influentes do mundo, também conhecido por ter sido convidado pelo ex-presidente Barack Obama para falar na inauguração da Obama Foundation. Ele despertou grande atenção em sua palestra, que localizou no mercado oportunidades invisíveis e inovação e diversidade.

Outro nome de peso no cenário ESG foi o do empresario Waldir Beira Junior, CEO da Ypê, que fez a palestra de encerramento. Beira Junior se notabilizou pela sua trajetória de seguir os pilares ESG bem antes deles existirem. Ele mostrou como se pode obter impactos positivos ao se estrutura, implantar e desenvolver a Cultura ESG.

Momento importante do primeiro dia foi a distribuição aos presentes do livro “Viva a Mata Atlântica!”, produzido por nossa associada Jungheinrich, em parceria com a Editora Mol e a ONG Copaíba (mais detalhes, abaixo).

Os três pilares ESG foram abordados em painéis, um para cada letra. Cada bloco foi constituído de dois casos práticos, que, após apresentados, seguiam para debate com profissionais de relevo no cenário da logística brasileira. Essa foi parte vibrante e de muito valor, pois tornou possível boa troca de ideias entre os presentes e o palco.

Os participantes dos painéis foram os seguintes: Adriana Firmo, Vice-presidente Sales & Service, Linde Still Brasil; Ana Jarrouge, Presidente-executiva, Setcesp; Andréa Simões, Diretora de Gente, Talento e Tecnologia da Informação, Login Logística Intermodal; Danillo Marcondes, Diretor de Infraestrutura, GLP Capital Partners; Diva Freire,  Head de Governança, Lojas Renner; Felipe Sobrinho, Gerente de ESG, GOL Linhas Aéreas; Grazziela Mosareli Kayo, Conselheira da Abralog, Sócia do escritório DBA; João Paes de Almeida, Senior Director Supply Chain, Kenvue; Marcelo Arantes, Chief Supply Chain Officer, Leroy Merlin; Marcelo Lopes, Diretor Executivo de Supply Chain, Grupo Carrefour; Marlos Tavares, CEO, G2L Logística; Márcio Toscano – Diretor de Marketing e Comercial, Autotrac; Paulo Benetti, Senior Legal Manager, Mercado Livre; Ramon Alcaraz, CEO, JSL; e Walter Faria, CEO da Braveo.

As empresas patrocinadoras foram as associadas Autotrac, G2L, GLP Capital Partners, Huawei, JSL, Jungheinrich, Log-in Logística Intermodal; e Grupo Kion, por meio da sua marca Still.

Ao encerrar o evento, o presidente da Abralog, Pedro Moreira registrou: “Estamos encerrando um evento que marcará história, não apenas para a Associação Brasileira de Logística, mas para todos nós que estamos comprometidos com a causa ESG. O tema “Despertar de Consciência, a logística inicia sua grande jornada” guiou nossas discussões e reflexões, e estou emocionado ao ver como a comunidade logística abraçou os princípios ESG com paixão e dedicação.

A seguir, mais detalhes do primeiro dia:

O caminho rumo à Sustentabilidade Empresarial: da intenção à ação ESG

Na palestra de abertura do evento, Hugo Bethlem apresentou uma visão clara sobre como as empresas podem e devem aplicar os pilares ESG, visando gerar impacto positivo ambiental e social. Ele destaca a importância de começar por elementos fundamentais como Governança, Propósito e Valores.

Bethlem adverte que, antes de se engajar na implementação dos pilares ESG, é crucial realizar uma repactuação societária. Ele levanta uma questão crucial: a empresa deve focar apenas na maximização dos lucros a curto prazo, ou deve direcionar seus esforços para um propósito de longo prazo, promovendo prosperidade e bem-estar para todos os stakeholders, ao mesmo tempo em que busca o retorno justo para os acionistas?

Bethlem responde a sua própria pergunta, ressaltando que se a resposta for a primeira opção, o caminho ESG pode não ser adequado para a empresa. No entanto, se a opção for a segunda, abre-se um vasto campo de oportunidades para transformar intenções em ações concretas.

Segundo o especialista, empresas que buscam alinhar todos os stakeholders em prol de um propósito de longo prazo devem encarar os pilares ESG como sua “licença para operar” no planeta. Ele enfatiza que isso exigirá indivíduos comprometidos com os princípios ESG, não apenas para proteger seus interesses, mas para mobilizar toda a empresa na mesma direção, visando gerar um impacto positivo.

Bethlem observa que as novas gerações já possuem uma mentalidade voltada para propósito e valores, e tomarão a maioria de suas decisões com base nos princípios ESG. Enquanto isso, a antiga mentalidade que não acreditava nisso está se dissipando. Ele enfatiza que o cerne dos negócios reside nas pessoas, que dependem de recursos naturais finitos e de uma remuneração justa para sustentar suas famílias e garantir sua dignidade.

A jornada exemplar de governança corporativa da Renner

Diva Freire, gerente de Governança Corporativa da Renner, foi uma das principais vozes no Painel G da I Semana ESG Abralog. Ela apresentou case abordando a trajetória de Governança das Lojas Renner, desde sua fundação em 1965 até se tornar a primeira corporação brasileira em 2005. Freire também discutiu a estrutura de governança, práticas implementadas e os reconhecimentos conquistados ao longo desse percurso.

A executiva destaca que a cultura de governança está enraizada na empresa desde sua criação em 1965. Em apenas dois anos, em 1967, a Companhia já se tornava de capital aberto, sinalizando um compromisso precoce com a transparência e prestação de contas aos acionistas.

“Mesmo sendo uma empresa familiar, a Renner não poupou esforços para fortalecer sua governança. Em 1991, a empresa nomeou seu primeiro conselheiro independente, um marco significativo em sua jornada. A partir de 2005, quando se tornou a primeira corporação brasileira, a Renner concentrou-se em estabelecer práticas robustas, com uma área dedicada à governança corporativa e um Governance Officer encarregado de impulsionar as melhores práticas, alinhadas com a missão da empresa no mercado”, ressalta.

A estrutura de governança na Renner é meticulosamente desenhada para servir aos interesses dos acionistas. Destaques incluem um conselho fiscal permanente desde 2006, um conselho de administração experiente com 88% de membros independentes e diversidade de gênero, com 25% de mulheres ocupando cargos. A empresa também estabeleceu quatro comitês de assessoramento e instituiu avaliações formais desde 2009. Além disso, a diretoria estatutária é composta por profissionais experientes e dedicados, com remuneração atrelada a metas ESG.

A Renner colhe os frutos de suas sólidas práticas de governança. A empresa está listada no Novo Mercado da B3, o mais alto nível de governança da bolsa de valores. Em 2018, a Renner foi a pioneira na divulgação do informe do código brasileiro de governança corporativa, mantendo uma aderência exemplar desde então. Seu compromisso ESG também é destacado em diversas avaliações e premiações, incluindo a inclusão em índices renomados como DJSI e ISE B3, além do reconhecimento por agências de rating.

Práticas exemplares de governança no Grupo Mercado Livre

Paulo Benetti, senior legal manager do Mercado Livre, foi outro destaque do Painel G, da I Semana ESG Abralog. Benetti forneceu uma visão abrangente das práticas e fluxos de governança implementados no Grupo Mercado Livre.

O executivo destacou o papel crucial do Conselho de Administração e do Comitê Executivo na estrutura de governança, enfatizando como essas instâncias são formadas com a aprovação dos acionistas em assembleias periódicas. Além disso, Benetti compartilhou dados relevantes relacionados ao uso das plataformas do Grupo Mercado Livre, aos princípios culturais que moldam a empresa, à diversidade e inclusão, bem como às iniciativas de responsabilidade ambiental e social.

A história do Mercado Livre começou em 1999 como um site de comércio eletrônico com a missão de democratizar esse setor. Ao longo dos anos, a empresa se expandiu e evoluiu, introduzindo serviços como o Mercado Pago e o Mercado Envios. O Mercado Livre sempre valorizou a inovação e o DNA disruptivo, o que reforçou a importância de uma governança sólida para manter sua independência e preservar sua cultura.

“As regras fundamentais que sustentam o sucesso do Mercado Livre incluem a promoção da inovação, o incentivo ao empreendedorismo com a disposição de assumir riscos e um forte compromisso com a responsabilidade social e ambiental. A responsabilidade é essencial, pois afeta todo o ecossistema social e econômico onde a empresa atua”, afirma Benetti.

Os resultados da abordagem de governança do Mercado Livre são evidentes, com uma taxa impressionante de 85% de reaproveitamento de resíduos sólidos e uma equipe diversificada, onde 41% dos colaboradores são mulheres e 42% são afrodescendentes.

Paulo Benetti enfatiza que a governança desempenha um papel vital no contexto ESG (Ambiente, Social e Governança). “Por meio da governança, as empresas podem impulsionar seu compromisso ambiental e social, estabelecendo e monitorando compromissos corporativos. É um pilar essencial para impulsionar uma transformação positiva no cenário empresarial brasileiro”, comenta.

Oportunidades invisíveis: inovação e diversidade no Mercado

Durante a I Semana ESG Abralog, Paulo Rogério Nunes, cofundador da aceleradora Vale do Dendê, trouxe reflexões profundas sobre a integração de inovação e diversidade no mercado logístico brasileiro. Suas considerações revelaram oportunidades até então invisíveis, que têm o poder de transformar o panorama econômico e social do país.

Nunes destacou o Norte e o Nordeste como regiões cruciais para a liderança do Brasil na economia verde global. Com suas riquezas naturais e um ecossistema em constante evolução, essas áreas representam um tesouro de oportunidades para a logística sustentável e inovadora.

Ao enfatizar o Brasil real, Nunes ressaltou as periferias como um laboratório de práticas ESG. É nesses espaços que soluções inovadoras e inclusivas estão surgindo, promovendo uma abordagem mais holística e sensível aos desafios logísticos enfrentados no país.

A visão de Nunes incluiu uma perspectiva global, ressaltando as relações Sul-Sul como um impulsionador para posicionar o Brasil como líder entre os emergentes. Ao colaborar com nações afins, o país pode catalisar o crescimento e a inovação na área logística em escala internacional.

Em um país com desafios logísticos, a visão de Nunes destaca a importância de olhar para as comunidades vulneráveis como parceiras estratégicas. Essas colaborações não apenas promovem a inclusão social, mas também geram um diferencial competitivo essencial para o setor logístico brasileiro.

A incorporação da Sundial Brands pela Unilever é um exemplo vívido de como a diversidade e a inovação são fundamentais para o crescimento empresarial. Essa parceria não apenas impulsiona a categoria de Cuidados Pessoais da Unilever, mas também estabelece o Fundo New Voices de US$ 100 milhões, um investimento considerável no empreendedorismo de mulheres negras.

Os números impressionantes do mercado muçulmano global demonstram um potencial de crescimento considerável, especialmente no setor de alimentos e bebidas halal. Este é um segmento que merece a atenção estratégica da indústria logística, com oportunidades significativas para inovação e expansão.

O futuro do ESG no mercado de capitais brasileiro

Com 74% das empresas com ações na Bolsa planejando aumentar o orçamento destinado ao ESG em 2022, fica claro que a integração de práticas sustentáveis e socialmente responsáveis é uma prioridade crescente. As novas diretrizes da Comissão de Valores Mobiliários, que entrarão em vigor a partir de 2023, prometem trazer ainda mais transparência e indicadores sólidos para avaliação do desempenho ESG.

Com vagas em aberto em 95% das empresas, o mercado ESG já movimenta impressionantes US$ 30 trilhões. Essa cifra não apenas reflete a demanda crescente por práticas sustentáveis, mas também sinaliza um futuro promissor para aqueles que se engajam na jornada ESG.

O discurso de Paulo Rogério Nunes ilumina um caminho de oportunidades inexploradas e parcerias valiosas para a área logística brasileira. Ao abraçar a inovação e a diversidade, o Brasil está bem-posicionado para liderar a vanguarda global da economia verde e do ESG.

Conexão profunda com a Mata Atlântica

A Jungheinrich apresentou durante a I Semana ESG Abralog (link) o livro “Viva a Mata Atlântica!”, que a empresa produziu em parceria com a Editora MOL.  O livro abriu muitos caminhos para o Programa de Educação Ambiental da Associação Ambientalista Copaíba, com quem a Jungheinrich também tem parceria para ações ambientais.

Vigold Georg, vice-presidente da Jungheinrich para a América Latina, aproveitou o lançamento para ressaltar que há um vasto campo de oportunidades para a substituição de empilhadeiras movidas a combustão por alternativas mais sustentáveis, como as elétricas.

“O Brasil detém um grande potencial não apenas na redução das emissões, mas também no aumento da produtividade com o uso desses equipamentos. Enquanto no nosso País 52% das empilhadeiras são movidas a combustão, na Europa, este número é de apenas 18%”, afirma.
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Promovendo a segurança e bem-estar na Logística Rodoviária

Em sua participação no Painel S da Jornada ESG Abralog, Ramon Alcaraz, CEO da JSL, compartilhou insights valiosos sobre os desafios e soluções que a empresa tem buscado para garantir a integridade e bem-estar dos trabalhadores da logística rodoviária, assim como a proteção e valorização da vida em todas as áreas do negócio.

Desafios: integridade e bem-estar dos trabalhadores na Logística Rodoviária

Na busca incessante pela excelência em segurança, a JSL coloca em primeiro plano a integridade e bem-estar dos trabalhadores da logística rodoviária. Para isso, adotamos medidas proativas e inovadoras que permeiam todos os aspectos do nosso negócio.

Ações para garantir a segurança nas estradas

Investimos em tecnologia de ponta para prevenir acidentes e assegurar a integridade dos nossos valorosos motoristas caminhoneiros. Por meio do uso de câmeras de fadiga, telemetria, rotograma falado e salas de estimulação contra o sono, promovemos um ambiente de trabalho seguro e confiável.

Cultura Zero Acidentes: práticas que fazem a diferença

Implementamos práticas sólidas, como treinamentos abrangentes, rotinas de gestão específicas e um Comitê de Saúde e Segurança dedicado a tratar de desvios e incidentes. Nosso compromisso é manter um ambiente de trabalho livre de acidentes, onde cada colaborador se sinta protegido.

Apoio integral aos nossos colaboradores e suas famílias

Reconhecendo a importância do suporte social, psicológico e de saúde, oferecemos um canal dedicado para funcionários e suas famílias. Estamos comprometidos em prover o apoio necessário para enfrentar qualquer desafio, promovendo um ambiente de trabalho saudável e acolhedor.

Promovendo a saúde financeira dos caminhoneiros

Visando a sustentabilidade financeira dos profissionais da logística rodoviária, desenvolvemos uma conta digital especialmente pensada para esse grupo. Com benefícios como o financiamento de veículos, já auxiliamos mais de 20 mil motoristas, totalizando quase R$ 1,2 bilhão em pagamento de frete ao ano e R$ 4,1 milhões em financiamento de veículos.

Cargas seguras e preços uustos: conectando caminhoneiros e fretes

Através do nosso Marketplace, conectamos caminhoneiros a fretes, aumentando a eficiência da operação e otimizando rotas. Com mais de 1 milhão de motoristas e 18 mil empresas registradas, oferecemos cerca de 100 mil cargas por mês. Além disso, nosso Clube de Benefícios proporciona ofertas exclusivas de combustível, seguros e outros.

Mulheres na JSL: empoderando líderes e motoristas

Enfrentando o desafio da representatividade feminina, promovemos ações concretas. Com mentorias e treinamentos, já capacitamos 24 mulheres coordenadoras e gerentes. Além disso, com iniciativas para capacitar e contratar mulheres como motoristas ou operadoras de máquina, vemos um aumento significativo de participação feminina nas operações.

Investindo na qualificação profissional dos jovens e no impacto econômico local

Reconhecendo a importância da formação dos jovens para o mercado de trabalho, apoiamos iniciativas que preparam aqueles em situação de vulnerabilidade social. Além disso, mantemos projetos socioculturais que fortalecem os laços com as comunidades onde atuamos. Também participamos ativamente da iniciativa da Childhood Brasil, sensibilizando nossos caminhoneiros para que sejam agentes de proteção dos direitos de crianças e adolescentes.

“Na JSL, encaramos os desafios como oportunidades de transformação, demonstrando nosso compromisso com a integridade, inovação e sustentabilidade em todas as áreas do nosso negócio. Estamos confiantes de que juntos, podemos construir um futuro mais seguro e próspero para todos os envolvidos na logística rodoviária”.

Transformação na Log-In: jornada de diversidade e inclusão

Andrea Simões, diretora de Gente, Cultura e Transformação Digital na Log-In Logística Intermodal, compartilhou a jornada da diversidade e inclusão da Log-In durante a Semana Abralog de ESG. Essa jornada é um testemunho vivo do comprometimento da empresa em promover a igualdade, a inclusão e a valorização da diversidade em todas as esferas de suas operações. Ao longo dos anos, a Log-In atingiu marcos em sua busca por um ambiente de trabalho mais inclusivo e diversificado.

Fase 1 (2020)

No início de sua jornada, a Log-In Logística Intermodal já estava comprometida com a igualdade de gênero e a inclusão. Em 2020, a empresa iniciou seu caminho com a adesão aos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU, criou seu primeiro squad dedicado à diversidade e inclusão, realizou o primeiro censo interno para entender melhor sua força de trabalho, realizou um diagnóstico ESG, levantou as primeiras ações e implementou o Programa Mais.

Fase 2 (2021)

No ano seguinte, a Log-In intensificou seus esforços, com o squad atuando em várias frentes. Isso incluiu a realização da Semana da Diversidade, a conscientização de toda a equipe e a liderança sobre o “Jeito Log-In de Liderar”, bem como o início dos trabalhos em comunicação interna e linguagem inclusiva. Além disso, iniciou as primeiras ações concretas, como os programas “Mulheres no Mar” e “Mulheres na Operação”.

Fase 3 (2022)

Em 2022, a Log-In continuou a fortalecer sua estratégia de diversidade e inclusão. O squad continuou a atuar, focando em estratégias de endomarketing e disseminação da cultura inclusiva. A empresa também buscou a expertise de uma consultoria especializada em DE&I, realizando um diagnóstico completo e reestruturando o squad, treinando a alta liderança e garantindo acompanhamento sênior em conjunto com a ouvidoria e compliance. Metas foram refinadas e um novo squad, liderado pelo CEO e composto pela alta gestão, foi criado. Treinamentos abordando conceitos básicos, linguagem inclusiva e vieses inconscientes foram realizados.

Fase 4 (2023)

Em 2023, a Log-In avançou ainda mais em sua jornada de diversidade e inclusão. Criou um plano de ação estratégico com foco na atração, retenção e engajamento de talentos diversos. O squad continuou suas atividades, incluindo a elaboração de políticas e cartilhas e a conscientização de toda a equipe. A liderança também recebeu treinamentos sobre liderança inclusiva e recrutamento e seleção inclusivos. A disseminação de temas de diversidade e inclusão ocorreu por meio de workshops, da Semana da Atitude Inclusiva e de estratégias de endomarketing. Novos benefícios foram revisados e incluídos, um novo censo de diversidade foi conduzido, e rodas de diálogo deram voz às colaboradoras e colaboradores.

Resultados tangíveis

A dedicação da Log-In aos programas de diversidade e inclusão gerou resultados tangíveis. O Programa Navegar teve sucesso em recrutar mulheres para funções de liderança no mar, com quatro mulheres impactadas, incluindo duas comandantes, uma chefe de máquinas e uma imediata.

Os programas “Mulheres no Mar” e “Mulheres na Operação” também alcançaram sucesso, com um aumento de 195% na presença de talentos femininos a bordo de navios e um aumento de 188% na inclusão de mulheres em funções consideradas masculinas nos terminais.

O Programa Incluir, voltado para pessoas com deficiência, alcançou um aumento de 175% na inclusão desses profissionais na empresa.

Além disso, o Programa Jovem Aprendiz da Log-In impactou a vida de 75 jovens de 2021 a 2023, resultando na contratação de nove deles, proporcionando oportunidades valiosas para os jovens em busca de crescimento profissional.

A Log-In Logística Intermodal está realmente comprometida com a construção de um ambiente de trabalho inclusivo e diversificado, e esses resultados demonstram claramente o progresso que a empresa alcançou em sua jornada de diversidade e inclusão. A empresa está no caminho certo para continuar fazendo a diferença e inspirar outras organizações a seguirem seu exemplo.

Grupo Carrefour revela estratégias de redução de emissões

Durante o painel “E” da Semana ESG Abralog, Marcelo Lopes, diretor-executivo de Supply Chain do Grupo Carrefour, compartilhou as estratégias adotadas pela empresa para reduzir drasticamente as emissões de gases de efeito estufa. O compromisso da empresa com a sustentabilidade e a redução da pegada de carbono tem sido um pilar fundamental em todas as suas operações.

Dentre as ações implementadas, destacam-se a otimização dos modais de transporte, incluindo cabotagem entre São Paulo e Manaus, e o uso do transporte ferroviário entre São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, houve uma revisão completa da malha logística, priorizando transferências eficientes entre Centros de Distribuição e promovendo sinergias entre eles.

A introdução de veículos Rodotrem na rota São Paulo x Recife foi um passo significativo, assim como a adoção de novas matrizes energéticas, com veículos movidos a Gás Natural Veicular (GNV) e Biometano, além da incorporação de veículos elétricos à frota.

A implementação de um avançado sistema de roteirização na operação Express também desempenhou um papel crucial na busca por eficiência e redução das emissões.

Os resultados dessas iniciativas são importantes. Em comparação com 2021, o Grupo Carrefour conseguiu reduzir em cerca de 29% as toneladas de gases de efeito estufa emitidas. Além disso, a empresa atingiu uma surpreendente neutralização de 113% das emissões de transporte físico no Brasil, demonstrando um compromisso sólido com a redução da pegada de carbono nas operações logísticas.

Essa neutralização equivale a 17% do total de emissões do Carrefour Brasil, evidenciando o impacto positivo das ações sustentáveis implementadas. Além da contribuição ambiental, a empresa também registrou uma redução de 15% nos custos de frete, indicando uma abordagem economicamente eficaz para a gestão de transporte.

Por esses esforços, o Grupo Carrefour foi finalista na premiação BBM e conquistou o 1º lugar no prêmio da ABRALOG pelas suas ações sustentáveis. Esses resultados destacam o papel de liderança da empresa no setor, inspirando outros players da indústria logística a seguir o mesmo caminho em direção a um futuro mais limpo e ambientalmente responsável.

Uma Abordagem Sustentável e Inovadora para a Geração de Energia

Danillo Marcondes, diretor de Infraestrutura da GLP Capital Partners, foi um dos destacados participantes do Painel E durante a Semana ESG. Em sua apresentação, Marcondes ressaltou as inúmeras vantagens dos galpões equipados com tetos solares, um diferencial estratégico da GLP. A empresa se destaca pela extensa área de telhados com tecnologia solar em regiões densamente ocupadas.

A atuação da GLP se divide em duas principais áreas: Geração Distribuída e Autoprodução. Na primeira, a energia produzida é injetada na rede de distribuição, beneficiando consumidores da mesma região, com um pipeline inicial de 50 MW. Já na Autoprodução, a energia gerada é completamente utilizada pelos inquilinos, contando com um pipeline inicial de 15 MW.

Os benefícios desse modelo são significativos, promovendo uma transição para uma matriz energética mais limpa e renovável. Além disso, a abordagem da GLP é escalável e replicável, o que contribui para a sustentabilidade a longo prazo. A menor perda física, aliada a preços competitivos e previsibilidade, tornam a opção ainda mais atraente. A fácil implantação e operação também se destacam como fatores positivos.

No entanto, é crucial estar ciente dos desafios inerentes a esse modelo. A capacidade do telhado e a capacidade de conexão com a distribuidora são considerações fundamentais. Além disso, as tratativas com as distribuidoras e a competição com outras fontes de energia demandam uma gestão estratégica e uma abordagem cuidadosa.

A GLP Capital Partners está na vanguarda da inovação no setor de infraestrutura, promovendo soluções sustentáveis e eficazes para o mercado. Ao investir em galpões com tetos solares, a empresa não apenas demonstra seu compromisso com a sustentabilidade, mas também oferece um modelo que pode transformar a maneira como olhamos para a geração e distribuição de energia no Brasil.

Ypê, símbolo de sustentabilidade

A última palestra da I Semana ESG foi comandada pelo empresário Waldir Beira Junior, CEO da Ypê, empresa que surgiu em Amparo, São Paulo, no dia 6 de novembro de 1950. Beira Junior se notabilizou pela sua trajetória de seguir os pilares ESG bem antes deles existirem, e bem antes, também, de ganharem a notoriedade de hoje.

Ele mostrou como se pode obter impactos positivos ao se estruturar, implantar e desenvolver a Cultura ESG, tema de sua palestra. A Química Amparo, razão social da companhia, acabou se chamando Ypê, pela paixão do pai de Waldir Beira Junior pela árvore símbolo do Brasil. A marca está presente em 95% dos lares brasileiros, patamar superior ao da Coca-Cola, com 89%. Além disso, Ypê é o produto mais vendido no e-commerce.

Para o CEO da Ypê, os critérios ESG são grandes norteadores dos negócios. Eles reforçam a necessidade de estimular as inovações, satisfazer as exigências dos investidores e atender às expectativas dos consumidores.

Disse que o objetivo central da governança é o retorno a longo prazo. Ele citou números: nas empresas do Novo Mercado, 10% dos conselheiros são mulheres, em média, mas na Ypê, a proporção é superior a um terço. Três mulheres integram o Conselho da Ypê, que tem 8 membros no Conselho de Administração: 4 sócios e 4 independentes.

Citando a ONU ele afirmou que a entidade, pensando nos principais desafios que acometem o planeta, adotou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – agenda mundial composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Já a Ypê, segundo disse, entende que o setor privado tem um papel essencial nesse processo. “Por isso, adotamos 10 objetivos que estão alinhados aos nossos critérios Ambiental, Social e de Governança (ESG).

Foto: Abralog / Divulgação

Imediato Nexway faz 46 anos, com grande jornada de inovação pela frente

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O operador logístico Imediato Nexway, (IN), um dos maiores do País, completou nesta sexta-feira (29/9) 46 anos de atividade. A data coincide com uma série de novidades, como a nova sede de 1.300 m², em Ribeirão Preto (SP), ao custo de R$ 5 milhões, e investimentos de R$ 200 milhões na expansão da frota, e R $ 8 milhões em tecnologia, aportes decorrentes de parceria estratégica firmada em julho de 2022, com a Nexway, hub de tecnologia da Ambev, um cliente de mais de 20 anos.

Os dois caminhões do início da então Transportes Imediato hoje ultrapassam 3 mil veículos, e os pouquíssimos funcionários são mais de 6 mil colaboradores. “Este é um momento singelo, emocionante e muito verdadeiro. Representa a história que nos trouxe até aqui – e o novo ciclo no qual se inicia uma longa jornada de inovação. O desafio é desenvolver uma plataforma logística que transforme serviços em oportunidades para o mercado, criando sinergias e aumentando a eficiência operacional, diz Roberto Zampini Junior, CEO da empresa.

“Esse é um sonho, e o caminho para se chegar a ele consiste em juntar excelência operacional com tecnologia, para criar conexões entre os clientes atuais e aqueles que ainda virão. Vamos oferecer otimização de recursos com inteligência logística e erguer um modelo disruptivo, que hoje ninguém faz”, continua.

Aproveitar todas as oportunidades

A trajetória da Imediato em seus 46 anos tem uma espécie de marca registrada, já que cresceu aproveitando todas as oportunidades que se ofereceram a ela. A primeira, resultou na sua fundação, que foi o lançamento do Proálcool, em 1977. Na época, o fundador da Imediato, Roberto Zampini, pai do CEO, renunciou ao cargo de gerente-nacional de uma grande transportadora, para montar seu próprio negócio – transportar os equipamentos das usinas que se formavam.

Com o final da montagem das usinas, o trabalho que surgia era levar o açúcar até o porto de exportação – ou então carregá-lo para as indústrias alimentícias. A escolha foi pela segunda possibilidade, e a empresa estava certa, pois o bom relacionamento desenvolvido neste serviço levou à oportunidade de passar a trabalhar com produtos acabados.

O transporte dedicado

Alguns anos depois, em 2003, um enorme salto aconteceu quando um novo modelo de serviço, o contrato dedicado, no qual a transportadora fornecia frota e equipe, passou a ser utilizado na distribuição da Ambev.

Treze anos se passaram e em 2016 a nova oportunidade foi levar os contratos dedicados ao agronegócio. Em 2020, mais uma chance, quando o operador logístico passou a trabalhar com o e-commerce.

Então, a Imediato Nexway já operava nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste. O CEO acredita que ela deve estar entre as dez maiores do País, apesar de não existirem estatísticas consolidadas sobre isso.

Em julho de 2022, surgiu uma enorme oportunidade, e Imediato e Nexway fecharam acordo para unir histórias, culturas e expertises. A estratégia de negócio foi alinhada em quatro pilares: Gente, Tecnologia, Nível de Serviço e Financeiro. Agora, começa a fase de buscar o protagonismo, por meio da disrupção logística.

Foto: Divulgação

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Casa cheia: últimas vagas para a I Semana ESG Abralog

A I Semana ESG Abralog, programada para acontecer de 3 a 5 de outubro de 2023, em São Paulo, está rapidamente esgotando suas vagas para as palestras, debates e visitas a empresas líderes nas práticas ESG (Ambiental, Social e de Governança). Apoiado por grandes empresas da logística brasileira, o evento marca o primeiro passo em direção à jornada de sustentabilidade corporativa da Associação Brasileira de Logística (Abralog). O evento será realizado no Gran Estanplaza Berrini, Rua Arizona, 1571, Brooklin.

O primeiro dia da semana ESG será dedicado a apresentações e debates, com a participação de executivos de alto escalão. Nos dias dois e três, quarta-feira e quinta-feira, os participantes terão a oportunidade de conhecer as práticas avançadas em ESG por meio de visitas técnicas a empresas associadas.

Acompanhe a programação completa:

Conferência ESG

03/10/2023 (terça-feira)
  • 7h30: Credenciamento e Welcome Coffee
  • 9h00: Abertura
  • 9h30: Palestra com Hugo Bethlem, Cofundador e Presidente do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, sobre “Praticar o ESG – Sua licença de operar no planeta”
  • 10h15: Painel “G” com apresentação dos cases da Lojas Renner e Mercado Livre, seguido de debate moderado por Alessandro Dessimoni, VP Jurídico da Abralog, com os painelistas: Diva Freire, head de Governança da Lojas Renner; Paulo Benetti, senior Legal Manager do Mercado Livre; Adriana Firmo, vice-presidente Sales & Service da Linde Still Brasil; Walter Faria, CEO Braveo; e João Paes de Almeida – senior director Supply Chain da Kenvue.
  • 11h30: Palestra de Paulo Rogerio Nunes, Cofundador da Vale do Dendê, sobre “Oportunidades Invisíveis: Inovação e Diversidade no mercado”
  • 12h15: Almoço
  • 13h30: Lançamento do Livro “Viva a Mata Atlântica”. A obra será apresentada por Roberta Faria, CEO da Editora MOL; Tatiana Terasin, da ONG Copaíba, empresa que idealiza e produz ações de sustentabilidade ambiental, e também Vigold Georg : Vice-Presidente LATAM – Jungheinrich
  • 13h45: Painel “S” com apresentação dos Cases da Login e JSL, seguido de debate moderado por Andrea Simões. diretora de Gente, Gestão e Tecnologia da Informação da Log-In Logística Intermodal, com os painelistas: Marlos Tavares, CEO da G2L Logística; Felipe Sobrinho, Gerente de ESG da GOL Linhas Aéreas; Ramon Alcaraz, CEO da JSL; e Grazziela Mosareli Kayo, Conselheira da Abralog.
  • 15h00: Painel “E” com apresentação dos Cases do Grupo Carrefour e GLP Capital Partners, seguido de debate moderado por Pedro Moreira, presidente da Abralog, com os painelistas: Marcelo Lopes, diretor-executivo de Supply Chain do Grupo Carrefour; Danillo Marcondes, diretor de Infraestrutura da GLP Capital Partners; Marcelo Arantes, chief Supply Chain Officer da Leroy Merlin; Márcio Toscano, diretor de Marketing e Comercial da Autotrac; e Ana Jarrouge, presidente-executiva do Setcesp.
  • 16h30: Coffee Break
  • 17h00: Vídeo da sócia-apoiadora Huawei, que antecede a Sessão de Encerramento
  • 17h05: Sessão de Encerramento com palestra de Waldir Beira Junior, CEO da YPE, sobre “Estruturar, Implantar e Desenvolver a Cultura ESG com Impactos Positivos”
  • 18h15: Conclusões
  • 18h30: Coquetel de Integração oferecido por Huawei

Visitas técnicas – Benchmark

04/10/2023 (quarta-feira)
  • 9h30: Visita à Kion
  • 12h30: Brunch
  • 14h30: Visita à Leroy Merlin – CD Cajamar
05/10/2023 (quinta-feira)
  • 9h30: Visita ao Carrefour – CD Anhanguera
  • 12h30: Brunch
  • 14h30: Visita à Gol – Aeroporto de Congonhas

Foto: Tanarat Kongchuenjit / iStock

Conheça a Jornada de Governança do Mercado Livre na I Semana ESG Abralog

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Paulo Benetti, senior legal manager do Mercado Livre, é outro destaque do Painel G, da I Semana ESG Abralog, que ocorrerá de 3 a 5 de outubro de 2023 em São Paulo. Benetti fornecerá uma visão abrangente das práticas e fluxos de governança implementados no Grupo Mercado Livre. O evento será realizado no Gran Estanplaza Berrini, rua Arizona, 1571, Brooklin

O executivo destaca o papel crucial do Conselho de Administração e do Comitê Executivo na estrutura de governança, enfatizando como essas instâncias são formadas com a aprovação dos acionistas em assembleias periódicas. Além disso, Benetti compartilhará dados relevantes relacionados ao uso das plataformas do Grupo Mercado Livre, aos princípios culturais que moldam a empresa, à diversidade e inclusão, bem como às iniciativas de responsabilidade ambiental e social.

Jornada de Governança

A história do Mercado Livre começou em 1999 como um site de comércio eletrônico com a missão de democratizar esse setor. Ao longo dos anos, a empresa se expandiu e evoluiu, introduzindo serviços como o Mercado Pago e o Mercado Envios. O Mercado Livre sempre valorizou a inovação e o DNA disruptivo, o que reforçou a importância de uma governança sólida para manter sua independência e preservar sua cultura.

“As regras fundamentais que sustentam o sucesso do Mercado Livre incluem a promoção da inovação, o incentivo ao empreendedorismo com a disposição de assumir riscos e um forte compromisso com a responsabilidade social e ambiental. A responsabilidade é essencial, pois afeta todo o ecossistema social e econômico onde a empresa atua”, afirma Benetti.

Os resultados da abordagem de governança do Mercado Livre são evidentes, com uma taxa impressionante de 85% de reaproveitamento de resíduos sólidos e uma equipe diversificada, onde 41% dos colaboradores são mulheres e 42% são afrodescendentes.

Paulo Benetti enfatiza que a governança desempenha um papel vital no contexto ESG (Ambiente, Social e Governança). “Por meio da governança, as empresas podem impulsionar seu compromisso ambiental e social, estabelecendo e monitorando compromissos corporativos. É um pilar essencial para impulsionar uma transformação positiva no cenário empresarial brasileiro”, comenta.

Programação da I Semana ESG Abralog

Durante a I Semana ESG Abralog, de 3 a 5 de outubro, em São Paulo, os participantes terão a oportunidade de mergulhar nas práticas de empresas associadas que se destacam no campo da Sustentabilidade, Governança Corporativa e Responsabilidade Social.

O primeiro dia (terça-feira) será dedicado a apresentações e debates, proporcionando uma base sólida para os temas de ESG. Nos dias 4 e 5 de outubro de 2023, quarta e quinta-feira, os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto as práticas avançadas em ESG de empresas associadas da Abralog.

O transporte será em ônibus, porém, devido à capacidade limitada, as vagas são concedidas por ordem de inscrição. Portanto, recomendamos a confirmação de participação o quanto antes.

Para mais informações e inscrições, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Foto: Divulgação

Trajetória de governança corporativa da Renner na I Semana ESG Abralog

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Diva Freire, gerente de Governança Corporativa da Renner, será uma das principais vozes no Painel G da I Semana ESG Abralog. Ela apresentará case abordando a trajetória de Governança das Lojas Renner, desde sua fundação em 1965 até se tornar a primeira corporação brasileira em 2005. Freire também discutirá a estrutura de governança, práticas implementadas e os reconhecimentos conquistados ao longo desse percurso.

A executiva destaca que a cultura de governança está enraizada na empresa desde sua criação em 1965. Em apenas dois anos, em 1967, a Companhia já se tornava de capital aberto, sinalizando um compromisso precoce com a transparência e prestação de contas aos acionistas.

“Mesmo sendo uma empresa familiar, a Renner não poupou esforços para fortalecer sua governança. Em 1991, a empresa nomeou seu primeiro conselheiro independente, um marco significativo em sua jornada. A partir de 2005, quando se tornou a primeira corporação brasileira, a Renner concentrou-se em estabelecer práticas robustas, com uma área dedicada à governança corporativa e um governance officer encarregado de impulsionar as melhores práticas, alinhadas com a missão da empresa no mercado”, resalta.

Regras e processos para alcançar os objetivos

A estrutura de governança na Renner é meticulosamente desenhada para servir aos interesses dos acionistas. Destaques incluem um conselho fiscal permanente desde 2006, um conselho de administração experiente com 88% de membros independentes e uma notável diversidade de gênero, com 25% de mulheres ocupando cargos. A empresa também estabeleceu quatro comitês de assessoramento e instituiu avaliações formais desde 2009. Além disso, a diretoria estatutária é composta por profissionais experientes e dedicados, com remuneração atrelada a metas ESG.

A Renner colhe os frutos de suas sólidas práticas de governança. A empresa está listada no Novo Mercado da B3, o mais alto nível de governança da bolsa de valores. Em 2018, a Renner foi a pioneira na divulgação do informe do código brasileiro de governança corporativa, mantendo uma aderência exemplar desde então. Seu compromisso ESG também é destacado em diversas avaliações e premiações, incluindo a inclusão em índices renomados como DJSI e ISE B3, além do reconhecimento por agências de rating.

Programação da I Semana ESG Abralog

Durante a I Semana ESG Abralog, de 3 a 5 de outubro, em São Paulo, os participantes terão a oportunidade de mergulhar nas práticas de empresas associadas que se destacam no campo da Sustentabilidade, Governança Corporativa e Responsabilidade Social.

O primeiro dia (terça-feira) será dedicado a apresentações e debates, proporcionando uma base sólida para os temas de ESG. Nos dias 4 e 5 de outubro de 2023, quarta e quinta-feira, os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto as práticas avançadas em ESG de empresas associadas da Abralog.

O transporte será em ônibus, porém, devido à capacidade limitada, as vagas são concedidas por ordem de inscrição. Portanto, recomendamos a confirmação de participação o quanto antes.

Para mais informações e inscrições, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Foto: Divulgação

Paulo Rogério, que fez palestra para Obama, está na Semana ESG

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Paulo Rogério Nunes, cofundador da aceleradora Vale do Dendê, participará da I Semana ESG Abralog com a palestra: “Oportunidades Invisíveis: Inovação e Diversidade no Mercado”, no dia 3 de outubro (terça-feira), às 13h30. É considerado um dos afrodescentes mais influentes do mundo – foi o escolhido por Barack Obama como palestrante-convidado na inauguração da Obama Fondation.

Consultor, estrategista e palestrante, Paulo Rogério é cofundador AFAR Ventures, consultoria especializada em mercados emergentes, e da startup de conteúdo AFRO.TV. É autor do livro “Oportunidades Invisíveis”, publicação pioneira sobre Diversidade e Inovação no Brasil.

Considerado pela revista americana Rest of the World como um dos 100 mais inovadores fora do Vale do Silício, e pela organização global MIPAD, como um dos afrodescendentes mais influentes do mundo, foi colunista sobre inovação e diversidade para grandes veículos de comunicação do Brasil, e da revista Americas Quarterly, de Nova York.

Além disso, palestrou em grandes eventos globais como o SXSW, e o Obama Foundation Summit, onde foi o guest speaker convidado pelo ex-presidente Barack Obama para celebrar a abertura da Obama Foundation.

Publicitário, graduado em Comunicação pela Universidade Católica de Salvador, onde se especializou em Política e Estratégia, hoje é professor convidado da Fundação Dom Cabral para cursos executivos. Faz parte do casting de palestrantes e consultores da agência de talentos Casé Fala. Além disso, organiza missões internacionais e projetos para parceiros como a Embaixada de Gana no Brasil.

Paulo Rogério morou nos Estados Unidos a convite do programa Fulbright H.Humphrey, onde fez um fellowship  em Jornalismo e Novas Mídias pela University of Maryland,  e  estágio pelo programa dentro do MIT Media Lab.

O evento

A I Semana ESG ocorre de 3 a 5 de outubro, em São Paulo, O primeiro dia será dedicado a apresentações e debates. Hugo Bethlem, presidente do Capitalismo Consciente Brasil, um dos maiores estudiosos de responsabilidade social no Brasil, fará a palestra de abertura: “Praticar o ESG – sua licença de operar no planeta”. O encerramento do primeiro dia ficará com Waldir Beira Junior, CEO da Química Amparo, mais conhecida pela sua principal marca, Ypê. Beira Junior é reconhecido por sua trajetória de empresário que segue os pilares ESG, Ambiental, Social e Governança, muito antes deles serem batizados e terem a exposição de agora. Seu tema: “Estruturar, implantar e desenvolver a cultura ESG com impactos positivos”.

Outra atração do primeiro dia da Semana será o livro “Viva a Mata Atlântica!”, realizado pela Editora MOL em parceria com nossa associada Jungheinrich Brasil. “A obra possibilita a conexão do leitor com a incrível biodiversidade de plantas e animais, compartilhando a importância da mata para a vida e as ameaças que a floresta enfrenta”, diz Lauro Carvalho, Head de Marketing e Treinamento Latam da Jungheinrich. O livro apresenta ainda propostas de atividades interativas para as crianças. A Abralog apresentará também a primeira pesquisa feita sobre o tema, junto a associados.

Visitas: ESG por quem pratica

O segundo e terceiro dia, quarta e quinta-feira, vão mostrar, por meio de visitas, o que estão fazendo empresas avançadas em ESG, todas elas associadas. Na quarta, 4 de outubro de 2023, duas visitas: Grupo Kion, em Indaiatuba, pela manhã, e, após o almoço, Leroy Merlin, em seu CD de Cajamar. O deslocamento será em ônibus e o número de pessoas, portanto, é limitado e por ordem de inscrição.

No último dia da I Semana ESG Abralog, 5 de outubro de 2023, a caravana de associados estará pela manhã no CD Anhanguera do Carrefour – após o almoço, o grupo seguirá para visitar nossa associada Gol, no aeroporto de Congonhas, última ação do evento.

Informações: [email protected]

Foto: Divulgação

Marsh McLennan promove debate sobre Logística de Cadeia Fria

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A Marsh McLennan, associada da Abralog, realiza o evento “Os Desafios da Logística de Cadeia Fria”, no dia 4 de outubro, às 9hs, na Arena Marsh McLennan, com a participação de Marcio Luiz Lira, CEO da Angellira; Marcos Mello, líder de Specialty Advisory, Marsh LAC; e Sergio Caron, diretor de Marine, Cargo & Logistics, Marsh Brasil.

O evento, apoiado pela Abralog, tem como foco a análise dos desafios logísticos enfrentados no segmento de cadeia fria, bem como a identificação de pontos críticos que representam ameaças para essa cadeia. Além disso, serão discutidas estratégias para minimizar e gerenciar os riscos associados.

O manuseio, armazenamento e transporte de produtos de cadeia fria continuam a ser desafios significativos para o setor. Para mitigar perdas e riscos, é essencial manter um olhar atento sobre todas as etapas do processo logístico, promovendo uma sinergia eficiente entre fornecedores e canais de distribuição.

Inscrições: https://marsh.az1.qualtrics.com/jfe/form/SV_7OpyAglxnceSTLo.

Foto: Freepik

“ESG, sua licença para operar no Planeta”

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A abertura da I Semana ESG Abralog, de 3 a 5 de outubro, em São Paulo, será realizada por Hugo Bethlem, presidente do Capitalismo Consciente Brasil, com a palestra “Praticar o ESG, sua licença para operar no planeta”. Nela, Bethlem vai apresentar “uma visão de como as empresas podem e devem aplicar e viver os pilares ESG, para que gerem impacto positivo ambiental e social, a começar pela sua Governança, Propósito e Valores”, disse ao Portal Abralog.

Hugo Bethlem, porém, alerta: antes de poder praticar os pilares ESG, é necessária uma repactuação societária. E pergunta: “Será que focamos apenas na maximização dos lucros e retornos de curto prazo ou pensamos em focar no propósito de longo prazo, gerando riqueza e bem-estar a todos os stakeholders, enquanto maximizamos o retorno justo e possível para acionistas?”.

Ele mesmo responde: “Se a resposta for a primeira, sinto muito informar, mas ESG não é para a sua empresa. Mas, se for a segunda, estão abertas as oportunidades de sair da Intenção para a Ação”.

Assim, segundo o especialista, se a empresa foca no longo prazo e busca alinhar todos os stakeholders em seu propósito, deve usar os pilares do ESG como a sua licença para operar em nosso planeta. “Por isso, nossos trabalhos vão exigir cada vez mais pessoas que pensem e agem de acordo com os pilares do ESG, não apenas para defender os seus interesses, mas para mobilizar toda a empresa nessa direção e buscar gerar um impacto positivo”, explicou.

“Por sorte, as novas gerações já vêm com essa mentalidade do propósito e valores e tomarão a maioria das suas decisões baseadas nos pilares do ESG. Enquanto isso, irá se ‘aposentar’ uma pessoa que não acreditava nisso. Um processo irreversível. O negócio dos negócios são as pessoas, que dependem de recursos naturais finitos, como água potável, comida saudável e ar respirável, e uma remuneração justa que permita que ela sustente os seus entes queridos, garantindo a sua dignidade”, completa.

Visitas: ESG por quem pratica

O primeiro dia será dedicado a apresentações e debates. O segundo e terceiro dia, quarta e quinta-feira, vão mostrar, por meio de visitas, o que estão fazendo empresas avançadas em ESG, todas elas associadas da Abralog.

Na quarta, 4 de outubro de 2023, duas visitas: Grupo Kion, em Indaiatuba, pela manhã, e, após o almoço, Leroy Merlin, em seu CD de Cajamar. O deslocamento será em ônibus e o número de pessoas, portanto, é limitado e por ordem de inscrição.

No último dia da I Semana ESG Abralog, 5 de outubro de 2023, a caravana de associados estará pela manhã no CD Anhanguera do Carrefour – após o almoço, o grupo seguirá para visitar nossa associada Gol, no aeroporto de Congonhas, última ação do evento.

Informações: [email protected].

Foto: Divulgação

Cadeia do frio convida associada Ulma para apresentar automação do setor

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A reunião mensal do Comitê de Cadeia do Frio Abralog, em 21 de setembro de 2023, via web, teve como tema “A automação da cadeia do frio”, apresentação feita pelo convidado Leonardo Schuskel, Head Comercial Latam da Ulma Handling, empresa espanhola associada à Abralog, com mais de 40 anos de experiência no desenvolvimento de soluções automatizadas para armazenagem de diversas indústrias.

Leonardo Schuskel elencou razões para se automatizar o segmento: aumento da produtividade, alta disponibilidade, redução da dependência de mão de obra, minimização da exposição dos colaboradores a temperaturas extremas, redução da rotatividade de funcionários, aumento da capacidade de preparação de pedidos (picking), flexibilidade na preparação de pedidos; melhor rastreabilidade e sequência da cadeia  e otimização de armazenagem (menos volume total por palete)

Segundo ele, a empresa, com sede no Norte da Espanha, no País Basco,usa software logístico de vanguarda com funcionalidade na nuvem. E  ampla gama de possibilidade em sistemas de armazenamento, como Transelevadores Unip Load, Pallet shuttle, Transelevadores Mini Load e M-Shuttle

Ele ressaltou a eficiência e produtividade na separação de pedidos em ambientes congelados, e modelo próprio de automatização total para separação de pedidos e picking, orientado a soluções de distribuição e produção automatizada – projetado para atender às necessidades das pequenas, médias e grandes empresas.

Leonardo Schuskel abordou também sobre a manutenção da temperatura controlada até – 40º, que garante a conservação idônea do produto, elimina a exposição de pessoal a condições extremas e confere aumento significativo da produtividade quanto à velocidade de movimentação de produtos.

A indústria do futuro

Ao falar da indústria do futuro, integração do virtual com o físico, Leonardo Schuskel considerou este cenário: rede industrial e internet das coisas, para comunicação em tempo real; setores inteligentes (adaptados a aplicações específicas); ferramentas de monitoramento remoto, para manutenção precisa; automatização e aprendizado (Machine Learning e Curva ABC); maior segurança para colaboradores, com menor exposição a temperatura extremas; melhor qualidade (preservação do frio); aplicativos industriais, com dados em tempo real para prevenção e intervenções precisas; e rede central e análise de Big Data, para disponibilidade de dados.

Ao falar de desafios, ele citou necessidades especiais de obra civil, incluindo pisos com isolamento término; estratégia de longo prazo; tecnologia e componentes específicos, com fotocélulas, drivers e PLCs; requisitos específicos de materiais, incluindo aço, graxas e óleos; e processo de inicialização dupla com frio e sem frio.

Diante disso, afirmou  haver vários elementos-chave, como: transições entre zonas de diferentes temperaturas; projeto do sistema de resfriamento; escolha do modelo de automação mais adequado; conceito de preparação de pedidos; uso de software WMS; e design de processo e gestão de fluxo.

Foto: Abralog

Hidrovia do rio Amazonas sofre com seca

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A grave seca que atinge o Estado e o rio Amazonas já começa a impactar o transporte de cargas por hidrovia no Estado e poderá afetar o escoamento da Zona Franca de Manaus, segundo empresas de logística que atuam na região.

Hoje, o tráfego no rio Amazonas já está com restrições na região da foz do rio Madeira: os navios regulares, com 11,5 metros de calado, já não conseguem navegar com capacidade total, e o tráfego noturno foi bloqueado. Há risco de que, dentro de uma ou duas semanas, as embarcações não consigam mais passar pelos trechos críticos do rio – além da enseada do Madeira, próxima a Itacoatiara, há um outro ponto problemático na área do Tabocal.

“A água está descendo de nível em ritmo muito rápido. No ano passado, a vazão era de 15 centímetros, enquanto neste ano está baixando o dobro, cerca de 31 centímetros por dia. Em 2022, em que a seca não foi tão grave, a perda de capacidade foi de 40%, e agora pode chegar a 60%”, afirma Luis Resano, diretor-executivo da Abac (Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem).

A associação, que reúne empresas de navegação, estima que a profundidade do rio pode ficar abaixo dos 8 metros – nível alcançado durante a seca de 2010, a última grande estiagem na região.

Mesmo com a busca de alternativas – como a vinda de navios menores ou o uso de rotas rodofluviais (com caminhões e balsas) -, o resultado da crise deverá ser a redução drástica na capacidade de transporte e o aumento expressivo de custos, avaliam empresas de logística e a indústria.

“Já estamos vendo um custo maior. Há duas semanas, as empresas de navegação passaram a cobrar ‘taxas de seca’, que começaram em R$ 3 mil por contêiner e já chegam a R$ 10 mil. E, há uma semana, já não aceitam mais reservas até meados de outubro, prevendo restrição de navegação”, diz Márcio Salmi, diretor-executivo da Costa Brasil, empresa de logística que trabalha com cabotagem, transporte rodoviário e aéreo.

A companhia tem buscado reforçar a alternativa rodofluvial, que combina caminhões e balsas, que consegue trafegar com calado menor. Porém, trata-se de uma saída 50% mais cara e com capacidade menor. “É inviável pensar que o caminhão vai suprir a demanda.”

Na avaliação das empresas de logística, a situação poderá afetar o abastecimento de todo tipo de carga conteinerizada na região e prejudicar o escoamento da Zona Franca de Manaus para o resto do país – justamente em um momento de pico de demanda, em que o comércio abastece o estoque para as vendas de fim de ano, que incluem Black Friday e Natal.

As rotas de cabotagem partem de Manaus, percorrem o rio Amazonas até a costa e levam a carga até portos como Pecém (CE), Suape (PE), Salvador, Rio de Janeiro Santos (SP) e Itapoá (SC). Segundo a Abac, no segundo trimestre deste ano, foram embarcados em Manaus, pela via fluvial, 50,62 mil 

“Hoje, não temos uma situação de colapso, o fluxo não vai ser cortado, mas estamos atentos. Os navios já estão vindo com menos carga, o que vai impactar o transporte dos insumos.”

Para o engenheiro de transportes Augusto Rocha, diretor-adjunto da Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), o principal efeito da crise será o aumento do custo logístico, mas o escoamento da Zona Franca não será prejudicado. Segundo ele, as companhias já previam o cenário e vinham se preparando.

“A situação de seca neste ano está mais grave, mas é algo sazonal, as empresas se preparam, fazem estoques. O que vai acontecer é a alta de custos. Além do custo Brasil, temos aqui o custo Amazônia, que é o sobrepreço que se paga pela histórica falta de investimentos na região”, diz.

Como solução de curto prazo, as empresas de navegação pedem ao governo a declaração de emergência hídrica, para que o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) possa contratar dragagem emergencial.

Já Rocha defende a necessidade de mais estudos e de monitoramento constante antes da dragagem. “Se houvesse monitoramento diário, ou a cada semana, mostrando a profundidade, seria possível buscar alternativas a partir de informações mais claras.”

Para o longo prazo, a avaliação geral é que são necessários investimentos na infraestrutura hidroviária da região. “O que temos hoje são rios navegáveis, não hidrovias. Para que sejam efetivamente hidrovias seria preciso ter controle, sinalização, estrutura de segurança, o que não temos aqui”, afirma Do Gregorio, da Super Terminais.

Rocha também destaca a importância de se entender as causas do aumento de sedimentos vindos do rio Madeira. “É por conta das hidrelétricas? Do garimpo ilegal? Ou é algo natural? É preciso entender para solucionar as causas.”

Por Taís Hirata, Valor.

Foto: Por Wilson Dias/ABr – Agência Brasil [1], CC BY 3.0 br, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2233093

Restam poucas vagas para acompanhar palestras e visitas da I Semana ESG Abralog

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A I Semana ESG Abralog, de 3 a 5 de outubro de 2023, em São Paulo, está com poucas vagas para as palestras, debates e visitas a empresas avançadas nas práticas ESG. Grandes empresas da logística brasileira apoiam o evento, primeiro grande passo rumo à jornada de sustentabilidade corporativa da Associação Brasileira de Logística.

O primeiro dia será dedicado a apresentações e debates, com a participação de executivos C Levels. A Abralog apresentará também a primeira pesquisa feita sobre o tema, junto a associados. “Esse evento vai impulsionar a jornada de sustentabilidade corporativa da Abralog, e com isso dar um forte empurrão da logística do País rumo à qualidade de vida e das relações sociais”, diz Pedro Moreira, presidente da entidade.

Oito filiados se prontificaram ao apoio: Autotrac, G2L, GLP, Huawei, JSL, Jungheinrich, Kion e Log-in Logística Intermodal. O evento, em seu primeiro dia, vai ser realizado no hotel Gran Estamplaza, no Brooklin, local em que os convidados vão almoçar e participar de coffee breakes nos intervalo da programação. Um coquetel de congraçamento encerrará o dia 3 de outubro, terça-feira.

O primeiro dia será dedicado a apresentações e debates. Hugo Bethlem, presidente do Capitalismo Consciente Brasil, um dos maiores estudiosos de responsabilidade social no Brasil, fará a palestra de abertura: “Praticar o ESG – sua licença de operar no planeta”. O encerramento do primeiro dia ficará com Waldir Beira Junior, CEO da Química Amparo, mais conhecida pela sua principal marca, Ypê. Beira Junior é reconhecido por sua trajetória de empresário que segue os pilares ESG, Ambiental, Social e Governança, muito antes deles serem batizados e terem a exposição de agora. Seu tema: “Estruturar, implantar e desenvolver a cultura ESG com impactos positivos”.

Outra atração do primeiro dia da Semana será o livro “Viva a Mata Atlântica!”, realizado pela Editora MOL em parceria com nossa associada Jungheinrich Brasil. “A obra possibilita a conexão do leitor com a incrível biodiversidade de plantas e animais, compartilhando a importância da mata para a vida e as ameaças que a floresta enfrenta”, diz Lauro Carvalho, Head de Marketing e Treinamento Latam da Jungheinrich. O livro apresenta ainda propostas de atividades interativas para as crianças. A Abralog apresentará também a primeira pesquisa feita sobre o tema, junto a associados.

Visitas: ESG por quem pratica

O segundo e terceiro dia, quarta e quinta-feira, vão mostrar, por meio de visitas, o que estão fazendo empresas avançadas em ESG, todas elas associadas. Na quarta, 4 de outubro de 2023, duas visitas: Grupo Kion, em Indaiatuba, pela manhã, e, após o almoço, Leroy Merlin, em seu CD de Cajamar. O deslocamento será em ônibus e o número de pessoas, portanto, é limitado e por ordem de inscrição.

No último dia da I Semana ESG Abralog, 5 de outubro de 2023, a caravana de associados estará pela manhã no CD Anhanguera do Carrefour – após o almoço, o grupo seguirá para visitar nossa associada Gol, no aeroporto de Congonhas, última ação do evento. Informações: [email protected]

Foto: Divulgação / iStock

Termotécnica além das fronteiras na logística reversa

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Expandindo a sua atuação nos mercados internacionais, principalmente com as conservadoras FarmFresh para exportação de frutas brasileiras, a Termotécnica apresenta o Portal Recycle EPS. No portal sobre reciclagem RecycleEPS.com estão disponíveis informações sobre o que é e como fazer o descarte correto do EPS/Isopor*, além de apresentar, por meio de um mapa dinâmico, onde encontrar os pontos de coleta mais próximos espalhados no exterior, como nos países Inglaterra, França e Holanda.

“Queremos levar a conscientização para a destinação correta e reciclagem deste material para outros mercados. Com recicladores parceiros em outros países, juntos podemos expandir o processo de logística reversa e reciclagem do EPS, fazendo a economia circular acontecer na prática”, afirma Albano Schmidt, presidente da Termotécnica, uma das maiores indústrias transformadoras de EPS da América Latina, pioneira e maior recicladora desse material pós-consumo no Brasil.

Desde que iniciou o trabalho junto aos exportadores de frutas, a Termotécnica faz parte da Global Packaging Alliance, uma parceria global para a reciclagem de embalagens. Em cinco anos já são mais de 1,2 milhão de conservadoras FarmFresh utilizadas na exportação de mais de 5 mil toneladas de frutas premium brasileiras como manga, uva, limão e lima, pitaya, figo, mamão, goiaba, maracujá, lichia, atemoia, para países de toda a Europa, como França, Espanha, Portugal, Inglaterra, Áustria, e também para o Oriente Médio, Rússia, China e Canadá.

Cases de reciclagem na França e na Inglaterra

Um aspecto imprescindível para atender ao mercado externo é a preocupação com a sustentabilidade. Questões como economia circular (logística reversa e reciclagem das embalagens pós-consumo), diminuição do desperdício de alimentos em toda a cadeia e redução das emissões de CO2 no transporte são cada vez mais importantes.

A Termotécnica é um dos fornecedores parceiros da Fermac Cargo, que passou a integrar o Programa Corporativo SAF – Combustível Sustentável de Aviação – da Air France KLM Martinair Cargo – um marco que simboliza a busca por uma aviação mais sustentável. Por meio do SAF há uma redução de CO2 em torno de 102.070 kg nas três rotas principais utilizadas na exportação de frutas brasileiras para a Europa na parceria da Fermac com a Air France KLM Martinair Cargo.

Remessas de manga do produtor brasileiro Happy Fruits realizadas pelo importador e distribuidor de frutas europeu Capexo a bordo de aeronaves “eco friendly” da Air France foram enviadas à Paris em conservadoras FarmFresh. Fabricadas em EPS, as soluções FarmFresh têm um peso 60% menor do que as caixas de papelão, o que pode reduzir em até 6% o custo do frete aéreo, gerando economia significativa em toda a cadeia e diminuindo assim as emissões de CO2 no planeta.

Mas o que fazer com as conservadoras após o seu uso? Com o compromisso de fechar todo o ciclo de logística reversa, a Termotécnica fez uma parceria com a recicladora ECO 2PR, da França, para a coleta das embalagens destas remessas.

Outro exemplo bem-sucedido deste processo de logística reversa e reciclagem é na exportação de Limão Tahiti do Brasil para o Reino Unido. O modelo de economia circular já é adotado para as conservadoras FarmFresh onde as frutas passam pelo processo de embalamento e acondicionamento e seguem via frete marítimo para o Reino Unido. A Termotécnica fornece a relação de recicladores locais para o importador. Este, por sua vez, negocia a venda para um destes recicladores que coletam as embalagens pós-consumo na importadora e realizam a sua reciclagem, ou seja, a economia circular acontece na prática.

Reconhecida no Brasil e internacionalmente como uma empresa ambientalmente responsável, a Termotécnica realiza a economia circular na prática. Contando com o envolvimento de parceiros em toda a cadeia de exportação de frutas que utilizam as conservadoras FarmFresh, a Termotécnica fecha o ciclo de logística reversa com a destinação correta e reciclagem das embalagens pós-consumo nos países de destino. “O mundo e os mercados estão cada vez mais exigentes quanto à pegada ambiental das empresas e estamos comprometidos com esta agenda apresentando soluções que estão em linha com essas demandas”, afirma o presidente da Termotécnica, Albano Schmidt.

Compromisso com a agenda 2030 da ONU

Como signatária do Movimento Nacional ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – Organização das Nações Unidas, a Termotécnica reforça a sua atuação responsável e sustentável junto ao mercado, clientes, colaboradores e sociedade, contribuindo para o alcance das metas da Agenda 2030.

A atuação da Termotécnica tem especial alinhamento e compromisso com o ODS 12 relativo à Produção e Consumo Sustentáveis, onde as metas fixadas para o ano 2030 são: reduzir pela metade o desperdício de alimentos nas vendas do varejo e nas cadeias produtivas e de abastecimento e reduzir a geração de resíduos através de atividades de prevenção, redução, reciclagem e reutilização.

Fotos: Divulgação

Liana Montemor, diretora da Polar, fala da sensação de ganhar o Abralog de Logística

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Ganhar o prêmio Abralog de Logística é um reconhecimento muito importante, algo muito significativo, não só para mim, mas também para a Polar, como companhia que desenvolve soluções, na qual sou diretora. Nós ganhamos esse prêmio duas vezes na Categoria Sistemas de Movimentação, Armazenagem e Embalagem.

A primeira conquista, em 2021, no XVIII Prêmio Abralog de Logística, veio com soluções logísticas para o transporte de medicamentos com temperatura controlada de 15 a 30 graus, e foi decorrência da RDC 430, da Anvisa, norma para a qual desenvolvemos solução para mitigar possíveis excursões de temperatura durante o transporte.

A segunda conquista, em 2022, no XIX Prêmio Abralog de Logística, foi com soluções logísticas que desenvolvemos para o transporte de vacinas contra a Covid – 19, em todo o território nacional. Foi um prêmio bastante importante, e com grande emoção, porque você levar doses intactas para toda a população, durante uma pandemia terrível como aquela, que envolve a saúde de um País, quando a gente está diretamente envolvida, dá um sentimento de missão cumprida, e um quentinho no coração”.

Foto: Abralog

Abralog saúda o Dia Nacional do Transportador Rodoviário de Carga

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No Dia Nacional do Transportador Rodoviário de Carga, 17.9.2023, a Abralog celebra não apenas uma profissão essencial, mas também homenageia aqueles que mantêm nossas cadeias de abastecimento em movimento, dia após dia. Os transportadores de carga desempenham um papel fundamental na economia de nosso País, conectando produtores, distribuidores e consumidores, garantindo que mercadorias cheguem aos seus destinos com eficiência e segurança. Seu trabalho incansável e compromisso com a excelência são a espinha dorsal de nossa infraestrutura logística.

A Abralog, ao saudar todos os profissionais do transporte de carga, aproveita para reconhecer o o esforço e a dedicação que o setor investe em suas atividades diárias, enfrentando desafios, superando obstáculos e impulsionando o nosso crescimento econômico. Que a data seja um momento de reconhecimento merecido e celebração de suas realizações.

Foto: Abralog

Imediato Nexway faz debate em nova sede para estimular participação do setor

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O operador logístico Imediato Nexway, associado da Abralog, realizou na terça-feira, 12 de setembro de 2023, visita a sua recém-inaugurada sede em Ribeirão Preto, (SP), mas queria mais do que cerimônia de andar pelas dependências e um coquetel de encerramento. Em vez disso, Roberto Zampini Junior, CEO da empresa, organizou um debate com personagens da logística: convidou Vander Costa, presidente da Confederação Nacional de Transporte, Pedro Moreira, presidente da Abralog, o senador Mauro Carvalho, representante da da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura, a Frenlogi, e o deputado federal Edinho Bes, seu diretor institucional.

Além de oferecer algo diferente, o CEO quis lançar provocação a respeito de uma constatação que o intrigava há algum tempo: por que razão o setor de transporte e logística se vale tão pouco de entidades como CNT, Abralog e a própria Frenlogi, com mais de 350 parlamentares, diante dos graves problemas que enfrenta?

O debate proposto por Roberto Zampini Junior abriu assim oportunidade valiosa para abordar essa situação, oferecendo para isso discussão sobre três questões como ponto de partida: Reforma Tributária, Lei do Motorista e ESG, todas com importância para o segmento. Fundada por Roberto Zampini (foto) a Imediato Nexway completa 46 anos no dia 27 de setembro de 2023.

Essa não era a reforma que se queria, mas…

No debate, a parte mais discutida foi a Reforma Tributária. Para Vander Costa (foto), o presidente da CNT, que se empenha fortemente nos bastidores do Congresso, onde a PEC vai ser votada, “vemos que é possível trabalhar com muita dificuldade para ter uma alíquota reduzida, e trabalhar também para simplificar o procedimento e ter celeridade. A simplificação deve ser mais rápida, e em um prazo menor para que possa provocar um crescimento da economia, e com mais transporte, acabar fazendo o volume compensar o aumento do custo”, explicou. Ele disse ainda que todos os segmentos estão sendo ouvidos, mas a indústria é a que mais vai se beneficiar com a reforma tributária.

Com relação à carga de impostos, o presidente da Abralog, Pedro Moreira, explicou que a entidade fez simulação de quanto poderia ser esse aumento, tendo chegado em 8%. “Estamos com nosso Comitê Jurídico empenhado fortemente no assunto, mobilizando senadores que conhecemos e ainda participando ativamente do dia a dia da tramitação”.

O senador Mauro Carvalho (foto) afirmou que não queria essa reforma que passou na Câmara. Nem o deputado federal Edinho Bes. Este, disse que nos últimos 20 anos, acompanhou várias tentativas de Reforma Tributária. “Todas morreram na Câmara. Essa passou, e agora resta lutar no Senado”.

Roberto Zampini Junior perguntou ao senador, que é sócio de uma transportadora, como ele enxergava o fato de os transportadores ou operadores logísticos não demonstrarem vontade para criar um movimento forte e usufruir dessa estrutura que já existe, como a CNT, a Frenlogi, e a própria Abralog? Enfim, o que se deve fazer para mudar esse rótulo e começar de fato a mudar e desenvolver o setor de transporte logístico no Brasil?

Mauro Carvalho, respondeu: “Realmente, quando a gente vê o Vander Costa falando, o Pedro Moreira falando, o próprio Edinho Bes, vemos que o setor usa muito pouco as entidades. Ver as condições que o Vander colocou aqui, as oportunidades que existem, temos uma CNT pronta, com toda essa infraestrutura que pode ser colocada para todos os setores – a Abralog, da mesma forma. O mesmo com o Edinho da Frenlogi, são 350 parlamentares, mas muito pouco procurados”.

Um novo caminho para a Imediato Nexway

Durante o evento, Roberto Zampini Junior (foto) falou sobre o futuro da Imediato Nexway: “Nós acreditamos que mesmo tendo toda essa experiência e reputação, não será isso, necessariamente, que vai nos levar para o futuro. No ano passado, demos o primeiro passo. Nós firmamos uma parceria estratégica com a Nexway, que é a empresa de inovação logística da Ambev, um parceiro de mais de 20 anos. E essa parceria estratégica tem o objetivo de unir forças. De um lado, uma empresa com mais de quatro décadas, com experiência operacional e eficiência operacional. E do outro lado, uma empresa de inovação e tecnologia e gestão para realmente somar forças e ter um sonho grande”.

“A nossa ideia é realmente desenvolver uma plataforma logística, na qual vamos poder transformar os serviços logísticos em oportunidades, com sinergias e eficiência operacional. Então, conectar clientes é ter essa possibilidade de otimizar ativos e gerar sinergias. Ou, seja, chegar à logística colaborativa”.

Na plateia, estavam presentes as grande marcas que transformaram a Imediato Nexway numa das maiores operadoras logísticas do País: Ambev, Mercado Livre, Unilever-Kibon, Raízen, Usina São Domingos, Suzano, RD, Minalba, C&A, Messey, Amazon, Mondelez e Louis Dreyfus.

Fotos: Divulgação

Parabéns, por fazer o País ir e vir!

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A Associação Brasileira de Logística presta sua profunda admiração e homenagens ao Dia do Caminhoneiro, no sábado, 19 de setembro de 2023. 

Os caminhoneiros desempenham um papel fundamental na economia do Brasil, garantindo que as mercadorias cheguem aos seus destinos, independentemente das condições das estradas ou das adversidades que enfrentam.

Durante a pandemia, esses profissionais mostraram uma bravura incrível ao continuar trabalhando para manter o abastecimento de produtos essenciais em todo o País. Eles merecem todo o reconhecimento e gratidão Na nação.

Para aqueles que conhecem caminhoneiros, esta é uma oportunidade especial para mostrar sua gratidão e apreço por tudo o que eles fazem para manter o Brasil em movimento. Pode ser uma palavra de agradecimento, um gesto de gentileza ou qualquer outra forma de reconhecimento que demonstre seu respeito por esses trabalhadores incansáveis.

Vamos celebrar o Dia do Caminhoneiro e honrar todos aqueles que fazem do transporte rodoviário uma parte vital da nossa economia e da nossa vida cotidiana. Afinal, eles garantem o nosso dia a dia.

Foto: Divulgação